David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Isa 21/06/2019

Essa foi uma das melhores experiências literárias q já tive. Q livro lindo! É um livro sobre memória, essencialmente. Teve altos e baixos, claro, afinal de contas é um calhamaço. Nem todo núcleo de personagens me cativou tanto, mas definitivamente não me esquecerei da forte e engraçada tia Betsey Trotwood, da doce e protetora babá Pegotty, do Dick e sua loucura, mas nem por isso, sua sagacidade e carisma.. Do Sr. Micawber, q personagem memorável!, da angelical Agnes e até mesmo do Steerforth, q faz muita raiva ao longo do livro mas q, com o tempo, vc vai percebendo a importância dele para a vida do narrador.. Esse livro tem alguns dos parágrafos e imagens mais bonitas q eu já me deparei enquanto leitora. Com certeza vou querer reler daqui alguns anos..
Lorrany Moura 07/11/2019minha estante
Você tem essa edição, Isa? Trocaria?

Isa 02/12/2019minha estante
Oiii, não troco :/

Arthur Sayão 11/05/2019

Do abandono à glória
Clássico romance de formação (bildungsroman), acompanhamos a história de David Copperfield e sua viagem de vida pelo início da era vitoriana.

David Copperfield, considerado pelo próprio Charles Dickens como o filho preferido, traz partes autobiográficas marcantes e revela uma maturidade do personagem e do autor frente às dificuldades do passado. Escrito primeiramente em forma de folhetins (claramente observado pelas esticadas em diálogos que não agregam tanto no geral), este romance de formação é estilo um novelão dramático, mas de humor sarcástico e crítico no modo de vida de um cidadão médio da era vitoriana. Típica classe de personagem esquecida nos grandes romances até então.

A riqueza de tipos de personagens fanfarrões, características de vilões que seriam estereotipados até mesmo no cinema muitos anos depois, atmosfera sombria e o humor negro clássico britânico arrancando alguns risos em situações dramáticas, fazem da leitura desse belo romance de formação um prazer único. A sensibilidade com que Dickens coloca o pequeno David se deparando e reagindo aos diversos desafios tão cedo é um dos melhores inícios de livros que já li. Faz pena do coitado.

No meio do livro, a história esfria consideravelmente. Não que caia de qualidade, mas David passa a ter uma vida mais tranquila e os acontecimentos são marcados por longos períodos de diálogos e vida cotidiana. Momento de conhecer mais os vários personagens do início e de surgir alguns que serão cruciais na parte final: os irmãos Peggotty, os Micawber, os Wickfield, Sra Trotwood, Sr. Strong, Sr. Dick, os Steeforth, Rosa Dartle, Uriah Heep, os Spenlow... Sâo só alguns dessa miríade de personagens que permeiam a vida de David.

Dickens retrata o contexto histórico sombrio da revolução industrial inglesa, marcada pela exploração do trabalho e descrevendo uma experiência autobiográfica dura do autor que foi o trabalho infantil. Época de intenso progresso da Inglaterra, trouxe consigo um materialismo nunca visto antes, com seu lado podre pincelado em alguns momentos do livro.

Como o próprio Dickens sentiu quando o terminou, a gente conclui a obra sentindo falta da companhia diária dos inúmeros personagens marcantes, simpáticos e odiados de David Copperfield. Uma obra cara, singular, feita com esmero e paixão. Mil páginas de leitura prazerosa.

Cristiano 04/03/2019

Emocionante, espetacular, fabuloso
Certamente dos livros mais incríveis que já li.

Carlos Eduardo 18/02/2019

Sem dúvidas uma das melhores coisas que já li

Alice 13/02/2019

?Quero apenas dizer que, tudo o que tentei na vida, tentei com todo o coração fazer bem, que tudo a que me dediquei, me dediquei completamente, que nos grandes e pequenos objetivos, sempre avancei com empenho.

