Mais sombrio

Mais sombrio Stephen King

Resenhas - You Like It Darker

Paula 08/06/2024

Quase sem defeitos
Maravilhoso como sempre, com contos fantásticos. Só não foi perfeito porque são contos que deveriam virar histórias maiores

Flávia 08/06/2024

Eu amo esse véio
Nada me alegra mais do que ver que Stephen King lançou outro livro e embora as histórias gigantes sejam maravilhosas ele brilha muito nos contos...esse não foi diferente, várias histórias pra todos os gostos com terror, fantasia... amo

Marina Mendes 07/06/2024

Cada texto desta coletânea nos oferece uma reflexão diferente acerca de temas como o destino, o luto, o sobrenatural e os limites - frequentemente nebulosos - entre o conhecido e o desconhecido. Em Mais sombrio, o autor mergulha nas profundezas obscuras da vida, conduzindo o leitor por doze contos inesquecíveis, cinco deles inéditos - incluindo ''Cascavéis'', sequência do romance Cujo.

Repletas de reviravoltas, as histórias de Mais sombrio continuarão marcadas na memória daqueles que se aventurarem por essas páginas, ecoando até muito tempo depois de fechar o livro.

Tatiane Buendía Mantovani 05/06/2024

Coletanea com 12 contos curtos, dos quais apenas 4 (ou 5?) são inéditos (o king vive escrevendo esses contos soltos em jornais ou revistas americanas e eu ja tinha lido uns 5 deles, mas confesso que nem lembrava... Finn, Laurie, Na estrada da pousada Slide e Especialista em Turbulência (este ultimo, senão me engano saiu naquela coletanea de contos de medo de avião "Terror à bordo" que ele editou junto com Bev Vincent)

Dos inéditos...

"o sonho de Danny Coughlin" (que é bem comprido pra ser um conto curto) eu gostei muito, conta a historia de um cara gente boa que do nada tem um sonho super real onde ele vê um corpo em determinado lugar e ao ir até lá pra provar que era só um sonho, descobre mesmo um corpo real.

"O homem das respostas" é emocionante, confesso que derramei umas lagriminhas.

Os "sonhadores" tem ecos lovecraftianos que me remeteu um pouco à Revival.

O primeiro "dois fio da mãe talentosos" é interessante, mas meio arrastado, pelo menos eu achei. King é sempre cauteloso ao falar de ETs, como se até ele tivesse seus limites ???

Agora o xodozinho foi o conto "Cascaveis" onde King traz como personagem principal o pai do garoto Tad, do livro Cujo. Agora um senhor já idoso que vai passar uma temporada numa casa da Costa do Golfo da Florida e se depara acontecimentos sobrenaturais. Muitas reminiscencias e lembranças dos acontecimentos de Cujo...é agridoce vermos o que aconteceu ao casal após a tragédia do São Bernardo raivoso. E algumas lindas referências (que eu amei) à Duma Key, que é um dos meus favoritos dele.

No geral, temos um King bem maduro e gritantemente reflexivo, especialmente pós-covid. O titulo ele tirou de uma musica do Leonard Cohen.

Como todo livro de contos dele, tem uns melhores e uns piores... mas quem é leitor fiel vai gostar, se emocionar e finalizar a leitura com o coração quentinho.

Luz 05/06/2024

...... Jesus me console!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
.... O quê eu poderia ter de fato dito já fiz pelo histórico de leitura, está lá. Agora que concluí o livro esgotou-se minha oratória e vejam que sou geminiana e por falta de assunto é que não é, mas ficou difícil depois que o sr King resolveu apertar meu pescoço sem dó e nem piedade mesmo após eu já ter sentido agrura com Coughlin e as infames Cascáveis, mas Stephen achou pouco e aí resolveu apertar de vez o meu coração em O Homem das Respostas. Desandou minha alma!

IzzyNolding 03/06/2024

O melhor livro de contos do rei
Não costumo gostar de livros de contos, mas dei uma chance pq estevão rei é estevão rei e esse homem pode escrever até uma lista de compras que eu vou ler, e fico MUITO feliz de ter dado essa chance pq esse livro é simplesmente o melhor livro de contos dele e o melhor livro de contos de terror/suspense que eu já li.

Temos alguns contos que ele com certeza estava com aquela vibe de "quero escrever por escrever" e são os que menos funcionaram para mim, mas até eles tem narrativas fluídas e interessantes, Stephen King consegue fazer uma medida exata entre contos grandes, pequenos e minúsculos. Isso fez com que o livro de mais de 500 páginas passasse muito rápido e te deixa sedento pelas próximas histórias.

Uma experiência positiva aqui foi ver King dar protagonismo para personagens mais velhos, já nos seus cinquenta e muitos até os setenta e poucos, algo não muito usual na literatura de terror e suspense. Pode ser o autor ficando mais velho e mais consciente? Pode ser uma nova rota de exploração? Acho que veremos mais trabalhos do king com personagens na terceira idade e na Flórida, muitos contos estão passando nesse estado conhecido pelas suas manchetes inusitadas e crocodilos em piscinas (não, isso não é um spoiler).

