O jovem

O jovem Annie Ernaux

Resenhas - O jovem

eidam 07/01/2023

Nostalgia
Este é um livro sobre memória e juventude. Regado de saudosismo e nostalgia, do tempo que se foi e das pessoas que um dia foi; o apego ao novo que remete ao passado e a certeza de que é impossível voltar ao que se era antes. Aos 54 anos, namorando um jovem de 25, a narradora relata as vivências de seu relacionamento e as lembranças de sua própria juventude, já tão distante, e de certa forma, inalcançável. Todas as pessoas que ela já foi ainda vivem, mesmo que apenas em forma de memória saudosa.
Gostei do livro. Gosto muito da sensação nostálgica dele e das reflexões da narradora no decorrer da história. Fiquei com vontade de conhecer mais obras da autora.

Paulinha 06/01/2023

Curto demais, mas instigante o suficiente
Ganhadora do Nobel de Literatura 2022, Ernaux estava rondando a minha lista de "livros que quero ler" há algum tempo, porém, somente hoje comecei a me embrenhar pela bandas da francesa com "O Jovem". Fiquei por mais de uma semana na expectativa do livro chegar, logo de cara me assustei com o pequeno tamanho. Em exatos 25 minutos finalizei a leitura com a sensação de que esperava mais, ao mesmo tempo fiquei instigada com a escrita fluida e direta da autora. Tive a sensação de que quero saber mais sobre a sua vida, suas vivências e também romances. Fiquei intrigada sobre o relacionamento com o marido da época em q teve o jovem amante (a fofoqueira q habita em mim precisa disso). :)

Karina 05/01/2023

Resenha do Livro O Jovem da autor Francesa Annie Ernaux
Tema: relacionamento amoroso marcado pela diferença de idade.
A autora conta a experiência que teve através de uma relação amorosa com um homem mais jovem, ela com 54 anos ele com 25 anos.
As consequências desta relação são lindamente descritas, primeiro a impressão da autora e todos os seus questionamentos, enfrentamentos e aprendizados.
Depois tem um pouco do que passaram frente a sociedade de 1990, da para imaginar né
Um livro direto, sem delongas, forte e questionador de tudo que há dentro de nós e na nossa sociedade.
Por ser curto queremos e esperamos mais quando o livro acaba.
Páginas 56
Nota 9/10

Isabela1136 05/01/2023

Bom, mas...
acho que esperava mais. ernaux escreve maravilhosamente bem, contudo, achei a descrição de seu relacionamento um tanto quanto superficial. inicia-se com um desejo ardente e termina de maneira abrupta (o livro, quero dizer). gosto das descrições dela sobre como as pessoas se portam diante de sua relação e de como ele, o jovem, a vê. quero ler outros.

meriam lazaro 05/01/2023

O Jovem
Enamorar-se de alguém mais jovem possibilita reviver a própria juventude perdida? Nos anos noventa, Annie, 54 anos, namorou A., 25 anos. Embora feliz, não deixava de perceber a tradicional reprovação da sociedade quando estavam em público: "ele tem idade para ser filho dela!". Mais ou menos em 50 páginas, de autoficção (?), sem deixar nada a desejar (a não ser o desejo de ler toda a obra dela mais os rascunhos), ao falar da relação amorosa, a escritora investiga temas que lhe são caros, como: a escrita, a memória, o envelhecimento, questões do feminino. Numa passagem, conta que em certo dia, enquanto o casal almoçava num café, em Madri, tocou "Don't Make Me Over", canção que tocava nos alojamentos universitários das moças quando era estudante. Transportada a novembro de 1963, reviveu sua busca perturbadora pelas ruas da cidade de Rouen, a fim de localizar a placa de um médico para... Opa! Esse acontecimento é de outro livro. Meus pequenos pitacos sobre a leitura.

Acompanhamento musical: "Don't Make Me Over", Dionne Warwick.

Vicente.Sanches 04/01/2023

Muito bom!
Primeiro livro que leio de Ernaux, meio como um prelúdio à leitura dos outros lançados em língua portuguesa em 2022. Não me incomodei com a brevidade. Pelo contrário, me agradou muito a maneira concisa e afiada com que a autora desenrola a narrativa e analisa os fatos, os lugares, as pessoas, e sobretudo, ela mesma. Um ótimo curta-metragem (rs).

tooonho 04/01/2023

o texto é curto, mas fortíssimo. annie é genial e, em poucas páginas, a gente entra tanto na história dela que é quase como se víssemos um filme. bom demais.

Milena 03/01/2023

Primeiro do ano
Maravilhoso incrível lindo lindo lindo lindo lindo

Uma escrita muito fluida e muito potente. Já me apaixonei pela autora.

Andressa Klemberg 30/12/2022

Belas reflexões
É basicamente um artigo, um texto curto que fecha 37 páginas de reflexões incrivelmente perspicazes da autora. Admiro muito que suas verdades sem pudores tenham conquistado espaço na literatura francesa e mundial, levando a autora a receber o Nobel. O que ela escreve é sincero, objetivo e sem pretensão de estar certa ou errada, apenas de refletir sobre o que existe e ela sente. É umas experiência e tanto ler suas palavras, mas quando disseram que esse seria um livro inédito da autora eu esperava um texto mais longo, de pelo menos 70 páginas, então fiquei com a impressão de que lia um pequeno conto e não um livro.

Felip_ 30/12/2022

godard das letras
nouvelle vague em formato de livro, um conjunto (curtinho) de reflexões sobre o relacionamento dela com um jovem. achei muito cool, descolado e um tipo se escrita que me envolveu muito. quero ler tudo dessa mulher.

Italo 30/12/2022

Peguei esse livreto porque achei a capa bonita e fui rapidamente envolvido pela história sendo contada. Mas honestamente é tão curto que eu nem sei ao certo opinar sobre. Acho que gostei.

Gabrielle Lima 29/12/2022

Eu gostei muito desse livro. Pequeno na quantidade de páginas, mas com reflexões certeiras a partir do desenrolar de uma história. Gostei muito, esse foi o primeiro livro dessa autora que tive contato e já pretendo procurar outras obras. Amei pensar sobre envelhecimento a partir dessa leitura.