Nunca acreditei ser possível que qualquer habilidade natural ou aprimorada pudesse pretender ser imune à companhia das qualidades da Firmeza, Simplicidade e Trabalho duro, e esperar conquistar seu fim.
Não existe algo como a realização nesta terra.

Algum talento fortuito, alguma oportunidade privilegiada, pode dar forma ao dois lado da escada por onde alguns homens sobem, mas as voltas dessa escada devem ser feitas para suportar desgastes e danos; e não existe substituição para a Dedicação, ardente e sincero empenho. Concluo agora que nunca por as mãos em algo que não pudesse me lançar por inteiro; e nunca depreciar meu trabalho, fosse qual fosse meu trabalho, foram minhas regras de ouro.?

Marcos Scheffel 06/02/2019

o livro mais biográfico de Charles Dickens
Há um momento neste romance que David Copperfield (as iniciais ao contrário de Charles Dickens), durante sua estada na escola interna do Sr. Creakle, em que o personagem-narrador conta histórias para os demais meninos, mas em especial para o mais poderoso (Steeforth). São histórias de livros que ele tinha lido e ainda lembrava. Mesmo tomado pelo cansaço da escola (onde mais se apanhava que se aprendia), David funciona como uma espécie de Sherazade das "Mil e uma noites" e experimenta a tirania de Steeforth que quer ouvir as histórias, independente do cansaço do contador de histórias.
Esta breve história me ocorreu, pois eu também me senti um pouco como Steeforth: eu queria que o romance não acabasse que seu autor emendasse outras tantas tramas de suas personagens fantásticas: a maluca tia Betsey Trotwood, os sempre endividados Micawbers, o caráter sólido de Agnes, Uriah Heep e sua fala repetitiva de eu "sou humilde, o mais humilde dos humildes" (mas no fundo uma cobra venenosa), o mundo entre outros.
É um livro que te traz um sopro de esperança fazendo lembrar os grandes romances russos, mas com um leve toque de humor. A morte de um personagem, por exemplo, é tragicômica, pois há todo um efeito humorístico construído em torno de frases sistematicamente usadas pelo personagem .
O tamanho dos capítulos deixa transparecer claramente sua origem nos folhetins - na exata medida da sentada de um leitor do século XIX e já deixando um gancho, algo a ser resolvido que atiça a curiosidade do leitor (fórmula ainda usada nas telenovelas, mas sem a mesma força que se encontra aqui). Neste ponto, gostei muito deste tamanho regular dos capítulos.
A tradução de José Rubens Siqueira é primorosa - fato que pode ser percebido por em como o tradutor manteve aspectos de variação linguística na fala dos personagens populares. E talvez aí esteja uma grande sacada de Dickens que mostra estas pessoas simples, com sua fala em uma variedade linguística não prestigiada, mas que são capazes dos maiores gestos de amor e solidariedade com o próximo, como os senhores Peggoty e Barkis.
Só um detalhe esta edição da Cosac Naify: ela está esgotada na forma impressa - sendo vendida a preço de ouro no Estantevirtual - mas pode ser encontrada em e-book.
Estou super motivado para ler outros livros de Charles Dickens. Só falta abrir um tempo na agenda para poder mergulhar mais uma vez no universo incrível deste autor. Me senti muito tocado pela história que funcionou como uma espécie de livro de auto-ajuda no bom sentido: vale a pena lutar e manter a constância / coerência em torno de nossos ideais.

katiadantas 28/01/2019

@cadalivroqueleio
Imagine terminar um livro e não se dar por satisfeito. Querer saber mais sobre a história, como a vida do seu personagem favorito vai ser dali pra frente. Em David Copperfield você tem isso: início, meio e fim de todos os personagens.
É uma vida inteira, cheia de detalhes, histórias importantes vividas por cada um deles, ganhos e perdas, felicidades e lágrimas. Um incrível e completo romance de formação.

