Se você pudesse ver o sol

Se você pudesse ver o sol Ann Liang

Resenhas - Se Você Pudesse Ver o Sol

nielersz 17/05/2024

?Para viver bem, você deve aprender a se ver primeiro.?

mds esse livro é uma obra de arte, eu vou chorar.

yutagiota 17/05/2024

Achei uma grande demonstração de como o capitalismo age em nossas vidas
Gostei do livro, pq me identifiquei muito com a principal. As cenas em que ela falava o quão insuportavel era ver os colegas vestindo roupas caras e esbanjando dinheiro me pegaram bem no fundo, fiquei extremamente triste pq é a realidade.
Também achei interessante a escassez na descrição das características físicas dela, eu mal conseguia imaginar seu rosto, altura, nem nada...como se ela realmente fosse invísivel.

Ótimo livro!

lvxzee 12/05/2024

Desde que iniciei esta leitura me senti vendo um cdrama.
Nela conhecemos Alice Sun, uma menina bolsista em uma renomada escola internacional na China, que precisa arrumar uma maneira de ganhar dinheiro para conseguir continuar pagando as mensalidades.

Uma grande aventura, sobre amadurecimento, a adolescência, amizades e com uma pintadinha de romance no final que com certeza vai te deixar com coração quentinho!

morango3 08/05/2024

Não tão clichê, mas ainda assim clichê
O livro em si é bem legal e foi uma leitura tranquila, e mesmo que tenha um pequeno clichê na parte do romance e até na própria situação, é divertido. o henry é um querido e eu adoraria que tivéssemos mais conteúdo sobre esses dois. descobri que aparentemente tem ou vai ter um dorama baseado no livro, e sinceramente não coloco muita fé, mas mesmo assim verei. acabou que no final me identifiquei mais com a Alice do que eu queria, e o motivo por trás da invisibilidade já era meio esperado, mas mesmo assim legal de descobrir/confirmar, principalmente a questão em aberto do professor de inglês. acho que as críticas a diferença de classes foram boas, mas faltou algo. no final teve uma frase muito legal sobre, e eu queria que o livro inteiro seguisse esse mesmo raciocínio.

"Os negligenciados, os azarados, os que querem mais do que receberam. Aqueles que têm que rastejar, raspar e lutar para se erguer de baixo, que têm que manipular um sistema projetado contra eles. Sempre os primeiros a serem punidos e culpabilizados quando as coisas dão errado. Sempre os últimos a serem vistos, a serem salvos."

enfim, recomendo pra quem procura algo legal pra ler, ou se estiver com ressaca literária. henry e alice top 10 melhores casais, uns amores.

Mab 08/05/2024

Fofo e reflexivo!!!
A história é bem viciante e envolvente!! A gente quer descobrir como que a Alice começa a ficar invisível e tudo que ela pode descobrir!!! No final você ta torcendo tanto pro casal e para tudo dar certo pra ela na escola, que até acaba esquecendo sobre esse ponto KKKKKK incrível!! Amei!!! Alice e o Henry são muitoooooo fofinhos??
Mab 08/05/2024minha estante
( mas é sério, como que ela fica invisível?? Será que isso vai continuar acontecendo ou era só para ela se conhecer e se desenvolver??? ?

Ala_skx 05/05/2024

Bem adolescente
Confesso que li o livro pela capa a princípio, porém, com o tempo, não consegui parar de ler até acabar.
A história fala sobre uma menina com uma posição econômica não muito boa que estuda em uma escola de gente rica graças a uma bolsa de estudos de 50%. Por querer ser vista e conhecida, ela mergulha pra caramba nos estudos, ganhando prêmios e o reconhecimento dos professores, mas sempre fica em segundo lugar comparado ao número um Henry Li, seu rival, o qual odeia profundamente.

Em um certo dia, Alice Sun descobre que consegue ficar invisível e, por não conseguir pensar em nada, pede ajuda pra Henry e então cria uma parceria com ele.

Eu gostei bastante dessa leitura, mas algumas coisas me incomodaram um pouco, como o fato de não explicarem o desenvolverem a invisibilidade dela. A autora criou um sistema pra que isso possa ser usado (inclusive isso é o que faz o livro ter uma história), mas não explica nem por que ela é a única que consegue ficar invisível, nem nada, e foi algo que sumiu quando não foi mais usado. Outra coisa foi o título que eu achei que não combinou com o livro. De resto a história é boa, o casal é desenvolvido, você entende a protagonista, os conflitos são bons e a resolução é interessante.

Pra finalizar, uma frase:
"Tudo é temporário, Yan Yan. E essa é mais uma razão para aproveitar tudo o que está à sua frente enquanto ainda estiver lá."

Helô 03/05/2024

~I was so ahead of the curve, the curve became a sphere~
De todas as coisas no mundo que me poderiam fazer enxergar e compreender algo, essa foi a mais forte.

