Antes que o Café Esfrie

Antes que o Café Esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - Antes que o Café esfrie 3: A morte não precisa ser o fim da vida

Marcela115 21/05/2024

"Com cada história se aprende o significado do tempo, o tempo perdido, o tempo soberano, a falta de tempo, o tempo que não deu tempo, o tempo que passou e não volta mais, o tempo do que ainda está por vir??

pjmhellen 21/05/2024

"o destino de todos nós é morrer um dia"
é o melhor até agora pra mim, eu não imaginei que fosse ficar tão triste com esse final, me pegou desprevenida não vou mentir, acho incrível como esse livro me fez refletir bastante e conseguiu me fazer esquecer de tudo, eu engoli ele praticamente de tão boa que a história é. estou encantada por esse universo, é tudo tão tocante e especial. essa história me deixou com o coração quentinho...

Leticia.Ternus 15/05/2024

Lelé da Cuca
Dei 3* pq eu amo esse universo do café e seus personagens, mas pra mim o autor tá inventando muita moda só pra ter um livro 3 e 4. Não li o 4 ainda mas minha aposta é que vou continuar achando que ele deveria ter parado no 2. Ele tá viajando já.

iamluanamello 12/05/2024

Eu amo tanto essa série de livros. Mais uma vez, o autor nos fornece uma história aconchegante com lindas reflexões. Minha única ressalva é que, em alguns momentos, senti a escrita um pouco repetitiva. Mesmo assim, amei a leitura. Estou ansiosa pelo quarto livro.

A.Maia 06/05/2024

Antes que o café esfrie #3
Este terceiro livro da série revela uma segunda cafeteria, que também permite que as pessoas viajem no tempo, seguindo as mesmas regras dos volumes anteriores. Infelizmente, quem volta ao passado não tem o poder de mudar nenhum acontecimento, mas pode acalentar o coração ao ver alguém que já não está mais presente. Com esse novo cenário e uma chuva de personagens no início da leitura, deixando um pouco confuso especialmente devido aos nomes diferentes, mas para auxiliar há um organograma na última página do exemplar.

Na nova cafeteria, pertencente a mesma família, há novas aventuras. Cada capítulo traz uma história diferente e emocionante, se mesclando com a vida dos personagens que frequentam o local e com quem trabalha ali. Por isso, não é aconselhável ler os livros em uma ordem qualquer, pois o sentido de todo contexto pode se perder.

Um outro novo elemento na narrativa, deste terceiro volume, é a introdução de um livro com 100 perguntas sobre o que os personagens fariam se o mundo acabasse amanhã. O enredo destaca o quanto alguns procuram respostas, outros buscam entender seus próximos passos na vida, e muitos lidam com mágoas ou sentimentos conflitantes. É difícil não se identificar com pelo menos um dos personagens que precisa voltar ao presente antes que o café esfrie!

Em comparação com os outros, este apresenta tons mais sérios, melancólicos e até repetitivos, em minha opinião. Parece mergulhar rapidamente na dor e até destacar transtornos provenientes da perda de entes queridos. Pode ter sido apenas uma impressão minha, mas senti as mensagens dos personagens mais carregadas de tristeza. Além disso, o enredo deixa em aberto a possibilidade de que nem todas as regras dentro do café são exatamente como foi mencionado desde o primeiro da série.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com

Gabriel 02/05/2024

DA-DING?DONG?
Enquanto Toshikazu Kawaguchi escrever sobre viajar no tempo com algumas regras peculiares e uma que talvez tire o sentido de viajar no tempo, ?não é possível mudar o presente?, eu estarei lendo todos.
Antes que o café esfrie 3, assim como o primeiro e o segundo livro me tiraram completamente da realidade, do mundo que nos conhecemos, com todo o caos instalado e? me trouxe paz, uma sensação de acolhimento. Nessa vez num café diferente, uma cidade diferente, no antigo e aconchegante Donna Donna.
O Nagare e a Kazu, personagens indispensáveis. A Sachi, cara, que criança inteligente.
A Saki, o Reiji
A Nanako? a felicidade da Nanako?

?Dizem que é bom a gente oferecer o que tem de mais precioso a alguém que está se esforçando para realizar seus sonhos. Porque haverá com certeza momentos em que essa pessoa se sentirá sem forças para prosseguir. Será difícil, doloroso e ela terá que colocar numa balança seus sonhos e a realidade, e fazer uma escolha. Nesse momento, a pessoa que recebeu esse presente tão valioso vai se convencer de que ela pode se empenhar um pouco mais. Porque ela perceberá que no final das contas não está sozinha. Ganhará ainda mais coragem por saber que há alguém torcendo por ela. Eu te presenteio com esse livro porque desejo que você dê o seu máximo para realizar seu sonho.?

Barbara Louize 02/05/2024

Gostei muito do livro. Na minha opinião, é o melhor dos três livros. Te prende e não dá vontade de parar.