Esse é o primeiro romance de Dickens a ser escrito em primeira pessoa e é repleto de detalhes, com ambientações muito bem desenvolvidas.
São inúmeros personagens, com características bem definidas e desempenhando lindamente seus papéis no decorrer da história. Nós leitores nos sentimos imersos na vida de cada um, torcendo, amando e odiando Steeforth, Pegotty, tia Betsy, Emily, Agnes e claro, David.

Dickens quando planejou esse romance, tinha praticamente a mesma idade de David e escreveu sobre coisas que ele mesmo viveu.
Alguns trechos são autobiográficos, como a triste fase de sua infância, trabalhando em uma empresa; e o personagem do Senhor Micawber, que foi inspirado no próprio pai, preso por dívidas.

Gostei bastante do próprio personagem contar sua história, com vívidas descrições sobre toda sua vida e sua visão do mundo em cada etapa.
David Copperfield é sobre amor, amizade, perda, escolhas e desafios da vida.

site: https://www.instagram.com/p/BtJrvaDgn-N/

Cy 27/01/2019

Um dos grandes romances de formação da literatura
Estou encantada com esta leitura!
É um romance que me absorveu. A narrativa de Dickens é deliciosa, fluida e mais um monte de qualidades, sendo algumas delas a elegância, o velho bom humor inglês, e algumas frases muito lindas, poéticas até, que dão sutileza a algumas situações.
Os personagens são maravilhosos!!! (Tia Trotwood! *corações*). Tem personagens irritantes e outros péssimos, também (rsss) - no sentido de ruindade, aqueles que você odeia com força.
O romance é uma montanha russa de emoções: a gente sofre, chora, morre de rir, não quer largar o livro até saber que o menino está bem.
E, se nada valesse a pena, o capítulo "A tempestade" deveria ser utilidade pública. Uma amiga me chamou a atenção para a semelhança com o capítulo "A neve", de 'A Montanha Mágica', do Thomas Mann. Ambos provocam uma série de emoções no leitor devido à riqueza de descrições: temos dois marcos climáticos que têm paralelos com os sentimentos e sentidos do narrador e que ajudam a criar todo um ambiente de expectativa. "A tempestade" é um troço tão bem escrito e que toca tanto o leitor, que Tolstói o considerava "padrão pelo qual se deveria avaliar a boa ficção de todo o mundo".

Bom, eu amo livros que me causam reações intensas, e DC com certeza foi um deles. Acho que é uma ótima porta de entrada para quem quer começar a ler clássicos da literatura e também para a própria literatura do Dickens. Ele próprio o considera seu filho favorito. Vá ler!
Lili 27/01/2019minha estante
Que lindo! Leitura maravilhosa

Natalie Lagedo 27/01/2019minha estante
Gostei de David, mas acho que minha leitura não foi tão positiva por que já havia lido Grandes Esperanças e este me pareceu superior (além de ambos serem romances de formação com temas muito parecidos).

Lili 27/01/2019minha estante
Cy, a Uli tb preferiu Grandes Esperanças *mr. Bean*

Cy 29/01/2019minha estante
Êta!!!! Vamos TER que fazer esse sacrifício e ler Grandes Esperanças... nem queria. XD

Cy 29/01/2019minha estante
Natalie, eu AMO romances de formação. Inclusive, acho que isso e sagas familiares são dois dos meus temas favoritos.

Lili 02/01/2019

David Copperfield
É o primeiro livro de Dickens que leio e fiquei encantada com seu estilo. Elegância, ironia na dose certa e o adorável humor inglês.

Este livro é um 'romance de formação' bem característico, começa no nascimento do protagonista e vai até a vida adulta, contando com detalhes sua trajetória. David é uma pessoa interessante e cativante, e eu acompanhei seu crescimento torcendo muito por ele em todos os momentos. Como qualquer romance desse tipo, o que mais atrai não é o enredo, reviravoltas e afins, mas a maneira como as coisas são contadas, a construção dos personagens e a ideia que se tem de como era a vida na época. Neste caso ainda temos o 'brinde' de ser meio autobiográfico, então podemos ter vislumbres da vida de Dickens.

