Eu te amei em outra vida

Eu te amei em outra vida David Arnold

Resenhas - Eu te amei em outra vida

Angelica.Silva 21/05/2024

Não funcionou pra mim
O livro em si não é ruim, mas não me prendeu. Não consegui me identificar com os personagens e nem com a história
A escrita é bem fluida, porém, não me agradou

Karini.Couto 21/05/2024

"Despedidas são um presente, Evan. Nunca fique triste por ouvir um adeus... Encontrar-se a tempo de dizer adeus significa que nos encontramos a tempo de dizer olá."

Um amor atemporal que ultrapassa a barreira da morte, cujas almas se reencontram repetidas vezes, nos fazendo sentir toda intensidade que vai desde o suspirar de um romance, às tristezas do adeus, além de experimentarmos momentos engraçados, tristes e tantos sentimentos, que só você lendo para compreender.

Através de uma narrativa intercalada entre Evan e Shosh, vamos tendo a cadência perfeita para essa história de escrita poética, comovente, que fala sobre uma história de amor, mas também levanta reflexões importantes sobre ataques de pânico, alcoolismo, complexidade das relações familiares, perdas, luto e tantas camadas, que me encantou de maneira profunda.

Evan está prestes a terminar o ensino médio, aos 17 anos, um jovem gentil, que precisa lidar com ataques de pânico, ainda que faça terapia, as "tempestades", como ele chama, não deixam de ocorrer. Ele carrega o peso de ter tido que "crescer" cedo demais. Nutre um amor lindo por seu irmão caçula. Sua mãe se desdobra em dois empregos para dar conta de tudo. Infelizmente os planos que possui para o pós formatura são frustrados pela notícia de que sua mãe está doente.

Shosh estava com tudo encaminhado, e aos dezoito, pensava em ser atriz e até chegou a entrar na faculdade, porém com a perda de sua irmã, vive com raiva. Tudo se torna nebuloso e incerto e ela acaba se afundando no álcool como refúgio para sua dor. Irônico, já que sua irmã foi vítima de um acidente com um motorista alcoolizado.

Ambos escutam uma música que ninguém mais escuta, só eles. Até o dia que se encontram e ali o rumo de suas vidas muda, e quando eu digo vidas, me refiro a várias delas.. Já que suas almas estão destinadas uma a outra. A conexão que eles possuem, a forma como eles se olham, sentem, reagem um ao outro, deixa aquela sensação nítida de dèjá-vu e nos faz compreender uma ligação forte e genuína, que não pode ser explicada. O curioso, é que quando estão juntos a música fica em silêncio, como se ela os estivesse guiando um para o outro.

"Você só pensa que o adeus é doloroso se você já teve chance de dizê-lo"

Um livro que li e por vezes me peguei rindo, suspirando e soluçando, que aquece o coração e o transborda, provocando vários questionamentos e sentimentos. Um romance que vai fazer você sonhar com um amor que ultrapassa a barreira da morte, que te faz sentir aquele encaixe perfeito!

site: https://instagram.com/alempaginas

Cherry Mari 21/05/2024

5/10
O livro é muito cansativo, tem 280 páginas, mas parecia que eram 500 e poucas, as vezes parecia que eu lia, lia, lia e lia e não chegava a lugar algum, lá nos 40% do livro, começou a fluir mas mesmo assim tava chatinho pra ler.

O melhor personagem é o Will, eu achei uma criança muito fofa e querida, as melhores partes são com ele, mas tirando ele, não consegui me apegar com mais nenhum personagem, achei eles sem personalidade. Mesmo os capítulos sendo divididos entre Evan e Shosh, o autor não conseguiu fazer eu me aproximar dos personagens, era como se eu lesse sobre eles, mas não conhecessem eles (não sei se fez sentido o que eu disse kkkk). Os amigos do Evan são totalmente inúteis, se eles no estivessem no livro, não ia fazer diferença.

O romance entre os dois personagens é muito fraco, mas muito fraco mesmo, esperei um tempão para acontecer, e quando acontece é muito rápido e só recebi migalhas.

A ideia do livro é muito boa, mas foi mal executada, aqueles capítulos das vidas passadas eram confusos e chatos, não conseguia entender nada, mesmo lendo várias vezes. O final então, decepcionante demais.

Adriana1451 22/05/2024

Fiquei confusa 🙃
Este livro me deu uma experiência literária bem diferente. Vou começar a falar dele de fora para dentro: a capa é linda, mas me passa uma sensação de distância, de despedida, embora tenha um casal de mãos dadas. Talvez seja porque o cenário que impera por trás dos enamorados sejam montanhas, árvores secas e neve. De quente, só as iniciais dos nomes de ambos; em seguida destaco o título. Bem romântico e que me dá uma ideia de amor eterno.
Em relação à história em si, o livro começou um pouco lento e meio desconexo. Só após os quatro ou cinco primeiros capítulos comecei a linkar os fatos.
O livro tem sete partes e cada capítulo é intercalado entre as vidas presentes de Shosh Bell e Evan Taft, personagens principais. Alguns capítulos também se referem a outras vidas dos protagonistas.
Antes do casal se encontrar, o enredo teve mais contras do que pro, porém deu uma leve melhorada após o encontro.
No entanto, devo dizer a vocês, que embora a história principal fale de um romance que perdura por vidas, existem outras histórias paralelas dentro da história principal, como a de Shosh com sua irmã, Stevie Bell; a da mãe de Evan e por aí vai. Porém, devo dizer-lhes que se teve uma história dentro de outra história que eu realmente me emocionei, foi a de Will Taft, irmão de Evan. Primeiro, achei que a relação entre os dois é que era o verdadeiro amor para toda a vida; segundo, Will gosta do filme E.T., que me remete a minha infância. Foi um dos filmes mais lindos e emocionantes que assisti na vida e fiz meus dois filhos assistirem, também. Então, me identifiquei muito com essa parte da história. Eu pesquisei um pouco sobre a vida do autor, David Arnold e vi que ele criou o personagem Will, inspirado em seu filho e que muitas cenas e falas reproduzidas no livro, foram fatos reais que ocorreram entre pai e filho. Uma das falas que ele coloca no livro é :
"Meu coração brilha para você", que o leitor vai entender de onde foi tirada.
Achei que os capítulos que abordaram as outras vidas dos protagonistas deveriam ter sido mais bem explorados.
Uma vez, assisti a um dorama cuja história era parecida: a alma da protagonista estava ligada a alma de uma pessoa pela eternidade e eles sempre se reencontravam.
Além das cenas de amor e amizade que a trama nos traz, existem também comportamentos que podem estartar algum gatilho no leitor, porque envolve cenas de ataque de pânico e alcoolismo.
Então é isso, pessoal, não tenho como contar mais sem dar “spoiler”.
É uma leitura, no geral, agradável, embora estranha em alguns momentos.
O romance entre os protagonistas, pra mim deixou a desejar. O plot é interessante, mas achei que ficou meio que destoado do contexto de como a relação do casal foi construída. Enfim... convido todos a lerem o livro e tirarem suas próprias conclusões.