A Conspiração do Violino

A Conspiração do Violino Brendan Slocumb

Resenhas - A Conspiração do Violino

Camila807 24/05/2024

Diferente e previsível
Uma história bem diferente do que costumo ler, retrata muitos pontos sobre rascismo que eu sendo branca jamais imaginei, bastante angustiante tudo o que o personagem passa. Gostei dos capítulos, a história intriga, mas eu achava beeem previsível o paradeiro do violino. Bom no geral, poderia ter dado um desfecho melhor apenas.

Lucas1429 20/05/2024

A Conspiração do Violino
Uma mistura incrível de música e relações pessoais. O livro gira em torno do roubo do violino mas vai muito além disso. Mostra como a discriminação racial é presente na nossa realidade e o quanto isso machuca os que sofrem. É um livro que traz muitas lições, principalmente através da Vó Nora, que foi uma benção na vida de Ray.
Obra literária excelente para, além de ficar curioso com o roubo, refletir sobre o preconceito.
Cintia.Brito 25/05/2024minha estante
agora eu qro ler ?

Tainá 20/05/2024

Um violino roubado e tudo que isso traz
Um livro sobre um garoto que é apaixonado por tocar violino. Ele ganha um violino de sua avó e, anos depois, descobre que tem um dos instrumentos mais valiosos e raros.
Ao contrariar sua família sobre a venda do instrumento, logo surge uma família que alega que o violino pertence à eles e que seu bisavô roubou deles na época em que era escravo.
O violino é roubado e o protagonista embarca em uma corrida contra o tempo para juntar dinheiro para recuperar seu precioso instrumento enquanto investiga quem seria o criminoso que levou seu bem mais precioso.
Com uma reviravolta incrível e um desfecho inesperado.

Ladybug 16/05/2024

Uma história bem envolvente que nos mostra por trás de um roubo a história do racismo sofrido por um jovem negro em sua jornada musical.

Paulina.Godtsfriedt 16/05/2024

A conspiração do violino deveria ser a conspiração da sociedade com um jovem negro
Extremamente didático principalmente se você não entende quando as pessoas falam em racismo estrutural. Prova por a+b que mesmo com um golpe de sorte, (um violino stradivarius) um rapaz negro na sociedade de hoje infelizmente, não vai ascender como os colegas brancos. Incrível como nosso personagem é persistente e a persistência dele é puramente amor pela música. Ele estuda demais, agarra as oportunidades, é disciplinado, tem um grande exemplo familiar, a vovó. O thriller é somente um algo a mais, fraco inclusive, nas primeiras páginas já desvendamos. Ao mesmo tempo que desejava que ele encontrasse seu violino, eu percebia que ele não precisava do violino. O violino era o golpe de sorte que deu o reconhecimento que ele merece. Acredito que seria muito interessante ler com adolescentes, se o seu intuito é discutir classe, raça e sociedade.

Mari Briese 04/05/2024

Ray McMillan e seu dom
Ray é um menino doce e educado, que tem o sonho de tocar violino em grandes orquestras e fazer sucesso, ainda que sua mãe não o apoie, e que ache que a música que ele faz é na verdade apenas "barulho".

Um livro difícil de ler por toda a trajetória de Ray, sem apoio da mãe, que na verdade só quer que ele se forme mais cedo na escola para que possa arranjar um emprego e dividir as despesas da casa. As únicas pessoas que o apoiam são a vó Nora e sua tia Rochelle. E mais tarde na escola, uma professora que se tornou uma grande amiga e, continua sendo uma incentivadora fundamental para Ray.

Ray ganha de presente da avó, um violino que foi de seu avô, só de pensar que não precisará alugar os instrumentos da escola e ficar sem praticar no verão, Ray se sente muito feliz! Mais tarde ele descobre que na verdade o violino que ganhou é um Stradivarius que é valiosíssimo. Ao passo que sua família se interessa apenas no dinheiro que o violino pode trazer se for vendido, Ray se importa com a música, em tocar o coração das pessoas, em se conectar com elas.

Apesar de todos os processos que sofreu na justiça, por parte da sua família e de uma outra família que afirmava ser dona do violino, Ray não desistiu do seu sonho de participar de uma das maiores competições de música do mundo. Nem mesmo quando o strad é roubado e ele precisa tocar com outro violino. Ray mostra uma persistência e resiliência sem igual, como disse a avó para ele certa vez, apenas por ser negro ele teria que se esforçar o dobro para conseguir chegar onde queria.

Foi difícil e muito triste ler tanta discriminação e atos de racismo, coisas que não deveriam mais existir nos dias atuais, mas infelizmente existem. Pessoas que se acham superior pela cor de sua pele.

Foi um livro com uma leitura fluída, o final foi feliz, o que já me deixa muito satisfeita, apesar de o mistério de quem roubou o strad, não ser tão mistério, ainda torcia pelo contrário. Interessante pontuar que o autor colocou um pouco de si no personagem por citar situações que já aconteceram com ele sendo um músico negro.

Nayara.Santos 28/04/2024

? Registro de trechos do livro, portanto, pode conter spoiler.

??????????????????????????????????????????????????????????
Frase do marcador de páginas TAG:

"Música é comunicação - um jeito de tocar seu semelhante além e acima e abaixo da própria linguagem; é uma linguagem própria." pág. 308.

Obs.: no marcador está "Música é comunicação - um jeito de tocar seu colega humano além e acima e abaixo da própria linguagem; é uma linguagem própria."

Renata 16/04/2024

Um pouco decepcionante
A parte da investigação realmente chama atenção, mas não daquela forma absurda que te prende pelo suspense, porque a história de vida do personagem é tão interessante quanto. Gostei muito da ideia do livro.

Ele fala muito sobre o racismo contando como foi difícil pro personagem chegar até a posição que ocupa atualmente. PORÉM, a forma como muitas situações foram escritas eu não gostei, achei superficial e meio ?bobas? pra um assunto que é muito sério. Literalmente às vezes parecia que não dava pra levar a sério alguma situação de racismo que o autor descreveu.

Não sou negra e talvez o que eu esteja falando aqui não faça sentindo nenhum então se algum negro quiser ler e passar a sua visão ficaria feliz. Mas vi muitas resenhas com a mesma opinião que a minha.

Campa0 14/04/2024

Traz um mundo diferente e real
Amei o livro, não é um simples suspense! Traz todo o contexto da música clássica, e sua exclusividade das elites brancas. A luta de Ray, como um rapaz preto, pobre e periférico, lutando para tocar seu violino profissionalmente. Interessante que o leitor acompanha toda a trajetória de Ray, com uma família disfuncional, lutando pelo seu sonho de ser violinista. O suspense fica por conta do roubo do violino, um stradivarus, avaliado em milhões de dólares. O suspense, eu matei rápido a charada, mas a leitura vale a pena por trazer uma realidade do racismo dentro do mundo das grandes orquestras.

Adriana.Aquino 14/04/2024

História de superação e perseverança de um violinista negro. Ray sofre no meio da
Música para provar seu talento. Até que um dia, próximo ao grande concurso para o qual está se preparando roubam seu precioso violino. Mas a grande reviravolta está nas última páginas, um final surpreendente

Ellen609 13/04/2024

Zero conhecimento musical
Acredito que o fato de eu não ter conhecimento musical atrapalhou bastante a apreciação da obra. Não consegui compreender grande parte da aflição do protagonista. Só gostei do enredo. Fosse um livro de detetive tipo Agatha, eu teria adorado. Mas recomendo (desde que a pessoa não seja analfabeta feito eu).

Carla1360 30/03/2024

Gostei bastante
Livro com tema importantíssimo, que deve ser retratado. Adorei saber da história do Ray, da superação dele, mesmo não tendo condições ele provou que a paixão pelo que ela fazia era maior que tudo. A questão do preconceito nu e cru foi terapêutico e necessário.
Sobre o enredo em si, a trama gira em torno do roubo do violino, o que pra mim foi um pouco previsível quem o tinha roubado. Mas de alguma forma o autor conseguiu ainda trazer uma novidade para deixar a surpresa no ocorrido.
Senti falta de entender o por que da mãe de Ray o tratava daquele jeito. Não sei se eu deixei algo passar no livro, mas fiquei sem entender o porquê daquele tratamento tão agressivo e sem amor.
De resto, gostei bastante do livro. Me surpreendi pois tinha julgado o livro pela capa rs

Michelle 28/03/2024

A conspiração do violino
Quando comecei a ler o livro achei que seria arrastado, chato e felizmente me surpreendeu positivamente.
O livro conta a história de um musicista negro que tem o seu violino raro roubado. Nós podemos então conhecer toda a trajetória dele ao longo das páginas. Algumas passagens são muito duras e difíceis de ler por conta de tanta ignorância, preconceito e racismo. Descobrir no final que essas coisas aconteceram com o autor é um ?tempero? a mais na leitura!

Luana899 18/03/2024

Achei uma boa história, com boas provocações e reflexões, mas esperava ser uma leitura mais envolvente...