Deus na escuridão

Deus na escuridão Valter Hugo Mãe

Resenhas - Deus na Escuridão

Luiz Rodrigo de 02/06/2024

Muito amor e poesia, com imagens enigmáticas
DEUS NA ESCURIDÃO de Valter Hugo Mãe
Trigésima sexta leitura de 2024
Períodoo: 26/05/2024 à 31/05/2024
Páginas lidas 240/11.127

Tudo começa quando Pouquinho Serafim dos Pardieros nasce sem as origens*, mas com uma família muito amorosa, principalmente seu irmão que ama só um pouco menos que a mãe deles. Pois amor de mãe é como amor de Deus.
O que pode o povo dizer alguma coisa se nosso pai me falou que sou mais inteligente que trinta baleias e cem lobos. Ou que o meu irmão ensinou os amigos a me respeitar mesmo eu não tendo tudo o que um buzico deve ter, e ele me socorreu quando eu precisei, estava apaixonado recém-casado e ele me ajudou a ter um filho.
E tudo isto com muito amor e poesia, com imagens enigmáticas como o sobrevoo de flamingos no céus da Ilha da Madeira e Igrejas de paredes amarelas.

? sem os órgãos s3xu41s.

Camila 30/05/2024

Deus na Escuridão
Valter Hugo Mãe é um acalento na forma humana. Seu mais novo livro é um delicioso passeio pela mítica Ilha da Madeira, recheado daquela narrativa poética que me faz desejar que o mundo se expressasse dessa forma. Acho que seríamos mais serenos e ternos. Deus na Escuridão é sobre um amor fraternal, puro, tão puro quanto o amor de mãe que espelha o amor de Deus por nós. A devoção de Felicíssimo a Pouquinho é de fazer marejar os olhos por inúmeras passagens. A família e personagens ao redor de Felicíssimo são caricatos e admiráveis ao mesmo tempo. Quando a narrativa alcança um plot twist difícil, até a decisão controversa de Felicíssimo é tratada com o cuidado do afeto que só as palavras de VHM conseguem fazer. Seus livros precisam ser consumidos em doses homeopáticas, pois cada frase reverbera e precisa ser apreendida com cuidado e delicadeza. Obrigada, mais uma vez, VHM, por acalentar meu coração. Você é um gênio.

Bruna 27/05/2024

Esse livro fez eu me sentir uma analfabeta funcional. Entendi pouquíssima coisa. Uma escrita rebuscada demais, uma história meio absurda, um andamento ora arrastado, ora deixando inconclusões. Só fui até o fim porque fiquei esperando o tempo todo por uma reviravolta, alguma coisa muito impactante (coisa essa que não aconteceu). Tenho certeza que essa experiência foi muito pessoal, sempre ouvi falar muito bem do autor, mas confesso que vai demorar bastante tempo para eu tentar ler alguma coisa de Valter Hugo Mãe novamente.

Marcelo Pretti 24/05/2024

Por mais linda que seja a estória dos irmãos Pouquinho e Felicíssimo, a forma como o autor escreve cada frase é de um deleite incomensurável?. Eu passaria anos ouvindo alguém falar dessa forma comigo, descrevendo as coisas mais simples de forma tão poética e amorosa? Esse livro me fez perceber como a língua portuguesa é linda e poética? e não imagino um livro como esse sendo traduzido para qualquer outra língua. Tem que ser lido em português. É um livro para ser saboreado como um manjar dos deuses?

fabio.orlandini 22/05/2024

Pura poesia
O livro é muito rico, não é um livro fácil, há que prestar muita atenção, mas é um livro muito bom e cheio de significados.

LucAlio.CAmara 22/05/2024

Romance / Ficção

Sobre o que achei:

???
Finalizado

"Deus na Escuridão" é uma obra singular e comovente do escritor português Valter Hugo Mãe, publicada em 2006. O livro traz uma narrativa profunda e poética que mergulha nas complexidades da vida, do amor e da existência.

A história gira em torno de uma família marcada por tragédias e segredos, especialmente a protagonista Mãe Maria, uma mulher marcada por perdas e desilusões que busca entender seu lugar no mundo e sua relação com a fé em meio à escuridão que a cerca.

O plot nos surpreende com Rosinda e os irmãos Pouquinho e Felicíssimo... Isso deixa os leitores questionando e curiosos para entender o porquê!

E vcs já leram esse livro?

