O Timbre

O Timbre Neal Shusterman

Resenhas - O Timbre

beatrizs 10/06/2024

O autor sabia que faria história
Quando li "A nuvem", me senti um pouco confusa com a leitura, ao ler esse senti que elevou o nível de me prender, ansiar pelo que estava por vir. Me conectei tal qual havia acontecido com "O ceifador". Creio que o segundo livro é mais uma construção e por isso considerei mais lento e esse fluiu mais fácil por apresentar respostas aos questionamentos anteriores.

Os personagens que são introduzidos na história complementaram TANTO que não senti falta de ter o desenvolvimento ou melhores condições pra Citra e Rowan na história. Apenas senti vontade de saber mais sobre os problemas/condições que foram sendo criadas no livro.

Queria sim um desfecho melhor sobre o Goddard, nem sempre temos tudo que queremos. Por outro lado, todos os problemas/questões foram esclarecidos nesse final. Posso dizer que estou feliz. Ps. Com o final definitivo da Citra e do Rowan sabemos que eles fariam qualquer coisa um pelo outro, assim como eles vinham agindo ao longo de toda trama. Isso bastou, já valeu e diz tudo pra mim.

Foi lindo acompanhar. Jerico, Greyson, Faraday, até o ceifador lá foi legal. Aquela cena específica com o Faraday no finalzinho do livro me trouxe a essência da saga e relembrei o quanto eu admiro esse homem. Valeu a pena demais!!!

Brenno 09/06/2024

Chave de ouro
Me apaixonei por esse universo desde o primeiro livro que li. Todos os personagens são extremamente interessantes e a narrativa é muito inteligente.

Nada me decepcionou em nenhum momento do livro. Toda a narração é excelente, motivações muito bem colocadas e críticas sociais absolutamente incríveis.

Tive o prazer de gostar de cada novo personagem que aparecia e odiar cada vez mais os vilãos da história. Muitas coisas que aconteciam eu notava uma certa relação com acontecimentos do século XX, em relação a uma parte vergonhosa da humanidade. Houve, inclusive, muitas menções a essa época.

Nimbo Cúmulus foi inacreditavelmente interessante. Eu ficava sempre impressionado com toda a dinâmica em que ela estava envolvida. Foi tudo tão utópico, mas ao mesmo tempo, real.

Mas também pude me questionar sobre o uso da inteligência artificial no futuro da humanidade. É eminente que ela terá cada vez mais participação no futuro, mas muitas questões éticas são levantadas: uma IA desenvolvida pela humanidade seria como a Nimbo Cumulus? Tão boa em compreender as emoções humanas a ponto de amar a humanidade? Ou seria como no filme "Ex-Machina" em que usaria a humanidade para outro fim?

Muitos questionamentos, muitas questões a serem levantadas. Mas gostei muito de ter tido a oportunidade de ler um cenário em que o uso da IA teve um fim positivo.

Ademais, os protagonistas (e agora novos personagens que também protagonizaram) nunca decepcionaram. Mantiveram suas bases ideológicas e objetivos até o fim. Ceifadores antigos foram vingados e lembrados, e os que ficaram lutaram por um mundo melhor em meio ao caos absoluto.

Até os tonistas tiveram uma participação extremamente produtiva. Questões como o genocídio religioso e a intolerância foram abordadas com maestria.

Uma dos melhores livros que eu já li até hoje (e tenho uma lista extensa). Fico feliz e extremamente grato por ter acompanhado essa trilogia e ficarei muito satisfeito em ler como tudo aconteceu (como o próximo livro promete explicar).

Moscow5 09/06/2024

Bye bye Ceifador.
Uma saga inesquecível, com personagens bem construídos, uma narrativa perfeita nos três livros. Neal tem uma escrita muito fluida e seu sempre devorava os livros dele em menos de um mês. E o final é muito bom, acho que o ponto que ele aborda sobre a humanidade nos faz refletir muito, principalmente nos tempos que guerra e sofrimento que assola a humanidade até os dias de hoje infelizmente.

erikasousax 09/06/2024

Livro bom, porém?
A trilogia em si é maravilhosa! Li o primeiro livro muito rápido, o segundo também, mas esse terceiro achei a narrativa muito enrolada, de acordo como acontecia algo surpreendente eu ia avançando, mas aí ia ficando frio novamente? O final é cheio de reviravolta e plot, porém, senti falta de um final para o Goddard ou desenvolver mais o romance de Citra e Rowan. A Nimbo-Cúmulo, meu Deeeeeus! Greyson e Jeri? O livro também tem várias críticas muito boas, por exemplo a menção de religião e poder. Gostei bastante da trilogia e fugiu bastante do que estou habituada a ler.

