A penetra

A penetra Sophie Kinsella

Resenhas - A penetra

Jezinha 01/03/2024

Dei boas risadas lendo
A penetra conta a história de Effie e sua família que está passando por muitas mudanças. Apesar de ser uma mulher adulta ela ainda não superou o divórcio dos pais e não aceita a atual namorada dele e a venda da casa de sua infância.

Ao penetrar na festa de despedida de sua família e se esconder para procurar suas bonecas russas antes que os novos moradores cheguem na casa ela acaba descobrindo alguns segredos de seus irmãos e se reencontra com seu primeiro amor.

As cenas em que ela escuta os outros falarem dela são hilárias. Amei a lealdade da irmã da Effie, Bean, gostei muito do Gus, que estava vivendo um relacionamento fracassado e como o amor dele com a irmã lhe deu coragem para perceber que não estava feliz.

Entre mortos e feridos salvaram-se todos e essa festa de família serviu para Effie finalmente compreender que tudo tem seu começo e seu fim e que é melhor buscar sempre a felicidade mesmo que não seja como uma família tradicional. E vida que segue.

Lara.Baldinotti 04/04/2024

Uma comédia de aquecer o coração
Queria uma história assim, bem comédia , com família e romance, mas ficada na jornada da personagem, já estava pra ler algo dessa autora desde ano passado, estava com medo mas adorei, vou continuar lendo coisas dela.

Marcia 03/04/2024

Segundo livro da autora que eu leio, é um pouco mais ?morno? que EU FIQUEI COM O SEU NÚMERO. Mas a autora trabalha com maestria cada um dos personagens: a impulsiva Effie, a doce Baen, o Nerd e desligado Gus? Tony o pai galã e Mimi a ?nova esposa ? após a perda de Alison, a mãe biológica das crianças. Krista a nova namorada do pai, a madrasta má!
O enredo começa quando no dia de natal os filhos adultos, recebem a notícia que Tony e Mimi vão se divorciar. Effie não se conforma porque ela tinha a família perfeita e começa a culpar tudo e todos. Porém o que ela sente é medo de mudanças. Na festa , organizadaor Krista a nova companheira do pai, com a qual Effie tem uma rixa, Effie resolve ir de Penetra para buscar suas bonecas russa? e tudo começa a mudar na forma como enxerga o pai, Krista, os irmãos e Joe? sua grande paixão. Todos se mostram realmente é Effie, narradora, começa a entender a sua vida e das pessoas que ama de forma madura.

Personagens
Effie (Euphemia)
Bean. Irmã mais velha
todo ano nos reunimos em Greenoaks, a casa da família em Sussex.
Beatrice(Beann33 anos), Augustus (Gus tenha 31), e eu, 26.
Romilly namorada de Gus
Tony Talbot pai
Mimi madrasta
Alison mãe biológica
Temi, minha melhor amiga, acha
Krista nova namorada do pai
Lacey irmã de Krista

Dancing Queen
música do Missão impossível

Trechos

Não dê o braço a torcer! Nunca diga nunca! 11

Está na cara que meu pai já andou provando o vinho quente antes de eu chegar ? e por que não? É fim de ano e é o aniversário dele e é o dia de decorar a casa. 11

Eu tinha só oito meses quando minha mãe morreu e três anos quando meu pai se casou com Mimi. É de Mimi que me lembro cantando para mim quando eu ficava doente, fazendo bolo na cozinha, sempre presente. Mimi é a minha mãe.14

Não é só uma cozinha, é um patrimônio. Uma obra de arte. Cada porta de armário é um painel intrincado de uma floresta, feita de canetinha ao longo dos anos. Tudo começou com um ratinho que Mimi desenhou para me animar quando cortei o joelho, aos três anos, mais ou menos. (?) Algumas semanas depois, Gus ficou chateado com alguma coisa, e ela desenhou um sapo engraçado para ele. Então, com o tempo, foi acrescentando um desenho atrás do outro, criando cenas elaboradas numa floresta. Árvores para marcar aniversários; animais no Natal. Ela nos deixou fazer nossas contribuições também. Nós prendíamos a respiração para desenhar, nos sentindo muito importantes. Uma borboleta... uma minhoca... uma nuvem. 25

Minha irmã é tão sensata! Ela se coloca no lugar do outro. Diz coisas como ?por outro lado? e ?entendo seu ponto de vista? e ?sei o que você quis dizer?. Eu deveria tentar ser sensata como ela, penso, num momento de autocensura. Ou, pelo menos, devia tentar parecer sensata.34

De repente, fico feliz de ter voltado a este lugar querido uma última vez. Feliz de estar aqui, olhando esta vista, inspirando o ar do verão.238?

