Heloíse Não Pode Sair: e Se Uma Parte Sua Desaparecesse?

Heloíse Não Pode Sair: e Se Uma Parte Sua Desaparecesse? Cínthia Zagatto




Resenhas - Heloíse Não Pode Sair: e Se Uma Parte Sua Desaparecesse?


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Larissagris 05/06/2024

HELOÍSE NÃO PODE SAIR (CINTHIA ZAGATTO)
Heloíse tem Transtorno Dissociativo de Identidade. Ela é a responsáve por seguir a rotina e manter tudo sob controle. Só que já faz um bom tempo que Heloíse não assume o front, ela desapareceu. Com isso, os outros alters precisam se organizar para fazer o papel de Heloíse.

Eu como pessoa neuroatípica, gosto muito de ler sobre neurodiversidade, então esse livro foi um presentão.

Na minha opinião, a coisa mais bonita desse livro é a relação do padrinho da Heloíse com os alters. É uma relação muito bonita, baseada na compreensão e no respeito. Diferentemente da mãe de Heloíse, Ricardo aceita cada um e os reconhece como indivíduos diferentes. Só de olhar ele já reconhece quem está no front pois conhece cada um deles muito bem.

A mãe de Heloíse, simplesmente não aceita os alters, reconhece apenas Heloíse como sua filha e fica bem contrariada nos momentos em que percebe que quem está falando com ela não é a Heloíse. Mas após um bronca bem dada da Capitã, um dos alters, ela começa a tentar se aproximar. Não diria que ela aceitou 100%, mas nesse momento teve início um novo relacionamento entre eles, e era nítido que ela estava se esforçando para compreender melhor. É bem legal quando ela finalmente começa a interagir com eles individualmente e a perceber como as identidades podem ter personalidades, aparência e até idades diferentes. Nosso cérebro é realmente complexo!

O foco principal da historia é mesmo a "parte de dentro" da Heloíse. A relação entre os alters e suas tentativas de levar a vida sem a anfitriã, tendo que aprender a fazer coisas que eram feitas por ela, como ir pra escola, interagir com os colegas e ir bem nos estudos. Seria legal ver mais interações entre eles com as pessoas do lado de fora, ver como é a convivência dos familiares (além do Ricardo) com a pessoa com TDI. Também senti falta de conhecer mais a Heloíse, queria pelo menos um capítulo narrado por ela, mas ela tinha sumido mesmo.

Hoje em dia é urgente falarmos sobre a neurodiversidade, por isso recomendo essa história. Precisamos espalhar informação e entender que ser diferente é normal. ?

TRECHOS FAVORITOS:

Sei que o garoto não está apenas emocionado por estar em casa, de volta com a mulher que entende ser sua mãe. Sei que, no cerne desse abraço, está a ânsia que ele tem de agarrar uma de suas poucas chances de receber algum carinho. Está a mágoa por nunca ter sido reconhecido pela mãe. (Pág. 21)

Pensamentos vazam, mesmo quando tentamos evitar, e esse é um dos lados ruins de ter mais gente compartilhando sua cabeça. Não dá para fugir deles, e muitas vezes você não quer escutá-los. (Pág. 87)

[...] nos obrigamos a fugir do que mexe com a gente com tanta determinação que, mais cedo do que prevemos, estamos com uma carga toda encapsulada, mergulhados até o pescoço na depressão que para outros de nós pode ser um problema mais leve. (Pág. 89)

- Heloíse sumiu! E aí? Você vai fazer o quê? Jogar o corpo dela no lixo porque nenhum de nós te agrada? (Pág. 136)

Dizem que é isso que acontece quando você é uma criança que passa por um trauma repetitivo. Você acredita que merece cada experiência ruim, que está fazendo alguma coisa para atrair os problemas, que a culpa é sua. Se não te punem, você dá um jeito de se punir. (Pág. 143)

Não somos nossos pais, Franco [...] Não temos culpa por eles serem quem são. Nós fazemos nossas escolhas e somos tão bons quanto queremos ser. (Pág. 199)

- Não é só com agressão física que as pessoas nos machucam. (Pág. 207)

Só não deixa de ser frustrante saber que alguém está apaixonado por você, mas pode ser que não consiga te aceitar do jeito que você é. (Pág. 228)

É só esse um dia que sempre fica implícito. Um dia, vamos ficar bem. Um dia, eu vou poder voltar pro front. Um dia, vamos saber o que fazer. É como se esse um dia fosse inalcançável. (Pág. 241)

[...] dizem que não podemos planejar demais as coisas que queremos fazer, porque elas nunca saem do jeito que esperamos. (Pág. 278)
comentários(0)comente



GabeZss 28/05/2024

TDI bem representado
Adorei esse livro e aprendi bastante sobre o TDI,a representatividade desse livro e assuntos importantes que ele retrata são de forma maravilhosa.
comentários(0)comente



