Mata Doce

Mata Doce Luciany Aparecida

Resenhas - Mata Doce

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lud 20/09/2024

Comecei gostando muito do livro, mas no final foi me cansando um pouco. A narrativa fica indo e voltando na história, o que é uma abordagem interessante, porém foi o que acabou me cansando no final. Gostei que a trama tem personagens femininas muito fortes, tem uma beleza nos cuidados entre as mulheres. Vale muito a pena conhecer o livro.

Maria 16/09/2024

Vou panfletar!
O livro acompanha a vida de Maria Teresa, que vive com suas mães em um antigo casarão cercado por um roseiral de rosas brancas. A maneira como esse roseiral é descrito faz com que eu quase consiga sentir o cheiro das rosas! A história explora diversos personagens que se conectam, como a cachorrinha Chula, que parece não envelhecer, entre muitos outros. Não falta emoção, afinal, o livro já começa com uma tragédia.

A obra explora um Brasil onde opressão, violência e impunidade fazem parte da realidade, mas onde também há muito afeto, força e perseverança. Luciany Aparecida captura tanto a brutalidade quanto a ternura dessas vidas simples, mostrando a força de um legado de resistência. As pessoas de Mata Doce, especialmente as mulheres, enfrentam a vida com coragem e determinação. É um lugar moldado por mulheres que contam suas próprias histórias e vivem suas raízes. Mata Doce é a terra de mulheres valentes!

Giacomet1 07/09/2024

Livro de memórias
Achei interessante a forma como o livro foi construído, primeiro numa narrativa em terceira pessoa, que descobrimos ser a própria personagem escrevendo. E por ser um livro de memórias, é repetitivo, como as memórias costumam ser.

theo88 26/08/2024

Mata doce
Esse livro é espetacular. conta a história de Maria Teresa e dos moradores de Mata Doce. é um livro, sobretudo, da força feminina, repleto de mulheres fortes e guerreiras - Maria Teresa, a professora Mariinha e Tuninha. Virou um dos meus livros favoritos junto com Torto Arado. Recomendo demais!!!

Hamanda.Freires 21/08/2024

A doce mata doce?
Um livro com uma narrativa arrastada, mas que prendeu minha curiosidade conforme a condução da autora com as histórias. Uma obra que trata do simples e comovente cenário de uma pequena comunidade interiorana. Traz consigo a injustiça dos poderosos, tão real ainda nos dias de hoje, mas também o pacato e calmo ambiente apaixonante que só um ?interior? consegue ter, principalmente para quem já vivenciou memórias em lugares assim.

Na sinopse do livro é retratado a importância dos personagens coadjuvantes, e isso de fato se concretiza na história, o livro também dá importância a essas histórias para além das personagens principais. Mata doce traz a profundidade do trauma e como ele pode mudar a nossa vida do avesso, nos fazendo inclusive adotar uma nova identidade emocional e física. Traz o sagrado da maternidade, traz a essência do primeiro amor, o luto e também aborda a neurodiversidade, um assunto que não é nomeado no livro diretamente, pois retrata a a realidade do lugar e da época.

Gostei muito desse livro, me tocou e me fez querer ir até o final. Senti falta apenas de saber sobre a histórias das mães da personagem principal, pois seria super interessante entender como um casal de mulheres era respeitado em um cenário como aquele. Quem sabe fica uma oportunidade para uma continuidade ou até mesmo uma saga das mulheres da vazante!

Daniela742 30/07/2024

Mata Doce
Mata Doce foi uma grata surpresa. Cheguei ao livro sem saber muito do que iria encontrar, conhecendo um pouco sobre Luciany Aparecida, autora que esteve no FLIAP. Mergulhei nessa história de corpo, alma e coração e a cada personagem, lugares e histórias do povoado fui me sentindo em casa. Viajei para Mata Doce como se tivesse mesmo entrado no carro de Thadeu e ido passar alguns dias por lá.

