Ontem à noite

Resenhas - Ontem à noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gi 06/07/2024

Inexplicável
?As oportunidades que temos na vida são como portas que se abrem rápido e se fecham com tudo, para sempre. Você nem sempre percebe quando elas estão abertas ou recebe qualquer aviso de quando vão fechar. Se não corre para entrar quando tem a chance, já era.
Mas ninguém quer ouvir que sua chance de ser feliz pode ter passado. Ninguém quer lidar com o fato de que, às vezes, o diem que a gente carpe não é mais o que a gente queria carpear?

Esse livro foi um verdadeiro acontecimento na minha vida de leitora.
Tem como narradora a Eve, gótica por natureza, aos 34 anos a maior preciosidade é seu grupo de amigos: Ed, Susie e Justin.
Mas em uma noite fatídica, o quarteto vira um trio, e a partir de então o mundo de Eve muda completamente.

?Isso é o que eu não sabia sobre a perda: também ganhamos algo. Passamos a carregar um peso que nunca sentimos antes. Nunca fica no passado. Está sempre ao nosso lado.?

É um livro sobre amizade, mas além disso retrata as relações humanas de uma forma tão genuína, com seus problemas pessoais, qualidades e defeitos também. A autora cria personagens verdadeiros, com camadas profundas. Diferentemente do que eu já li, não é um romance bobinho (que costumeiramente me deixa com raiva, devido falta de comunicação e etc), é um romance adulto, onde eu consegui me apaixonar junto com Eve e, como dito no próprio livro, o casal se salva mutuamente.

?? Sei que sou uma guarda-costas patética e estou usando uma saia com estampa de esquilos dançantes, mas? deixa eu te salvar! ? falo num impulso, meio chorando, meio rindo.
? Ah, Evelyn Harris? você já me salvou ? diz ???, acariciando meu rosto.?

O livro não tem um vilão, mas todos temos um lado ruim e que, por vezes, somos os vilões na vida do outro, e é disso que o livro se trata.

Com ele consegui chorar copiosamente, dar gargalhadas das piadas excêntricas e de situações cabulosas (a cena do corredor do hotel foi demais), me sentir apaixonada, lembrar de situações que já vivenciei e, também refletir sobre acontecimentos da vida humana.

Se tornou um dos meus preferidos, sem dúvida alguma, irei me lembrar dele e sempre retornar para minhas anotações!

?? Está tudo bem, viu ? diz ele, baixinho. ? Você tem permissão.
? Permissão do quê?
? De estar viva. De seguir em frente.?

Ma 04/07/2024

Surpreendeu
Eu não esperava nada desse livro, literalmente. Comecei a ler por uma indicação, mas mal sabia do que se tratava. Sabia que trazia assuntos importantes e delicados como amor, luto, amizade, etc, mas não sabia o que esperar. E quando percebi, já tinha terminado o livro. A história é envolvente, e por mais que esteja pendendo pra um drama, a autora consegue cativar com uma linguagem cômica (e bem britânica). Mhairi se aventura nas emoções mais complicadas, como ciúmes, raiva e egoísmo, de forma natural, e consegue mostrar como os personagens superam aos poucos cada um desses sentimentos. E, claro, o livro também tem um grande foco no assunto de amizade, e em como podem ser complicadas, mas ainda assim valem a pena.

03/07/2024

Amei
Só não dei uma nota melhor pq achei que autora deixou tudo pro final... como se ela tivesse que acabar logo de escrever o livro e então jogou tudo nos ultimos 10%, só que acabou que ficou tudo muito corrido. Eu esperava também mais desenvolvimento do casal, do nada eles confessam esse amor todo depois de alguns momentos juntos kkkkk. Mas enfim, tirando isso, amei muito o livro, é otimo pra sair da ressaca literária e o casal é perfeito!!

Gislaine.Carvalho 03/07/2024

Esse livro foi uma grata surpresa, comecei achando que iria ser uma coisa mas ele foi para outro lado e quando pensei, agora vai, ele mudou de direção novamente, eu amei e esse vai ficar com certeza nos favoritos de 2024

Mariana 03/07/2024

Eu amei tanto!!! Tem um detalhe que eu confesso que mudaria. Era algo que precisava acontecer mas eu gostaria de ter visto de outra forma. Mesmo assim, não estragou minha experiência. Recomendo ??

sab. 03/07/2024

Houve uma decepção que não sei dizer se foi por uma quebra de expectativa bastante pessoal ou se a história realmente desandou.

esse foi sem dúvidas um dos livros que eu mais senti, aqui o luto eh tao bem descrito que eu senti como se estivesse revivendo o meu ? fator que me fez chorar HORRORES durante os primeiros 30%

já resumindo, os 50% finais me decepcionaram bastante. o livro troca de narrativa e ainda que continue trocando na pauta do luto da personagem, eu sinto que eh quase como se fosse um outro livro, sabe? não senti um aprofundamento realmente eficiente. eh claro que existem conversas muito cirúrgicas trocadas entre a protagonista e o futuro par romântico dela, mas mesmo assim eu sinto como se o tópico principal tivesse sido deixado de lado.

sinto também que as vezes a autora passa MUITO tempo em uma só cena, quando não precisava ser assim, e que certos acontecimentos e sentimentos sentidos pela protagonista são colocados de forma muito breve, não tendo um real desenvolvimento.

enfim, acho que se o livro fosse focado no luto vivenciado pelo grupo de amigos e se não colocasse um romance romântico, teria maiores chances de se tornar um favorito ? tal qual eu estava sentindo que seria no início.
sandy 03/07/2024minha estante
eu lendo sua resenha em 26% do livro: ?

sab. 04/07/2024minha estante
kkkkkk espero que sua experiência seja diferente da minha!

sandy 05/07/2024minha estante
até agora eu tô amando

Séfora 01/07/2024

Entrou pra lista de favoritos
Bendita seja a moça que fez um vídeo no TikTok falando desse livro e dizendo para ler sem muitas informações. Imediatamente eu comprei e comecei a ler.

