Na praia

Resenhas - Na praia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karol 04/06/2024

Triste e profundo
É um mergulho profundo nas inseguranças e paixões de um casal em sua primeira noite juntos, com todas as expectativas criadas por eles mesmos e até pela sociedade em relacao ao que deve ocorrer entre ambos. Os catastróficos picos de ansiedade, a falta de conhecimento e diálogo, a imaturidade das personagens e várias memórias marcam a evolução do livro, que é em rapidinho, mas é uma pedrada emocional. Achei impactante.

Carla.Madlen 28/05/2024

Envolvente
Gostei dos níveis de leitura que o livro apresenta ao leitor.
O tema abordado e o implícito nas sublinhas do enredo, o implícito e o explicito esse mix faz essa obra ser o que ela é.
Simples e ao mesmo tempo um carretel que tece os personagens aos poucos?

Lusia.Nicolino 24/05/2024

O que sonhamos, pode estar a um passo e, mesmo assim, muitas vezes não alcançamos.
Gosto muito de Ian e não conhecia Na praia, que recebi pela Tag Curadoria. Parece até uma história inocente, mas é preciso entender o contexto e as entrelinhas para confirmar, mais uma vez, que a vida pode ser uma complicação só, desencadeada por atitudes simples que deixamos de tomar. Estamos em 1962 para conhecer Edward e Florence. Ele, um historiador de pós-graduação, e ela uma violinista com sonhos do seu tamanho. Se conhecem por acaso e, apesar da diferença social entre eles, avançam para um casamento. Praticamente a última geração que esperava pelo casamento para experimentar o sexo. A tão ansiada lua de mel é na praia e, neste ponto, paramos, porque o que acontece na praia, fica na praia, a menos que você invista na leitura e descubra que tudo o que buscamos, o que sonhamos, pode estar a um passo e, mesmo assim, muitas vezes não alcançamos. Para mim, um livro incrível!

Quote: "É assim que todo o curso de uma vida pode ser desviado – por não se fazer nada. Na praia de Chesil, ele poderia ter gritado o nome de Florence, poderia ter ido atrás dela. Ele não sabia, ou não teria querido saber, que, enquanto ela fugia, certa na sua dor de que o estava perdendo, nunca o amara tanto, ou mais desesperadamente, e que o som da voz dele teria sido seu resgate, e que ela teria voltado atrás."

Dani 23/05/2024

Ian McEwan chamou minha atenção em "Enclausurado", mas foi em "Reparação" que além de partir meu coração em pedacinhos menores que o vaso da família, ele me conquistou e me fez querer ler tudo tudo tudo que ele já escreveu.
O escolhido foi "Na praia", e ok, ele não roubou o lugar de Reparação mas eu vi tanto desse livro ali tbm.
Um cenário, um casal, e o peso do mundo, tudo isso sendo contado em poucas páginas, com camadas que me espanto de ver.

E mais uma vez os "e se..." permanecem
Nay Lopes 04/06/2024minha estante
4.5 Uhuuuu!

elizarquivo 15/05/2024

Faz repensar sobre relações
De uma sensibilidade ímpar. Nos faz mergulhar na experiência do casal, nos milhares de feixes de passado e de presente que levam os dois ao seu destino.
Acho que a mensagem que fica da leitura é sobre o poder que a comunicação (e a falta dela) tem na conexão entre pessoas.

Victor Vale 09/05/2024

De uma inocência tão doce diante da carnalidade do sexo. Os meandros da mente bem explorados nos jovens personagens tão convictos de seus valores de uma forma que só os jovens conseguem ser. Belo livro.

CeciliaFAC 06/05/2024

Curto, porém reflexivo
Livro com escrita leve, curtinho, que faz vc refletir sobre as dualidades da vida, tomando partido em cada ponto com os protagonista. Recomendação certa!

Gustavo 04/05/2024

Dois personagens aprisionados na inércia de uma incomunicabilidade latente - prometem um amor artificial, dissonante, que não encontra diálogo para se sustentar.

Armados e perdidos com seus traumas e questões mal resolvidas, se orientam apenas por um farol social que os cega e os atormenta com sua luz moralizante.

Um romance breve em suas 130 páginas, mas que oferece uma profusão de subjetividades, questões e um material farto para pensar nas possibilidades da vida.

Yaruro 30/04/2024

Gostei do livro! A escrita é bastante boa y traz acontecimentos importantes da época. Não é meu tipo de livro, por isso não foi tão fluida a leitura, mas para quem gosta do romance com um toque de história, este livro e perfeito.

taisbellini 22/04/2024

Rápido e detalhado
Uma leitura curta, 130 páginas, de uma narrativa envolvente e fluida. O autor descreve de forma detalhada os sentimentos dos personagens, que nós, como leitores, conseguimos nos identificar com facilidade. Gostei bastante e fiquei envolvida na história do início ao fim.

Marcelo1415 21/04/2024

Reflexão
De início achei maçante. Quer dizer ainda achei, principalmente os capítulos do passado, já a história presente é tocante e profunda. Na praia, realmente há uma limpeza, passado fica lá. Flo luta muito consigo para tentar ser uma esposa exemplar. Mas seu marido não a entende até muito mais tarde em sua vida, até tarde demais.

Andrea170 21/04/2024

Amor, Idealização ecomunicação (ou falta dela)
Leitura fluida, de muita sutileza e subtexto. História de um amor em sua crueza e crueldade profundamente marcado pela sua época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5