Migrations

Migrations Charlotte McConaghy

Resenhas - Migrations

Murilo.Viana 26/09/2024

O melhor livro da minha vida.
Migrações, um livro apaixonante que vai te fazer ter vontade de entrar em um barco desconhecido e ir de onde vc estiver até onde tem andorinhas do artico.
A escrita dessa autora é incrivel, super poetica e de uma beleza indescritivel
os conflitos internos da personagem principal, seus conflitos familiares trazem perfeitamente a o caminho migratorio que ela percorre, uma mulher que "é capaz de amar mas incapaz de ficar" traduz muito bem seus desejos de migrar e com a vida das andorinhas.
Nunca li nada igual, uma mulher que definitivamente quer fugir dos seus medos mas que gostaria de pertencer em um local e ser capaz de amar sem fugir de pessoas especiais.
Onde você se ve daqui a alguns meses, anos ou decadas, isso não importa você deve viver a vida do jeito que é, assim como as ondas do mar, você pode dizer onde ela começa mas nunca onde termina.
Devemos nos apegar a nossas emoções ou dar voz a nossa razão? no livro vemos que o certo é ter equilibrio pra tomar decisões certeiras que vão nos levar a nossas andorinhas do artico (objetivo).

Artemis 17/09/2024

"Jamais haverá criatura tão corajosa."
Essa leitura me proporcionou uma experiência tão desoladora e tão sensível ao mesmo tempo,nessa ficção que é metade realidade,você consegue sentir o fim das coisas tomando forma e os rituais humanos para lidar com esse fim,seja através da rotina,da comunhão,do trabalho ou de uma busca odisseica feito a protagonista,mas migrações também trata de esperança,amor pela vida selvagem e amor que perpassa os seres humanos,é um livro que conversa muito com o que somos e com a época em que vivemos e sintetiza uma experiência que vale a pena ser lida.

Isabel817 16/09/2024

é muito lindo vê-lá se libertar e é inspiradora sua coragem. adorei o livro, achei o cenário do mundo muito crível, os personagens cativantes, uma história que instiga bastante.. muito bom um livro que desperta, o feliz e o triste

Rafyscreve 01/09/2024

Um livro pra carregar na alma
As andorinhas do Ártico voam o equivalente a três viagens de ida e volta à Lua durante os 30 anos que elas vivem. Elas atravessam o planeta todo para migrar, da Groenlândia até o Ártico, e de volta, e fazem isso a cada seis meses. Elas são animais incríveis, nascidas para sobreviver a condições absurdamente extremas. Feitas para sobreviver a tudo, menos a nós, seres humanos.

Essa é a história de Franny Stone, uma estudiosa dos pássaros que vive em um mundo onde os animais estão desaparecendo por conta da destruição da natureza. Ela sabe que talvez aquela seja a última migração do último grupo de andorinhas do Ártico que ela vai poder presenciar, porque o mundo está em frangalhos e não existe comida suficiente para elas sobreviverem à viagem de volta. Por isso, ela convence os tripulantes de um barco de pesca a seguir os traços do último sopro de vida desses pássaros. E junto com a última migração das andorinhas, Franny carrega também a sua última missão.

Migrações é um livro tão curto quanto devastador. Ele percorre a vida da protagonista no passado e no presente, conectando o que foi destruído dentro dela e no mundo fora dela em uma série de eventos que vai arrancando pedaços do coração da gente. A autora atira na nossa cara o tempo todo as consequências de um futuro não muito distante do nosso, onde a natureza se despedaçou bem embaixo do nosso nariz e nós não fizemos nada, a não ser observar.

É impossível não ler esse livro e sentir um misto de culpa e angústia quando percebemos que nós mesmos somos os vilões dessa história. Imaginar a solidão de um mundo sem o canto dos pássaros, o abanar do rabo dos cães, o ronronar dos gatos ou a majestade dos animais silvestres é brutal.

A leitura de Migrações não é fácil, mas é absolutamente necessária, e eu recomendo sem ressalvas porque apesar de ser mais pesada do que apenas entretenimento, existem coisas escritas nesse livro que podem mudar tudo. E não tem nada mais necessário nesse momento do que mudanças.

Dentro e fora da gente.

Ivana M. 27/08/2024

Sensível
Migrações, de Charlotte McConaghy, é um romance que combina elementos de drama, distopia e reflexão ambiental. A história segue a jornada de Franny Stone, uma mulher que se lança em uma expedição para seguir a última migração dos pássaros árticos em um mundo onde a extinção em massa se torna uma realidade iminente.

O livro se destaca pela sua prosa lírica e emotiva, mergulhando profundamente nas paisagens frias e desoladas do Ártico, assim como na complexa psique de sua protagonista. McConaghy explora temas como perda, identidade e o impacto das mudanças climáticas, oferecendo uma narrativa que é tanto pessoal quanto universal.

A narrativa é envolvente e rica em detalhes, mas pode exigir do leitor uma certa predisposição para temas densos e um ritmo mais contemplativo. A protagonista, Franny, é uma personagem multifacetada, e seu passado é revelado lentamente, o que cria uma atmosfera de mistério ao longo da trama.