No começo achei meio chato, pensei até em desistir, mas algumas páginas depois eu já estava completamente imersa.

O livro é um romance, sim, mas longe dos clichês. É um romance tão adulto, tão possível, maduro. O livro tem aquela coisinha gostosa de uma comédia romântica, mas com uma profundidade de coisas que te fazem refletir.

É leve ao mesmo tempo que tem seu peso.
Entrou para um dos favoritos!

Caroline1321 30/06/2024

Amei
Um romance com personagens adultos com atitudes reais e maduras. Fala sobre luto, superação, amor, amizade e autoconhecimento.

Gostei muito da personalidade e do senso de humor da protagonista, assim como seu crescimento ao longo da leitura.

Fui bem surpreendida com alguns acontecimentos e personagens.

mariana 29/06/2024

Existe algo muito bonito em tratar a morte como algo real
Esse livro foi com certeza ..... algo.

peguei ele pra ler depois de alguém no twitter ter falado que "esse livro mudou a vida dela" e posso dizer que esse livro também teve um efeito em mim.

acho que foi um dos livros de romance com pessoas mais reais que já li. seres humanos falhos e que guardam segredos, que deixam de se comunicar, que são ingênuos, que são manipuladores. é um grupo de amigos que claramente se completa mas tem TANTA coisa escondida entre eles mesmos que fica nítido quantas bagunça tá embaixo do tapete.
eu adorei ler sobre vidas e amizades reais. inclusive, estava gostando mais do livro com o desdobramento do luto e como ele é cruel do que depois que o romance começou a se desenvolver.

o livro funcionou mais para mim como uma espécie de auto ajuda e lidando com o sentimento de ficar nesse plano quando alguém tão querido se vai (física ou emocionalmente, igual o pai com demência). o romance para mim não foi o ponto alto do livro e talvez seja por isso que eu não me conectei com o casal. eu queria muito desbravar as características deles, os traumas, o que deixou eles irritados, tudo.
mas entendi que o romance funcionou como uma "forma de mostrar que os dois ajudam a se curar" , como foi dito no final.

"como pode alguém ter morrido e você ainda preferir peperoni a presunto?"

"você tem permissão de estar viva. de seguir em frente" - essa aqui realmente parei e olhei pro teto uns 10 min antes de voltar a ler

"se eu tratar ele bem, encontrar um lugar para ele ficar... É o maior jeito de provar a mim mesmo que não sou igual a ele. Quando ele morrer, minha consciência vai estar limpa. vai ser uma vitória"

Julia 27/06/2024

Gostei
Adorei o desenvolvimento dos personagens, principalmente da protagonista. Ela evolui muito durante o livro e é muito legal de acompanhar. Uma história de luto e superação.

Gislaine.Carvalho 27/06/2024minha estante
Eu quero tanto ler mas estou com medo kkk, é um romance? Tem casal que fica junto? Estou com medo e curiosa

Inaiara3 27/06/2024minha estante
Tem romance, tem luto, tem casal que fica junto kkkkk
Pode ir sem medo

Vitoria293 25/06/2024

A história foi muito comovente e me vi sentindo como a protagonista, e é exatamente o livro que eu precisava. Um livro real e sem medo de decepcionar mas que surpreende tanto.

?Ver alguém que você conhece muito bem num contexto diferente é sempre estranho e um tanto impressionante. Você percebe que só aluga aquela pessoa por um tempo, que ela tem outras vidas além da que você conhece.?

LuAsa163 21/06/2024

Nem tudo é o que parece PS: o livro mais engraçado que já li
Sem dúvidas alguma, é um dos melhores livros que já li!
A personagem principal, Eve, narra os acontecimentos e só temos a visão dela dos fatos. E podem apostar, é por isso que o livro é tão engraçado e cheio de reviravoltas surpreendentes. Vocês não fazem ideia dos plot twists que esse livro teve, eu fiquei em completo CHOQUE.
Leiam esse livro se quiserem rir do começo ao fim, eu ri de gargalhar sem brincadeira!

A Eve é uma personagem diferente das que eu já li, ela é gótica mas não de um jeito que normalmente imaginamos, esquisita e que gosta de anime e rock pesado, kkkkkk. Ela é insegura e passou 20 anos apaixonada por uma pessoa que ela jamais teria, até teria mas....
Ela não tinha confiança em si mesma, é tão triste! A eve é muito engraçada, tem um estilo próprio e é muito gentil. Ela é empática e MUITO pensativa, ela realmente acredita fielmente nos amigos e fiquei triste com isso no decorrer da história quando a trama foi se desenrolando.

Um dos personagens - que eu não vou citar para não estragar a leitura de quem vai ler - é o típico cara que as pessoas acham que é bonzinho, que jamais faria alguma coisa, mas só a carinha mesmo! FALSO. Mas no final deu tudo certo.

O Justin é um amor, engraçado do mesmo jeito que eu, com suas piadas cômicas que nem todos entenderiam. Ele é um amor e queria que tivesse mais enredo do coitado.

Por fim, finley, o MELHOR PERSONAGEM DESSE LIVRO. Vocês não fazem ideia de como ele é incrível, nossa, tão racional e sentimental também... Ele é tão engraçado, sério, ele é incrível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5