Heloíse Não Pode Sair: e Se Uma Parte Sua Desaparecesse?

Heloíse Não Pode Sair: e Se Uma Parte Sua Desaparecesse? Cínthia Zagatto

Resenhas - Heloíse Não Pode Sair: e Se Uma Parte Sua Desaparecesse?

Marcelo 13/04/2024

"Heloíse Não Pode Sair" é um livro que apresenta a história de Heloise, uma adolescente que apresenta o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) mais conhecido como ?Multiplas Personalidades?. Heloíse retorna ao Brasil após dois anos em Londres, onde aprendeu a lidar com seu TDI. Ao enfrentar o ensino médio em uma nova escola, Heloíse desaparece, deixando suas outras oito identidades encararem os desafios da vida cotidiana.

A jovem teria sofrido abuso sexual por parte de seu pai e com isso dissociou e desenvolveu diversas personalidades para a ajudar a lidar e viver com o trauma.

A autora relata que, para escrever o livro, consultou pessoas e depoimentos de casos de pessoas que convivem com sistemas reais de TDI para retratar com autenticidade as experiências vividas por quem convive com essa condição. A consultoria do Sistema Orquestra e a declaração de uma de suas identidades, Yummii, evidenciam o cuidado da autora em abordar temas sensíveis sem espetacularização, oferecendo uma leitura que ressoa com a vivência dos sistemas.

O interessante do livro é acompanhar a convivência e a personalidade de cada um alters como uma pessoa única, contribuindo para uma representação autêntica e acolhedora dos sistemas. Apesar disso, achei o livro bem bobinho, adolescente e pouco envolvente. Em determinados momentos torci para terminar logo pois a leitura se tornava entendiante.

GabeZss 28/05/2024

TDI bem representado
Adorei esse livro e aprendi bastante sobre o TDI,a representatividade desse livro e assuntos importantes que ele retrata são de forma maravilhosa.

Maria4043 11/01/2024

Ninguém liga para a Heloíse
Heloíse não pode sair, e ninguém liga para isso. Nem a terapeuta, o padrinho, a mãe, o crush, as suas 8 personalidades; LITERALMENTE NINGUÉM. Então, por que ela é o TÍTULO do livro cara?
Livro raso, sem aprofundamento das questões principais.

Tamara Ferraz.As3Artes 20/04/2024

Uma história sobre múltiplas personalidades
A história cumpre o que se propõe. O início é um pouco confuso, mas logo você se conecta com o universo da história. Um romance que mostra o transtorno dissociativo de identidade de forma leve e as personalidades de cada um dos alters são muito bem construídos.

Luciana761 06/01/2024

Uma delícia com um pouquinho de caos!
Eu nunca fiquei tão empolgada com um primeiro capítulo! Assim que comecei a ler pensei que seria uma obra muito ficcional, me passou uma vibe meio divertidamente que me encantou logo de cara. Logo nos primeiros capítulos ficou bem claro que não era tão ficcional quanto achei, a autora teve muito cuidado ao abordar o assunto, da pra conhecer e entender um pouco sobre o TDI, (inclusive fica o alerta de gatilhos) trazendo muita representatividade e personagens muito reais.
Tem um certo caos por serem vários personagens contando a sua versão, mas eu amei conhecer cada um e cada personalidade tão peculiar. O romance juvenil me pegou de jeito (sempre pega), o Franco é muito fofo e empático eu amei ele!
Minha única questão com esse livro é que ele acabou rápido demais! Eu leria mais muitas páginas sobre todos eles e principalmente sobre a Heloise, terminou com um gostinho de quero mais!
Eu simplesmente amei ?

