Meninas selvagens

Meninas selvagens Rory Power

Resenhas - Meninas Selvagens

Dudu126 31/05/2024

O livro e muito vazio, dialogos e personagens rasos, o conceito até que foi bom, mas ela se perdeu muito na história.

Aya 30/05/2024

Meninas selvagens
Esse é um livro distópico que traz uma proposta sobre uma epidemia de uma forma bem interessante com protagonistas femininas e afins. É uma leitura envolvente, mas algo me incomodou: a falta de respostas. É como se eu tivesse lido algumas cenas do meio de uma história sem ter o começo e o final. Não gosto muito dessas pontas soltas e acho que esse é o principal motivo de eu não ter gostado tanto da história. A escrita da autora também é bem simples e creio que em alguns momentos faltou uma emoção.

Agnes73 28/05/2024

Mais ou menos
O livro tava tendo uma ideia tão legal, mas foi muito mal construído. Eu gostei da história, tava acontecendo tudo muito calmo e do nada as coisas começaram a acelerar. E deixaram um monte de problemas para serem resolvidos tudo nas últimas 10 páginas.
O livro tinha o total potencial, achei a autora muito criativa, mas sinto que ficou muita ponta solta, não explicou nada. Sinto que a história foi cortada ao meio.
Outra coisa, esse livro é vendido como um livro feminista. E eu não consegui encontrar nenhum motivo para classificar ele assim.

Soukokinho 28/05/2024

Esse livro é a prova de que não podemos julgar o livro pela capa, porque a capa deste é belíssima e o conteúdo nem tanto...

Acho que esse foi o livro que mais me prometeu e menos entregou que eu já li. Li em um dia, porque, apesar desse tipo de plot ser muito comum, quando é bem desenvolvido é um dos meus favoritos. Mas não foi o caso aqui.

Dei três estrelas porque o começo e o meio do livro me prenderam e eu realmente gostei da leitura. Eu fiquei muito interessada em saber as respostas para os acontecimentos, fiquei interessada em chegar até o final logo justamente para descobrir o que estava acontecendo... e me senti uma palhaça.

Final aberto é a maior bomba já inventada por escritores e não consigo entender quem gosta disso, sério. A maioria dos autores que recorrem a esse recurso é por pura preguiça ou falta de capacidade de escrever um final digno para o livro, e esse provavelmente foi o caso aqui também.

Não leia esse livro se você espera entender alguma coisa, porque não vai acontecer kkkkk

Lavi 25/05/2024

Fraco
Vazia tempo que eu não lia um livro onde os personagens não ativavam nenhum tipo de sentimento em mim, nem mesmo raiva. totalmente não cativantes. a história em si foi interessante por um tempo, mas depois da metade eu não tava nem um pouco envolvida pelo mistério. o final foi bem decepcionante também.

maria :) 22/05/2024

Meninas Selvagens
Vou começar pelo simples: dei uma estrela em respeito a premissa do livro, que embora tenha sido executada de forma porca, é a única coisa salvável nessa história toda!

Já vale ressaltar também que a única coisa que me despertou a vontade de ler foi a capa, que é belíssima e me fez comprar essa bomba a alguns anos.

Na maioria das vezes eu faço minhas resenhas separando em tópicos positivos e negativos, mas acho que os únicos pontos positivos já ficaram óbvios: a ideia de meninas isoladas do mundo tendo que lidar com um vírus misterioso e a capa bonitinha!

Vamos aos pontos negativos:

Achei a escrita muito confusa; acredito que possa ter sido um problema na tradução talvez, já que o livro possui alguns erros coesivos muito escancarados, mas de toda forma, não consegui me adaptar, eu tive que reler algumas partes mais de uma vez pq por mais que eu entendesse o que estava escrito, eu não conseguia *entender*!

O que nos leva ao próximo ponto: a história num geral é confusa; as informações relevantes são jogadas ao acaso de forma desconexa, várias perguntas não são respondidas (e eu nem tô falando daquele final deplorável? ainda), por exemplo, ouve uma explicação razoável sobre o fato do suposto vírus agir de forma diferente em corpos biologicamente masculinos e femininos que eu acabei perdendo? Porque se falou tanto em hormônios femininos e exemplificaram trazendo um caso da Tox em um garoto, no qual a doença se agravava de forma muito pior mas a qual fim?! não teve uma resposta! Porque a doença agia de forma diferente em mulheres mais velhas? Se era um parasita afinal, os cientistas não teriam descoberto com uma autópsia dos corpos? E o coitado do Teddy, aquela era a forma que se contaminava por esse parasita? Muitas dúvidas, nenhuma resposta.

A explicação sobre a Tox é ridícula, como eu citei, simplória, assim como os efeitos colaterais nas meninas, porque tantas formas diferentes de modificar um corpo e qual a lógica por trás de cada erupção? Se modificava os animais, e animais com asas foram afetados, como isso não se espalhou pelo continente? Como mentiram para os pais das meninas sobre o estado de saúde delas e eles não fizeram nada?!

