David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Guto 03/09/2020

David Copperfield é incrível!
David Copperfield é um romance de formação escrito em folhetins por Charles Dickens em meados do século 19.

Explicado o básico para entender em que época a obra foi escrita e como foi entregue de início ao grande público, gostaria de deixar explícito que a leitura desse grande clássico da literatura inglesa pode e deve ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em uma boa história.

A obra se trata de um livro de memórias sobre a vida do autor/personagem David Copperfield, escrito por ele e para ele. Nessa narrativa conhecemos Davy desde o seu nascimento até a sua fase adulta. A escrita utilizada por Dickens se molda com o passar do tempo de Davy, ou seja, o que Davy fala, pensa e escuta quando criança é muito diferente dos mesmos pontos de sua adolescência, assim como em sua vida adulta. Isso faz com que sintamos juntos a ele durante toda a sua vida e não apenas que estamos lendo um diário de memórias de alguém. Toda a história desse personagem é um dramalhão para nenhum noveleiro colocar defeito. Eu , por outro lado, detesto novelas por toda essa carga dramática exagerada, porém é importante frisar que em nenhum momento não gostei do que eu li e isso me surpreendeu muito. Certamente, deve ser a relação de tempo das mídias, enquanto eu consigo estabelecer um elo com David no primeiro capítulo, a relação com a mídia visual é mais demorado, assim como, é mais compreensivo e empático ler uma cena triste e muito dramática (dado que conhecemos o personagem principal e todo o seu pensamento e visão sobre todos os personagens que o cerca de forma mais fácil e simples) do que se compadecer com atores que estão se entregando a essas cenas e mostrando toda essa carga emocional, onde às vezes, são muito exageradas mas que na mídia livro gera uma empatia que cenas filmadas não funcionam comigo.

Concluindo, David Copperfield é tudo aquilo que não gosto de assistir, mas que amei ler. É bom explicar também, que esse livro não se trata de apenas dramalhão, existem cenas engraçadas e acontecimentos que te fazem querer saber o fim o quanto antes, te prendendo e te fazendo gritar e vibrar com seus incríveis desfechos. Charles Dickens dizia que ele escreve tentando fazer o leitor rir, chorar e esperar. E é exatamente isso que ele faz e de forma magistral, fazendo com que até os seus críticos fervorosos da época vejam grande valor em David Copperfield e o reconhecem como um livro incrível.

Para finalizar, gostaria de explicar que apesar do tamanho do livro, não deve haver nenhum tipo de temor. Como falei no início, o livro foi escrito por folhetins, cada capítulo (ao todo 64) traz alguma história e acontecimento, muitas vezes acaba utilizando de Cliff Hanger's para fazer o leitor continuar querendo saber mais e assim comprando o próximo capítulo. Isso posto, não se apegue ao número de páginas, leia capítulo por capítulo, aproveite a jornada e se delicie com a escrita e história de David Copperfield. Pois foi assim na época em que a história começou a ser publicada, a princípio, ninguém leu um livro de mil páginas de uma só vez, ele foi lido um capítulo por vez, sendo aguardado a saída do próximo e assim até ser concluído.

Para explicar o número de estrelas, acredito que poucas coisas chegam em um patamar a qual crédito 5 estrelas. Vou explicar como funciona o meu esquema de estrelas:

1 - Lixo completo, não se aproveita nada e a pessoa nem sabe escrever!

2 - Algo é interessante e pode ser aproveitado ou a pessoa sabe escrever, sendo esse "ou" do tipo excludente.

3 - História interessante e escrita boa, mas faltou algo!

4 - Leitura incrível, mas não é perfeito!

5 - Perfeito!

Acrescentar meia estrela, implica beirar o próximo número de estrelas mas ainda não ser aquilo completamente! Ou seja, 4.5 estrelas beira a perfeição, 3.5 estrelas beira a ser uma leitura incrível e assim por diante!

Boa leitura e espero ter ajudado!
Bruna 15/09/2020minha estante
Caramba!! Terminei esse livro há uns 20 dias.. e dei 4,5 ? (beira a perfeição)?. Acho que faltou alguma coisa no final, não sei explicar o quê.?Uma das coisas mais legais é que Dickens não pinta um quadro moral preto e branco, mas mostra que a riqueza e a classe social são indicadores não confiáveis ??de caráter e moralidade. Dickens nos convida a julgar seus personagens com base em suas ações e qualidades individuais, e não na mão que o mundo cruel os trata! Nessa época havia certa tendência em ver a pobreza como um sintoma de degeneração moral, e as pessoas pobres, e deficientes físicos como merecedoras desse sofrimento. Dickens, por outro lado, simpatiza com os pobres e implica com o fato de que suas aflições resultam da injustiça da sociedade e não de suas próprias falhas! ( Steerforth e Traddles são os exemplos nítidos disso).