Cristina117 19/04/2024

O livro conta a história de Heloise, uma pessoa com transtorno dissociativo de identidade (tdi) e seus oito alters: Neto, Capitã, Nico, Prima, Sombra, Cookie, Ester e Hélio. O livro começa com o sumiço da Heloise e seus alters tendo que assumir o front, no início foi difícil entender a história, mas aos poucos acabei me apegando a cada ponto de vista dos alters. A história vai contando como Heloise vai se adaptando a rotina depois de uma temporada em Londres, e como o passado ainda assombra ela. Uma história viciante, adorei e só o final que me deixou com uma dúvida.

Harmônia 06/01/2024

Livro incrível com maravilhosa representatividade
Eu comecei a ler dia 15 de dezembro e acabei 6 de janeiro, demorei assim porque eu não queria terminar o livro, de tanto que ele me encantou, pensa em um livro bom, para quem não sabe, eu sou um sistema, vivo as mesmas coisas que a Heloíse e o pessoa vive e essa foi a primeira vez que eu vi uma representatividade de respeito relacionado a sistemas e TDI, por isso e pela história que eu fiquei tão encantada. O cuidado que a autora teve em todo o livro para falar do assunto.

Eu recomendo muito a leitura, é uma leitura gostosa, mas que tira o fôlego em muitos momentos, é simplesmente muito bom!

Bella.Novaes 29/02/2024minha estante
meu deus eu imaginei EXATAMENTE assim também! pq não sabia como criar esse cenário na minha cabeça

Fabiana.Marino 14/02/2024

Livro ruim
Só terminei porque fiquei esperando a autora explicar o motivo do surgimento das múltiplas personalidades, o que ela não fez.
Tantas coisas que a autora poderia explorar, e ela só ficou com em uma história rasa do dia a dia de cada personalidade.
Sem contar que ela não explicou o porquê Heloíse sumiu.
Laura Vogado 11/03/2024minha estante
pensei exatamente a mesma coisa!!! o livro tinha tudo pra ser muito bom e foi mal desenvolvido. me decepcionei demais

Jessy45 27/04/2024

Bom , mas senti falta de um desfecho
E se dentro da sua cabeça houvesse mais 8 pessoas vivendo seu dia a dia?
“Heloise não pode sair” conta a história de uma garota que precisa viver com mais 8 “alter egos”, (todos com costumes, gostos e aparências totalmente diferentes), e cada um criado a partir de um trauma da garota, que tão nova já passou por coisas inimagináveis.
Entretanto, certo dia, Heloise simplesmente não aparece para comandar o fronte (sua vida, escola, amigos, família) e quem assume de início é Neno, um dos “alters” mais tranquilos dessa turma, eles não entendem nada do que está acontecendo mas fingem ser Heloise por uns dias, sem saber que isso poderá prejudicar demais a vida de todos.
Um dos “alters” mais antigos, ao assumir a personalidade, acaba se apaixonando, e sim, vamos ter um romance sendo desenvolvido na narrativa, e eu achei incrível, um romance fofo e desafiador.
Aos poucos vamos nos conectando com cada personagem e suas manias... A autora trouxe muito assuntos reflexivos sobre a descoberta da sexualidade.
A abordagem do tema na obra é fascinante, pois a autora explora minuciosamente cada identidade com suas funções específicas na vida de Heloíse. Essa análise revela de forma detalhada e focada um "sistema" na vida da personagem, que se mostra extremamente complexo.
O sofrimento das personalidades ao enfrentar situações desconhecidas é evidente, assim como a importância do sistema para a convivência entre elas.
Se você gostou do filme ''Divertidamente'', com certeza vai amar demais esse livro, pois temos a visão de frente (externa) de cada personagem e também interna (como tudo acontece dentro da cabeça da garota), mas de uma forma muito leve e bem explicada.
Esta foi a minha primeira leitura sobre o TDI e foi uma surpresa muito agradável. A autora fez uma extensa pesquisa sobre o assunto antes de se aventurar a escrever este trabalho e achei tudo incrível. Porém, senti falta de um desfecho envolvendo Heloise.