Recomendo muito.

Ziza 04/12/2018

Muita observação para pouca ação
Confesso aqui que estava com uma expectativa bem alta em relação ao "filho favorito" de Dickens, mas é aquela coisa, não é pq a maioria gosta que vc vai gostar também.
O início da narrativa que conta desde o nascimento até o momento que David encontra com a tia, para mim, foi o começo mais comovente que já li num romance.Sofri demais!
Porém, depois que nosso protagonista torna-se rapaz, a história tem uma brusca caída. Ele apaixona-se pela linda e tediosa Dora e, meu pai eterno, que saco! O pior de tudo é que o "mimimi sentimentalóide" ocupa booooooooooa parte ( a maior, na verdade) do livro e faz com que a narrativa fique enfadonha e aborrecida.
Aí vc me pergunta: tu não gostastes de nada? Sim, gostei sim! Meu personagem favorito foi o sr. Dick. Gente, o que é o sr. Dick? Aquela pessoinha que vai chegando de mancinho sem ser percebido e quando percebes, pá! Te conquista com seu jeito puro e doce. Amei conhecê-lo!
Outra personagem que me chamou atenção foi a tia de David, a senhora Betsey Trotwood. De primeira não parece ser a personagem mais simpática, porém no decorrer da narrativa, notamos a influencia dela tanto para David quanto para a história.
Na minha opinião nosso protagonista foi mais um observador da própria história do que a gente ativo da mesma. Tiveram duas situações em especial que fariam dele o "dono do lance", entretanto, o rapaz decidiu manter-se calado, estagnado, quieto, esperando pela ação de outros personagens para o desfecho de determinadas cenas.
De maneira geral "David Copperfield" é um bom romance de formação, pra mim não chega a ser o melhor. Ainda estou no início das leituras de Dickens.
Mariance 19/07/2019minha estante
Exatamente o que estou sentindo. ?

Dan 21/11/2019minha estante
Estou lendo o livro e tenho a mesma sensação: a observação passiva toma o espaço da ação. E digo mais: Dickens arrasta demais a narrativa. É perceptível que ele poderia sintetizar mais os acontecimentos ou pelo menos usar menos palavras para retratar várias situações. O resultado disso é a prolixidade, o texto fica cansativo. Agora, para mim, o pior livro dele que já tive contato é "A casa soturna", arrastaaaaaado demais! "Um cântico de Natal" e "Grades esperaças" amo de paixão!

Ziza 21/11/2019minha estante
Um cântico de natal é lindo, porém, confesso q fiquei desconfiada de ler GE por conta do cansaço q DC me deu!

#PandS 11/11/2018

Logo que comecei o livro, me parecia muito uma história infanto juvenil, e acho que essa é a mágica da escrita do Dickens, a cada fase da vida do David, sua escrita vai amadurecendo junto com o personagem.

Todos os personagens são muito reais, bem construídos e palpáveis. E com o crescimento da história, todos eles vão se interligando, é incrível! David é um menino muito observador, então somos bem ambientados, nos sentimos de fato como espectadores das cenas.

"É inútil lembrar o passado, a menos que exerça alguma influência sobre o presente."

site: https://www.instagram.com/p/BmwQg4TntNN/

Edna 20/10/2018

O filho predileto
"Essas, com suas perplexidades e incoerências, eram as areias movediças da minha mente."