Livia Barini 02/05/2024

Sobre luto
Neste livro o autor nos conta quatro histórias de pessoas que perderam alguém que amavam. Em todas elas o luto está presente. E em algumas a pessoa que ficou chega até a pensar em tirar a própria vida.
A mensagem é bonita: Que devemos ser felizes. É o que quem foi queria e é nossa forma de honrar os que partiram. E esta partida não significa o fim, já que os que partiram continuam vivos em nossos corações.
Só me incomodou o fato de nenhum dos "viúvos" ter tido outros relacionamentos afetivos. Não acho que isso seja obrigatório. Mas amar de novo não diminui o amor que você sentiu por quem se foi, não é obrigação, mas não é demérito. Em especial na última história, o rapaz merecia ter encontrado e vivenciado o amor com outra pessoa.

Monalisa.Ludwig 30/04/2024

Café Donna Donna, em Hakodate no Japão. Este café é simples, e seria normal, se não fosse por aquela cadeira. A cadeira em que é possível viajar no tempo. O fantasma que senta naquela cadeira passa o dia lendo seu livro, porém uma vez por dia ele se levanta para ir ao banheiro. E esta é a oportunidade para quem quer ir para o passado ou para o futuro. Alguns personagens já haviam aparecido nos outros livros e outros são novos.

Li os outros dois livros no ano passado. Estava bem curiosa para este terceiro livro. Me decepcionou um pouco porque não me prendeu como os outros. Tem muitos detalhes dos momentos, o que acaba nos transportando para a história, como se estivéssemos no café vendo tudo acontecer. Desta vez a história se passa em outro café, e com um outro fantasma naquela cadeira. O autor acaba tornando-se repetitivo em alguns momentos, pois trás a mesma informação várias vezes. Achei que estes personagens não me envolveram tanto quanto dos outros dois livros.

Diego.Felizola 27/04/2024

Há algum tempo venho conversando mais sobre a morte com algumas pessoas próximas porque sinto que há um medo ainda muito grande quando se fala nesse tema. Antes que o café esfrie ajuda a lidar com isso ao lidar com a morte e suas consequências.

Por conta da diferença cultural no Japão, onde a história se passa, é possível avaliar diferentes pontos e óticas dos personagens sobre os temas dos quais o livro trata. A descrição dos lugares é tão bem feita que dá vontade de visitar.

O final me pegou desprevenido por ser tristemente feliz. Que possamos viver no agora para não ter arrependimentos.

Ju Andrade 22/04/2024

Bom porém bem repetitivo
O livro é bom, traz histórias com reflexões legais, porém é beeeem repetitivo, seja comparando com os livros anteriores ou comparando com ele mesmo.

As histórias são parecidas então parece q está lendo sempre a mesma história.

Vale a pena a leitura pq não é um livro ruim, mas teria que ter parado no máximo no dois, ou ser um livro único.

Esse três parece q foi feito só para manter a fórmula do suce$$o rodando e crescendo.

Agatha.Borges 21/04/2024

E se o mundo acabasse amanhã ? Você arriscaria? ??
Minha terceira leitura da série, e confesso que no início pelo andar da história, pensei que não me pegaria tanto quanto os outros. Mas subestimei o autor, que sempre entrega uma mensagem calorosa para vermos a vida no cotidiano, nas nossas relações e como tudo é passageiro. Em especial, o detalhamento das estações, do café, todos esses pormenores faz a gente sentir de fato toda atmosfera do livro, fora os personagens que sempre tiram sorriso e lágrimas.
Já fico no aguardo do próximo..

algumabookstan 21/04/2024

Indico tanto!
Pra quem lida com o luto da morte, esse livro traz uma reflexão boa sobre isso. o 3 livro sempre com outras histórias e todas maravilhosas!

Mutante X 10/04/2024

Inferior, mas excepcional
Ano passado fiz uma "leitura-maratona" dos dois livros em seguida e, tão logo descobri que o terceiro seria lançado, já coloquei na lista de favoritos. A delicadeza e simplicidade do autor em lidar com os problemas cotidianos com o toque de fantasia das viagens temporais fizeram da obra um best seller mundial com todo merecimento. Este volume sai da sua zona de conforto e vai para outro local e um tema em comum para todas as quatro histórias: a morte. Comparativamente com os outros dois, ele é inferior, mas não quer dizer que não seja bom. Achei desnecessário mudar o cenário para outro café, em outra cidade, mas manter as mesmas características do estabelecimento anterior, incluindo o fantasma na cadeira que permite viajar no tempo, só mudando de uma mulher para um homem. Muito conveniente os dois locais permitirem, sem explicação, a viagem temporal. Porém, esse é justamente o charme do livro: a falta de explicação "científica" para a parte fictícia, porque o forte é justamente na mensagem nas histórias de vida dos personagens. Nesse sentido, o livro continua apaixonante, com uma linguagem simples e reflexiva. E tratar de forma tão sensivel um tema delicado com a morte não é para qualquer um! O livro que não pode faltar na estante.

site: http://mutantexis.wordpress.com