O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

Michelle.Steinhoff 22/05/2024

Realidade cruel demais
Pedro narra a história de seu pai, Henrique, sempre se referindo a ele no passado.
A história da mãe e dele mesmo vão se entrelaçando?

Eles são negros.

Henrique passa a ter consciência da sua condição após frequentar algumas aulas na faculdade. Consciência que poucos a sua volta têm. O que começa a incomodar é a deixá-lo mais recluso. Soma-se a isso a infelicidade nos seus relacionamentos amorosos e até mesmo na sua profissão. Soma-se ou somatizam?

A história é tão envolvente que pensei se tratar uma autobiografia. Na verdade é uma biografia de muitos e muitos negros.

Toda a polêmica dizendo que o livro é ?pornográfico? é absurda!

São duas ou três frases muito bem colocadas na história. Me espanta (na verdade não espanta, não) que as pessoas ?de bem? tenham ficado aterrorizadas com essas frases e não com o contexto todo. Com toda a violência vivida pelos personagens. Violência que visualizamos
diariamente.

Um livro cruel demais. E real demais.

@medusarm 22/05/2024

A ferida aberta, chamada racismo.
Difícil dimensionar ou se colocar na pele de quem sofre racismo. Mas esse livro consegue, com linguagem simples e direta, exemplificar a rotina de grande parte dos negros em sociedade.
A política, violência, pobreza, falta de oportunidade e exclusões que os cercam.
O medo rotineiro, insegurança e a necessidade de ser muito bom, para talvez assim ter direito ao mínimo.
Um ciclo: a violência que gera segregação, que infelizmente, leva a mais violência ainda.

Super recomendo!!!

Vitória Romeiro 22/05/2024

Uma leitura extremamente importante para os dias atuais, onde vemos as abordagens e as consequências do racismo na vida de uma família, de forma muito dolorida.
Um livro necessário que traz uma narrativa sensível, carregada de muitos sentimentos, contraditórios às vezes, mas que realiza a busca terna pelos fios que ligam um filho a um pai cruelmente retirado de sua vida, e por motivo fútil, enganoso, sem sentido. Por isso mesmo, é uma história que escancara quão duro é ser negro, um pai negro, um jovem negro neste país onde a metade ou mais da população se declara como afrodescendente. Como explicar isso? Como se acomodar a esta desgraça? Como transformá-la?
Tenório não esconde a realidade, mas ele a expressa desde uma vida particular e com a maestria de poucos. Grande escritor, premiado e já contribuindo inevitavelmente para a literatura de qualidade num país que tanto mal causa à juventude negra, parda, pobre, meninas e meninos que desejam apenas viver e ser felizes.

Jardim de histórias 22/05/2024

"A morte é íntima demais para caber em um espetáculo"
Um livro repleto de sentimentos e reflexões.
Com uma narrativa impressionante, totalmente crua, onde o autor de forma direta se relaciona com leitor, trazendo esse desabafo que funciona muito bem como um debate pós, leitura, sobre a densidade sendo a inclusão social e seus aspectos, contrastando com às divergências impostas pelos conflitos gerados em diferentes camadas sociais e também no mesmo ciclo quando não se há consciência, agravado pela inclusão de um ingrediente contextual, para a aplicabilidade de um contorno escatológico, sendo a questão racial.

De forma bem envolvente, repleto de emoção, o autor, como um grito entalado na garganta, abordará um racismo estrutural, sistematizado e normalizado. Normalizado através do ponto de vista de quem detém certos privilégios e não se dá conta. Ao fazer referência ao racismo normalizado extraímos da memória ou de conteúdos históricos, a normalização do racismo, sexismo, homofobia e misoginia dos anos 80, naturalizadas em programas de TV, direcionados ao público familiar, incluído programas infantis, onde era comum e no formato pejorativo, fazer de uma forma "inocente e falsamente cativante" piadas com o caráter de destacar ou diminuir o que era considerado diferente de um ponto de vista do padrão social, estético, aplicado na época e também aplicado atualmente e sistematizado, devido a uma política de estado, que mata e persegue homens e mulheres pretas, ao longo da história.

