O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas - O meu pé de laranja lima


4197 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Danielle599 10/06/2024

?Você vai longe peralta. Não é atoa que você se chama José. Você será o Sol, e as estrelas vão brilhar ao seu redor.?
Eu amo tanto esse livro que eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto!
Zezé é um menino que vem de uma família muito pobre moradora da zona norte do Rio de Janeiro. Ele, juntamente com vários irmãos, sofrem na pele a pobreza dos pais. Zezé, por ter fama de aprontão, está sempre apanhando da família, mesmo que as vezes não tenha culpa.
Ao se mudarem, o menino toma para si um pé de laranja lima, que no inicio parecia o mais sem graça comparado com as arvores escolhidas pelos seus irmãos, mas com o tempo Zezé desenvolve um afeto enorme pela arvore, que recebeu o nome de Minguinho.
Essa realidade alternativa, onde Zezé conversa e conta histórias para Minguinho, além de fantasiar diversas aventuras com ele pelo seu quintal, acaba aliviando um pouco a realidade familiar e social do menino.
Por ser um menino muito especial e muito a frente de sua idade, Zezé começa a frequentar a escola, onde conhece sua professora favorita, que sempre ajuda ele com lanche. Na ida para a escola Zezé conhece o Portuga, que no inicio não se dão bem, mas com o passar do tempo desenvolvem uma amizade linda, a ponto de se considerarem pai e filho. Portuga ajuda Zezé a escapar dos problemas familiares durante o dia e cuida do menino da melhor forma possível, o levando para conhecer a cidade e o protegendo dos males da sua infância.
Ao longo de toda a história, Zezé nos mostra o quão especial e querido é, a ponto de nos fazer soluçar de chorar quando nos deparamos com a realidade social em que estava inserido.
É um livro lindo, mas também muito dolorido, e que merece muita admiração.
comentários(0)comente



NataliaLopes580 10/06/2024

Zezé e o Portuga
Eu já tinha visto o filme há um tempo atrás, mas não me lembrava de quão triste essa história era. O meu pé de laranja lima é um livro emocionante, "choroso que só ele", não digo que a leitura é leve por ter personagens crianças, mas depois que você começa a leitura, você não consegue parar facilmente, assim como o processo de conter as lágrimas também.

Aí gente, a história é linda e eu nunca chorei tanto lendo um livro.

O livro é sobre amizade, sobre amor, sobre desigualdade social e sobre luto. Narrado pela perspectiva de uma criança de 5 anos.

Leiam e me digam se vocês choraram ou não choraram!
comentários(0)comente



Forestt 10/06/2024

?Meu coração se revoltara sem raiva ?Que quer esse homem que me pega no colo? Ele não é meu pai. O Mangaratiba matou ele??
comentários(0)comente



mari 10/06/2024

Caramba
Que história FORTE é essa?!, um clássico que corta e reconstruem corações, ver e sentir a ternura dessa criança por muitas vezes injustiçada e reprimida é de cortar o coração, mas ver o modo como ele não se limita a isso, como a imaginação e ternura estão sempre nele é de reconstruir essas feridas.
comentários(0)comente



Maria9489 10/06/2024

O meu pé de laranja lima
Livro maravilhoso, emoção do começo ao fim.
Zezé é um garoto que te cativa, acho que mesmo sem querer. Minha leitura que mais me tirou lágrimas, foram horass de choro, super recomendo. História perfeita!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabinho 09/06/2024

Simplesmente sem palavras pra esse livro, desaguei com ele.
No começo vc pode achar meio lento, mas depois tu começa a ver como tudo é e no final vc fica com ódio de um trem, que ódio
comentários(0)comente



leiturasbyrah 09/06/2024

Zezé, se eu pudesse eu te daria o mundo!
Nunca na minha vida um livro me impactou tanto como esse, cada página lida era um soco no meu estômago e uma nova reflexão, cada capítulo apresentado nos faz agradecer pelas mínimas coisas que temos, me debulhei em lágrimas junto com as dores do Zezé.
comentários(0)comente



Paloma 09/06/2024

Queria abraçar o Zezé
Eu poderia ler umas 400 páginas sob essa narração do Zezé, ver as travessuras normais de uma criança que tem um coração tão bom e gentil.
fiquei impactada do livro ser autobiográfico e curiosa para saber o fim de dois irmãos que são citados na dedicatória
não tem como não se emocionar lendo, eu só queria entrar e abraçar o Zezé, levar ele pra longe e o proteger
um favoritado
comentários(0)comente



Luma 09/06/2024

Me impactou mais do que eu esperava
Particularmente eu sou muito impactada por livros que tem crianças como protagonista, mas esse se superou.
Uma história linda, comovente e brutal, que se tornou uma das melhores que já li na vida.
O livro me despertou vários sentimentos, me emocionei, dei gargalhadas com as peraltices do protagonista, senti raiva e indignação com as injustiças e finalizei o livro chorando copiosamente.
É uma verdadeira jóia da literatura nacional, indico muito!
comentários(0)comente



Daiane Mattos 09/06/2024

Emocionante
Não sou de chorar lendo livros, mas esse aqui me emocionou demais, chorei em muitas partes e no fim, só queria um final feliz para o pobre menino Zezé.
Recomendo essa leitura, ela me impactou muito e eu nunca me esquecerei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno236 08/06/2024

Dor
Esse livro é, para mim, uma embaraçosa junção de emoções, me fez sentir numa montanha russa, emoções reais, humanas, me fez sentir vivo, não sei.

A história é uma coisa indescritível, chorei muito ao ler o que acontecia durante o livro, é de uma peculiaridade quase não humana a forma que o autor utiliza as palavras. Não tenho o que comentar, só a sentir, esse livro você não lê, ele te atravessa e, para você, só resta sentir a dor depois que ele termina.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Renata.Alves 08/06/2024

Esse me livro destruiu de formas que nunca vou ser capaz de me recuperar, doeu no fundo da minha alma, no âmago do meu ser, a violência, a consciência e o carinho no fim das contas...
Os pensamentos do zezé me doeram e as atitudes me encantaram, a família me machuca, não consigo resenhar, não sei explicar, não sei opinar, é perfeito mas a dor é imensa.
comentários(0)comente



4197 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR