Lugares Vazios

Lugares Vazios Mary Cagnin

Resenhas - Lugares Vazios

Clara 06/05/2024

O livro em si é interessante e foi uma leitura agradável no todo, mas a escrita não me agradou tanto, achei o desenvolvimento muito apressado que me deu a sensação de furo, senti falta de um desenvolvimento detalhado das relações dos personagens e da história em si, pois, apesar de ter muito sentimento abordado foi trazido com superficialidade. Senti falta também da descrição das partidas, eu estava ansiosa para a grande final que foi falada o tempo todo mas acabou sendo deixada de lado, também tive a impressão que muitas partes da história que pediam uma atenção foram apenas jogadas na história. Foi um bom entretenimento, mas esperava mais.

Estela104 02/05/2024

Vespas
Gostei muito do livro, mas sendo honesta, não entendi o final e nem os motivos de certas decisões dos personagens, claro, não temos a perspectiva deles na história, mas ainda duvidei de certas coisas, mas acho que isso também deixou eles mais humanos(?) Fazer as coisas e não explicar pros outros é algo que eu faço muito, ent dá pra perdoar, mas o final realmente é confuso pra mim, talvez seja pq terminei ele de noite e estava morrendo de sono, mas depois dos 70%-80% adiante ficou >muito< confuso para mim o que estava acontecendo.
Tirando essa confusão no final, eu gostei muito do Alan e do Nick, uns fofos eles?

Fraanfiqueira 23/04/2024

É como a gravidade... inevitável.
Pra te tirar da ressaca literária, é um ótimo livro. Tem muitas questões que na minha opinião precisava ser melhores desenvolvidas. Muitas coisas pareciam ter ficado muito jogadas ali e acabavam por deixar uma interrogação na cabeça, criando certa dificuldade e entrar na leitura. E eu particularmente gosto bastante de me conectar.

Exceto por isso, foi uma leitura bacana, dei algumas risadas, queria um pouco mais de detalhes nos jogos, pois querendo ou não, o livro começa por conta do jogo e achei que ficou pouco explicito.

Alan e Nick, desenvolveram um romance legal, um pouco raso, rápido demais, mas eu achei interessante que nenhum deles foi a p#ca salvadora um do outro. Não entendi sobre os lugares vazios deles, e é outro ponto que poderia ser melhor desenvolvido.

Ponto mais que positivo para Alan ser alguém que faz terapia e isso por consequência respingar no Nick, afinal ele tem suas questões também. E apesar dele ser o típico babaca popular que no fundo tem um bom coração, só esconde nessa mascara de otário, acabei gostando dele no final, não o suficiente pra ser o Alan em meu coração.

Um bom livro.

Andre350 22/04/2024

Complicado e perfeitinho
Eu quero começar dizendo que esse livro é cheio de problemas. São personagens negligenciados, coisas se resolvendo magicamente, reviravoltas forcadas, muitas questões levantadas pela autora que não são aprofundadas?.Mas assim, tudo isso acaba sendo deixado de lado pq esses personagens são bem carismáticos, e a reciprocidade entre Nick e Alan transborda das páginas?no fim das contas, a história te deixa com aquele sentimento de coração quentinho e felicidade?e é isso q vou guardar.

Gui.SGS 22/04/2024

Que livro gostosinho de ler, sinto que é um All For The Game sem a parte da depressao, trauma e tristeza, pq parece muito, muito fofo, personagens interessantes, engraçados, bonitos e que tem muita quimica entre eles, de vdd.

Leticia 21/04/2024

Pra te tirar da ressaca literária
Meu casal! A narrativa é surpreendente, acabou sendo um pouco diferente do que eu esperava pela sinopse, mas o desenvolvimento da relação entre o Nick e o Alan é a cereja do bolo.
Eles são uns fofos e tudo o que eu precisava pra me tirar da ressaca literária!
Ja sobre o plot eu irei deixar no ar, pois talvez eu tenha me distraído um pouco durante a leitura e nao ter entendido 100% da razão por trás
Mas é uma ótima recomendação de livro de romance

izzystorm 11/04/2024

Resenha #3 - 2024
Amo demais a capacidade da autora de desenvolver cinco ou seis personagens principais e isso ser construído de forma divertida. Gostei demais do humor da história e como as partes mais dramáticas são uma grande dramédia.
Uma história reconfortante e personagens tão representativos, fiquei surpresa com o apego que tive pela trama. Acabei a leitura felizinho e acolhido; recomendo para quem gosta de grafite, patins e investigações tragicômicas.

thalita batista 08/04/2024

O livro conta a história de um time de hóquei que está atrás de um novo jogador, após a traição de um dos colegas que passou a jogar no time rival. Com isso, conhecemos Alan, o novato do curso de artes, que entra como uma nova aposta nos Vespas.

O livro em si é chato. A escrita da autora não é das melhores e em muitos momentos senti que ela se perdeu na narrativa. Havia muitos temas misturados que não foram abordados de uma forma harmônica o que levou a se tornar um grande emaranhado de coisa nenhuma.

O esporte também não foi trabalhado, só era algo jogado no livro. Não teve uma única partida narrada, eles só jogavam e logo em seguida era dito que eles tinham ganhado o jogo, o que não me deixou com emoção NENHUMA. Nem mesmo na partida final, onde achei que finalmente veria alguma coisa do hóquei... Decepcionante.

Os personagens tinham tudo para me ganharem, mas não senti conexão com nenhum deles. As informações eram jogadas de forma aleatória e sem muita carga emocional ou uma razão por trás. O romance entre os protagonistas não me encantou tanto e infelizmente não me senti me apaixonando junto com eles. O que me deixou bem chateada, visto que eu tinha colocado muitas espectativas nessa história.

Os plot twist foram legais mas a autora não soube finalizar muito bem, dando uma solução apressada e um pouco sem sentido para algo que era um problema desde o começo do livro.

De forma geral, essa não foi uma leitura que me agradou muito, por mais que eu quisesse ter gostado da história.

Doardaa 03/04/2024

Vespas 89
Nick, Alan e os Vespas, são o significado de contraste, eles se encaixam tão perfeitamente quanto um quebra cabeças.

Esse livro me tirou da ressaca, o que já é algo impressionante KKKKKKKK a forma como tudo se encaixou perfeitamente é satisfatório, no final tive o sentimento que tudo estava no lugar que deveria estar.

A escrita é incrível, fluida e leve. A satisfação do casal sendo bem trabalhado, com um hot tão bem escrito, maravilhoso!

Eu amei tudo ?

Carolina3162 25/03/2024

Lugares Vazios
Este livro me trouxe tantas emoções,
Levei tanto tempo para de fato finalizar a leitura pois desejei que ele nunca terminasse, desgustei como uma lasanha, aos poucos.
Me sentia como a personagem de Clarice Lispector de "Felicidade clandestina", me "esquecia" que tinha esse livro para depois ter a felicidade de encontrá-lo.
Os personagens são tão bem trabalhados, tão vivos e intensos, lhe digo que é impossível ler esse livro e não se apaixonar com o relacionamento de Nick e Alan.
Há muita representatividade, mostrando que foi escrito com muito carinho.
A história toma rumos muito interessantes, te prendendo e fazendo com que você não queira mais largar ele.
Apenas sinto que perdemos muito potencial que se tinha nos personagens secundários, por ser uma história tão intensa algumas questões podem ter deixadas de lado.
Recomendaria muito à todos aqueles que querem um livro intenso com ação, romance e um pouco de mistério.
Vespas para sempre..

lucasmzm 24/03/2024

Uma surpresa de verão!
Tenho sempre receio de iniciar romances LGBTQIAP+ escritos por escritores fora da comunidade, comumente os relacionamentos são clichês (com certo preconceito velado, eu diria). Todavia me surpreendi com essa obra, o enredo é fluido, trouxe em mim aquela sensação de "só mais um capítulo...", ou mesmo a vontade de ficar até altas horas da madrugada para descobrir mais sobre a trama. A escritora criou um universo próprio, com oportunidade de explorar diversas vidas de diferentes personagens em outras obras, a habilidade dela enquanto cartunista foi perspicaz nessa construção. Outra temática interessante foi a inserção do hóquei no gelo, apesar de repetir essa receita de romance adolescente americano, torna-se diferente do que já existe no mercado. Em suma, a trama é bem construída, o romance é fofo, quente em alguns momentos... as personagens são cheias de personalidade, cativantes eu diria, atingindo 4 estrelas em minha avaliação.