O belíssimo trabalho do autor circula através do tempo devido às memórias sofridas trazidas pelo narrador, de forma fragmentada, cultivando referências comportamentais.

O ponto principal e fundamental é a forma dialética em que os conflitos familiares e de desenvolvimento social e emocional, são abordados, trazendo as dificuldades do tema, potencializando uma desestrutura, a capacitando pontualmente no resultado social, mostrando a capacidade periférica de sobreviver em um sistema de total exclusão.

Nicole764 22/05/2024

Gente, que livro! É fantástico demais como a história corre bem, como você fica com vontade de continuar e saber o que ocorre ao fim. A escrita do Jeferson é ótima. Mas tratando-se da história, ela é contada por Pedro, onde ele narra a história predominantemente do seu pai, Henrique, embora fale também de sua mãe. Ele vai narrando do que tem conhecimento e é muito interessante a demonstração de entendimento do seu pai enquanto negro, o que isso refletia socialmente e sua evolução enquanto pessoa ao entender o que sua cor de pele refletia na sua vida. Mostra como o fato de ele ser negro afetou sua vida, não apenas em decorrência do final, mas também em namoros e amizades, por exemplo. É a demonstração de uma vida carregada de dúvidas, vazios, carência de afetividade, etc. Eu adoro quando o livro narra sobre ruas que conheço e esse livro se passa em Porto Alegre, ou seja, é citada a Avenida Protásio Alves e a Rua do Andradas ❤

"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo. E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sob esse domínio, você, de alguma forma, tem de preservar algo que não se encaixa nisso, entende? Pois entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único. E é nesse lugar que estão os afetos. E são esses afetos que nos mantêm vivos."

SÓ LEIAM ESSA OBRA MARAVILHOSA!
Regis 22/05/2024minha estante
Foi estimulante ler seus apontamentos, Nicole. ??

Nicole764 22/05/2024minha estante
Fico feliz por isso! Acredito que não tenha passado nem metade do que essa obra merece :)

Aline.Silva 22/05/2024

Livro incrível
Não há como dar menos do que cinco estrelas para essa obra prima. História emocionante que deveria ser lida por todos. A história é contada através da segunda pessoa, de filho para o pai, narra as mazelas sofridas pelos familiares de Pedro ao longo de sua vida e em como a vida dos pais influencia em sua própria trajetória, muito tocante.

Leti 22/05/2024

Que leitura tocante. Acompanhar a história dos personagens, ver eles percebendo o significado de ser negro na sociedade, ainda mais no Sul do país, de forma sutil porém bastante violenta, com um final que, infelizmente, não poderia ser diferente. Uma leitura necessária.

Mari Paula 21/05/2024

A dor do outro dói na alma?
Há tempos uma leitura não me prendia tanto e me arrancava o ar. O avesso da pele trata sobre assuntos delicados de uma sociedade perversa, não tem como ler e não sentir um desconforto latente. A leitura é uma reflexão profunda sobre a dor do outro, aquilo que descobrimos apenas quando olhamos o que há no avesso. Os traumas, os problemas profissionais, os problemas estruturais, tudo dentro de uma linguagem que sempre nos move para sentimentos, sensações e situações externas a leitura. Leitura necessária!!

iammoremylrds 21/05/2024

Uma obra impactante, densa, abordando o racismo que ainda é escancarado em nossa sociedade, um livro necessário e muito real, uma obra que fala muito sobre a violência policial, uma experiencia sem igual, com muita coisa a agregar!

