As quatro vidas de Daiyu

Jenny Tinghui Zhang

Resenhas - As quatro vidas de Daiyu

Madu 04/02/2024

Nomes traçam destinos?
O livro aborda o tráfico infantil e a exclusão chinesa que ocorreu nos Estados Unidos no século 19, de maneira realista e nada idealizada.

Acompanhamos a protagonista Daiyu desde sua infância na China até acabar morando nos Estados Unidos, em uma época que os chineses estão sofrendo diversos crimes de ódio. Ela leva o nome de uma história que sua vó contava para sua mãe, o que ela leva como um fardo já que o destino da personagem é triste. É uma questão que se arrasta pela história, o quanto seu nome impactou na sua vida e se isso é de alguma importância. É um livro extremamente tocante, abordando a pedofilia, racismo, misoginia e ódio. Não é nada leve, tiveram momentos que tive que fechar o livro um pouco porque realmente mostra o pior lado da humanidade.

Foi muito bom acompanhar a protagonista, o livro sem aspas ou travessões fez uma leitura fluida, como se ela mesma estivesse contando a história. Apesar de ter sido uma leitura pesada acredito que é importante saber que aconteceu, sentir o peso que a história carrega e levar mais consciência e empatia.
Ayeska Haisa 04/02/2024minha estante
Parece interessante

Madu 06/02/2024minha estante
é bastantee

Lindinalva.Maria 09/02/2024minha estante
Bom Dia, gente, Fiquei super estigada para lê essa história, que apesar de ser tão forte, triste e cruel, mas como a, Maduzera falou, importante sabermos que certas coisas existiu, aliás é, continuam a existir. "INFELIZMENTE."

Lindinalva.Maria 09/02/2024minha estante
Vai para minha infinita ? kkkk

Cristiane.Sevegnan 08/03/2024minha estante
Olha estou bem no começo do livro mas estou gostando da estória

Flor17 24/03/2024minha estante
Um livro muito bem escrito, detalhes impressionantes, amarração de temas fantástica! Foi um livro difícil de engolir porque me revoltou, me deu gatilhos e me fez pensar muito. Mas com certeza me ensinou ainda mais sobre resiliência e a força da mulher.

Lindinalva.Maria 24/03/2024minha estante
Boa Noite, gente..Que bom que gostou , Flor17.

Sara Ródris 10/04/2024minha estante
Concordo com tudo que disse ??

Hellen 14/02/2024

O nome do livro deveria ser Os sofrimentos jovem Daiyu, quantas provações essa garota teve que passar na vida, em cada momento lhe é tirado algo, como seus pais, seu nome, sua identidade, e tantas outras coisas que no decorrer da leitura se vai descobrindo. Sempre que Daiyu encontra a bondade, se depara com maldade espreitando. Um livro cheio de gatilhos, mas, forte, com informações, na minha opinião, necessárias nestes momentos em que há tanta intolerância racial e suas consequências.

Thaiza.Vianna 19/03/2024

Triste e Bela Jornada
Pelo título já podemos perceber que Daiyu, nossa protagonista, uma menina chinesa muito resiliente, irá passar por 4 identidades diferentes, em uma mesma vida. Acompanharemos sua triste trajetória em busca de liberdade, paz e aceitação, em que ela precisará enfrentar dificílimas situações ao tentar sobreviver, conforme as maldades que a cercam vão acontecendo.
Uma ficção histórica muito envolvente, dramática e com temas tão atuais e necessários, tais como lutas diárias por ser mulher, o preconceito com diferentes raças, a falta de aceitação com imigrantes...
Prepare-se para lidar com injustiças, claustrofobia, tristezas, decepções mas muita garra e esperança de encontrar pessoas do bem em que ela pudesse confiar com essa trama.

Soliguetti 26/03/2024

Astuciosamente inquietante: uma jornada intrigante em "As Quatro Vidas de Daiyu"
O romance "As Quatro Vidas de Daiyu", da escritora Jenny Tinghui Zhang, tece uma narrativa intrincada e poderosa que nos transporta através do tempo e do espaço, enquanto seguimos os passos da protagonista, Daiyu, em sua busca pela redenção e liberdade.

Desde o início, somos imersos na vida de Daiyu, uma mulher que, apesar de suas origens, é forçada a se adaptar e se reinventar repetidamente em face de adversidades insondáveis. A trajetória de Daiyu desde sua terra natal na China até os confins da América é uma jornada de dor, sacrifício e resiliência. A autora habilmente entrelaça elementos do folclore chinês com a crua realidade da imigração e xenofobia, criando uma história rica em textura e significado.

