Contos de Horror da América Latina

Contos de Horror da América Latina Vários

Resenhas - Contos de Horror da América Latina

Lucas990 04/10/2023

Sim, essa é só mais uma resenha sobre esse livro que vai dizer que não sou fã de contos, mas que o da galinha degolada me traumatizou (foi o melhor).
Attalya 04/11/2023minha estante
Vish, vou começar a ler agora. Eu curto contos, já o gênero de terror... geralmente não cumpre o prometido de aterrorizar, será que vai ser diferente dessa vez?

Túlio Bastos 09/11/2023minha estante
Vai com a cabeça de que a escrita é (um pouco) vernácula. Os contos são ótimos, mas decididamente o último é o melhor.

Attalya 11/11/2023minha estante
Eu li curti muito, sabia? Inclusive já fui atrás de outros livros de autores que não conhecia e que me foram apresentados nele. Foi uma leitura que realmente me surpreendeu.

Sabrina 05/01/2024minha estante
Se tem um bom vou ler

Sabrina 05/01/2024minha estante
Terror pesado amo

13/03/2024minha estante
Nossa a galinha degolada me pegou muito. Mas o juramento me deu uma sensação de repulsa imensa.

Andressa Klemberg 09/10/2023

Ótimos contos
Livro com contos brasileiros, mexicanos, argentinos, uruguaios. Autores e autoras. Histórias mais macabras e outras mais leves. Maioria dos contos termina com um nocaute, recomendo!

Pandora 08/10/2023

Começando este mês de outubro de leituras temáticas com esta ótima seleção de contos de horror. O único que achei deslocado nesta coletânea foi o de Lima Barreto, pois apesar do título, não tinha atmosfera de horror nenhuma.

Aqui temos horror e temos tristeza, choque, posse, ciúme, inveja, abandono, sofrimento, sadismo, amor.

Achei a sequência muito boa, alternando histórias mais gráficas com outras mais psicológicos e fiquei impressionada com o Horacio Quiroga, que eu nunca tinha lido, como ele foi do lirismo de O Filho para o horror absoluto de A Galinha Degolada. Pena que não dá pra escrever um pouco sobre cada uma sob pena de estragar a experiência, pois são todas bem curtinhas; acho mais bacana ir no escuro.

Daqui eu já havia lido O juramento, de Humberto de Campos, o que até me fez comprar um box do autor e A causa secreta, que é um ótimo conto, mas não está entre meus preferidos.

Continuo gostando muitíssimo de O juramento, e entre os novos (para mim), amei O bebê de tarlatana rosa e A galinha degolada. São sim, contos de horror, mas antes de tudo são contos tristes, de condições humanas infelizes e de abandono. D. Julia também não nos poupou em Os Porcos!

Enfim, um livrinho que vale a pena.

TERROR e HORROR segundo a Wikipédia:
“Terror é geralmente descrito como o sentimento de medo e expectativa que precede a experiência horrível. Por outro lado, horror é o sentimento de repulsa que geralmente ocorre depois de algo assustador é visto, ouvido ou experimentado. É a sensação que se tem depois de chegar a uma realização terrível ou experimentar uma ocorrência profundamente desagradável. Em outras palavras, horror está mais relacionado a ficar chocado ou assustado (sendo horrorizado), enquanto o terror está mais relacionada à ansiedade ou medo. Horror também pode ser definido como uma combinação de terror e repulsa.”

CONTOS NESTE LIVRO:

8. De além-túmulo - José Juan Tablada
9. A causa secreta - Machado de Assis
10. A galinha degolada - Horacio Quiroga
Janaina Edwiges 22/10/2023minha estante
Que interessante! Parece ser uma ótima coletânea de contos. Você sabe se está disponível somente na TAG? Procurei aqui rapidamente e não encontrei para comprar na Amazon.

Pandora 22/10/2023minha estante
Oi, Janaina! Veio como brinde na caixinha da TAG e não é de nenhuma editora específica, então acredito que se um dia ficar disponível, será só na TAG.

Bruna Nuvem 12/10/2023

Uma boa leitura. Os contos são bem curtinhos, assim como todo o livro, então é possível ler numa tarde. Alguns são confusos, mas outros são realmente muito bons. Gostei em especial dos contos de Horacio Quiroga e Machado de Assis.

LeonardoGS89 11/11/2023

Achei razoável.
O livro Contos de Horror da América Latina da editora Tag reúne nove histórias de autores e autoras latino-americanos que exploram o gênero do horror e do fantástico em suas obras. Os contos abordam temas como a morte, o sofrimento, a loucura, o sobrenatural, a crueldade e o medo, através de diferentes estilos e perspectivas. O livro é uma boa oportunidade para conhecer alguns dos principais nomes da literatura latino-americana, como Horacio Quiroga, Machado de Assis, Lima Barreto, Júlia Lopes de Almeida, Leopoldo Lugones, Humberto de Campos e Juana Manuela Gorriti.
A leitura dos contos é rápida e fácil, pois são textos curtos e bem escritos. No entanto, mesmo com os grandes nomes, nem todos os contos são interessantes, igualmente assustadores ou envolventes, alguns são mais previsíveis ou clichês, enquanto outros são mais originais ou surpreendentes, enquanto alguns são mais realistas ou psicológicos, outros são mais fantásticos ou grotescos.
Mas no geral, achei razoável, leitura rápida e de fácil entendimento.

