David Copperfield

Resenhas - David Copperfield

Ariane.Rodrigues 14/03/2021

Sobre David Copperfield
Tinha muitas expectativas
Por ser considerado o melhor de Charles Dickens esperei mais do que recebi. Mas não deixa de ser uma história com personagens cativantes, apesar de que metade deles me deixou muito irritada a história inteira. A sensação que tive foi de que eram pessoas reais que poderiam facilmente ter existido não só naquela época como também hoje. É uma trama com muitas reviravoltas também com um final que te deixa satisfeita.

Robert125 12/03/2021

Não é meu filho favorito de Charles Dickens.
Se algum dia amei e honrei um homem, amei e honrei aquele homem com toda a minha alma (p. 1037), e esse homem é David Copperfield.

De fato, é um romance de formação bem escrito e que te prende do começo ao fim, mas com ressalvas as reviravoltas que ocorrem ao longo da vida do personagem. O mais interessante de longe na obra (fora os personagens carismáticos) é o contexto histórico apresentado com uma riqueza de detalhes pelo Dickens e uma pitada crítica ao período vitoriano.

Eu não tiraria nenhuma página desse magnífico livro e só não considero meu filho favorito pelas tramas serem previsíveis e um pouco novela das 6 da Rede Globo. Para um leitor atento essa estória possuí diversas camadas que podem ser aplicadas nessa jornada chamada vida! Charles foi um escritor esplêndido e por isso "Um Conto de Natal" (1843) continua sendo meu favorito do autor.

julia_bmfm 09/03/2021

David Copperfield
O maior livro que eu já li, 1160 páginas! ?

David Copperfield foi escrito por Charles Dickens e começou a ser publicado no formato de folhetins em maio de 1849 e terminou em novembro de 1850. É um baita romance! ?

David Copperfield nasceu à meia-noite de uma sexta-feira e nunca conheceu o pai que morreu antes de seu nascimento, mas sempre contou com o carrinho da mãe e da governanta Peggotty. David era feliz até o primeiro de seus infortúnios... A mãe de David decidiu se casar de novo e escolheu um homem extremamente severo (*desalmado). Assim, o sr. Murdstone e sua irmã se mudaram para a casa.

O menino virou um fardo para os Murdstone que logo deram um jeito de mandá-lo para um colégio interno. Enquanto isso o doce espírito da pobre mãe foi esmagado, levando-a à morte. Depois desse infortúnio David é mandado para trabalhar na fábrica da família, ganhando o suficiente para ?sobreviver?. Lá ele conhece a família Micawber que sofre de graves problemas pecuniários. Depois que os Micawber partem e David se encontra totalmente sozinho ele parte em busca da tia Betsey Trotwood. É aí que a sua sorte começa a mudar...

Uma verdadeira obra de arte! ? Charles Dickens conseguiu em 1160 páginas expressar, com uma intensidade de emoções impressionante, ensinamentos profundos sobre as diferentes relações entre os seres humanos. Seja do companheirismo ao que chamamos de ?relacionamento abusivo?, David Copperfield é uma lição de vida. É romântico, é poético, é emocionante, é divertido, é engraçado, é muito mais que uma história... ??????????

Duana Rocha 08/03/2021

Sensacional!
Vou sentir saudade de acompanhar David Copperfield e todos que fizeram parte da vida dele. Leitura maravilhosa, só leiam!
Charles Dickens já tem um lugar especial no meu ? ao lado de King.

AnaPaula 07/03/2021

O valor dos relacionamentos
Drama, comédia, romance... Vários estilos em uma obra que expressa a importância dos relacionamentos na formação de quem somos.
Amei! Amei!
Dickens realmente foi genial e merece os elogios e críticas que recebe. Lerei outras obras suas.

Hugo Fagundes 05/03/2021

Obrigado, David.
A narrativa, como romance de formação, nos leva a acompanhar a história de uma pessoa extremamente incrível, que nas piores adversidades da vida manteve sua boa índole. Dickens foi genial, e digo, que gostaria e seria um prazer ter o David como amigo para aprender com ele. Mas termino o livro com a certeza de que aprendi, agradecendo por ele ter feito esse registro.

Nathalia.Ribeiro 24/02/2021

Um novelão
David Copperfield é um clássico da literatura inglesa. É um daqueles livros que não dá vontade de parar de ler. Sendo um romance de formação, conta a história do David desde sua infância até a vida adulta e os percalços durante toda a sua trajetória de vida. Conta a história de vários núcleos de personagens que em coincidências improváveis têm suas histórias entrelaçadas. Apesar da quantidade de páginas, que pode assustar, a leitura é de fácil compreensão tornando-se fluida.

alexsandernsantos 21/02/2021

Herói de sua própria vida
"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar."

Essa foi uma das frases iniciais mais marcantes que li em um livro. E no decorrer dos capítulos, cada leitor poderá chegar a conclusões diferentes sobre essa questão. Na estória, somos apresentados a diversos personagens que, direta ou indiretamente, contribuíram para a formação do caráter do protagonista. Acompanhamos a trajetória de David Copperfield desde seu nascimento até a fase adulta. Testemunhamos as alegrias e as dificuldades que ele passou. Nascido órfão de pai, David foi criado boa parte de sua infância por sua mãe, Clara. Anos mais tarde, ela se casa com o sr. Murdstone. Claro que nem a mãe, nem o filho sabiam que este seria o início de seu calvário. Caído em desgraça, o pequeno David passou por diversos infortúnios. Nesses momentos, conheceu pessoas que fariam parte de sua vida no decorrer da estória. Há muito o que falar sobre cada uma delas, mas para não me alongar, direi apenas que Agnes, tia Betsey, o sr. Peggotty, o sr. Dick e Thomas Traddles são os meus cinco personagens preferidos. Quanto aos vilões, se prepare para os desprezar fortemente. Os capítulos XXXI (Uma perda maior), LIII (Outro retrospecto), LV (Tempestade), LXII (Brilha uma luz em meu caminho) e o capítulo final (Um último retrospecto) foram os mais marcantes para mim. Se você, leitor, tiver a disposição para se aventurar nessa linda estória, certamente terá um misto de sentimentos do início ao fim.