A prosa de Zhang é nada menos que cativante. Sua escrita poética e fluida encanta o leitor, enquanto simultaneamente confronta-o com a brutalidade da experiência de Daiyu. Os personagens são habilmente desenvolvidos, cada um contribuindo para a riqueza da tapeçaria narrativa. A jornada de Daiyu é tão dolorosa quanto inspiradora, e é difícil não se envolver profundamente em sua luta pela sobrevivência e identidade.

No entanto, é o final do livro que se destaca como sua maior conquista e desafio para o leitor. Sem spoilers, é seguro dizer que o desfecho é tanto devastador quanto provocador, deixando uma marca indelével na mente e no coração do leitor. É um final que desafia as convenções e exige reflexão sobre temas tão universais quanto a dor, o perdão e a redenção.

Em última análise, "As Quatro Vidas de Daiyu" é um testamento à resiliência do espírito humano, mesmo diante das mais sombrias circunstâncias. É uma leitura que permanece com você muito tempo depois que as últimas páginas foram viradas, deixando-o com uma mistura complexa de emoções e pensamentos. Este livro é um lembrete poderoso do poder da narrativa para nos confrontar com nossa própria humanidade e as verdades desconfortáveis que ela pode conter.

Flor17 24/03/2024

Um livro muito bem escrito! Uma história muito triste. É necessário ter estômago pra aceitar tudo que vai ler. Esse livro trata de temas muito delicados como tráfico internacional de mulheres e crianças, machismo, racismo? Eu esperava um final mais feliz, mas se você ler o livro vai entender que não é sobre finais felizes, é o que tem que ser.
Envolvente do início ao fim!

Erica.Barone 28/01/2024

Longe de ser um conto de fadas, As quatros vidas de Daiyu, é um livro pungente, sobre racismo, sobrevivência e resiliência. Um livro que revela o lado feio dos homens. Não recomendado a pessoas que procuram uma leitura confortável e aconchegante.

Catarina 31/03/2024

As quatro vidas de Daiyu - Jenny Tinghui Zhang ?
?Na verdade, resiliência é algo simples. É saber quando insistir e quando abrir mão.?

Dayiu, uma menina que se vê diante uma transformação que mudará sua vida pra sempre.

Sozinha, sem familia e totalmente desprotegida, ela se vê lutando contra preconceito com os chineses.

Além de tudo, Dayiu é mulher, o que deixa tudo mais difícil e traz um peso que ninguém merece ter apenas pelo seu gênero.

Eu não consegui me conectar muito com a protagonista, achei o livro bem superficial em algumas partes e o drama meio raso.

Porem, as questões históricas abordadas foram muito válidas e educativas.

? TAG Inéditos - Fevereiro/24

Nota: ??????

Você já leu? O que achou?

Um grande abraço! ?

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

Annelise11 11/03/2024

Quem dá nota baixa pra esse livro é pq nao tá preparado.
O livro é só tristeza do início ao fim. A história de uma menina que precisou viver 4 vidas para buscar a liberdade e nunca a encontrou. Quando a gente acha que ela vai ter um momento de paz, o jogo vira e tudo se transforma em tristeza novamente.

Dou 4,5 pra essa leitura porque ela desperta sentimentos, talvez não sentimentos bons (e sim tristeza, raiva, desespero), mas ela te tira do seu conforto e te faz enxergar uma realidade que talvez nunca teria sido te apresentada sem furar a sua bolha. Apesar dos diálogos sem travessão (o que eu demorei a acostumar), a leitura é fluida e o enredo sempre tem alguma coisa acontecendo, a história não é plana, é uma montanha russa de acontecimentos e me fez conhecer algumas coisas bem interessantes (e outras bem tristes) sobre a cultura Chinesa e a imigração Chinesa nos Estados Unidos.

Quando pensamos sobre como os chineses foram tratados durante a pandemia de Covid 19, a gente percebe que não estamos muito longe da Idaho de 1885.

Mas entendo quem não tenha gostado do livro, não é todo mundo que está preparado pra ler a proposta da autora, sobretudo quem tá acostumado com livros com mocinhas e vilões, heróis e finais felizes. A história é DESCONFORTÁVEL, é DOLORIDA e é TRISTE, e há quem não saiba ver beleza nisso.