"Esta narrativa é o registro de minhas Memórias" pag.1156
É um romance de formação, desde o seu nascimento naquela sexta-feira à meia noite em Blundestone, Reino Unido, ouviu-se o choro simultaneamente com as badaladas do relógio, chegou órfão seu pai os tinha deixado à seis meses.
David vai narrando todos os detalhes com muito sofrimento mas com uma enorme profundidade e despertando no leitor a sensação de viver a história com ele.
"Quero dizer apenas que, tudo o que tentei na vida, tentei com todo o coração.."
Ele vai crescendo fisicamente e tirando de cada etapa, de cada sofrimento, a força e o Leitor viverá trechos de sua vida tão intensos que muitas dessas páginas você não conseguirá fazer pausa até que se estabeleça uma trégua.
"Esse tempo todo, eu estava tão consciente....irremediavelmente abandonado. ..se ñ fosse pelos velhos livros....É eu era fiéis a eles, como eles a mim"
Sua Babá, Peggoty é seu porto seguro, sua amiga desde os primeiros anos felizes até surgir padrasto Sr Murdstone o carrasco, junto vom Jane a megera irmã, responsáveis pelas primeiras e turbulentas provações.
O Colégio interno que era mais uma instituição correcional para onde fora enviado pelo Padrasto.
A fábrica para trabalhos pesados, enviado logo após perder a mãe Clara.
A fuga, o trajeto e o socorro encontrado na intrigante personagem da Tia Betsey Trotwood que vai juntamente com Sr Dick, o Doutor, Micawber e a família, personagens tao cativantes que terá um papel importante durante todo o livro.
O reencontro com amigos do colégio; Traddles e seu amor pelo amigo e em tudo o que fazia , Sterfhort o arrogante, Emilly e O Sr Peggot, Martha, Ham, e o terrível Help sempre tem vilões na vida real tb.
Agnes e o seu pai Wickfield, Dora, uma trajetória incrível que te cativa e te faz voltar à história para uma releitura e com certeza várias vezes visitará os trechos maravilhosos.
Um aprendizado repleto de sofrimento mas muita determinação.
5/5

Racestari 09/10/2018

Não queria que acabasse...
Ri, chorei, amei, odiei. Caramba! Me importei com cada personagem, todos tinham muitas facetas. Que história gostosa de se ler e viver. O tal mágico que se apropriou do nome é um herege! Ninguém mais deveria usar esse nome

Gramatura Alta 19/09/2018

Sandra Guardini Vasconcelos, em um texto de apoio contido nesta edição, escreve: “David Copperfield é uma história de iniciação e de aprendizado da difícil arte de viver”, e isso define, em poucas palavras, essa história. Charles Dickens se refere a DAVID COPPERFIELD como seu filho predileto, e a leitura nos mostra que tem muito de autobiográfico nesse livro.

DAVID COPPERFIELD é um romance de formação, ou seja, a narrativa acompanha o crescimento e o desenvolvimento do personagem ao longo dos anos. Só para exemplificar, um outro romance de formação é JANE EYRE.

O próprio David narra sua história desde o nascimento. Tudo com muito sentimento e cheio de detalhes. A narrativa contempla todos os sentidos e nos fornece cheiros e gostos.

"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar. Para começar minha vida com o começo de minha vida, registro que nasci (conforme me informaram e acreditei) numa sexta-feira, à meia-noite. Notaram que o relógio começou a bater as horas e comecei a chorar simultaneamente."

DAVID COPPERFIELD é um livro repleto de sofrimento, daqueles que a gente lê com o coração apertado. Tem alguns momento vividos por David que deixam o leitor vidrado e não dá pra parar de ler enquanto o protagonista não retorna a uma situação mais estável.

Falando um pouco sobre o enredo, logo nas primeiras páginas, o que nós sabemos é que quando David nasce, seu pai já não vive mais. A mãe o cria com a ajuda de uma babá muito carinhosa. Os problemas começam quando a mãe de David se casa novamente e a presença do padrasto e de sua irmã tornam a vida de David uma sequência inacabavel de provações.