Eu comecei lendo achando que era um romance básico clichê fofo. Ele é isso, mas é muito mais.
O livro toca em tópicos delicados e tão reais que misturados com a fantasia delicada ficam perfeitos.

A importância que esse livro traz é enorme. Ele tocou na xenofobia que a Alice e seus pais sofreram no EUA, que me doeu tanto quando lia. Por conta que é real! Ela é tão verdadeira quanto minha existência a existência da vida. É tão ruim o quanto os humanos podem ser ruins, e serem adorados, como se fossem ouro.

O livro também tocou em diferença de classe; o livro inteiro a escola dizia que aceitava todos os alunos de todas as classes sociais. Mas, desse jeito? O tanto que os humanos (não em geral) adoram o dinheiro e o colocam como pilar principal de sua vida não é escrito. Doí pensar no quanto certas pessoas lutam por uma vida com dignidade, ficando noites sem dormir, trabalhando além do seu turno, sendo perfeccionistas, ouvindo críticas para chegar em casa e ver que pessoas ganham muito mais dinheiro do que elas dançando musicas ou falando baboseiras na internet.

A Alice coloca um peso enorme em suas costas, ela estuda, estuda e estuda. É como se tudo na sua vida dependesse de estudo, e, de uma forma até que o estudo depende. Mas as notas. A escola coloca um peso de que se você não tem notas você não vai ser nada na vida. E quando você não consegue isso você se sente horrível, como se fosse um objeto descartável.

Eu achei genial terem colocado como as pessoas são profundas, todos tem seus medos, seus sonhos e suas ambições. Infelizmente, muitas das pessoas querem viver tudo isso, não podem por conta de dinheiro, ou de tempo ou até mesmo de medo.

A Alice é uma protagonista extremamente forte e determinada. Ela estuda muito. Ela quer uma vida digna, quer ser conhecida. Ela quer ser vista. O livro é tão cru neste quesito que assusta. Ela quer tanto ser algo que esquece de viver. Ela esquece de sair, de conversar, de tudo. Por conta que ela colocou na cabeça dela que o estudo e as notas são tudo.

O Henry é extremamente fofo, ele foi uma ajuda importante para ela, ele a ajudou, esperou o tempo dela. (e a amou)

Os personagens são incríveis e reais. Duvido não se identificar com pelo menos uma característica deles, os problemas são reais e eu não duvidaria de encontrasse a Alice e o Henry em Pequim.
Eu amei este livro por completo. Ele me tocou, me fez refletir, me fez rir e me fez pensar sobre os assuntos dele. Talvez terei que reler para entender tudo nele. Toda sua profundidade.

Eu queria falar que: As notas não são você! Elas não determinam seu futuro, não determinam se você é esforçado ou não, e eu sei que doí quando você tira uma nota baixa, mas não torne isso sua visão de se mesmo, isso só vai lhe machucar.
Eu agradeço a todos que leram isso ate o final.

Beijos e comentem ideias para melhores resenhas.
Gabriely Peixoto 03/05/2024minha estante
Vou ler não. Só quando estiver com paciência

Helô 03/05/2024minha estante
É pequeno mana, mas é incrível ?

Amanda S 03/05/2024minha estante
Amei a resenha!!! ???
Principalmente as críticas sociais e o conselho no final!

Gabriely Peixoto 04/05/2024minha estante
Meu Deus, Helô! Que resenha perfeita e necessária. Obrigada por essa frase, no finalzinho! Ela é extremamente necessária na nossa vida. E na parte da desigualdade social, realmente, é algo que eu não consigo compreender... E as vezes até me pego em uma crise existencial por causa desse assunto! Acho que você viu, eu e a Fran conversando sobre isso um dia desses no grupo?

Helô 05/05/2024minha estante
@gabriely peixoto simm amiga, quando a gente conversou foi o mesmo dia que eu comecei a ler o livro. E obrigada pelo apoio ?

MissCaixeta 02/05/2024

Que descoberta de livro
Achei o livro por acaso e como estava entediada, comecei a ler. O começo foi muito arrastado, cansativo, mas depois que peguei o embalo, não consegui mais largar. Ele tem uma pegada de livros teen, porém, foi uma leitura bem gostosinha de ler.
Esse livro não é um dos gêneros que estou acostumada a ler, mas sair da bolha de conforto é sempre bom pelo motivo de novas experiências, conhecer novas culturas, novas histórias, personagens com problemas diferentes. Ai eu amei esse livro, leiam

tokkiyeon1 02/05/2024

Massa
Achei legal, muito bom. o livro é muito legal, achei engraçado como no fil a protagonista se safou. tudo bem, gosto de trambiqueiras

leaoliterario 01/05/2024

?Sim, é a resposta óbvia. Eu te odeio. Eu odeio tudo em você. Eu te odeio tanto que sempre que estou perto de você, mal consigo pensar direito. Eu mal consigo respirar.?