Mah Mac Dowell 08/06/2024

Aí me decepcionei um pouco com o último livro.. achei que acabou se enrolando muito e perdendo um pouco da essência do primeiro.. não consegui me apegar à história e pensei muitas vezes em abandonar. Gostei do finalzinho, o caminho escolhido.. mas pra mim não salvou, acho que eu já tava meio saturada. Entendo quem ama a série. É realmente incrível o mundo criado pelo autor, só acho que me perdi um pouco no final.

Maju 07/06/2024

O Timbre
Eu AMO DEMAIS a escrita do Neal, a história é muito boa e bem trabalhada desde o primeiro livro, só q eu achei q o final poderia contar mais sobre oq aconteceu depois (principalmente com o Planeta lá, e com o Goddard) mas depois irei ler o livro de contos (As Foices) talvez lá conte oq aconteceu depois do final

Ana le 03/06/2024

Sla
O plot desse livro é genial , o desenvolvimento é mto bom TB surtei lendo entt é bom , uma das melhores distopias sério

Nathany 02/06/2024

Eu esperava mais ação, mas acho que todas as pontas estão ali na história e foram resolvidas, da melhor forma que dava

Milla 02/06/2024

Amei o primeiro livro imediatamente, fiquei encantada, o mundo é muito bem construído e desenvolvido. Gostei do segundo livro mas comecei a desanimar pelo rumo que o enredo estava sendo levado, não gostei do Greyson e toda a trama dos tonistas, eu vivia pelos pov?s dos protagonistas e eles mal apareciam, mas o final do segundo livro me pegou demais e acabou compensando.
Eaí vem o terceiro e último livro, estava com muitas expectativas, mas já começou ruim pra mim pq o autor colocou muitos personagens novos e várias tramas secundarias sem graça, que faz sentido pro desfecho mas eu não ligava kkkkkk. O livro começou a ficar bom pra mim quando os protagonistas são revificados, e a partir daí eu gostei muito, final muito bom.
Ainda estou impressionada com a maestria que ele fez o final, tudo se encaixou muito bem.
Uma boa trilogia.

digguk 01/06/2024

Trilogia INCRÍVEL
Não tem palavras suficientes que descrevam o quanto estou maravilhada com essa trilogia.

Esse é o último livro, o qual fecha toda a história dos Ceifadores, de Citra e Rowan. E o que eu poderia dizer? Bem, foi incrível, cada palavra lida foi um sentimento que fica conosco mesmo após acabar. Faz 1 semana que terminei e ainda não superei que acabou.

Você se apaixona pelo personagens principais, se apaixona pelo amor deles, se apaixona pelos ceifadores honoráveis, se apaixona por vários acontecimentos e detalhes que fazem a gente arrepiar. Eu li esse último livro, principalmente no o final, com uma tensão tão grande que parecia que eu estava vivendo aquilo!!! Foi tão incrível, a emoção que o autor conseguiu transmitir, não é para qualquer um. O final foi tão surpreendente, inclusive porque foi um encerramento que NINGUÉM poderia imaginar, algo tão fora do comum que deixa qualquer um surpreso (daria tudo pra ler como se fosse a primeira vez).

Enfim, é uma trilogia que vale a pena, vale cada centavo gasto nos livros. Você aprende como os seres humanos, apesar de terem "poderes", ainda são apenas seres humanos: seres falhos que, apesar disso, ainda sentem, nem que seja no fundo do peito, os sentimentos existentes.

Camila Diniz 29/05/2024

O timbre, o tom e a trovoada
Fechamento de uma série que sempre tocou em pontos bastante reflexivos. Não sei se concordo com as atitudes e desfechos de alguns personagens, mas no geral foi satisfatório. Acho o autor muito criativo e gostaria de ver a série adaptada em outras mídias.

Vitoria.Walderez 28/05/2024

Eu amei a saga das foices, ainda quero muito ler os contos, terminar essa saga foi algo bem fácil já que e muito bom de ler, bate uma saudade quando se termina uma saga assim, eu amei muito cada personagem, principalmente a Citra, tem um pedacinho do meu coração só pra ela
Fiquei muito feliz de terminar, mesmo q eu acho q o final foi bem amplo pra imaginar como que a humanidade iria se desenvolver!
Amei cada página