Nacional-populismo

Nacional-populismo Roger Eatwell

Resenhas - Nacional-populismo

Glauber 08/05/2023

Análise interessante sobre os novos movimentos de direita. O autores concentraram a análise no países do hemisfério norte, sendo que o hemisfério sul tem uma outra realidade.

Mas de qualquer forma, existe alguns paralelos interessantes, boas conclusões e como todo livro de política erros devido às mudanças de contexto que ocorrem permanentemente.

Lilian.Araujo 29/01/2022

? Você é do time que acredita que todo mundo que opta por essa ?onda? de direita radical (?nova direita?) é naturalmente fascista? Se sim, esse livro é pra você. Sim, pois nem todo mundo que apoia outsiders é fascista e nem todo outsider é um fascista! Os conceitos são diferentes.

????Os autores são cientistas políticos britânicos e fazem um raio-x da política mundial da atualidade para nos dizer que o nacional-populismo talvez não seja uma marola passageira endossada por pessoas frustradas, que querem somente protestar e desejam o fim da democracia. Pensar assim é um equívoco. De acordo com os autores, vivemos um período de transição do pensamento democrático e movimentos nacional-populistas serão mais apoiados do que a gente imagina. Existem pessoas que realmente se identificam com um projeto nacional-populista. E tudo que elas querem é ter mais voz, e não necessariamente derrubar a democracia. Elas querem mais espaço no cenário político.

?Os autores explicam que 4 D?s são responsáveis pela decadência crescente da democracia liberal (definida no livro como o modelo de democracia representativa moderno, através de partidos políticos): desconfiança das pessoas nas instituições e nos políticos; destruição das comunidades, da identidade histórica do grupo nacional e dos modos estabelecidos de vida (para os países que receberam intensos fluxos migratórios nas últimas décadas, com insatisfação do grupo nacional); privações (reveladas pela sensação de desigualdade cada vez maior), como sendo um sentimento muito mais nas classes trabalhadoras do que nos extremamente miseráveis; e desalinhamento entre as pessoas e os partidos que as representam.

?O nacional-populismo tem ascendido em razão do apoio das pessoas que se sentem sem voz e sem representatividade, principalmente no espectro das polarizações protagonizadas por partidos que sempre dominaram o cenário político. Se os social-democratas não ouvirem os anseios dessa parcela da população, eles correm o risco de perder cada vez mais espaço.

?O livro é denso, mas muito bom!

Thalezito 15/01/2022

Um retrato da política moderna
O livro foca mais nas democracias do Atlântico Norte, e o fenômeno de surgimento de várias lideranças e partidos populistas nesses países.
A classe média se vê estagnada e sem perspectiva, com o fenômeno da desindustrialização, com as indústrias indo para o Sudeste Asiático. A confiança no establishment político é cada vez menor, e a classe média e parte da classe trabalhadora buscam alternativas questionáveis para solucionar o problema do desemprego e da estagnação econômica.
Um livro recomendado para aqueles que buscam entender mais sobre o estado da política contemporânea.

Prim 16/04/2021

Interessante
Leitura bem interessante.
Traz vários dados que dão uma boa visão do que representa a ascensão do nacional-populismo no ocidente.

Os autores trazem algumas questões bem complexas e trata de alguns desafios que os social-democratas vão ter que resolver antes de qualquer coisa, pois o nacinal-populismo tem atraído cada vez mais eleitores outrora leais aos partidos tradicionais (foi o que vimos aqui no Brasil nos últimos anos!). Lidar com a imigração, a elitização dos governos, o distantanciamento dos partidos tradicionais do povo (ou de parcelas importantes dele), a mudança da visão de mundo do eleitorado (a transição para os millennials, globalizados)...

Não é um livro perfeito, há inúmeros problemas principalmente no que diz respeito à forma que aborda a mudança étnica e os imigrantes e refugiados, mas no todo, é uma leitura bem instigante e traz luz sobre pontos importantes e que precisam ser mais bem refletidos e discutidos.

RALPH 04/04/2021

Panorama atual sobre as democracias ao redor do mundo
O livro em si é bom, não explora com afinco a democracia brasileira, mas esse também não é o intuito do livro. A obra baseia-se mais na democracia americana e do reino unido e a Ascenção dos políticos nacionalistas populistas nesses países. Os pontos abordados são bem interessantes, principalmente o comportamento dos eleitores frente a essa nova forma de fazer politica que nem é tão nova e nós da américa latina já estamos acostumados a ver.

Porto 21/03/2021

Ótima análise
Visão riquíssima e de muito embasamento do panorama político mundial que estamos vivendo. Apesar de ter uma visão mais pessimista se vamos sair vivos dessa escalada do autoritarismos mundial (a própria História não ajuda muito a acreditar na humanidade né?) traz várias visões interessantes sobre o assunto.