Karini.Couto 16/04/2024

Heloíse parece ser uma jovem do ensino médio tímida e comum, porém a adolescente têm várias personalidades/identidades dentro dela, e cada uma com características e responsabilidades distintas. Heloíse é quem cuida dos estudos e rotina diária. Então, quando Heloíse some e as demais identidades precisam se desdobrar para lidar com todo o turbilhão de emoções de sua vida amorosa, escolar, entre outras questões, tudo fica mais complicado.

Em outra vida já trabalhei na área da saúde e com isso, tive contato com muitas questões da área, incluindo o Transtorno Dissociativo de Identidade ou Transtorno de Múltiplas Personalidades. Nesse transtorno, o indivíduo possui uma ou mais personalidades distintas e geralmente é uma reação a algum trauma. Enquanto se ausenta de si mesma outra identidade assume.

Achei interessante a abordagem do assunto na obra, e a autora nos apresenta cada identidade com suas devidas funções na vida de Heloíse, nos mostrando de maneira intrincada e muito direcionada um "sistema" na vida da personagem, que é extremamente complexo.

Sem contar que falar que o assunto exige responsabilidade, ao que a autora fez com maestria, trazendo empatia ao tema e sensibilidade na escrita; mostrando como cada identidade ficou emocionalmente abalada e experimentou suas dificuldades em lidar com as situações deixadas por Heloíse. Além de nos permitir compreender um pouco sobre as dificuldades de quem possui tal Transtorno e como pode ser exaustivo e difícil de muitas maneiras essa situação.

Um assunto sério, que com certeza é difícil em qualquer fase da vida, mas trago um olhar mais sensível à essa fase da adolescência em que passamos por tantos altos e baixos emocionais, muitas descobertas e época de formação do indivíduo.

Um romance que para além do entretenimento, conduz o leitor por assuntos sensíveis, reflexivos, instrutivos e nos instiga a prosseguir, ora em busca de compreensão, ora para sanar a curiosidade do que virá a seguir e também sobre o foco principal da motivação para Heloíse ter se ausentado de si mesma.

E se uma parte sua desaparecesse?

Saúde mental sempre é um assunto importante na vida e na literatura.

site: https://instagram.com/alempaginas

Priscila700 12/03/2024

E a Heloise?
Gente, eu li o livro todo esperando pra saber dessa Heloise e nada. O livro é todo sobre as múltiplas personalidades vivendo cansadas ou surtando por motivos nada a ver. E a pobi da Heloise foi esquecida a história inteira. Ela não pode sair, mas saiu e ninguém deu a mínima. Fora esse final, que era pra ser um grande ciclo se fechando pros personagens e teve a profundidade de um pires.

Mariliza.Baptista 24/03/2024

Essa resenha é uma opinião pessoal e subjetiva
Heloíse não pode sair, escrito por Cínthia Zagatto, é um livro que aborda temas complexos e intrigantes, como o Transtorno Dissociativo de Identidade. No entanto, não consegui ter uma experiência positiva com essa obra.

Heloíse não pode sair é um livro que divide opiniões. Se você gosta de histórias que exploram a mente humana e está disposto a lidar com uma narrativa mais lenta, pode encontrar algo de valor aqui. No entanto, se você prefere enredos mais dinâmicos e personagens mais cativantes, talvez este não seja o livro ideal para você.

Lembre-se de que a literatura é subjetiva, e o que não funcionou para um leitor pode ser uma experiência incrível para outro. Cada livro tem seu público, e talvez Heloíse não pode sair encontre o seu.

Priscílla 03/05/2024

Incrivel
Eu amei demais esse livro!
eu já tinha lido outros livros da autora, então eu já conhecia um pouco da escrita dela.
vento o titulo e capa do livro, não imaginamos o quão profundo é a história. eu me surpreendi demais.
São temas que normalmente não são abordados, tornando tudo muito "inovador" e emocionante.
Recomendo muito a leitura