Deuses Gregos

Erik Thomazi
A. R. A. Mendes

Resenhas - Deuses Gregos

Oceano 20/12/2023

Uma antologia de contos inspirados em deuses gregos, um tema recorrente na literatura e de fácil gosto, certo? Bom, não foi o que aconteceu aqui. Os contos são todos muito vagos, enchem muita linguiça e quando alguns parecem que vão ficar bons, eles acabam. Fora a sensação de ter lido histórias incompletas, que poucos autores se incomodaram em dar um final. Pra não dizer que o livro é de todo ruim, a diagramação foi excelente, e tem dois contos que dá pra serem alguma coisa, entre eles o último. Mas em questão de escrita, esses autores precisam melhorar.

Mayara 22/06/2023

Alguns contos deixam a desejar, mas no geral é um bom livro
Eu vou começar dizendo que o livro no geral é muito bom, mas como acontece em qualquer antologia, eu gostei mais de alguns contos do que outros.
Os que eu mais gostei foram os de premissa mais simples, que apresentavam os deuses gregos vivendo no presente e cumprindo seus deveres divinos nesse contexto (o que eu acredito ser o objetivo dessa antologia) de forma descomplicada, tramas simples, com começo, meio e fim que ainda sim passavam alguma mensagem profunda.
Os que eu não gostei foram os que quiseram inventar demais, tramas complexas com guerras, profecias e outros conflitos que não tinham tempo de serem desenvolvidas, pois os contos são bem curtos, talvez essas histórias funcionassem em livros de 300 páginas, mas em 10 elas deixaram a desejar, porque geralmente o que acontecia era que elas corriam com a explicação do contexto, que era complexo e exagerado e depois deixavam um final em aberto, que mais parecia que alguém tinha apagado as últimas páginas dos contos sem querer.
No geral é um livro que recomendo, porque todos os contos tem uma escrita bonita, alguns são muito bons, outros precisavam de mais tempo para serem melhor desenvolvidos.

Kah 12/07/2022

Uma leitura mais demorada que o esperado!
A antologia contém muitos contos interessantes, com uma mistura de mitologia grega e situações contemporâneas. Algumas mais prazerosas que outras, mas no geral, um saldo positivo de leitura.

Nicole.Souza 08/01/2022

Incrível
E se os deuses gregos tivessem que viver na terra e tendo uma vida como a nossa? Amei essa antologia, além de aprender um pouco mais sobre essa mitologia consegui imaginar como os deuses e com seus poderes poderiam viver na terra, no século atual e tentando resolver problemas atuais como: poluição, falta de amor verdadeiro, nossa dificuldade de largar um aparelho tecnológico e desfrutar laços familiares ( lendo como um ser milenar descreveria celular é a cena mais engraçada dos contos lidos) e muitas outras questões que você só saberá se ler! Gostei da experiência e recomendo muito a leitura deste livro :)

Yanes 30/09/2021

Muito legal!
Eu gosto muito de mitologia grega , o livro é muito bom, fazia um tempo que tinha lido algo assim, gostei dessa temática da modernidade, os deuses entre os humanos, a narração de cada conto, uma leitura muito boa/fluída.

Livros com amor 18/08/2021

Prefeito
Zero defeitos, são contos simples,leves e divertidos e o melhor de tudo, tem como tema principal a mitologia grega.

Maíra Marques | @literamai 09/12/2020

Siga: @literamai
🌩 ❝(...) Cada deus tem sua própria história, e cada história, em cada parte do mundo, tem suas próprias ferramentas e métodos.❞

⊰⊹ "Deuses Gregos - Histórias do Século XXI", é uma antologia da @editoravillalobos organizada por @denerblopes e reúne autores veteranos que protagonizam deuses da mitologia em tempos atuais.

A obra nos ganha logo de cara com sua proposta: Imagine os grandes deuses da mitologia grega vivendo entre os humanos em pleno século XXI! Alguns mais fracos, visto a falta de crenças em nossa sociedade atual, outros resistentes por serem mais conhecidos e, mesmo que pouco, adorados por alguns. A missão é a mesma para ambos: Fazer reinar seus dons na terra.

Athena luta por justiça, Ares alimenta as guerras, Éris ainda busca a discórida, Afrodite acredita no amor eterno... Não importa o deus, eles "nunca estiveram tão vivos"!

Como toda antologia, há textos que me agradaram mais e outros menos, o que não minimiza a obra num todo, que é rica e muito bem construída em seus mínimos detalhes. Eis alguns contos que chamaram minha atenção durante a leitura:

▪︎A Provação de Apolo - @thiagosiqueira
▪︎Filhas de Hécate - Selene Sodré (fav♡)
▪︎O Século de Éris - Mônica Beatriz
▪︎Dionísio e a Ressurreição - @jeniffersrp
▪︎O Plano de Deméter - Agnaldo Alves
▪︎Match-me: O Amor na Era Digital - @j.p.hudson
▪︎Hera na Era de Eros - Margarete Prado
▪︎O Julgamento de Hades - @guicepeda (fav♡)

Dos contos citados acima, conhecia apenas a escrita da Jeniffer Pereira, então foi um prazer conhecer outros escritores! Isso é o que mais gosto em antologias, a oportunidade de conhecer outros trabalhos.

site: https://www.instagram.com/literamai

Jeh Xavier @dramatica.literaria 12/11/2020

"Um Deus ainda seria Deus sem alguém que o adorasse ou nele acreditasse?

Já imaginou como seriam os deuses gregos do século XXI? É exatamente essa a proposta dessa antologia que reúne vários contos sobre deuses vivendo nesse século.

Eu achei incrível a proposta dessa antologia, foi muito interessante acompanhar esses deuses vivendo em nosso tempo e como eles se adaptaram as mudanças do mundo.

Um dos contos que mais gostei foi de Eris conhecida como Discórdia, o modo como ela se adaptou a tecnologia e usa essa ferramenta para fomentar discussões na Internet foi bem interessante, ainda mais por ser algo tão comum nos dias de hoje.

Os contos falam sobre os males da nova era, relacionamentos abusivos, perdas de entes queridos, conflitos humanos, problemas para dormir, entre outros temas são retratados nessa antologia.

E a editora caprichou na edição, a capa ficou linda e a diagramação também, cada capítulo apresenta um pouco de cada autor e traz uma imagem do personagem da história. Se você se interessa por esse tipo de história e gosta de uma boa antologia, te convido a conhecer Deuses gregos Histórias do século XXI.

"Mortais precisam ser constantemente lembrados de que por algumas coisas vale a pena lutar."

Dêner 09/11/2020

Contos nacionais sobre mitologia
Cada conto narra a história de Deuses Gregos que se passam na contemporaneidade. Cada autor possui seu próprio estilo e cada conto tem seu potencial e diferencial.

Flávia Nunes 22/08/2020

Deuses Gregos
Sim, os Deuses Gregos nunca estiveram tão vivos!
Já pensou conhecer histórias onde os Deuses Gregos estão vivendo no nosso mundo?
São 25 contos que mostram como se dá essa adaptação, os desafios e todo cuidado em relação as suas aparições e intervenções.
Eu fiquei encantada!

O livro foi algo novo para mim, há muito tempo eu não lia nada com a temática, e esse ar de modernidade me conquistou fácil, ele trouxe a essência de cada deus de uma maneira magnífica.

Já diz a sinopse:
Histórias de revolução e guerra.
De amor e solidão.
De pesar e euforia.
Do começo ao fim.
Do fim ao começo.

Venham se aventurar com os Deuses!
Recomendo.