Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

FocaRafa 20/03/2021

Interessante, porém...
O livro tem um enredo interessante e aborda questões importantes, porém a narrativa é truncada e você se pega por vezes tendo que reler grandes trechos para não se perder na história. Talvez seja um problema da tradução, mas não foi o que me pareceu.

Contudo, recomendo a leitura.
Sophia1534 20/03/2021minha estante
senti a mesma coisa quanto à escrita

Suzana 28/05/2021

Só Deus na causa
Esse livro me fez ter a plena certeza de que eu nunca quero ficar presa numa ilha deserta com outras pessoas. Nunca mesmo.

O livro conta a história de um avião que caiu e os passageiros eram apenas meninos de no máximo uns quinze anos. E assim... É muita loucura. Os mais velhos querem ajudar os mais novos, só que ninguém consegue colocar ordem em nada e vira uma bagunça total. Só que além da falta de organização e das brigas internas, eles tem que lidar com um bicho que cria ainda mais intrigas entre eles.

É meio pertubador a forma como a natureza humana é mostrada nesse livro, como até mesmo crianças são induzidas a fazer coisas ruins sem remorso. Alguns personagens a gente odeia, outros queremos proteger a todo custo.

Dei 4 estrelas, porque é um livro que só fica muito bom no final. Do início até mais da metade é só enrolação, mas não é difícil de ler, a leitura é bem fluida e quando você vê já está no final. Aí no final acontece um monte de coisas seguidas super doidas. E também, eu não entendi o que é o Senhor das Moscas *cara de palhaço*.
Suzana 28/05/2021minha estante
Vi uma análise no YouTube e me lembrei que na verdade as crianças mais velhas tem 12 anos e finalmente entendi o que é O Senhor das Moscas.

Camila 13/07/2021

Não se deixe enganar pelas crianças
A primeira coisa a ser dito sobre ?O senhor das moscas? : é um suspense de tirar o fôlego. Li a obra em dois dias e terminei ofegante, quase em choque. Não é um livro que deixa saudade. Assim como eles, ninguém quer reviver o que esses meninos passaram. Foi uma experiência incrível, mas pela qual só quero passar essa vez. Termino com as palavras de Stephen King sobre esse livro, que dizem muito mais do que eu conseguiria: ?Para mim, Senhor das Moscas sempre significou o motivo pelo qual os romances existem, o que os torna indispensáveis?.
caiquepessoa 14/07/2021minha estante
Agora não tem outra, vou ter que ler esse livre depois dessa resenha. ?

Jessie / @livrosmeusmimos 12/06/2021minha estante
Senti o mesmo com Fábrica de Vespas.

Cristhian Couto 25/05/2021

Instigante
O livro é feito para pessoas que amam uma descrição, mas às vezes isso pode impedir o leitor de imaginar com o excesso de informações. Sobre o enredo vemos uma sociedade democrática se transformar em algo totalitário. A disputa pelo poder, a escolha de um líder (que reflete que ele precisa ser mais do que inteligente, tem toda uma imagem sua para os outros o verem como um líder). Entre mortes chocantes a obra tem um final um amargo, mas já esperado.

Erick.Prates 25/05/2021minha estante
Ótimo livro

Vivi 20/04/2016

Um soco no estômago
Crianças, em uma ilha deserta, após um acidente aéreo, sem qualquer adulto que pudesse guiá-los e perspectiva de resgate. Esta é a premissa de O Senhor das Moscas, um dos livros mais curtos que já li. São apenas 220 páginas nesta edição, mas que te deixam pensando por muito tempo depois de acabar a leitura, em tudo o que o autor, de forma sucinta, mas não por isso menos densa, te transmite. Uma alegoria sobre a vida em sociedade sem a presença do Estado como norteador do agir humano. A imposição de regras facilmente abandonáveis porque desprovidas de sentido para os destinatários, embora, na sua essência, vitais para a manutenção da civilidade. A representação, clara, de como a barbárie é inerente à natureza humana e que a falta de limites estimula esta natureza. Um redemoinho de sensações em que o leitor vai absorvendo as emoções dos personagens a partir dos gestos e diálogos, curtos, mas cheios de significado. Vale muito dedicar um tempo para o Sr. William Golding e sua visão crua da convivência e da natureza humana.
Moo 20/04/2016minha estante
adorei a resenha!

Lucas 03/05/2016

shock de monstro
"Senhor das Moscas" é babado mesmo viu.

Imagina um monte de criança numa ilha sem nenhum adulto pra tomar conta e elas terem que se virar no 0800 para sobreviver?
É o que esse livro tem de história.

Os personagens mais marcantes desse livro são Ralph e Jackie. DE LONGE.
Essas crianças vão montar uma sociedade própria onde elegem Ralph como o líder. Jackie é todo invejosos e blablablabla. AI VEM MUITA AGUA PRA CORRER NESSE RIO

O negócio começa a pegar fogo, quando Jacki - líder dos caçadores - e Ralph e o seu conselheiro Porquinho não conseguem mais se entender.
Gente, eu fiquei chocado.
A dança..

O livro começa numas sequências de tirar o fôlego. Posso ate categorizar como uma chacina. Isso mesmo. Crianças, ilha e uma chacina.
É um livro muito incrível e forte.
Recomedado!
Cacarol 19/08/2016minha estante
Hahaha amei a sua resenha! Agora fiquei com mais vontade de ler

Milena.Batalha 17/06/2016

O medo como arma.
Achei interessante como tem partes na história que se encaixam perfeitamente com as improváveis 'soluções' a que a humanidade se sujeita. Chegamos a conclusão que muitos líderes mundiais não passam de 'um bando de crianças' ou seja, pessoas que por imaturidade emocional tem reações motivadas pelo medo. Acredito que a maioria das guerras, assim como na ilha do Coral, começam pela divergência de opiniões, luta pelo poder, orgulho afetado, medo... e então ele se torna como uma arma, a reação irracional de proteção egoísta de um ou um grupo de pessoas. Penso ser perfeitamente aceitável citar aqui o autor Joseph Conrad: "o horror, o horror..." pois é com essa sensação surpresa e assustada que fecho o meu livro.
Carlos Patricio 25/08/2016minha estante
excelente resenha!

Lore 11/09/2021

Senhor das moscas.
Eu esperava que fosse diferente?
Não sei ao certo mas quando vi esse nome algo dentro de mim se acendeu em curiosidade, mas quando comecei a ler me decepcionei bastante com a história.
Embora a frustração de não ser o que eu queria achei o livro muito fascinante e acredito que se no futuro eu reler eu provavelmente vou gostar mais, porque, talvez eu vá entender mais também todos os significados e ensinamento que o livro traz.
Como alguns outros livros que fiz a resenha, esse aqui foi um dos que me surpreendeu bastante com o final, esperava por algo diferente.
Recomendo para quem realmente gosta do assuntos como política e tals
É isso!
XX
- L
Lore 06/10/2021minha estante
Ahhh simmm!!! Faz sentido?

oieamare 17/02/2022

Não desista no início!!!
A história conta que durante a segunda guerra mundial um avião caiu em uma ilha, cujos únicos sobreviventes foram meninos em idade escolar. Com o objetivo de serem salvos, eles tentam se organizar para sobreviver na ilha enquanto o resgate não chega. Mas o que poderia ser algo fácil e divertido, visto que não há nenhum adulto na ilha e que manter uma fogueira não é muito trabalhoso, se torna uma zona de horror quando essas crianças começam a sumcubir a selvageria.

A proposta do livro, confesso, depois que descobri, não se tornou muito chamativa aos meus olhos. Eu que preferia ler muito mais Senhor das Moscas pelo título e não pelo que se tornou me vi desapontada (mas eu mudei de opinião depois).

Certo que achei o início muito parado e chato. Estava até pensando que odiaria mais um livro que eu queria tanto ler. Mas Golding conseguiu transformar sua narrativa de tal forma que fui me vendo sedenta para saber o que ia acontecer.