Emmy 19/03/2024

Tinha potencial
Incialmente, eu comecei a ler porque a sinopse e a capa me remetia muito à AFTG, mas foi um ledo engano e uma grande decepção.
Sobre a narrativa: no começo, achei estranho o estilo de escrita ser bem simples e direto ao ponto, algo que não é comum nas obras aqui do Ocidente, mas por um bom tempo achei divertido de acompanhar, já que torna bem fluído e divertido. Depois se tornou apenas um indicativo pra pobreza narrativa, uma vez que os hots eram melhor escritos do que todo o resto do livro. Houve cenas de ação que necessitavam desenvolvimento, mas que foi narrado de uma forma tão simples e frouxa que se torna irrelevante para o leitor.
Sobre o enredo (apenas os pontos que me marcaram mais, porém há muitos outros detalhes, como discrepância de informações durante a narrativa etc): acho que a autora não ter descrito mais o esporte foi um grande erro, já que é uma das promessas da sinopse, então a frustração do leitor se torna justificável - aqui, o hóquei se torna mais um utensílio do que uma ferramenta para a narrativa. E então vem as escolhas EXTREMAMENTE burras dos personagens quando se trata do envolvimento dos mesmos com as gangues - os caras vão pro "covil" da gangue rival com 5 gatos pingados e um sonho, e depois vem toda a bagunça dessa cena que torna tudo tão patético e burro (querem me convencer que 4 idiotas e 1 descontrolado emocionalmente deram conta de uma penca de caras numa relativa facilidade?), além do plano estúpido deles de evitar o assalto a uma joalheria como se fossem protagonistas de uma série adolescentes onde todos são "inteligentes" porquê os adultos são burros. Ainda, há o uso de assuntos que deveriam ser tratados com responsabilidade, mas que aqui é um grande objeto pra dar entretenimento: abuso de drogas e o descontrole de raiva de um dos protagonistas - esses assuntos tinham tanto potencial de desenvolvimento, mas que foram completamente perdidos; eu, como uma pessoa que é medicada pra tratar esse tipo de distúrbio de raiva, fiquei meio meh da forma que usaram um transtorno com tanta irresponsabilidade. Enfim, eu não costumo ler avisos de gatilho, mas defendo a existência destes exatamente para evitar que leitores acabem afetados por situações como essa e, infelizmente, o aviso de gatilho aqui é inexistente.
Sobre os personagens: um bando de deus ex machina que no final conseguem tudo que querem e gastam seu tempo realizando coisas que não deveriam ser possíveis pro tempo que se passa a obra e toda a responsabilidade que é colocada em cima dos personagens. A Sophia, por exemplo, ainda universitária e ocupa um cargo alto no jornal e pra calhar tem tempo de ser de gangue e planejar invadir uma joalheria com um sistema de segurança patético. Enfim, os personagens secundários não possuem um desenvolvimento muito bom, por mais que de vez em quando acompanhemos o ponto de vista deles - tudo é muito corrido, superficial e não é mostrado pra nós o impacto dos eventos.

Mimi.Alcant 19/03/2024

Amo meus novos gays favoritos
O tanto que esse livro é bom, não está escrito. Tem tanto plot twist, mistério, fantasia, romance por trás da capa desse livro. É bem demorada as vezes a leitura, mas no final vale muito a pena!

Diana244 08/03/2024

Gay trambiqueira
Simplesmente ocupa meu top 1 de 2024 e o ano nem acabou, eu conto os dias pelo lançamento do fisico, que livro maravilhoso, eu me apaixonei.

Tem romance, diálogo, gay trambiqueira, representatividade.

A autora é um ser humano incrivel, muito fofa mesmo e completamente acessível.

Nick e Alan virou minha religião.

?É como a gravidade?-inevitável?

Eu vou tatuar essa frase, esse livro ele.. ele me salvou, ele me deixou de coração quentinho..