Migrações" é um livro que suscita reflexões sobre o impacto humano no planeta e a busca por redenção em um mundo em transformação. É uma leitura recomendada para aqueles que apreciam uma história introspectiva e ambientalmente consciente.

Marcus 11/08/2024

Autora pesa a mão no dramalhão
“Os animais estão morrendo. Em breve, estaremos sozinhos.” A primeira e mais significativa frase de “Migrações” resume a melhor metade do livro. É a que aborda, com a dose de trama adequada, para uma tragédia perpetrada pela humanidade. E que não é novidade para ninguém: estamos acabando com o mundo natural.

A “outra metade” – vou me permitir dividir assim – é a da protagonista, Franny Lynch. Seu comportamento errático e traumas familiares deixam não apenas familiares, amigos e pessoas próximas desconcertados. Mas também os leitores. Apesar de insistir em alguns clichês, a australiana Charlotte McConaghty tem boa narrativa. Intercala tempos com habilidade e é competente ao criar momentos de ação e suspense. Mas há exageros em violência, perdas e mortes, quando o principal foco seriam as agressões à fauna.

Apesar de agradecer ao apoio da consultoria cientifica, Charlotte McConaghty permite-se algumas liberdades que fazem de Franny Lynch uma pessoa dotada além do razoável.

“Migrações” ganhou prêmios e agrada à maior parte dos leitores. Eu esperava mais.

site: http://www.youtube.com/@BichodePrata

Ana Lívia Mourão 10/08/2024

Dos melhores livros que li esse ano! Comecei a ler achando que seria sobre a migração dos animais, iludida que fui hahahahaaha
Que personagem principal incrível! Daqueles livros que são profundos, questionadores, lindos, dolorosos e com sabor de entender que a vida é muito maior que as nossas dores!

Evy 05/08/2024

LIVRO BELÍSSIMO!!
Migrações foi minha escolha de leitura da Tag Livros para o mês de maio, mas acabei pegando firme na leitura somente me junho e me surpreendi com uma obra que transcende as barreiras de uma simples narrativa e nos leva a uma jornada profunda e transformadora. A história de Franny Stone é belíssima, rica em detalhes e emocionalmente arrebatadora. E eu já sabia que ia ser um cinco estrelas favoritado nas primeiras páginas.

Franny, uma mulher marcada pela incapacidade de se fixar em um lugar só, nos guia através de sua busca incessante e quase desesperada por um propósito. Com seu equipamento de pesquisa em mãos, ela parte para a Groenlândia com a missão de seguir as últimas andorinhas-do-mar do Ártico em sua potencial última migração para a Antártida. Esse cenário e uma das primeiras cenas (sim, a narrativa é muito visual) do livro, onde ela captura uma das aves para colocar o dispositivo de rastreamento já nos prepara para uma trama de tirar o fôlego, mas o livro consegue ir ainda muito além.

A bordo de uma embarcação de pesca, Franny e a tripulação enfrentam os desafios do mar, afastando-se cada vez mais da segurança da costa. É nesse ambiente inóspito que a verdadeira essência da história começa a se desdobrar. O passado, repleto de um amor intenso, uma família ausente e um crime devastador, vai emergindo aos poucos através de cartas que Franny escreve (e não envia) para seu companheiro em terra firme, e junto com ele, vamos conhecendo uma mulher complexa e atormentada. Franny não está apenas seguindo os pássaros; ela está em uma busca por redenção, tentando escapar dos segredos sombrios que a perseguem.

Os personagens são excepcionalmente bem elaborados, cada um com suas próprias profundezas e nuances. Eles nos fazem apaixonar, sofrer e, às vezes, sentir raiva, mas sempre nos mantêm profundamente conectados à trama. A construção das relações e a forma como a autora explora os vínculos humanos são um dos pontos altos do livro, proporcionando momentos na leitura de pura beleza e emoção.

Migrações é uma história que fala sobre perda, amor, culpa e, sobretudo, sobre a incessante busca por um lugar no mundo, pertencimento. A narrativa é poderosa e comovente, deixando uma marca em nossos corações e a lembrança vívidas dos personagens por dias. É uma leitura imperdível para aqueles que apreciam uma história muito bem contada e uma trama que nos faz refletir sobre nossas próprias jornadas e migrações pessoais.

Super recomendo!!

Larissa Tabosa 02/08/2024

É um livro muito bonito, principalmente por causa da escrita. É meio poético, não sei explicar direito, só sei que encheu meu coração de uma sensação boa.

O tema é pesado, fala sobre a extinção dos animais, apresentando uma realidade em que várias espécies já estão extintas. Bem interessante para nos fazer abrir os olhos sobre a questão da preservação das espécies e se conscientizar sobre nossas atitudes frente a isso.

A protagonista, Franny, é uma pessoa cheia de questões, ela claramente tem problemas, muitos, inclusive mentaos. Mas é muito interessante a forma como a autora vai nos contando sobre o passado, a forma como vamos descobrindo tudo o que aconteceu até chegar ao momento presente. Vamos criando inúmeras teorias até de fato descobrirmos a verdade, muito bom mesmo. Ah, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o livro não é sobre passarinhos, é sobre a Franny, a personalidade dela, a busca dela por respostas, ainda que ela já as tenha, a busca pela Moby Dick dela.

