O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

mari 10/06/2024

Caramba
Que história FORTE é essa?!, um clássico que corta e reconstruem corações, ver e sentir a ternura dessa criança por muitas vezes injustiçada e reprimida é de cortar o coração, mas ver o modo como ele não se limita a isso, como a imaginação e ternura estão sempre nele é de reconstruir essas feridas.

Maria9489 10/06/2024

O meu pé de laranja lima
Livro maravilhoso, emoção do começo ao fim.
Zezé é um garoto que te cativa, acho que mesmo sem querer. Minha leitura que mais me tirou lágrimas, foram horass de choro, super recomendo. História perfeita!

Gabinho 09/06/2024

Simplesmente sem palavras pra esse livro, desaguei com ele.
No começo vc pode achar meio lento, mas depois tu começa a ver como tudo é e no final vc fica com ódio de um trem, que ódio

leiturasbyrah 09/06/2024

Zezé, se eu pudesse eu te daria o mundo!
Nunca na minha vida um livro me impactou tanto como esse, cada página lida era um soco no meu estômago e uma nova reflexão, cada capítulo apresentado nos faz agradecer pelas mínimas coisas que temos, me debulhei em lágrimas junto com as dores do Zezé.

Paloma 09/06/2024

Queria abraçar o Zezé
Eu poderia ler umas 400 páginas sob essa narração do Zezé, ver as travessuras normais de uma criança que tem um coração tão bom e gentil.
fiquei impactada do livro ser autobiográfico e curiosa para saber o fim de dois irmãos que são citados na dedicatória
não tem como não se emocionar lendo, eu só queria entrar e abraçar o Zezé, levar ele pra longe e o proteger
um favoritado

Luma 09/06/2024

Me impactou mais do que eu esperava
Particularmente eu sou muito impactada por livros que tem crianças como protagonista, mas esse se superou.
Uma história linda, comovente e brutal, que se tornou uma das melhores que já li na vida.
O livro me despertou vários sentimentos, me emocionei, dei gargalhadas com as peraltices do protagonista, senti raiva e indignação com as injustiças e finalizei o livro chorando copiosamente.
É uma verdadeira jóia da literatura nacional, indico muito!

Daiane Mattos 09/06/2024

Emocionante
Não sou de chorar lendo livros, mas esse aqui me emocionou demais, chorei em muitas partes e no fim, só queria um final feliz para o pobre menino Zezé.
Recomendo essa leitura, ela me impactou muito e eu nunca me esquecerei.

Bruno236 08/06/2024

Dor
Esse livro é, para mim, uma embaraçosa junção de emoções, me fez sentir numa montanha russa, emoções reais, humanas, me fez sentir vivo, não sei.

A história é uma coisa indescritível, chorei muito ao ler o que acontecia durante o livro, é de uma peculiaridade quase não humana a forma que o autor utiliza as palavras. Não tenho o que comentar, só a sentir, esse livro você não lê, ele te atravessa e, para você, só resta sentir a dor depois que ele termina.

Renata.Alves 08/06/2024

Esse me livro destruiu de formas que nunca vou ser capaz de me recuperar, doeu no fundo da minha alma, no âmago do meu ser, a violência, a consciência e o carinho no fim das contas...
Os pensamentos do zezé me doeram e as atitudes me encantaram, a família me machuca, não consigo resenhar, não sei explicar, não sei opinar, é perfeito mas a dor é imensa.

Julika_col 07/06/2024minha estante
Lindo esse livro!!!!

Luan573 07/06/2024

Um tributo a literatura brasileira
Os personagens são outro destaque. O próprio protagonista, Zezé, é apresentado com uma complexidade raramente vista em personagens infantis. Sua inteligência e sensibilidade, juntamente com uma imaginação muito ativa, são na maioria desperdiçadas em seu ambiente hostil. A mãe super estressada, o pai trabalhador e severo e a aparência plebeia são elementos que atraem um quadro de pobreza. No entanto, sua amizade com o pé torna a laranja-lima conhecida como Minguinho, porque proporcionava mais ternura e fantasia para ela suportar sua realidade muitas vezes insuportável. Sua narrativa destemida e comoventea eterno acontecer, infância pobre e a magia da imaginação. Nada menos a se esperar de um gênio literário como José Mauro de Vasconcelos, como se vê no título, um tributo à literatura brasileira e uma leitura obrigatória quando se trata da mesma