Crislane.Neves 21/05/2024

Impactante
Esse livro foi uma das leituras mais impactantes que já fiz. No início você lê na segunda pessoa, então fica muito mais fácil se pôr no lugar do personagem. A história toma um rumo muito conhecido no contexto social em que vivemos e isso somado ao fato de ter sido uma obra que foi banida das escolas, já demonstra a magnitude dessa narrativa.
Aqui você entende o porquê da censura. E não é só pelo conteúdo sexual, mas sim porque toca num assunto que devia ser discutido dentro das salas de aula. O preconceito, a desigualdade, o racismo, a injustiça...
Tenório foi grandioso em trazer uma obra tão importante e poder ter acesso a ela é um privilégio, por esse motivo se torna uma leitura necessária.

Amanda3913 21/05/2024

Cruelmente real
Impatactada com esse livro! Um tapa na cara!!!! Estou chorando em posição fetal depois que terminei ? escancara o racismo no Brasil a cada capítulo! Porém, ao mesmo tempo, não conseguia parar de ler, é uma leitura fluida, amei a narrativa na segunda pessoa e me apaixonei pelos personagens tão reais!!

Dr Perônico 21/05/2024

"É necessário conservar o avesso"
É difícil medir palavras que contemplem tamanha destreza literária! Uma obra complexa, porém, para ser lida uma vez só, sem pausas; um livro que te prende do início ao fim, apesar dos temas sensíveis; uma narrativa não-cronológica que me intrigou em alguns momentos; um tapa na cara literário! A abordagem de temas como: racismo estrutural, sistema educacional brasileiro, relações sociais, relações afetivas, relações familiares, amor, dor, morte, violência, sexo, drogas, etc. são preciosas e devidamente colocadas.
Nada sobra e nada falta, este é um livro singular! Afirmo, sem medo, que a literatura brasileira é a melhor do mundo!

mavi.pdf 20/05/2024

* a dor para além do luto
* narrado por Pedro, que busca compreender a morte violenta de seu pai, Henrique, um professor negro morto pela polícia, o livro explora não apenas essa tragédia pessoal, mas também o cotidiano de pessoas negras em uma sociedade racista. a narrativa destaca as microagressões e as dificuldades enfrentadas por pessoas negras, como insultos disfarçados de brincadeira e constantes desconfianças. a obra também enfatiza as dificuldades no ambiente escolar, tanto para alunos quanto para professores, devido à falta de estrutura e às condições socioeconômicas adversas.
* aqui, temos uma reflexão sobre o contexto político e cultural que reforça o dever de pensarmos criticamente sobre nosso papel como indivíduo na sociedade e a importância de políticas que promovam a equidade e a justiça social no Brasil. as questões políticas não estão apenas nos grandes discursos e nas manchetes, mas também nas pequenas histórias do dia a dia, nas vidas que vivemos e nas escolhas que fazemos. até onde não imaginamos!
* o livro ganhou atenção não só por suas qualidades literárias, mas também por uma controvérsia envolvendo a censura em uma escola do RS, onde foi criticado por seu vocabulário e conteúdo, ressaltando a resistência que obras que discutem o racismo ainda enfrentam no Brasil.
"O Avesso da Pele" é uma obra fundamental para entender o impacto do racismo, oferecendo uma narrativa rica e mais que necessária sobre identidade, dignidade e resistência.

"Nos recantos escondidos sob a superfície, habitam os medos que nos moldam e as esperanças que nos impulsionam. No avesso da pele, reside a história silenciosa de nossa jornada pessoal."

"Na superfície, somos quem parecemos ser. No avesso da pele, reside a verdade que nem sempre queremos enfrentar."

Luiza3339 20/05/2024

Obra de arte
Que livro!! Eu chorei, ri, passei raiva, enfim, um mix de sentimentos. Esse livro é um tapa na cara para quem nem imagina todas as situações e conflitos que os negros precisam enfrentar apenas baseado em sua cor de pele. Chorei igual uma criança no final, principalmente porque também sou professora, então a história do protagonista me pegou demais. O melhor livro desse ano.

belaland_ 20/05/2024

Livro do clube do livro de abril
Não sei muito o que dizer sobre esse livro, acho que ele é necessário e cruelmente real. Não entendo o porque foi censurado, engraçado como no Brasil livros que falam sobre a realidade costumam ser censurados