É claro que as mais de mil páginas são, em alguns momentos, bem cansativas. Não porque deixa de ser interessante, mas simplesmente pela extensão. Na verdade, o livro é interessante do começo ao fim. Os capítulos são pontuais, eles possuem um assunto bem delineado e que é relatado de forma dinâmica e sem muita enrolação. Isso faz com que o livro seja composto por vários pequenos momentos. O primeiro capítulo retrata um momento importante da vida de David; o segundo capítulo, outro momento; o terceiro outro, e assim por diante. A narrativa pula de evento para evento e não se preocupa em preencher os espaços de tempo em que nada realmente importante aconteceu.

Os personagens não possuem uma área cinza: quem é ruim, é ruim do começo ao fim; e quem é bom, nunca deixa de ser bom. Temos personagens doces que morrem logo no início, como Clara, a mãe de David; Edward Murdstone, o padrasto de David, um homem sem amor, cruel, nojento; Jane Murdstone, a irmã do pai de David, que também é uma megera; Clara Peggotty, a caseira que trabalhava na casa dos Copperfield, fiel e resignada; Betsey Trotwood, a tia distante de David, a quem ele recorre quando foge da fábrica onde era obrigado a trabalhar; Wilkins Micawber, um homem que cria amizade com David, e que é baseado no pai de Charles Dickens; Emily, a primeira paixão de David, mas que tem um destino diferente daquele que ele gostaria; Mr. Wickfield, o advogado da tia de David, que tem problemas com bebida; Agnes Wickfield, a filha do advogado, que terá uma importância fundamental no futuro de David; e assim, muitos outros personagens que, de uma forma ou de outra, são importantes na vida de David.

Copperfield, nosso protagonista, é um dos personagens mais doces que eu já conheci. Às vezes, isso até irrita, pois ele é tão bonzinho que chega a ser meio bobo, o que deixa o leitor com vontade de dar um choacalhão nele. Mas isso é muito gostoso de acompanhar, pois a gente se apega a David. E nada como um bom personagem para amenizar o peso de tantas páginas.

Adorei essa leitura. DAVID COPPERFIELD é um livro que eu vou levar pra vida, e um personagem que eu vou me lembrar para sempre. Recomendo demais esse livro. E minha dica pra quem pretende ler, é: leia com calma, aproveite cada parágrafo. Esse é um livro para ser lido sem pressa. Esse foi meu primeiro contato com Charles Dickens e eu pretendo ler outros livros do autor muito em breve. Sua narrativa é detalhista, sem ser cansativa; e profunda, sem ser maçante.

Esse também foi meu primeiro contato com uma edição da Penguin e eu me surpreendi muito. Eu já sabia que elas são pequenas e sem orelhas, então eu imaginava algo no estilo econômico. Porém, o que eu encontrei foi uma edição de ótima qualidade e fácil manuseio, uma graça.

Leia o resto da resenha, mais CINCO curiosidades sobre Charles Dickens, lá no blog. Link logo abaixo!

site: http://gettub.com.br/2018/09/19/david-copperfield-mais-cinco-curiosidades-sobre-charles-dickens/

pagina_liter 18/09/2018

Espetáculo
Que tempo inconsequente! Que tempo suspenso, feliz, bobo! De todos os tempos que o Tempo tem em suas garras, não há nenhum, do qual ao relembrar, possa sorrir e pelo qual possa sentir tanta ternura.
- página 626

Você acha que um livro de 1.154 páginas pode ser tornar cansativo?
Bem, não é o caso de David Copperfield, aliás não é caso das obras de Charles Dickens, sua narrativa é tão envolvente que toca o leitor de forma impressionante.
Como eu já esperava, baseado em outros livros lidos do autor, o trabalho de Dickens na construção dos personagens é fantástico, de forma que o leitor consegue enxergar nas entrelinhas a essência de cada personagem.
Por falar nos personagens incríveis que vão aparecendo ao longo da trama: teve alguns que me deixaram tão chateada, que senti vontade de entrar no livro e sacudi-los. Mas também houve a presença de uma personagem tão dócil que, ganhou demasiada importância ao longo da minha leitura: Dora, que apesar de surgir no meio do livro, tem um papel na história que cativa.