Um relacionamento não é uma foto. ? Ele aponta para o telefone. ? É uma jornada. 307

Ainda me lembro de quando a gente foi embora da nossa casa, na França ? comenta Temi, saudosa. ? Foi um dia difícil. Eu era tão feliz lá! Era um lugar ensolarado... A gente morava perto da praia... Eu podia andar descalça... ? Ela balança a cabeça, incrédula. ? Aí, de repente, eu estava em Londres, não sabia falar a língua, chovia o tempo todo, todo mundo parecia tão mal-humorado não sabia falar a língua, chovia o tempo todo, todo mundo parecia tão mal-humorado ... e eu dizia: ?Minha vida acabou! Acabou!? ? Ela sorri para mim. ? Mas, no fim das contas, deu tudo certo. 315/316

Eu me sinto ligeiramente desorientada ao me dar conta disso. Se tivesse contado ao Joe das bonecas, não estaria aqui com ele agora. Nós não teríamos tido a conversa no porão. Nem na casa da árvore. Nada. Estremeço ao pensar nos possíveis desdobramentos. 319

A opção que eu queria mesmo ? continua ele, com naturalidade ? era construir uma vida com você. Uma vida forte e bem montada. Sei que você monta móveis muito bem, e coisas assim, provavelmente melhor que eu, na verdade. Então talvez pudesse ser... um projeto em conjunto?
(?)
? Somos nós ? murmura ele no meu ouvido. ? Nós somos nós de novo.320

Tudo dentro de mim mudou. Estou mais forte. Não só sou capaz de me despedir, como estou feliz de fazer isso. Estou focada no futuro. 330

Sento na grama e fico observando Bean e Adam descerem o morro, Adam ainda segurando a mão dela com força. Atrás deles, numa espécie de cortejo, vão Joe, Gus e Temi, arrastando sacos de dormir e cobertores, descabelados e com as roupas desgrenhadas. (?)
Querida Greenoaks. Minha amada casa velha e feia.
Acho que não vou voltar, me pego pensando. Não vou voltar. Não preciso voltar. 332

Nossa família parece um daqueles joguinhos em que você sacode uma caixa de plástico e depois tenta colocar todas as bolinhas prateadas nos buraquinhos. Às vezes, parece impossível. Mas, se você tiver paciência, acaba conseguindo; todo mundo se acha em algum momento.336

Ele se aproxima para me beijar, e, quando sua mão aperta meu ombro, sinto uma vertigem que às vezes me vem, de quem não acredita no que está acontecendo. Estou com Joe. Para sempre. Deu tudo certo. Quase deu errado. Mas deu certo.337

? Não é feia! ? digo, na defensiva. ? Pelo menos é feia de um jeito bom. Uma casa tem que ter um quê de feia. Traz personalidade.338

Marcela.Messias 26/04/2024

Drama familiar
Achei a escrita bem fluida e amei o foco ser nas relações familiares. Drama com um toque de humor e um final de coração quentinho ??

Jaque233 29/02/2024

Esse livro apesar de engraçado e descontraído me vez pensar em algumas coisas, como por exemplo a importância de ouvir e que as vezes nem tudo é como imaginamos ou nem todos são como imaginamos. É claro que se abrir é difícil, mas principalmente na questão da família, e pessoas que amamos é importante falar, é importante ouvir. Nem sempre desapegar é fácil, mas pode ser o começo de coisas melhores, a vida já é difícil e ainda complicamos com achismos e podemos perder coisas que seriam boas. A história me surpreendeu positivamente, eu ri e fui vendo a protagonistas se metendo em lugares apertados, ouvindo coisas desagradáveis, e entendendo tudo que estava a sua volta. Não consegui parar de ler até terminar, eu amei os personagens, alguns mais chatos que outros, mas incríveis no geral. Aliás, não podemos deixar que a ansiedade e insegurança afaste pessoas que podem estar ao seu lado.