Cybelle.Saffa 21/05/2024

Uma escrita encantadora
Eu costumo recomendar a leitura dos livros de Valter Hugo Mãe para todos os meus amigos leitores. Faço isso com entusiasmo por saber que alguém raramente irá desgostar do seu estilo imersivo de prosa poética. Os personagens são brilhantemente construídos com suas rotinas simples revelando o mais profundo dos sentimentos humanos. Um Deus na escuridão tira suspiros de quem lê e nos transporta para a paradisíaca Ilha da Madeira com todos os seus encantos.

Leila 19/05/2024

Valter Hugo Mãe nos brinda novamente com uma obra que aquece o coração e reacende a esperança na humanidade. Em Deus na escuridão, o autor entrega um romance delicado e profundo que toca as fibras mais íntimas do amor fraterno e da necessidade de cuidar do outro, temas que sempre ecoam com uma ressonância especial para seus leitores. Este livro, como o meu queridinho e amado, O Filho de mil homens” é daqueles que nos deixam com uma sensação de aconchego e fé na bondade intrínseca das pessoas.
A narrativa nos transporta para a pequena comunidade do Buraco da Caldeira, na Ilha da Madeira, onde os irmãos Pouquinho e Felicíssimo vivem em casas incrustadas em uma rocha íngreme, desafiando tanto a natureza indomável quanto a paisagem mítica que os cerca. Mãe constrói com maestria um cenário quase onírico, onde a simplicidade do cotidiano se entrelaça com uma espiritualidade palpável.
Desde o nascimento de Pouquinho, Felicíssimo assume o papel de cuidador do irmão caçula, que possui uma condição física incomum. Esse compromisso, longe de ser um fardo, é para Felicíssimo uma manifestação suprema de amor e afeição. A relação entre os irmãos é desenhada com uma ternura sublime, que aproxima o amor fraterno ao divino, quase maternal.
Através de sua escrita poética e sensível, Valter Hugo Mãe nos convida a refletir sobre a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Esse conceito é explorado com sutileza ao longo do romance, fazendo com que cada página seja um convite à introspecção e à apreciação das pequenas grandes manifestações de amor e cuidado.
Enfim, este é um livro amorzinho, e que confesso estava muito precisada nesse momento. Gratidão meu querido @valterhugomae

barretogi 05/05/2024

4.5 ??

termino sem saber o que aqui colocar. talvez eu volte depois. é um livro que precisa de digestão. precisa que a argamassa assente para que a viga se solidifique.

leitura densa - de fato com um começa arrastado - muito poética, para ser lido com calma. de uma simbologia pura.

"O sofrimento não nos impediria de também estarmos satisfeitos. Porque não. De modo nenhum. A felicidade é para depois de muito custo. Mas que custe é inevitável. É uma obrigação por sermos vulneráveis. Cheios de carências, tantas sem nome ou sem que as entendamos".

Luis.Henrique 01/05/2024

Pra mim, Deus na escuridão é o.melhor livro de Walter Hugo Mãe. Literatura no melhor sentido da palavra, personagens densos e límpidos, de quem se vê e se compartilha a alma. Uma grande leitura.

Marcus 25/04/2024

Quem é grato, é sempre feliz.
Os livros de VHM são deliciosos de ler. A infinidade de frases simples explicando o mundo e contando histórias, nos deixa espantados diante de tanto talento.

Essa é uma história sobre o amor mais puro. O amor de mãe, comparado ao amor de Deus, mas representado pelo amor de um irmão pelo outro. Com tudo de bom e de ruim que tem o amor. A posse, o ciúme, a renúncia, a devoção, o sacrifício e o perdão.

ludmilla_morais 18/02/2024

Amei!!!!
Gostei muito do livro. Foi o primeiro livro do Valter Hugo Mãe que eu li.

Para mim o livro é sobre amor de mãe, amor de irmão, solidão, olhar para si e dar tudo de si pela família.

Me identifiquei muito com Felicíssimo, que é uma criança que observa os adultos e se preocupa com eles. Não só com os adultos mas também com o irmão.

Entendi o livro como sendo em primeira pessoa, contado por Felicíssimo. Gostei como o autor usa de alguns simbolismos para dizer determinadas coisas. Posso estar errada sobre o que ele quis dizer, mas tive a minha interpretação pessoal. Gostei de como ele cria os diálogos.

A história se passa na Ilha da Madeira e gostei de ver esse lado da Ilha como eu nunca tinha imaginado. O lado de pessoas que lá vivem mas querem vir para o Continente. O lado das pessoas que vivem sua própria solidão mesmo que rodeados de gente.

Estou muito feliz de ter lido esse livro. Foi uma boa experiência.

?Tudo em mim partia de sofrer para o exercício da gratidão?

???Os filhos partem sem saberem que o sentido da vida é chegar à origem.?