Sueli.Zagatto 13/05/2024

Nunca tinha imaginado como seria viver com este transtorno, mas lendo este livro consegui aprender sobre o TDI e de uma maneira livre, light, sem preconceitos ou julgamentos. Com certeza fiquei com um gostinho de quero mais.
comentários(0)comente



Priscílla 03/05/2024

Incrivel
Eu amei demais esse livro!
eu já tinha lido outros livros da autora, então eu já conhecia um pouco da escrita dela.
vento o titulo e capa do livro, não imaginamos o quão profundo é a história. eu me surpreendi demais.
São temas que normalmente não são abordados, tornando tudo muito "inovador" e emocionante.
Recomendo muito a leitura
comentários(0)comente



leiturasdadriane 02/05/2024

Onde está Heloíse?
Com uma escrita fluída, apesar de abordar um tema difícil e complicado a autora soube trazer de forma bem didática e leve o TDI( Transtorno dissociativo de identidade), após uma grande pesquisa acerca do assunto.
O início me lembrou um pouco o filme Divertidamente, quando começa a falar sobre os personagens ao qual vamos sendo apresentados no decorrer da leitura.
Aprendemos a lidar com termos certos ao qual nomear as personalidades, alter egos.
Depois de dois anos na Inglaterra Heloíse, retorna ao Brasil com seu padrinho, mas com esse retorno, acontece algo que obriga os outros alter a agir, o sumiço do alter principal, Heloíse, com isso os oitos restante acabam sendo obrigados a se unir e se dividir na realização das tarefas diárias que antes eram feitos por ela.
Neno de cara se torna o principal responsável por algumas tarefas, mas com o tempo cede para Hélio que com o tempo se apaixona por um certo garoto da escola nova.
A dinâmica entre os alter me chamou a atenção, onde alguns acabam sendo mais próximos que os outros, cada um tendo sua individualidade e gênero, vamos nos afeiçoando a alguns personagens, descobrindo que alguns também possui seus próprios gatilhos e formas de lidar com eles.
O livro se torna esclarecedor e de válida leitura nos introduzindo a esse universo do TDI.
comentários(0)comente



Jessy45 27/04/2024

Bom , mas senti falta de um desfecho
E se dentro da sua cabeça houvesse mais 8 pessoas vivendo seu dia a dia?
“Heloise não pode sair” conta a história de uma garota que precisa viver com mais 8 “alter egos”, (todos com costumes, gostos e aparências totalmente diferentes), e cada um criado a partir de um trauma da garota, que tão nova já passou por coisas inimagináveis.
Entretanto, certo dia, Heloise simplesmente não aparece para comandar o fronte (sua vida, escola, amigos, família) e quem assume de início é Neno, um dos “alters” mais tranquilos dessa turma, eles não entendem nada do que está acontecendo mas fingem ser Heloise por uns dias, sem saber que isso poderá prejudicar demais a vida de todos.
Um dos “alters” mais antigos, ao assumir a personalidade, acaba se apaixonando, e sim, vamos ter um romance sendo desenvolvido na narrativa, e eu achei incrível, um romance fofo e desafiador.
Aos poucos vamos nos conectando com cada personagem e suas manias... A autora trouxe muito assuntos reflexivos sobre a descoberta da sexualidade.
A abordagem do tema na obra é fascinante, pois a autora explora minuciosamente cada identidade com suas funções específicas na vida de Heloíse. Essa análise revela de forma detalhada e focada um "sistema" na vida da personagem, que se mostra extremamente complexo.
O sofrimento das personalidades ao enfrentar situações desconhecidas é evidente, assim como a importância do sistema para a convivência entre elas.
Se você gostou do filme ''Divertidamente'', com certeza vai amar demais esse livro, pois temos a visão de frente (externa) de cada personagem e também interna (como tudo acontece dentro da cabeça da garota), mas de uma forma muito leve e bem explicada.
Esta foi a minha primeira leitura sobre o TDI e foi uma surpresa muito agradável. A autora fez uma extensa pesquisa sobre o assunto antes de se aventurar a escrever este trabalho e achei tudo incrível. Porém, senti falta de um desfecho envolvendo Heloise.
comentários(0)comente



Tamara Ferraz.As3Artes 20/04/2024

Uma história sobre múltiplas personalidades
A história cumpre o que se propõe. O início é um pouco confuso, mas logo você se conecta com o universo da história. Um romance que mostra o transtorno dissociativo de identidade de forma leve e as personalidades de cada um dos alters são muito bem construídos.
comentários(0)comente



Cristina117 19/04/2024

O livro conta a história de Heloise, uma pessoa com transtorno dissociativo de identidade (tdi) e seus oito alters: Neto, Capitã, Nico, Prima, Sombra, Cookie, Ester e Hélio. O livro começa com o sumiço da Heloise e seus alters tendo que assumir o front, no início foi difícil entender a história, mas aos poucos acabei me apegando a cada ponto de vista dos alters. A história vai contando como Heloise vai se adaptando a rotina depois de uma temporada em Londres, e como o passado ainda assombra ela. Uma história viciante, adorei e só o final que me deixou com uma dúvida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karini.Couto 16/04/2024



Heloíse parece ser uma jovem do ensino médio tímida e comum, porém a adolescente têm várias personalidades/identidades dentro dela, e cada uma com características e responsabilidades distintas. Heloíse é quem cuida dos estudos e rotina diária. Então, quando Heloíse some e as demais identidades precisam se desdobrar para lidar com todo o turbilhão de emoções de sua vida amorosa, escolar, entre outras questões, tudo fica mais complicado.