Do mais, a edição em que li é linda demais, a capa perfeita. E é isto.

lele 31/07/2024

Foi uma boa leitura, teve momentos que me deixaram surpresa, mas não senti tanto os personagens. ? ?

Andre.Coletta 11/07/2024

Migrações ou o Ímpeto Selvagem da Natureza
Um livro que me prendeu desde a primeira página até o último segundo da leitura.
A protagonista vai entregando pequenos momentos de sua vida e conforme sua própria história vai se construindo, ela mesmo questiona os verdadeiros acontecimentos.
Nisso vamos entendendo as profundidades das mazelas que atingem a personagem e toda sua inconstância/obstinação.
E no meio disso tudo há toda uma discussão ambiental, sobre preservação de espécies, coabitação, aquecimento global, tudo debatido de forma muito única pra conduzir a narrativa e criar essa dicotomia quando a Franny embarca em um navio de pesca para sua jornada rumo à migração da andorinha do ártico.
Quando a história se direciona ao fim somos confrontados com a beleza do livro, a natureza do ser humano, do animal.
E acaba que toda essa melancolia, todo esse instinto selvagem da protagonista, toda essa jornada improvável, faz despertar o sentimento mais importante pra mudança acontecer, a esperança.
Se tornou um dos meus livros favoritos da vida, com uma das personagens mais densas e complexas que já li, da mesma forma é um livro que recomendaria pra qualquer pessoa, de tão envolvente que é a história.

Shara 07/07/2024

Não foi uma leitura fácil, pelo contrário, foi incômoda em muitos momentos. Acabei criando o hábito de escutar a playlist enquanto lia o livro. Isso só tornou a leitura ainda mais intensa. Parei tantas vezes pra lidar com o que estava lendo, esse livro conversou comigo de tantas formas. Me surpreendi em muitos momentos com o desenrolar dos acontecimentos. Chorei muito nas páginas finais. O final me trouxe muita tristeza, mas também um sopro de esperança. Gostaria de ter conhecido o final dos personagens do Saghani. Infelizmente, a autora não trouxe o desfecho deles.

SouDulce 22/06/2024

O impacto de uma vida e o que ela leva do mundo
Em Migrações de Charlotte McConaghy, num mundo onde os animais estão desaparecendo, acompanhamos a protagonista Franny Stone que está em uma missão para arranjar um barco para seguir as últimas andorinhas-do-mar do Ártico até a Antártida. Mas quando ela consegue, vemos no desenrolar do seu passado - um caso de amor, um pai e mãe desaparecidos, um crime devastador - que ela está perseguindo mais que pássaros.

A narrativa vai intercalando esse presente e o passado da protagonista, fazendo-nos desvendar esses mistérios que ela tenta esconder dentro de si. Vamos acompanhando essa pessoa errática, que tenta sobreviver a tanta dor que ela vai carregando, enquanto caminha a esse propósito, que a gente vai descobrindo aos poucos como ele foi formado. Impacta também nesse leitura, esse mundo onde a vida selvagem está desaparecendo - porque ele está cada vez mais próximo - deixando-nos melancólicos durante a leitura.

É um romance de muita dor, sobre não pertencimento, mas que carrega uma esperança pequena lá no final.

Sparkles 05/06/2024

Migrações. Achei esse livro por acaso e me interessei. Ele se passa numa distopia não muito longe onde devido a crise climática 80% dos animais selvagens está extinta e a protagonista se vê numa busca pelas andorinhas do ártico.

Até quase a metade do livro eu estava gostando bastante, a escrita é muito boa e a forma que ela consegue transitar entre presente e passado é bem dinâmica, mas depois de um tempo se torna cansativa. A princípio o suspense por trás da história e a forma com que ela consegue te prender é fascinante, mas acho que pecaram no excesso e o livro poderia ter finalizado boas páginas antes. Eu estava gostando dos personagens e achando eles bem carismáticos mas depois a história parece esquecer de desenvolver eles, fora a história de romance da Franny e Niall que sinceramente é bem absurda, na verdade a protagonista é bem absurda e você só torce para ela poder ir para terapia e ser diagnosticada porque tem coisas que não dá. Outra coisa que me incomodou foi o que aconteceu com a Léa e o fato do livro acabar sem deixar claro a situação dela depois.

Enfim acho que a ideia do livro é bem interessante e em diversos momentos trouxe reflexões muito fortes sobre a situação climática que nosso planeta se encontra, mas deixou muito a desejar no desenvolvimento da história e nos detalhes

Simon.Xavier 04/06/2024

Dilacerante
Empatia e dor escorre das páginas de migrações enquanto acompanhamos a protagonista seguindo os passos das andorinhas do ártico, num futuro não muito distante do caos climático atual. Sentimos suas dores, compartilhamos suas culpas e medos, desejamos um futuro brilhante e choramos com cada espécie extinta.
Envolvente, cativante e absolutamente sensacional.