Julio 09/03/2024

Uma reflexão penosa mais necessária sobre o preconceito.
Ler este livro me trouxe diversas angústias e indignações, me fez refletir sobre injustiças, sobre a irracionalidade do ser humano em determinadas épocas, e em como o preconceito está enraizado na sociedade.

Tudo o que foi feito não pode ser esquecido, e este livro assume esse papel. De te lembrar, te revoltar. Te leva a almejar um lugar onde o preconceito não tenha deixado e continue deixando tantas marcas!

Paola 08/05/2024

"As Quatro Vidas de Daiyu" é uma obra que aborda temas reais e urgentes como tráfico humano, violência contra a mulher e xenofobia.

O que mais me impressionou foi a revelação de que a história é baseada em fatos reais, tendo exigido um extenso trabalho de pesquisa.

Por meio da vida de Daiyu, a autora revela a xenofobia histórica contra chineses nos Estados Unidos, uma verdade que muitas vezes permanece oculta ou ignorada.

Embora eu tenha apreciado o livro, confesso que houve momentos em que a conexão com a trama pareceu distante.

No entanto, é inegável o poder desta obra.

"As Quatro Vidas de Daiyu" reflete não apenas uma história individual, mas também um problema coletivo que merece nossa atenção e compreensão.

É um livro que, sem dúvida, deixa sua marca no leitor e provoca uma reflexão necessária sobre questões urgentes da nossa sociedade.

esther.crisrocha 02/02/2024

Maravilhoso e triste
Bom, mais um livro da TAG chegou aqui em casa e como de praxe não sabia muita coisa sobre a história. E ao longo da história fui me emocionando com a história da nossa protagonista.
Nesse livro acompanhamos a vida de Daiyu, uma garota que não queria ser uma heroína trágica que lhe deu o nome. Porém, tudo em sua vida muda quando ela é sequestrada e contrabandeada da China para os Estados Unidos para poder trabalhar em um bordel. Ao longo dos anos seguintes, Daiyu teve que renunciar seu lar e ao futuro que ela tanto queria para poder sobreviver.
As quatro vidas de Daiyu é um livro que traz temas bastantes fortes como sequestro, luta pela sobrevivência, abusos, xenofobia. E a autora soube muito bem como tratar esses temas no decorrer das obras, mostrando claramente como a vítima fica após sofrer esses traumas.
Daiyu é uma das personagens mais fortes que já vi, pois mesmo com tudo o que aconteceu com ela, ela se mantém lutando para poder finalmente viver a vida com que ela sempre sonhou.
É um livro que não temo como não se emocionar durante a leitura, em várias partes deu vontade de entrar no livro e proteger a protagonista de tudo e de todos, a menina não teve um segundo de paz do início ao fim do livro.
Uma coisa que gostei foi como a autora trouxe a cultura chinesa para o livro, principalmente, na parte da escrita, foi tão natural e bem colocado. Deu para aprender bastante sobre a China.
Não é um livro que recomendo para todo mundo, por conter vários gatilhos. Porém, se você tiver coragem de ler, é um livro que vale muito apena.

Pander 17/03/2024

Sei quem vocês são
Mas vocês não sabem quem sou. Vou lhes contar. Meu nome é Daiyu

Assinar a Tag inéditos foi uma escolha certeira, pois não acredito que leria uma obra assim por conta própria.
Mas foi uma grata surpresa, um livro profundo, que me fez ter várias sensações opostas.

Um livro para ficar marcado.

Maria13268 13/05/2024

Amei
Gostaria de outro final!A estória de uma mulher guerreira!Fico pensando quantas pessoas são trafica das e ninguém fica sabendo ??

Eduarda1482 18/02/2024

As quatro vidas de Daiyu
Criei um grande fascínio por romance histórico. A maneira como inserem uma história em um determinado contexto histórico, de uma maneira que te faça adquirir novos conhecimentos.
Esse livro é simplesmente um divisor de águas. Ser inserido na história por meio da protagonista faz com que você desenvolva uma empatia pelo povo.
Eu pessoalmente sempre achei que o nome trás um peso sobre a vida da pessoa e Daiyu vive sobre a sombra do seu.Em muitas partes eu queria proteger ela de tudo e leva de volta a China.
Termino o livro tendo reforçado uma verdade que já tinha dentro de mim: O preconceito é a raiz de todo mal.

Natacha com CH 10/02/2024

O ser humano é cruel
Quem não tá bem da cabeça não deve ler esse livro. Pura tristeza, muita desgraça, não acredito mais na humanidade e o final é pior ainda. Amei!

Nota: ?????