Algo que me decepcionou um pouco foi Cascavéis, continuação de Cujo, embora o autor tenha feito um conto muito bom, parece que ele escreveu primeiro e depois colocou as referências ao livro original. O conto pega muito no lado sobrenatural, algo que não foi muito presente no livro original e pareceu desconectar uma experiência da outra. Tirando os nomes, não senti que é uma sequência de verdade e, sim, um "ah, pode ser uma sequência, mas não é de verdade".

Meus contos favoritos foram "O Quinto passo" - eletrizante, rápido, tapa na cara, king da melhor qualidade; Laurie - um conto lento, sobre luto, se abrir para novos amores e superação com um final que só poderia acontecer mesmo na Flórida; e, finalmente, "O Homem das Respostas" - gostaria que tivesse sido mais longo, um conto que mistura sobrenatural, terrores reais e palpáveis, um narrador que nos gera identificação, esse conto é perfeito para quem gostou de Zona Morta.

No final do dia, o rei do terror é o rei do terror, esse livro traz uma coletânea sólida de histórias interessantes com reviravoltas imprevisíveis e com ares de coisa nova por vir. Não canso de me surpreender com a mente do King e com a sua capacidade de escrever as mais incríveis histórias das mais diversas maneiras.

Ithyara 01/06/2024

Surpreendente
Apesar de eu não ser fã de livros de contos, esse é muito interessante, pois leva o leitor a um desfecho inusitado.

King (ou a editora?) não escolheu começar pelos melhores, pelo contrário, os meus favoritos foram os dois últimos (Os sonhadores e O homem das respostas).

Os dois contos maiores (O sonho ruim de Danny Coughlin e Cascavéis) também são muito bons. E para quem é fã do Mestre, Cascavéis toca em um ponto sensível, que é a nostalgia por personagens marcantes.

No entanto, há alguns contos meio "que fumo foi esse?", nos quais você não tem ideia sobre o que, realmente, o King estava falando.

Mas, no geral, vale demais a experiência! Excelente! Vida longa ao Mestre!

OdirleyDeotti 01/06/2024

Personagens que vc já viu na rua
Stephen King pode ter alguns finais deus ex machina, mas é indiscutivelmente um dos melhores autores na criação de personagens. Quando você lê, parece que já viu aquela pessoa em algum lugar, um vizinho, um amigo, um chefe, um desafeto... E sua narrativa dificilmente é cansativa, mesmo aquelas mais longas.
Nesse apanhado de contos, gostei muito de "O sonho ruim de Danny Coughlin" e "Cascavéis" que acontece próximo à Duma Key, um dos livros que gosto bastante. Os demais são bons, uns curtos, outros extensos, mas todos interessantes.

Marcio Izidoro 01/06/2024

O melhor...
Essa resenha é rápida ..
O melhor livro de contos do mestre King... Sem sombra de dúvidas...
E o melhor livro de contos que já li.
Não tem um conto que não seja 5/5.
Recomendadissimo.
Ithyara 01/06/2024minha estante
Já leu Escuridão Total sem estrelas? Ele é o meu preferido de

Ithyara 01/06/2024minha estante
Contos do King

Marcio Izidoro 02/06/2024minha estante
Já li sim... era o melhor sim, mas esse conseguiu superar..... vale muito a pena.

Ithyara 03/06/2024minha estante
Você achou o conto O homem das respostas muito parecido com Extensão justa de Escuridão total?

Marcio Izidoro 03/06/2024minha estante
Na vdd não...achei bem diferente... Não me liguei nisso, mas como vc perguntou, fui dar uma conferida... O 'mensageiro' pode ter uma conexão, mas o contexto não parece não...ou não consegui visualizar.

Ithyara 03/06/2024minha estante
Obrigada pela troca de ideias, sempre bom ter leitores com quem comentar!

Marcio Izidoro 03/06/2024minha estante
vdd...sinta-se a vontade para aparecer sempre que quiser, rssss...
Assim como farei tb rssss

Daniel 30/05/2024

Long live the King!
Uma leitura facil e rapida.
O primeiro conto achei o mais ?fraco?, mas ok, cada um nos traz uma reflexao.
?O sonho ruim de Danny Coughlin? e ?Cascaveis? deram uma certa afliçao e pra mim sao os melhores.
Vale demais a leitura.

Ana Caroline 27/05/2024

O vovô King sempre surpreendendo
Eu amei esse livro. Tem contos curtos e contos longos, alguns melhores e outros nem tanto.
Como sempre alguns são viagem pura, que eu adoro kkkk

É muito legal você ler e reencontrar personagens de outros livros, ver como se desenrolou as suas vidas depois dos acontecimentos.
Reconhecer lugares como Castle Rock e Duma Key. Um detalhe que achei interessante é que quase todos os protagonistas são idosos, forma do King mostrar que não tá morto quem peleia ?