Anelena 02/02/2024minha estante
Curti bastante seu comentário e não podia concordar mais com essa tarefa da leitura crítica. No caso desse livro, particularmente nos ?idiotas? de Quiroga, achei que a brutalidade da descrição acrescentou uma camada a mais de horror à narrativa, como se a própria voz onipresente do narrador fosse tbm parte desses grotescos acontecimentos. Imagino que não tenha sido a intenção do autor, eivado dos preconceitos do seu tempo, mas a forma como a leitura me atingiu, tantas décadas depois, foi essa. Doido ne?

Rick Shandler 03/02/2024minha estante
Doido e doído... hahahah. Concordo contigo, nossa leitura atual de clássicos do terror adiciona uma nova camada de horror as histórias. Uma camada não intencional, baseada nos preconceitos e visões de mundo pra nós tão grotescas. Tem uma série, baseada em um livro (que ainda não li mas quero muito ler), Território Lovecraft, que trabalha bem isso. Lovecraft infelizmente é reconhecido por um tom bem racista em seus livros. Quanto ao horror presente em seus livros ele é genial, mas ao ler eles as vezes dá mais medo do racismo do autor do que da história em si. No seriado eles abordam de uma forma muito interessante isso, tem todo o horror cósmico que tornou o autor famoso, mas o que dá medo mesmo na série é bem mais real...

SIMONE 01/01/2024

Contos de Horror da América Latina
Livro muito bom, os contos são ótimos alguns são um pouco macabros mais mesmo assim gostei de todos.

Marcelly.Orcai 29/11/2023

Não é muito meu estilo livros de terror mas achei bem interessante vários contos. Alguns com bem mais 'horror' que outros.

Erica.Barone 30/09/2023

Eu não sou muito adepta a leitura de contos, pois sempre fico com a impressão de que a história está incompleta. Feita tal premissa até que curti os contos deste livreto, gostei particularmente de A causa secreta do Machado de Assis e A galinha degolada de Horácio Quiroga (o mais tenebroso de todos, na minha opinião).

Ramon 17/11/2023

Variados sentimentos.
Alguns contos, principalmente os iniciais e finais, são mais macabros e marcantes. Chega na mediana dos contos e a régua começa a descer um pouco, infelizmente até mesmo entre os brasileiros presentes.

Adriana Scarpin 30/09/2023

Contos de Horror da América Latina é uma coletânea curtíssima de 9 autores latinos em domínio público que flertaram com o horror e o fantástico antes do advento do real maravilhoso que dominou a parte latina do continente no século XX. O mais devastador de todos é o Quiroga, único que merece dois contos na coletânea.
Gabriel.DavanAo 03/10/2023minha estante
Em qual box vem? Curadoria ou inédito?

Lety Valadares 09/11/2023

Não tenho familiaridade com contos, não achei esses extraordinários, mas o conto da Julia Lopes, ?os porcos? me deixou agoniada.
Túlio Bastos 09/11/2023minha estante
Amoooo. O terror da Belle Époque.

Mari 03/01/2024

Podia ter sido melhor!!!
Os contos foram bem construídos mas não me cativaram. Não sei se é porque eu me acostumei a ler coisas de terror do Stephen king e cobrei demais dos outros autores. Infelizmente foi bem decepcionante.

S RAGS BLOODSCAR 27/10/2023

Sombra e Inquietação
Sombra e Inquietação: Uma Jornada pelos Contos de Horror na América Latina

Adentrei numa viagem pelas narrativas obscuras da América Latina através de uma coletânea de contos repletos de terror, mergulhando em experiências inquietantes e sombrias.

"A Galinha Degolada" de Horacio Quiroga desvenda os abismos de uma tragédia familiar, desafiando os limites da desolação humana e instigando reflexões sobre a condição humana diante de suas próprias tragédias.

"A Causa Secreta" de Machado de Assis revela os obscuros recantos da mente, mergulhando-nos em questões morais e éticas, desafiando-nos a refletir sobre os limites do mal e da conduta humana.

"Os Porcos" de Júlia Lopes de Almeida nos conduz por uma jornada envolta em mistério e horror, explorando uma atmosfera de crescente tensão e inquietação, culminando em um desfecho impactante e surpreendente.

Cada conto desvenda um aspecto único do terror, desde o sutil até o visceral, mergulhando em nuances e perspectivas diversas sobre o medo e a inquietação, transportando-nos para as profundezas dos temores da alma humana.

Ao explorar estas páginas, fui envolvido por uma prosa densa e carregada de mistério, imerso em uma atmosfera perturbadora que revela os medos ocultos da América Latina.

Encerro esta breve incursão recomendando esta coletânea a todos que buscam experiências literárias desafiadoras. Estes contos exploram os recessos mais sombrios da psique humana, convidando os leitores a uma viagem inesquecível por territórios carregados de sombras e inquietações.

Rafael Ramos da Rocha 10/11/2023

Esperava mais, muito mais.
Há uma seleção de autores de renome aqui e parece que isso bastou. Assim como na musica, um grupo musical ou grande banda, com muitos discos, podem e provavelmente tem em meio a suas grandes obras, musicas e/ou discos inteiros ruins, acontece. faz parte, ainda assim esses artistas são grandes e ficaram para a história. Ao que me parece, e pela primeira vez em minha opinião, a TAG fez um trabalho preguiçoso, bastou reunir grandes nomes, e convenhamos a américa latina tem excelentes autores/as/x de sobra, mas de sobra mesmo. isso não significa que tudo e qualquer coisa vindo deles sejam exatamente bons. No caso desse catado de textos... nossa, parece que editora resolveu pegar uma coletânea de textos ruins, sem um mínimo de curadoria e lança-los. É bem chato, mesmo que seja um livro "mimo" para assinantes do clube.
Armele 12/11/2023minha estante
Alguns contos não fizeram o menor sentido!