Marcela262 04/04/2024

Uma grata surpresa!! Engraçado, bem ,escrito e muito divertido. Foca mais no drama familiar do que no romance e isso é foi otimo.

Ioneide 18/04/2024

Essa autora nunca me decepciona
Quase toda história se passa em uma festa em que a protagonista não foi convidada. Ela vai de penetra pra procurar suas bonecas russas, aquelas que tem muitas camadas e acaba descobrindo essas camadas nela e em todos os membros da família. Muito boa história, a gente vai lendo e imaginando tudo aquilo em um filme de comédia romântica. Amo.

Lika Moreira 07/12/2023

A penetra me surpreendeu, nunca imaginei q a personagem principal entrava de penetra na própria festa de sua família. O livro demonstra o amadurecimento da personagem e de seus irmãos,uma família que tem q superar um divórcio e uma casa de infância. Mas na verdade esse desapego foi um momento de crescimento para todos

liviavision 05/02/2024

Ela não foi convidada para a festa da família...
A história acompanha Effie em sua jornada para recuperar suas bonecas russas na festa de sua família da qual não foi convidada. Conforme ela passa mais tempo escondida na casa, segredos familiares vêm à tona. É engraçado e ao mesmo tempo horrível ler sobre todas as situações constrangedoras e arriscadas que a personagem entra para se esconder da própria família.

Os pais de Effie estão divorciados a um bom tempo e com isso muitas mudanças aconteceram em sua vida, o que torna difícil para ela aceitar o divórcio e agora a casa que ela mais ama e onde cresceu vai ser vendida. Ao longo da trama, ela compreende que não foi uma decisão abrupta. O pai tenta proteger os filhos dos problemas familiares, os tratando como crianças, mesmo sendo adultos. O que antes era uma relação de admiração e respeito se transforma em estranheza e desapontamento.

A narrativa destaca como todos os acontecimentos foram cruciais para Effie dar uma segunda chance e ganhar maturidade para compreender e resolver questões familiares.

O livro é surpreendente, eu ri, fiquei com raiva e refleti sobre assuntos que antes nunca havia pensado. Super recomendo!

Rebeca1267 01/05/2024

?Talvez nossa família tenha mudado. Talvez as coisas não sejam exatamente como eram. E talvez mudem ainda mais no futuro. Mas, o que quer que aconteça, vamos continuar sendo nós.?

A escrita da Sophie é muito boa, fluida e divertida. Nesse livro, apesar de todo o drama familiar, ela conseguiu equilibrar tudo de um jeito leve. A protagonista é levemente irritante, mas o romance foi bem fofo e gostei da leitura de modo geral. É ótimo pra sair da ressaca!

RayssaGMC 28/03/2024

Confesso que esperava mais comédia romântica pelo histórico da autora. Tiveram muitas lições familiares e conflitos de anos desenvolvidos com um ou dois diálogos. O plot de onde estava a coisa que ela procurava, me pegou desprevenida. Esse objetivo dela ficou em segundo plano em muitas das vezes.

Fabi 07/04/2024

Chicklit
Os livros da Sophie Kinsella são muito bons. Mas esse eu demorei a me apegar...mas eu gostei da metade para o final. Fala sobre recomeço, família, segunda chance e amizade. Recomendo a leitura! Quote: "Quando o Hal me largou, tudo que eu queria era o Hal. Queria tanto que achei que o universo tinha que dar ele para mim. Tinha que dar. ? Sua voz falha. ? Mas não aconteceu. Não era para eu ficar com ele. Era para eu ter outra coisa. Era para eu ser feliz de outro jeito. Senão, o que eu posso fazer também, chorar para o resto da vida? ? Ela se senta na cama, e um feixe de luar faz seus olhos brilharem. ? O que você vai fazer, chorar para o resto da vida?(57%)"

Aline221 07/04/2024

Um livro que a leitura flui muito bem, a personagem é alguém com quem conseguimos nos relacionar e é um livro que consegue abordar os problemas familiares de um jeito leve e divertido. Gostei bastante da escrita da autora, primeiro livro que li dela.