Guto 15/09/2020minha estante
Perfeita colocação, minha nota foi por questão de desfecho de alguns de personagens (pois não me senti vingado kkkk) e por também pelas coincidências que acontecem o tempo todo na obra. Mas foi tudo muito bom, adorei os personagens que tinha que adorar, odiei os passíveis de serem odiados, ri, chorei e vibrei. Para mim só não beira a perfeição pois ainda falta nos pontos previamente pincelados, se a obra não tivesse esses pequenos problemas eu daria 4.5. Claro, eu sou do time que nada é perfeito e por isso é muito difícil eu dar 5 estrelas facilmente. Minha única nota assim, com 5 estrelas, foi para a saga completa de Harry Potter, mas o livros em separado eu daria notas entre 3.5 e 4.5. Talvez eu seja muito crítico! kkkk

Guto 15/09/2020minha estante
Perfeita colocação, minha nota foi por questão de desfecho de alguns de personagens (pois não me senti vingado kkkk) e também pelas coincidências que acontecem o tempo todo na obra. Mas foi tudo muito bom, adorei os personagens que tinha que adorar, odiei os passíveis de serem odiados, ri, chorei e vibrei. Para mim só não beira a perfeição pois ainda falta nos pontos previamente pincelados, se a obra não tivesse esses pequenos problemas eu daria 4.5. Claro, eu sou do time que nada é perfeito e por isso é muito difícil eu dar 5 estrelas facilmente. Minha única nota assim, com 5 estrelas, foi para a saga completa de Harry Potter, mas o livros em separado eu daria notas entre 3.5 e 4.5. Talvez eu seja muito crítico! kkkk

Bruna 15/09/2020minha estante
Sim! Também não me senti vingada em alguns núcleos. E as coincidências do livro nos levam a acreditar que Londres era minúscula.. sendo que era ao contrário! E também adorei a saga HP! Não sou tão crítica assim ?. Já os filmes de hp eu acho beeem inferior!

Guto 15/09/2020minha estante
Ah sim, concordo plenamente com tudo que tu falou! Mas ainda gosto muito dos filmes, mesmo que a cena do Dumbleodore calmo em o cálice de fogo transpareça uma neurose inexistente! kkkk

Maria Angélica 03/09/2020

Vale a pena a leitura
Apesar de ser um livro grande a leitura caminha de forma tranquila pois a linguagem é bastante simples para o que se espera de um clássico desse tamanho. O começo do livro foi a parte que mais me prendeu, com o caminhar da leitura achei que alguns momentos foram um tanto quanto cansativos, mas mesmo assim dá vontade de continuar para saber o desfecho dos personagens. É um novelão com várias coincidências improváveis, vários núcleos, romance, reviravoltas e coisas do gênero. Fiz a leitura em conjunto com o canal Ler antes de morrer que ajudou a caminhar com a leitura de forma menos arrastada, sem falar que as discussões no canal agregaram bastante à Leitura. Achei que valeu a pena ter lido mas não sei se farei uma releitura em algum momento. No geral é um importante livro que foi bem mais interessante do que eu esperava.

Talita 03/09/2020

Uma novela cheia de reviravoltas
Esse livro de formação conta a história do personagem (que nomeia o livro), David Copperfield. Da sua infância até a vida adulta, a história aborda as diversas problemáticas encontradas por David ao longo da vida, as quais nem sempre estão diretamente ligadas a ele, mas que por questões afetivas acabam o abalando também.
Essa obra é considerada uma das mais importantes da literatura inglesa e seu escritor Charles Dickens a considerava seu "filho favorito", o que talvez possa ser explicado, por ser seu livro mais autobiográfico, já que contém certos acontecimentos bem parecidos com fatos reais da vida do autor.
Iniciei essa história por incentivo das leituras coletivas do canal do YouTube "Ler antes de morrer", confesso que eu realmente precisava de uma motivação para encarar esse livro, já que são mais de 1000 páginas, mas a experiência valeu muito a pena, foram 20 dias lendo essa obra que me fizeram entrar totalmente na vida de David Copperfield, conhecendo mais de 50 personagens (alguns bons e outros nem tanto) e terminando cada capítulo com vontade de saber o que vai acontecer no próximo, já que o livro inicialmente foi publicado em formato de folhetim que tem a característica exata de querer prender os leitores.
Dei 4 estrelas, porque acho que o desfecho de alguns personagens poderiam ser bem melhores, existe algumas mortes "aleatórias" que parecem terem sido feitas para terminar mais rapidamente o livro.
Por fim, recomendo a leitura, um clássico de leitura extremamente acessível e com uma história muito envolvente.

