Paixão simples

Paixão simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

svmelo 27/05/2024

?Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo: desejos sublimes ou mortais, falta de dignidade, crendices e condutas que eu julgava insensatas nos outros uma vez que eu própria não as havia experimentado. Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo.?

Maria 27/05/2024

Sintomas da paixão
Sigo desbravando o universo de Annie e me sinto cada vez mais próxima dela, como uma velha amiga. Ao longo dos livros, Annie vai nos proporcionando lembranças de tempos passados que para quem já leu tal acontecimento vai entender na hora as referências...
Paixão simples é arrebatador. Consegui me identificar com absolutamente tudo. Desde a dificuldade em focar na vida comum (que antes era comum e depois da paixão se torna extraordinária), como do sofrimento que é a espera pelo amado. É algo doentio. Quem nunca sentiu uma paixão dessas vai achar uma loucura, uma doença.. mas aqueles que já sentiram vão se identificar com cada página.
Realmente, os sintomas da paixão são insanos. A vida perde o gosto sem aquela pessoa. Só ganha um sabor quando as lembranças aparecem no meio de uma aula chata, quando alguma frase que ele disse sussurra novamente no ouvido e aquele frio na barriga reaparece ou quando ele manda mensagem, aleatoriamente em uma terça, para falar sobre algo bobo. Não importa. Ele lembrou de mim e isso basta...
Mas não se enganem... essa paixão não é amor. É apenas uma paixão simples...

Amanda3913 27/05/2024

"O certo é que não sinto nenhuma vergonha ao escrever essas coisas graças ao intervalo que separa o momento em que elas são escritas, em que estou sozinha observando-as, do momento em que elas serão lidas por outras pessoas, o qual tenho impressão, nunca vai chegar."

Ótimo livro, em poucas páginas a autora consegue transmitir todos os sentimentos de uma grande paixão, que beirava a obsessão. Não deixando de lado o momento do luto, a falta dessa figura ou quem sabe dos sentimentos que ela causava.

Jojo 27/05/2024

Li em um suspiro e acho que o texto foi criado pra ser lido assim mesmo. confesso que não esperava nada de uma leitura tão curtinha mas existem sentimentos muito específicos que somente quem viveu esse espaço dela consegue assimilar. amei.

Yasmin 25/05/2024

Esse livro é uma confissão sobre um amor. Uma confissão sobre uma paixão avassaladora e dela, uma confissão de sentimentos incontroláveis e imorais

cinnamongir1 23/05/2024

Angústia, estupor e suspensão de julgamento moral.
?Não quero explicar minha paixão ? o que me levaria a considerá-la um erro ou um transtorno do qual seria preciso me justificar ?, só quero mostrar o que ela é.?

abismada. é impressionante a narrativa que Annie Ernaux constrói em pouquíssimas páginas. durante a leitura dos primeiros capítulos jamais imaginei o quanto seria atravessada por essa história;

a honestidade brutal ao revelar atitudes e sentimentos, as reflexões acerca da distinção entre as vivências e a construção das memórias, dos processos de escrita, de pensamentos, saudades? ai, fui capturada!

?Pensava que era muito estreito o limiar entre essa reconstituição e uma alucinação, entre a memória e a loucura.?

admiro muitíssimo sua rebeldia, que me obrigou a abandonar julgamentos em um esforço ativo (exercício que amo praticar.) e tudo isso em 60 e poucas páginas, cara, não é pra qualquer um.

Alanny.Santos 22/05/2024

Paixão simples!
Annie Ernaux escreve excepcionalmente e
Incrivelmente muito bem. Sua capacidade de transmitir alma e honestidade através de sua narrativa é realmente cativante e impressionante.
Em apenas 60 páginas expressa tanto e com tanta intensidade. Ela realmente nasceu para escrever.

Com foco principal em uma relação extremamente apaixonada, obsessiva e intensa com um homem casado, mas na verdade mostra o que a paixão faz a uma pessoa. Enfim, ela relata o amor pela escrita, de forma única.

Flávia 21/05/2024

Não caia no hype?
Leitura facilmente adiável. É gostosa e fluida, mas eu cai no hype e nos elogios ao livro. Não me despertou sentimentos bons sobre ela e apenas dó. Fui com altas expectativas e é apenas ok.

Ju Marian 21/05/2024

Paixão naaada simples
Quando ouvi falar que tudo que Annie Ernaux escrevia era incrível coloquei os livros dela no fim da lista... Por que? Bem, a regra na minha cabeça é: SE ESTÁ HYPADO EU NÃO LEIO.

Aí vem o clube do livro do homem que eu mais admiro nesse mundo todinho - que homem senhoras e senhores, que homem - e me forçou a subir o livro e eu simplesmente achei OK, sem grandes surpresas, sem grandes falas, sem grandes... grandezas.

Entendo todo o sentimento dela, tanto na construção da paixão, quanto na ida da paixão e no breve, mas enfático, retorno da paixão de maneira literal li um retrato da minha vida explicado com palavras bonitas, mas não me surpreendeu, acho que por tudo que ouvi minha expectativas estavam altas.

Em fim, para tirar suas próprias conclusões, só lendo e eu espero que você tenha a sorte de ter tudo uma "Paixão Simples" é uma forma linda de marcar a vida ??

Gabriela4035 20/05/2024

O verdadeiro significado de que tamanho não significa profundidade. Que leitura voraz, da pra sentir a angustia, o medo da perda, o estado ébrio de paixão adulta. Impossível não se identificar em algum momento.

sofiasemph_ 20/05/2024

Leria até os e-mails que essa mulher escreve
Ela fala do lado mais feio da paixão, aquele que beira a obsessão, e todo mundo tem vergonha de falar.
No caso dela, foi quase uma dependência mesmo porque ela dedicou a existência toda a um amante, mas dá pra se identificar em muitas falas.

Um livro curtinho e ?cru? pra ler de uma vez. ?

Thaina396 18/05/2024

INCRÍVEL!!!
Só lendo pra sentir, que leitura incrível e avassaladora. Fiquei em um limbo de emoções a cada página e me deixou extremamente presa a história e é impossível não se identificar em algum momento.

Obrigada por ter me tirado de uma ressaca literária, vou ler outros livros dela

Elizabeth 17/05/2024

Livre ou presa...
Livre com seu romance. Presa a espera deste homem que só é seu por uns instantes. Será mesmo que isso é ser livre?

Geisi.Ferla 16/05/2024

Paixão avassaladora
A autora conta neste livro, que já divorciada e mãe de dois filhos crescidos, viveu um relacionamento com um homem casado. Esta paixão a fez praticamente abdicar de sua própria existência.

Andre.Coletta 14/05/2024

Encantador
Incrível como esse livro é carregado de potência em pouco mais de 60 páginas. Ao simplesmente narrar seus sentimentos, suas experiências e suas memórias, de forma até mesmo impessoal, Annie Ernaux apresenta algo que soa como um ensaio sobre paixões avassaladoras, um ensaio sobre as amarras do amor. Inevitável não se identificar com um pequeno trecho que seja, se lembrar de uma paixão vivenciada (e também sentir vontade de se apaixonar). Simplesmente lindo e maravilhoso o poder da escrita, definitivamente quero conhecer mais e mais da autora.
Kamyla.Maciel 15/05/2024minha estante
Achei incrível também. Ela pegou um sentimento e conseguiu fazer um livro que todo mundo, em algum momento, se identifica né.