A personalidade de todos os personagens é patética, super mal desenvolvida, as duas narradoras são insuportáveis, a Hetty é uma contradição ambulante, egoísta e vitimista; a Byatt provavelmente era mitomaníaca, fazia as coisas em benefício próprio sem consciência das consequências pra outras pessoas (a menina realmente beija o cara sabendo que poderia transmitir uma doença que não tem cura pra ele com a desculpa de que fazia anos que não via um menino?!? querida você é maluca?!), os capítulos dela pelo menos eram um pouco mais interessantes, mas mais uma vez: confusos de forma proposital mal executada. A única personagem que não é totalmente detestável é Reese e ainda sim é a menos explorada. O romance a autora ficou com preguiça de desenvolver nessa história né, jogou lá e deixou, porque foi super sem fundamento, tal qual a dependência emocional da Hetty na mentirosa, sendo que a relação delas parecia super superficial baseada em falsidade. Outra coisa mal feita: o passado delas, as histórias individuais, os traumas e dramas que cada uma carregava, o que levou elas até Raxter e como era o sistema do colégio antes da Tox? péssimo!

Agora sobre a promessa de que seria ?um terror feminista?? onde?! isso não é um terror jamais, muito menos feminista!! Afinal o que classificaria isso aqui como feminista? Vende essa ideia só pq é uma história protagonizada por mulheres que lutam por suas vidas, sendo que isso é o óbvio, qualquer um ia lutar pela vida! Além disso, elas estavam presas lá pq era o único jeito já que era um colégio interno feminino, elas não ?se ajudavam? por soronidade! Honestamente, talvez seja o oposto do feminismo porque elas mentiam umas para as outras, segregavam, se traíam e se abandonavam tão fácil! Seria justo chamar de feminista se elas fossem amigas e lutassem todas juntas e umas pelas outras, buscando a melhor forma de conviver, visto que o feminismo é um movimento coletivo.

O final: sinceramente, final aberto é uma coisa e o final desse livro é outra, e se chama preguiça! Os últimos capítulos são corridos e arrastados ao mesmo tempo; com explicações ilógicas sobre a doença que foram desvendadas por adolescentes sem ensino médio completo mas não por médicos formados?! tá bom!
A Byatt estar viva muda um total de zero porcento no meu conceito; as meninas simplesmente abandonarem as outras com um urso (???) no colégio sem a menor consciência? E ainda por cima com essa história idiota de saída secreta e barco do pai?! Ridículo! Além disso, que explicação péssima pra tudo que aconteceu em Raxter ser por conta de testes do governo e mudanças ambientais, tipo, beleza pode até ser, mas vc jura que a Diretora vai explicar isso nos 45 do segundo tempo à beira da morte?!

E pra finalizar, eu não diria que é um livro impossível de ler, te prende em alguns momentos até, mas simplesmente não sai do lugar! Ler e não ler te leva ao mesmo lugar!
Enfim detestei, se tiver continuação não lerei!

1,5/5 pela esperança que morreu aqui!??

Kryptalin 17/05/2024

Eu demorei dois anos para finalizar esse livro o problema nem foi tanto o livro ou foi não sei explicar direito mas chegou em um ponto em que a leitura começou a ficar chata e enrolada para mim no início foi bem fluido e divertido mas dps ficou chato ao ponto de eu abandonar parcialmente a leitura mas a pegada e a história do livro é bem interessante

Priciliana0 03/05/2024

Terror feminista aonde?
Mulheres contra mulheres por causa de uma doença horrível. Se isso é feminismo, eu sou um pé de manga.

Livro ruim, estética amadora, personagens de caráter indefinido e personalidades mal construídas. O enredo não te leva a lugar algum, o romance, se é que pode chamar disso, é profundo como uma poça de água.
Backgroud de centavos e muito suspense para poucas respostas. Não gostei e não recomendo.

chalametgf 02/05/2024

Começa de lugar nenhum e vai pra lugar nenhum.

a história não tem desenvolvimento, nem arco de personagem, não tem o terror que prometeram e muito menos uma explicação boa pra doença. a única coisa que salvou foi o casal safico e a ambientação.

aliás me lembra muito o filme "aniquilação".

Lukethespidermen 26/04/2024

O livro tava bom , apesar de uma das protagonista ser bem egoísta e idiota em diversas partes.
O livro não é feminista, só no Brasil resolveram botar essa fake news na capa.
O final foi uma bosta.

aliciasmdt 23/04/2024

Prefiro The Promised Neverland
E não é que conseguiram estragar o final mesmo kkkkkk Adorei a premissa da história e as reflexões subjetivas nas falas das personagens. O livro fala sobre meninas que acabam sendo infectadas por uma doença chamada Tox, doença tal que as deforma e que resulta no isolamento destas no internato em que vivem. A trama é muito interessante e instigante em quase sua totalidade, trazendo debates entre egoísmo e preservação pessoal. Porém, quase no fim, a protagonista vai contra tudo que defendeu e parte para sua sobrevivência deixando dezenas de meninas para a morte. Apesar dos defeitos, acredito que a forma como a "quarentena" das garotas se desenvolveu foi bastante satisfatória, assim como as descrições dos efeitos *bizarros* da doença no organismo delas e da natureza. Por fim, foi ok, mesmo que durante a leitura eu estivesse torcendo para elas fugirem juntas e se aventurarem como ocorreu em The Promised Neverland.

Diana Garcia 22/04/2024

Final ruim
A história tinha tudo pra ser boa, mas a autora deixou muitas questões em aberto, terror feminista tá longe do que o livro passa, além do final que na minha opinião é muito fraco.

Tonimaco 16/04/2024

A ambientação e os animais me lembraram mt o filme Aniquilação. Gostei, achei incrível, queria q fosse explorado mais sobre o motivo da infecção em si e o final, gosto de final bem fechado concluído. Mas mt bom adorei. Essa capa pft.