Malu 02/09/2020

"Humildes somos, humildes fomos e humildes seremos"
Esse clássico da literatura britânica publicado no século XIX conta a história da vida, desde o nascimento, de David Copperfield, é contada por um David mais velho que narra os acontecimentos importantes de sua vida.

Logo no início da narrativa percebemos que não foi uma vida fácil e simples. Ele vem ao mundo já sem a presença do pai, que morreu antes de seu nascimento e o autor anuncia esse fato de uma maneira bem tocante.

Nesse primeiro capítulo, que possui foco no nascimento do David, já nos é introduzido vários personagens e ao longo da narrativa é acrescentado uma leva de outros, o interessante que esses personagens, mesmo sendo muitos, não passam nem um pouco despercebidos, eles sempre possuem uma certa relevância na vida do herói e uma personalidade muito marcante que não os deixa serem simples coadjuvantes dentro do livro.

Existem varios núcleos em que esses personagens estão inclusos, cada núcleo possui uma ligação com David mas também problemas que não se relacionam com ele, ele na maioria das vezes é um mero expectador acompahando de perto o desenrolar das tramas a sua volta.
O lado bom de contar com tantos personagens é que amenisa o fato do personagem principal ser um frouxo, facilmente manipulado e enganado, em muitos momentos da leitura passei pano pra ele por que ele era só uma criança ou por que sofreu demais e por isso ele agia como agia, mas ele não muda muito essa personalidade conforme cresce e isso fez com que eu tivesse vontade de entrar dentro do livro e falar "ACORDA PRA VIDA DAVID".

Mesmo tendo mais de 1000 páginas e se tratar de um clássico, diferente do que parece, a leitura flui muito bem, a linguagem é de fácil compreensão e a história, contando com tantos personagens fascinantes, ajuda muito a prender o leitor.

Os diálogos todos de uma riqueza impressionante, com um humor muito perspicaz ou com um teor mais dramático, parecendo uma novela, com coincidências absurdas, mascara do vilão caindo, discussões, brigas e dramas, o que não falta é drama e é muito divertido acompanhar todos esses elementos na história.

Foi o meu primeiro calhamaço e não poderia ter começado com um livro melhor, tive a oportunidade de ler em conjunto na leitura coletiva do canal Ler antes de morrer e conhecer essa história fascinante. Super recomendo essa obra, principalmente pra quem gosta de clássicos!

Leticia 02/09/2020

David Copperfield, um romance de formação, que inicialmente foi publicado no formato folhetim no século XIX. É um romance bem "novelão" e bastante romântico, romântico enquanto escola literária.

Acompanhamos o desenvolvimento de David ao longo de sua vida, uma vida de muitos percalços.Contudo, esperava um desenvolvimento maior de David e de outros personagens, ao meu ver eles passam por muitas adversidade mas continuam extremamente ingênuos e idealizados , e isso me cansava. Mas acho que isso tem mais a ver comigo que com o próprio autor, tenho implicância com o Romantismo, não é a literatura que mais me agrade.

A escrita do autor é bastante fluida, te deixa curiosa para saber o que vai ocorrer, possue muitas reviravoltas e personagens carismáticos. Foi uma leitura que gostei, mas com ressalvas.

LaAs183 01/09/2020

Experiência maravilhosa
A forma como Dickens aborda o amor, principalmente entre mãe e filho, é uma das coisas mais tocantes que já li. Por mais que muitos acontecimentos no decorrer da história sejam bastante previsíveis, a maneira como tudo é contado vai encantar toda pessoa que se aventurar por essa obra.

gabtxra 31/08/2020

"Há de tudo em David Copperfield para quem queira ter o trabalho de ler" - Sandra Guardini Vasconcelos
David Copperfield é uma narrativa em primeira pessoa e é um perfeito exemplar de um Bildungsroman - termo técnico para romance de formação - que está centralizado na sua infância, passando por sua juventude até atingir a maturidade. Ele foi lançado, primeiramente, em fascículos em jornais e lançado como livro, por Charles Dickens, em 1850.
Esse livro possui uma grande quantidade de personagens e tramas secundárias muito boas, que sempre irão “respingar” na vida de David. Muitas das pessoas apresentadas na história são descritas de maneira caricata e um pouco cômica, e podem até ser pouco desenvolvidos psicologicamente, como dizem alguns críticos de Charles Dickens, mas essa forma de escrever de nada obscurece o brilho dessa obra. Neste livro, um dos grandes pontos altos é a forma que Dickens (ou David) escolhe descrever situações e momentos de uma forma poética, utilizando de metáforas e expressões sensíveis para relatar reflexões, tristezas, satisfações e momentos terríveis da vida de Copperfield.
David Copperfield mesmo sendo o ‘“filho preferido” de Charles Dickens, não é o romance que deu sucesso e relevância ao autor, mas ajudou a consolidar sua fama na literatura Inglesa como um dos maiores romancistas de sua época. Essa obra, que tive a grande sorte de ler esse ano, me tocou profundamente devido aos seus personagens, a sua trama que não deixa pontas soltas, a sua escrita que me atingiu e marcou de forma permanente. Esse livro, mesmo com pouquíssimas infelicidades durante sua leitura,é definitivamente uma das melhores que tive nesses últimos anos
ioko 31/08/2020minha estante
Me inspirou a ler tbm! Amei

gabtxra 01/09/2020minha estante
Que bom ??

Le 31/08/2020

Narrativa longa, mas com muitos conflitos intrigantes
Uma história bem envolvente e empolgante. Quando compreendemos a finalidade do romance à época, o entretenimento por meio dos folhetins, a obra passa a ser melhor apreciada. São muitos personagens, diversos núcleos que se entrelaçam e constroem a história de "David Copperfield", protagonista que dá nome ao livro.
Muitas vezes o exagero romântico e sentimental me incomodaram bastante, e talvez, tivesse abandonado a leitura caso não soubesse do grande prestígio de Dickens e da admiração a ele por parte de escritores que admiro.
Os personagens são bastante caricatos, desde os vilões, até os mocinhos e mocinhas idealizados. A narrativa é longa, e por isso pode assustar o leitor, mas a linguagem é de fácil entendimento e bastante tranquila. Foi escrito à época para o público em geral e mesmo com reflexões propostas ao longo do romance, não encontrei grande profundidade psicológica. Um clássico romance de formação bem divertido, apesar de demorado.

Shirley.Peixe 31/08/2020

Completamente Apaixonada!
Que experiência ler este maravilhoso calhamaço! Charles Dickens, em sua semi-autobiografia, trás este romance de formação do qual nunca esquecerei!
Os personagens são especiais, a narrativa marcante - há trechos que causaram impacto e frases que geraram em mim grande reflexão, a descrição dos ambientes, das características físicas e morais, os ideais, as criticas, o final recompensador... ah, vale muito a leitura!

Michele 31/08/2020

David é um menino apaixonante que acompanhamos ao longo da vida, entre seus altos e baixos. Com muitos personagens (que às vezes até cheguei a confundir), mas todos com uma história muito boa. Só às vezes as descrições são um pouco maçantes, mas nada demais. Recomendo

Enzo.Baleeiro 30/08/2020

Minha triste e alegre despedida de Copperfild
David Copperfild e Charles Dickens, duas pessoas mescladas e emaranhadas numa só história. Foram 15 dias de leituras com vários altos e baixos, emoções de raiva, surpresa, tristreza, tédio (poucas partes mas teve) felicidade, satisfação... Enfim, ler essa obra vai além de uma história na conturbada vida do pequeno David ao adulto David (sim a história narra ele nascendo até digamos... seu amadurecimento), ler essa obra, é uma aula de romantismo/realismo, uma aula de história (vitoriana), psicologia, filosofia, e tantos outros assuntos, não é atoa que influenciou grandes autores como Kafka, Woolf, Tolstoi...

Dickens, que escreveu Copperfild em folhetins (bem novela mesmo), tem uma maneira de escrever surreal, um digníssimo observador, altos detalhes em sua narração, eu diria que um olhar quase analítico se prestarmos atenção. Temos que levar em conta seu contexto, em consequência leva muita influência do romantismo, mesmo assim, tenta apontar o mal na civilização (por mais que Dickens seje um reformista, nesse livro de 1160 páginas, senti falta dele ser mais crítico (soube que em obras mais maduras ele cumpre mais esse papel)). Várias passagens me marcou, como sua infância, novamente elogio sua maneira de escrever (aqui principalmente), outras reviravoltas e capitulos foram marcadas na minha alma, como a "Tempestade", cujo Tolstoi elogiou tanto.

Sem enrolar muito, este é um romance de formação, um gênero inaugurado por Goethe, e Dickens logo em seguida faz dele mais sucesso ainda, vemos personagens extremamente trabalhados, com inicio meio e fim. Sem contar que é a obra mais autobiográfica dele (por isso o começo desse texto). Poderia escrever uma redação sem spoilers sobre essa história, imagine então podendo entrar em detalhes sobre cada personagem. Enfim, leiam!

Alyne.Queiroz 30/08/2020

Não posso dizer que amei
Ainda não tenho um conceito bem definido sobre o livro, se eu tivesse lido sem nenhuma indicação e não soubesse que foi uma das obras mais famosas do romantismo do século 19, que vários autores como Tolstói, Dostoiévski e kafka elogiaram imensamente eu provavelmente teria largado a leitura no meio, é que o apelo romântico é exagerado demais, as mulheres são muito fofinhas, corretas, um poço de candura e tal, as que saem desse padrão tem que passar o resto da vida se penitenciando o que gera umas histórias meio indigestas, porém, como eu já tinha lido e assistido bastante sobre a obra eu abstraí esses defeitos e consegui entender a obra no contexto em que ela foi escrita, aí consegui encarar o novelão com melhores olhos

Ricardo 30/08/2020

Não é um livro monótono...
...e você pode ser cativado facilmente no começo.
Mesmo sendo romântico (vitoriano?), o livro tem suas qualidades que acho que é fora da curva (não leio muitos livros românticos para ter certeza). Grande chance de ter personagens que você terá algum sentimento sobre suas personalidades e atos. Há momentos melodramáticos que podem lhe emocionar (ou fazer rir pelo exagero). Sugiro separar dois meses para lê-lo como sua segunda leitura (se tem o costume de ler mais de um livro ao mesmo tempo).
Outro livro terminado graças a campanha de leitura coletiva do canal ler antes de morrer (YouTube). :) participe.

Clarissa Lira 30/08/2020

Um livro incomparável
Sim, um belo calhamaço! Com suas 1056 páginas nessa edição da Penguin, David Copperfield me fez sentir um misto de emoções. Chorei, ri muito, quis socar, esganar e estapear muitos personagens, mas também abraçar, beijar e amar muitos outros, com imenso carinho. Charles Dickens tem uma escrita melodiosa e poética (que aliás, eu amei!), com personagens absolutamente bem construídos e memoráveis, que com toda a certeza sentirei muita falta. Acompanhar a vida do menino David foi uma experiência incrível! Já estou me sentindo vazia após terminar a leitura. Recomendo demais!

Aline Mari 30/08/2020

Imperdível
Acabei de ler David Copperfield nesse exato momento e tantas coisas vêm à minha mente para falar desse livro que me falta organização mental para tal. Eu apenas consigo dizer que todos os elogios são poucos para esta obra, me faltam palavras e que não esperem tanto tempo para ler como eu esperei, pois é um livro cativante do início ao fim, com personagens que aos poucos tornam-se nossos amigos também e alguns até inimigos mortais. Um CLÁSSICO com letras garrafais, de respeito. O último e único livro que me emocionou desta forma foi Os Miseráveis, e já faz um tempo considerável que o li.
Jeferson 30/08/2020minha estante
Um novelao!!!

Aline Mari 30/08/2020minha estante
Sim!!! E que novelão Jeferson!

@fabio_entre.livros 30/08/2020minha estante
Calma, Aline. Quem te vê despejando essa avalanche de elogios para esse livro pode pensar que você não leu "O Conde" este ano!!!

Cleuzita 01/09/2020minha estante
Uauuu, pelo jeito você gostou muiiitttooo. Parabéns pela disciplina.

Aline Mari 13/09/2020minha estante
Kkkkkkkk...verdade Fábio! Mas olha só, David Copperfield está lá coladinho com O conde viu...rsrsrsrs

@fabio_entre.livros 13/09/2020minha estante
É... junta esses dois com Os miseráveis e pronto! Está feita a Trilogia da sua vida, né?

Aline Mari 13/09/2020minha estante
Exatamente! Por enquanto é a trilogia da minha vida sim! Rsrsrsrs... você vai ler em janeiro? Será leitura ou releitura?

@fabio_entre.livros 13/09/2020minha estante
Vai ser a primeira vez. E Dom Quixote, você ainda vai encarar este ano?

Aline Mari 13/09/2020minha estante
Mal posso esperar para saber sua opinião sobre este livro! Então, sobre Dom Quixote, ele está na minha meta e será o próximo... Espero gostar!

@fabio_entre.livros 13/09/2020minha estante
Amo demais! Chorei de rir com algumas das aventuras sem noção daquela dupla.

Aline Mari 24/09/2020minha estante
Iniciando Dom Quixote entre hoje e amanhã. Estou ansiosa!

@fabio_entre.livros 24/09/2020minha estante
:D