Em busca do protagonismo de sua vida, David foi imaturo e passivo em muitos momentos. Fez uma péssima amizade. Teve um "indisciplinado coração" em suas relações amorosas. Mas desde pequeno foi muito persistente. Nunca desistiu em meio às adversidades que surgiram. Batalhou muito e conseguiu ganhar notoriedade. Foi o herói de sua própria vida, porém, nada teria conseguido sem a ajuda das boas pessoas que entraram em seu caminho.

Esse é um livro leve e cativante, escrito por um dos maiores escritores da literatura universal. Foi o primeiro romance do autor que li, e gostei muito. Mesmo sendo um calhamaço, a leitura foi bem leve e descontraída. Recomendo este livro, que é "o filho preferido de Charles Dickens"!
Aletheia (@almaletrada) 22/02/2021minha estante
David Coperfield é um romance de formação.

alexsandernsantos 22/02/2021minha estante
Sim! Eu ia inserir essa informação, mas preferi deixar nas entrelinhas. Obrigado pelo comentário!

Juliana.Souza 19/02/2021

Agora entendo porque esta obra é a preferida de seu autor!
"Em minha observação da natureza humana, sempre soube que um homem que tem alguma boa razão para acreditar em si mesmo não deve se exibir diante dos outros para que acreditam nele."

Pouquíssimas vezes me envolvi de forma tão arrebatadora e profunda com os personagens. Este livro me levou a conhecer sentimentos que nem sabia que existiam, e isso de forma tão natural, tocante e leve, mesmo com as mil e tantas páginas, em momento algum eu me entediei, pelo contrário, lia por horas e nem notava o tempo passando.
Enfim, perfeito.
IzaBrum 22/02/2021minha estante
Olá, tudo bem? A escrita desse livro é mais leve, ou lembra mais a dos clássicos?

Juliana.Souza 22/02/2021minha estante
oie, tudo sim :) eu não diria que ele é um livro muito pesado, mas tem que se atentar muito aos diálogos pq o Dickens sempre deixa algo subentendido nas falas dos personagens.

IzaBrum 22/02/2021minha estante
Aaaaah sim!! Não sou dos clássicos sabe?! Não costumo gostar muito, mas esse tenho curiosidade de ler..
Vou por na wishlist ??

calculanjos 16/02/2021

Clássicos que não decepcionam
Decidi ler esse livro após ele ser citado nas primeiras páginas de The Catcher in the rye, esse livro é bem leve e tem uma trama bem característica da época em que foi escrita. Narra infelicidades mas também romances e outras coisas boas que a vida pode dar.

Augusto Pássaro 10/02/2021

Um clássico vitoriano nada vitoriano.
Assim como a maioria dos romances de folhetim, este apresenta um cozimento em fogo muito baixo, mas isso é compensado pela falta de profundidade psicológica dos personagens. Alguns consideram este fato um ponto fraco no livro, mas pra mim isso ajudou no desenvolvimento da estória, afinal, não se trata de um romance russo.Confesso que apreciei mais o primeiro e o último quarto do livro. A narrativa perde bastante o ritmo na metade, mas retoma nas últimas 300 páginas.

Os mais de 50 personagens, muito bem apresentados e desenvolvidos ajudam muito o livro a não focar apenas no personagem principal, e eu diria que neste ponto o autor tem uma ótima "câmera". A precisão da escrita é outro ponto muito forte deste clássico; cada frase traz muito conteúdo, beleza e poesia.

Livro altamente recomendado, mas com ressalvas para leitores de primeira viagem. Ele exige certo nível de paciência, o que é abundantemente recompensado ao término da última página.

Augusto Pássaro 10/02/2021

Um clássico vitoriano nada vitoriano.

Alana 05/02/2021

Incrível
Esse livro é a perfeita autobiografia de alguém que jamais existiu. A vida de David Copperfield é feita de autos e baixos e grandes reviravoltas.

Fernanda.Marques 03/02/2021

5/12 livros para 2021
Que livro mais gostoso de ler! Apesar do calhamaço assustar por fora, por dentro é de uma fluidez sensacional!
Personagens tão tão bem contruidos e fiquei impressionada em como a história de amarra tão perfeita, como cada personagem tem um final e a história toda é conectada!
Amooo romances de formação!

Erick.Silva 02/02/2021

Mais um clássico do mestre
Charles Dickens simplesmente não tem livro ruim! Esse tem 1300 páginas e li muito mais rápido do que outros livros de 600 ou 700. A fluidez dos seus contos é maravilhosa e esse livro em especial é interessante por conter traços da história do autor. É muito bom poder imaginar como foi a vida de um dos mestres da literatura, que inspirou e continua inspirando tanta gente.
Recomendo demais, assim como qualquer outro livro dele!