No início não gostei muito do Ralph também. Ele parecia ser aquele tipo de menino brigão de escola que só enche o saco, mas depois fui percebendo que ele parecia o mais humano ali. Já os outros estavam mesmo para meninos brigões de escola que não estão nem aí para as regras, que só querem aproveitar a vida na ilha. Me vi com dó dele conforme os acontecimentos.

Gostei que Golding parece forçar um amadurecimento neles. Há perguntas do que os adultos fariam em algumas situações e isso foi como perceber a dependência deles. Além disso a consciência e inconsciência de que são apenas meninos, crianças, cria uma atmosfera conturbada (visto tudo o que eles fazem) e ao mesmo tempo desesperadora (visto que Ralph e outros tem tanta dificuldade em fazer percebê-los isso).

Em suma, ainda não sei o que dizer sobre esse livro. Gostei muito, não favoritei só pelo cansaço inicial, mas é mais uma distopia que amo.

Recomendo que todos leiam e pensem sobre a natureza humana, sobretudo na de meninos que revelam bem mais sobre o ser humano do que se imagina.
ana oliveira 17/02/2022minha estante
A sua resenha foi tão interessante que até coloquei o livro na minha lista de próximas leituras

Leila de Carvalho e Gonçalves 29/11/2021

Regressão À Selvageris
?Senhor das Moscas" é uma alegoria escrita pelo inglês William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Curiosamente, quando publicada em 1954, ela não atraiu maior interesse, porém, com o passar dos anos esse erro foi corrigido e hoje, é considerada um clássico da literatura do século XX.

Seu título é a tradução literal da palavra hebraica Ba'al Zebub ou Belzebu, nome dado a um dos sete príncipes do Inferno. Sem dúvida, escolhido a dedo para apresentar a regressão à selvageria de um grupo de meninos isolados numa ilha deserta do Pacífico após a queda do avião que os levaria para longe da Segunda Guerra.

A princípio, o livro aparenta ser o relato de uma simples aventura infantil, cheia de caçadas e banhos de mar, no entanto, pouco a pouco, ele vai cedendo espaço para a invenção de uma nova sociedade baseada exclusivamente nos recursos naturais do lugar e nas fantasias das personagens. Infelizmente, apesar dos esforços para criar uma organização auto-suficiente e equilibrada, a disputa pelo poder encaminha as personagens rumo a desordem e esse moderno Jardim do Éden transforma-se no palco de uma violência sem limites que acaba despedaçando o mito da bondade humana e da inocência infantil.

Ao contrário de "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe, em que uma única pessoa consegue impor um modelo de civilização numa situação semelhante, nesta narrativa, Golding revela sua descrença na solidariedade inata e na capacidade do ser humano promover um mundo melhor. Aliás, algo compreensível, pois ele presenciou os horrores do último conflito mundial, servindo como oficial da marinha britânica.

Na realidade, "Senhor das Moscas" é um livro complexo com inúmeras reflexões e dotado de simbolismos. Uma vez concluído, aconselho o leitor pesquisar as análises críticas sob as perspectivas psicológica, social e política que certamente irão redimensionar o entendimento do texto.

Para finalizar, resta parabenizar a impecável tradução de Sérgio Flaksman.

Nota: Adquiri o e-book e recomendo.
Lucas.Wijk 11/12/2021minha estante
Amei sua resenha! Estou, inclusive, buscando análises acadêmicas da obra para uma melhor compreensão.

Lays 13/03/2022

Não sei o que falar desse livro.
A escrita do autor é muito confusa e cheia de ênfase em assuntos que nao fazem sentido algum. Cheguei ao fim da história sem entender muito bem o que deu errado com o grupo de meninos e o que era realmente o senhor das moscas.
Não entendi o que ele quis passar com essa história tambem? enfim acho que uma releitura prestando bastante atenção a história vai ser preciso pra entender esse livro.
afernandamaia 17/03/2022minha estante
Acredito que essa confusão vem justamente por ser um livro denso, um clássico. Ele realmente traz uns detalhes as vezes desnecessários na minha opinião e que acabam confundindo o leitor, mas depois de refletir sobre o que é o senhor das moscas e o monstro, dá um ?boom? na cabeça, tenta ver uns videos ou mais resenhas sobre, vale a pena

Bruno 12/08/2021

Essência primitiva
O livro nos faz refletir sobre a essência dos seres humanos, usando, propositalmente, crianças como personagens principais do enredo. Não é um livro excelente, mas que merece ser lido
Marcele 20/08/2021minha estante
Tem um
Momento que da um mal estar esse livro né?

Vikevelyn 28/12/2016minha estante
Estou na casa da minha prima e encontrei esse livro por acaso, certamente vou ler ele depois da sua resenha. Me interessei bastante e vc escreve muito bem ((:

Bernardo.Mucelini 07/03/2021

Uma obra bastante reflexiva!
“?A vida –- disse Porquinho em tom expansivo –- é cientifica, isso eu garanto. Daqui um ou dois anos, depois que a guerra acabar, vão dar um jeito de viajar de ida e volta para Marte. E eu sei que não existe monstro nenhum, nem monstro nem fera, com garras e dentes enormes e essas coisas. Mas também sei que não existe medo. Somente o medo das outras pessoas...”?

É nesse tom suspensivo do personagem Porquinho que toda a trama do Senhor das Moscas parece contornar. A obra escrita por William Golding narra a história de um grupo de meninos entre 6 a 12 anos de idade que precisam sobreviver em uma ilha paradisíaca após o avião o qual eram tripulantes cair. Na queda, apenas as crianças sobreviveram, e elas precisam se organizar para poder subsistir naquele ambiente inóspito - –e nada hostil.

A narrativa começa lenta, com a descrição do local feita de forma poética, assim como o detalhamento das primeiras regras do grupo, e depois assume postura frenética e robusta. A maior intenção de Golding é mostrar a natureza do ser humano e suas intenções. Ao longo da história, os garotos, ilibados e inocentes, são transformados em verdadeiras bestas, assim como homens na guerra.

Como estão em puro estado de necessidade, as crianças precisam de leis e disciplina para que consigam conviver uns com os outros sem tomarem atitudes arbitrárias. Diante disso, passam a demandar providências conforme o que os adultos fariam naquela situação. Os personagens que carregam esse detalhe da trama são o Ralph e Jack, um líder eleito pelos garotos e o outro líder da repartição dos caçadores.

Posto isso, os garotos carecerão de um porta-voz, e essa é a parte da história na qual existe uma quebra da ordem instituída. A busca pelo poder e toda a crueldade inerente à essa procura é transportada para as relações entre os meninos da ilha. Se por um lado temos a tentativa de construção de regras sociais, do outro nasce o desejo instintivo pela matança. Desse modo, a bagagem civilizatória, aos poucos, sofre o enfrentamento do instinto selvagem.

Não obstante, esse ímpeto do caráter humano é maior do que as tentativas de se impor uma diretriz definitiva. Portanto, franqueia-se espaço para a violência desmedida e injustiças de todo modo. Assim sendo, Golding abre a ferida e revela o pior da natureza humana: os próprios garotos se tornaram a hostilidade daquele pedaço de terra. Nada define melhor esse livro do que a famosa frase de Theodore Dalrymple: “?A primeira exigência da civilização é que os homens estejam dispostos a reprimir seus instintos e apetites mais baixos: falhar nisso faz deles, precisamente porque são inteligentes, muito piores que meras bestas”.? Isto é, retire as regras do convívio social e verá a completa animalização do ser humano, ou melhor, presenciará o chamado do Senhor das Moscas.

Para aqueles que gostam de uma obra literária que te põe para pensar, carregado de interpretações filosóficas, este é o livro certo e imperdível de se ter na estante.
raomzk 27/04/2021minha estante
Sou louco para ler essa distopia. Um livro que mexe muito com os leitores por aí... Quero! Excelente resenha!