Não sou a filha perfeita

Não sou a filha perfeita Erika L. Sánchez

Resenhas - Não sou a filha perfeita

Elisa.Binelli 27/04/2024

Quem é a filha perfeita?
Comecei a amar o livro dos 40% para a frente, ele demorou para me prender.
Gostei da forma que foi desenvolvido... não se trata apenas da busca da Júlia para entender quem era de fato sua falecida irmã (apesar de isso ser muito importante e impactante na trama) mas sobre quem é a Júlia real, a Júlia que não se parece em quase nada com a Olga e que mesmo assim a amava e está vivendo seu luto.

Também tem todas as questões envolvendo a cultura e costumes mexicanos, pois a protagonista se vê em conflito constante com sua família por "fugir" do que consideram o caminho certo a ser seguido por uma boa moça mexicana. Mas afinal a Júlia cresceu nos EUA e não no México, apesar de a história e vivências de sua família serem sim válidas e importantes.

A falta de diálogo entre a família também foi algo muito impactante, o pouco que a protagonista conhecia de verdade seus pais e vice-versa. O quanto em nossas vidas julgamos nossos familiares sem sentir na pele tudo o que passaram? E quanto nós somos julgados também? As relações são difíceis, somos diferentes dos nossos pais... mas será que somos mesmo tão diferentes assim?

Enfim... o livro trata de relações familiares, luto, memórias, saúde mental, a busca pelos nossos sonhos, a vida de imigrantes em países estrangeiros e o que os fez sair de sua terra natal. É um livro com um olhar jovem sobre tudo isso, que ao se conhecer conhece também o mundo.