Em outra vida já trabalhei na área da saúde e com isso, tive contato com muitas questões da área, incluindo o Transtorno Dissociativo de Identidade ou Transtorno de Múltiplas Personalidades. Nesse transtorno, o indivíduo possui uma ou mais personalidades distintas e geralmente é uma reação a algum trauma. Enquanto se ausenta de si mesma outra identidade assume.

Achei interessante a abordagem do assunto na obra, e a autora nos apresenta cada identidade com suas devidas funções na vida de Heloíse, nos mostrando de maneira intrincada e muito direcionada um "sistema" na vida da personagem, que é extremamente complexo.

Sem contar que falar que o assunto exige responsabilidade, ao que a autora fez com maestria, trazendo empatia ao tema e sensibilidade na escrita; mostrando como cada identidade ficou emocionalmente abalada e experimentou suas dificuldades em lidar com as situações deixadas por Heloíse. Além de nos permitir compreender um pouco sobre as dificuldades de quem possui tal Transtorno e como pode ser exaustivo e difícil de muitas maneiras essa situação.

Um assunto sério, que com certeza é difícil em qualquer fase da vida, mas trago um olhar mais sensível à essa fase da adolescência em que passamos por tantos altos e baixos emocionais, muitas descobertas e época de formação do indivíduo.

Um romance que para além do entretenimento, conduz o leitor por assuntos sensíveis, reflexivos, instrutivos e nos instiga a prosseguir, ora em busca de compreensão, ora para sanar a curiosidade do que virá a seguir e também sobre o foco principal da motivação para Heloíse ter se ausentado de si mesma.

E se uma parte sua desaparecesse?

Saúde mental sempre é um assunto importante na vida e na literatura.

site: https://instagram.com/alempaginas
comentários(0)comente



Manuelasca 14/04/2024

A leitura não envolve, não aprofunda. Uma temática bem interessante, mas não foi nada cativante. Livro pra adolescente.
comentários(0)comente



Marcelo 13/04/2024

"Heloíse Não Pode Sair" é um livro que apresenta a história de Heloise, uma adolescente que apresenta o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) mais conhecido como ?Multiplas Personalidades?. Heloíse retorna ao Brasil após dois anos em Londres, onde aprendeu a lidar com seu TDI. Ao enfrentar o ensino médio em uma nova escola, Heloíse desaparece, deixando suas outras oito identidades encararem os desafios da vida cotidiana.

A jovem teria sofrido abuso sexual por parte de seu pai e com isso dissociou e desenvolveu diversas personalidades para a ajudar a lidar e viver com o trauma.

A autora relata que, para escrever o livro, consultou pessoas e depoimentos de casos de pessoas que convivem com sistemas reais de TDI para retratar com autenticidade as experiências vividas por quem convive com essa condição. A consultoria do Sistema Orquestra e a declaração de uma de suas identidades, Yummii, evidenciam o cuidado da autora em abordar temas sensíveis sem espetacularização, oferecendo uma leitura que ressoa com a vivência dos sistemas.

O interessante do livro é acompanhar a convivência e a personalidade de cada um alters como uma pessoa única, contribuindo para uma representação autêntica e acolhedora dos sistemas. Apesar disso, achei o livro bem bobinho, adolescente e pouco envolvente. Em determinados momentos torci para terminar logo pois a leitura se tornava entendiante.
comentários(0)comente



Gabrielle.Ferreira 13/04/2024

Bom mas poderia ser melhor
A leitura começa cativante mas vai caindo aos poucos. A história é super interessante mas deixou q desejar deixando pontos abertos na história. Gostaria que a autora tivesse desenvolvido mais outras personalidades além do Hélio e do Neno.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabrielly.Recalcat 02/04/2024

Heloíse não pode sair
Devo admitir que fico um pouco confusa avaliando esse livro.

É um livro muito bom, a leitura é gostosa, o tema abordado é interessantíssimo e a história é bem legal. Porém, é um pouco confusa.

Parte da confusão é por conta das múltiplas personalidades e parte é sobre a história em si. Se o livro tivesse o dobro de páginas, daria para trabalhar mais os acontecimentos e as personalidades.

No geral é um bom livro
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR