Nadando no escuro

Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Jenni 24/03/2024

"Fagulhas também causam incêndios..."
"Nadando no Escuro", de Tomasz Jedrowski, é uma obra que me pegou de surpresa e me levou a uma jornada emocional intensa e transformadora. Eu estava cheia de expectativas ao começar a leitura, mas logo percebi que o livro era muito mais do que eu imaginava.
Inicialmente, esperava que o foco principal fosse o romance entre Ludwik e Janusz. No entanto, fui surpreendida ao perceber que os verdadeiros protagonistas eram os sentimentos profundos e complexos de Ludwik. Sua busca por identidade e liberdade.
A escrita de Jedrowski é uma verdadeira obra de arte, repleta de detalhes ricos e descrições vívidas que me transportaram para a Polônia pós-guerra. Cada página parecia carregada de significado, e eu me vi completamente imersa na atmosfera melancólica e evocativa que permeia todo o livro.
O romance entre Ludwik e Janusz, embora belo, foi também profundamente triste. Ele me fez refletir sobre a natureza efêmera do amor. No entanto, essa tristeza também trouxe a sensação de transformação, um amor pode não durar para sempre, mas as marcas que ele deixou, sim.
Além disso, os temas de revolução pós-guerra e a luta por liberdade mexeram muito comigo. Eu me vi questionando as escolhas que fazemos em nome da liberdade e como essas escolhas moldam quem somos e quem podemos nos tornar. A ambientação detalhada e a riqueza dos detalhes históricos e culturais enriqueceram ainda mais minha experiência de leitura, proporcionando um contexto mais profundo para os eventos da história.
Em resumo, "Nadando no Escuro" não é apenas uma história para ser lida, mas sim uma experiência para ser sentida. Me fez refletir sobre questões universais de amor, liberdade e identidade de uma maneira que poucas obras conseguem alcançar.
?"Porque você tinha razão quando disse que as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas; que não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com a sua vontade."
lita.reading 24/03/2024minha estante
esse livro é mtooo bom

Jenni 24/03/2024minha estante
@lita.reading Demais ?

dudazs_ 24/03/2024minha estante
Gente, vi ele ontem na amazon, irei ler depois!

Jenni 24/03/2024minha estante
@dudazs_ Leia sim, mas leia sabendo que esse dói ?

dudazs_ 25/03/2024minha estante
Ahahahahhahahahahaha agora q vou ler mesmo? adoro um livro triste?

Kleilson.Torquatto 26/03/2024minha estante
Tô ansioso pra ler esse, mas não vou pegar ele agora pois minha cabeça ainda tá zoada do livro que eu acabei de abandonar. ??

Kleilson.Torquatto 26/03/2024minha estante
Ótima resenha! ???

Jenni 26/03/2024minha estante
@Kleilson.Torquatto Obrigada ?? Tem que se recuperar mesmo então, para ter uma boa experiência

Gus 26/03/2024minha estante
definiu muito bem a experiência de ler esse livro!!

Fabkathleen 05/04/2024minha estante
Que resenha incrível ?

Jenni 06/04/2024minha estante
@Fabkathleen Obrigada ??

Kali.Kal 05/04/2024

É galera... Gays nunca tem paz nessa vida.
Lindo, poético, triste e histórico... Esse livro é profundo em tantas camadas que falar aqui é quase impossível de dizer. Estou devastado, como pode isso ser tão bom?

Enfim, não estou bem ????????

POR QUE GAYS NUNCA TEM UM FINAL FELIZ?????????????????
Hernandes 05/04/2024minha estante
Eu terminei o livro agora, estou com esse mesmo sentimento.

Tiago 23/04/2024

Nadando no escuro
Apesar de ter esperado um pouco mais. Nadando no escuro deixa bem explícito aquele ditado "existem amores na vida e amores para a vida" e de fato, esse é um amor teve que ficar.
Muito real esse livro.

Joao366 28/04/2024

Nadando no Escuro
Em grande parte da história eu me senti angustiado e triste pelos personagens principais por "viverem dentro do armário" e tudo mais, já que na época que se passa a história, uma Polônia bem opressora, era praticamente um crime ser gay... E ao meu ver, o livro vai muito além de ter a liberdade da sexualidade, mas também a liberdade em outros aspectos da vida; como a política, trabalho, etc...
A história é muito bem escrita, forte e tocante e é contada apenas em 7 capítulos viu, consegui sentir todas as emoções possíveis que o autor quis passar para os leitores, e eu pude tirar tantas reflexões durante a leitura que não posso colocar nessa resenha por ser muito pessoal e possivelmente spoiler.
Esse livro me lembrou bastante de "O Segredo de Brokeback Mountain" por motivos óbvios kk

Ps. Eu já queria ler O Quarto de Giovanni e depois desse livro fiquei bem mais motivado a ler
Ps². Eu adoro livros com protagonismo aquileano onde os personagens sejam mais adultos/maduros, adoro principalmente por fugir de qualquer clichêzinho adolescente.
Ps³. Eu acho que esse livro merece 4,5 estrelas, mas eu vou dar 5 pois vou relevar algumas coisas kk

"Não era uma distração ou um entretenimento: lá estava um livro que parecia ter sido escrito para mim, que me ergueu para dentro do próprio domínio e me uniu a algo que parecia ter estado ali o tempo todo, algo de que eu parecia fazer parte. Era como se as palavras e os pensamentos do narrador ? apesar de sua agonia, apesar de sua angústia ? curassem um pouco as minhas próprias agonias e angústias, simplesmente por existirem."

Essa frase me resume/já me resumiu em muitos livros que li, amei!!!

kelly.brekker 19/03/2024

"nadamos, destemidos, livres e invisíveis na escuridão..."
QUE LIVRO!!!!

eu já sabia que iria doer, sabia que seria uma daquelas histórias que deixa a gente só o caco, mas o que eu não sabia era a arte em forma de escrita desse livro.

que coisa mais pura e linda??? eu fiquei apaixonada por cada frase e o modo como o autor descreve o que estava acontecendo na época de uma forma tão simples e compreensível, é pra sofrer juntos com os personagens, esse final já era previsto mas mesmo assim deu uma dorzinha no coração.

e sério? ter mencionado james baldwin foi meu ponto fraco, eu ameiiii

"e as chances estavam contra nós desde o início: não tínhamos ninguém para nos mostrar o caminho. como que iríamos saber o que fazer? será que ao menos acreditávamos que merecíamos sair impunes por nossa felicidade?"

mah :) 26/03/2024

Na maioria das vezes quando estou lendo algo, eu tento "adivinhar" qual nota vou dar para ele no final mas com esse daqui foi impossível, a cada página eu mudava a nota. foi uma montanha russa de emoções, então acho que 3 estrelas representa bem tudo isso.

lado bom, que me fez querer dar +3 estrelas: é um livro extremamente lindo e emocionante, tem uma escrita poética, tem uma ambientação diferente mas que passa um ar de acolhimento, os personagens são instigantes, humanos e muito bem desenvolvidos. o romance é muito bonito e bem feito, tem muitas camadas e faz valer a pena cada segundo lido.

lado ruim que me fez querer dar -3 estrelas: em alguns momentos eu me senti incomodado com o fato de ter falas que são uma gigantesca propaganda pró - capitalismo. eu senti que em alguns momentos a história era deixada de lado apenas para elogiar os Estados Unidos de alguma maneira e isso foi muito cansativo e irritante. ainda bem que não foram todos os momentos e FELIZMENTE tinham personagens sensatos, mas poxa.

estabilizar em três estrelas foi a maneira mais justa que eu encontrei de avaliar esse livro. ele de verdade é uma das histórias mais marcantes que eu já li, ele toca em lugares absurdos da nossa consciência e te passa uma sensação de acolhimento gigante. porém, teve seus defeitos que para mim foi difícil de passar pano.

apesar de tudo, eu recomendo demais. principalmente para quem gosta de romances com uma pegada mais histórica e poética.
Anadswan 08/04/2024minha estante
Se apareceu no vídeo do Paulo ratz amg kkkkkkk

AliJu 09/04/2024minha estante
Ótima resenha, amg! Eu queria mesmo ver alguma abordando a parte politica do livro.

Nelson.Nogueira 02/06/2024

Lindo, poético, emocionante, triste.
Traz muita identificação em alguns momentos mas acima de tudo nós dá a certeza de que devemos ser sempre fiéis a nossa essência. Recomendo!

César 18/05/2024

Going back home, going back...
O livro conta a história de Ludwik, um jovem polonês homossexual exilado nos EUA. Através de um texto dirigido a Janusz, ele passa a relatar algumas memórias de sua vida na Polônia, passando por sua infância, adolescência e descoberta da sexualidade, através de um amor platônico pelo seu melhor amigo Benek. Em um segundo momento, já no início da vida adulta, Ludwik relata uma viagem a um acampamento rural com os colegas de faculdade, pouco antes de se formar, onde conhece Janusz e desenvolvem inicialmente uma amizade, que gradativamente se torna algo maior.

Todavia, eis que o acampamento acaba, e Ludwik e Janusz retornam para Varsóvia, onde precisam confrontar a realidade do país que, em 1980, estava sob um regime socialista em que o ultraconservadorismo, a opressão e censura não deixavam brecha pra existência de um relacionamento entre dois homens. Mas eles tentam, mantendo o relacionamento escondido, ao mesmo tempo em que lutam pela própria sobrevivência diária e de seus entes queridos, e por oportunidades melhores de trabalho. Aos poucos, as diferenças entre Ludwik e Janusz vão ficando mais expostas, sobretudo a posição de cada um diante do regime, o que culmina em conflitos na relação dos dois.

O título Nadando no escuro é uma metáfora bem precisa para a história de Ludwik e Janusz, que a todo momento tentam "nadar" às cegas, sem saber se estão indo na direção certa, ou se existe mesmo uma direção certa para ir, ou todas elas levam para o mesmo destino. A escrita de Jedrowski é bastante fluída, mesmo com várias passagens descritivas. É impossível não se importar com os personagens, de modo que a previsibilidade de alguns acontecimentos não deixa o livro menos comovente. Difícil não fazer um paralelo com a Polônia nos tempos atuais, que mesmo sob um regime ideologicamente diferente, mas ainda autoritário, persiste na perseguição contra LGBTs.

Gisllany 30/03/2024

É pra mim um livro razoável
Tem alguns bons pontos como o final, mas a parte política foi bem difícil de ler

AllanR 13/04/2024

Curto e forte
Uma história de amor e perda, uma dimensão verdadeiramente política,através de dois jovens adultos, conhecemos duas formas distintas de olhar para um regime totalitário e opressor. Um livro maravilhoso e belo que mexe com nossos sentimentos e com um final bem emocionante também. 5?

vasconzitos 07/03/2024

Com quanto de presente se faz passado?
Me surpreendi com a fluidez destas páginas. Li alguns comentários acusando o autor de ser prolixo na obra em questão, o que é um absurdo. Como esse ritmo, sem se perder nos excessos e com uma falta de pressa quanto aos detalhes mais interessantes e fugazes, me convidavam a mergulhar cada vez mais fundo, mais instigado pelo desfecho... Tão bom não saber para onde a história está nos conduzindo. Por conta disso, temos páginas de encantadora leveza pelas paixões e desejos inesperados que vão se apresentando, perdidos nas densas águas dos contraditórios sentimentos humanos.

Não é uma típica história de amor entre dois homens.

Entre flashbacks da infância em uma Polônia de feridas abertas e descrições sensíveis do encontro com o primeiro amor, entre críticas sufocadas ao opressivo sistema político de uma nação pós-guerra e a tentativa de despir sentido da complexidade dos nossos mais secretivos sentimentos enjaulados... temos um narrador que nos entrega a belíssima experiência de desbravar e sentir absolutamente tudo (à flor da pele) neste "lugar nenhum" onde normalmente se encontram nossas memórias, um lugar para qual o não temos um mapa. É de uma pureza genuína quando somos presenteados com tanta naturalidade ao amor e temor de personagens, em seus mais profundos recortes da alma ansiando por sonhos, intimidade e liberdade. Também, não deixa de ser angustiante um dar-se conta de que, espacialmente, junto com o nosso narrador, não estamos nem aqui nem lá na história que ele traz.

O término me surpreendeu. Afinal, até hoje não sei se me desagradou ou me comoveu (por encontrar originalidade, sem clichês). Não houve um terceiro ato memorável, porém, me fez acreditar que me deparei com um bom livro.

Karoline 06/04/2024

Uma história de amor que me encantou no início, e me fez chorar no final.
Adorei que o Ludwick narra a história, como se estivesse contando ou escrevendo para o Janusz.
Interessante que sozinhos, eles são perfeitos um pro outro, mas quando o mundo, pessoas, ideologias, vida real entra na relação, ela vai se esfarelando e os distanciando.
Enfim, gostei muito!

Lê Rebeschini 08/04/2024

Apesar do livro ser curto, o seu conteúdo é bem forte e verdadeiro.
A escrita é bem fluida, com poucos capítulos, porém grandes.
Eu senti como se estivesse lendo uma carta com tudo o que um personagem não conseguiu dizer ao outro, tudo que ele não podia e que não tinha coragem de dizer.
Esse livro fala sobre preconceito, sobre não se aceitar (por diversos motivos), sobre um país que não está nem aí pra sua população, mas principalmente sobre amor. E tudo isso com uma escrita maravilhosa, muito poética, sensível, forte e verdadeira ao mesmo tempo.
Super recomendo!!
julydaily 08/04/2024minha estante
Quero tanto ler esse

Lê Rebeschini 08/04/2024minha estante
É muito bom!!

Gabi1509 09/04/2024

Chorei
Esse livro acaba de entrar para a listinha de "livros que chorei".

Eu não esperava gostar tanto desse livro. Imaginava sim uma história recheada de intensidade e um cenário político forte. Mas o autor construiu tão maravilhosamente bem os personagem que é impossível não se identificar com eles.
Ludwik é sensível e rebelde.
Janusz é perspicaz e calculista.