Enquanto eu tomava meu bom café com cuscuz, Mariinha, Tuninha, Maria Teresa, Mané da Gaita e Chula, comiam biscoitos de goma e me contavam causos de alegria, tristeza e amor. Me vi mais forte, inspirada pelas Mulheres da Vazante que apesar das dificuldades, fazem acontecer. Sonhei que posso ser uma delas também, por que não?

Já no final da história Maria Teresa descobre Úrsula e junto descobre também um dos sentimentos mais lindos que a literatura nos proporciona, de sentir a catarse, ou em português claro, identificação. Nesse momento nosso sentimento era o mesmo e isso é inexplicavelmente divino.

Perdi as contas em quantas passagens e momentos vi meus familiares, pais, avós, tios, conhecidos, desenhados nessa história com outros nomes e fisionomias. Vi muito da minha região, da cidade onde moro, descrito tão bem que era como se eu conhecesse Mata Doce e seus cenários não fossem só imaginação, mas realidade.

Pra arrematar tudo, pude dar um abraço em Luciany Aparecida e dizer a ela como a sutileza e sensibilidade da sua escrita me tocam profundamente.

lacklusterstarchild 27/07/2024

Bedita seja a mata e a lua cheia: coisa de beleza e assombro
Uma verdadeira ode à memória rural nordestina, Luciany Aparecida conjura com seu brutal lirismo uma história-legado cujo protagonismo feminino negro disponibiliza uma forma de autonomia (quase) completamente ausente do imaginário brasileiro.

Sua escrita faz do oral poesia, reverencia as crenças de matriz africanas - desde orixás à visões - e extremamente sensorial com seus vento que roubam o bem-querer de uns, luar que desaparece com os descuidados, rosais comoventes que encarnam cobras.

Maria20845 14/07/2024

Isso vai ficar um clássico
Certeza de que esse livro, se for ficando mais conhecido, vai virar um clássico da literatura brasileira. Uma escrita forte, com personagens que passeiam por muitas camadas e que trazem tantos ensinamentos. As críticas sociais se mesclam também a um lado de encanto, de amor, de união. Adorei.

Izabella.BaldoAno 09/07/2024

Mata Doce é um daqueles lugares cheios de nuances: por um lado, um refúgio acolhedor, um lugar onde muito é possível; por outro, marcado pela colonização e, em algum nível, um berço de violências. tão verossímil que a gente esquece que é fictício.

cada elemento aqui é muito bem posto. a complexidade dos personagens, que não atoa recebem nomes diferentes para diferentes momentos da vida. as relações entre eles, marcadas de amor e violência, de silêncio e de grito. a interseção entre oralidade e escrita. a força da água, a força do amor, a força do ódio. os elementos mágicos que, se atenuam a violência, ao mesmo tempo tornam aquele um lugar ainda mais real.

Mata Doce é lugar que chega na gente pra ficar.

DebsLendo 08/07/2024

"Inteira e valente como eram as mulheres de sua origem"
Mata Doce é um mundo de mistério e conta histórias de sobrevivência, abuso, assassinato e coronelismo, mas também identidade, aquilombamento, memórias e amor.

O enredo não me prendeu desde o início, senti que a história se desenrola de uma forma que conseguimos compreender melhor ao final. Ainda assim, é uma honra ser apresentada à história de tantas personagens fortes e marcantes.

"O tempo era soberano em Mata Doce. Qualquer coisa passava. Mas contra o tempo resistia a memória, e naquele lugar o reinado era dela. Tudo ali favorecia o não esquecimento. A iluminação do amanhecer e do cair da tarde desenhava cenários por onde o tempo deslizava em espiral. Passado, presente e futuro nunca deixavam de se abeirar. Em Mata Doce o tempo não permitia distanciamentos. Tendo ou não alguém para ouvir histórias, a própria geografia do lajedo, da mata, das estradas ajeitava enredos".

Silvia Schiefler 05/07/2024

Uma História Encantadora...
?? Literatura brasileira contemporânea! História encantadora... Mata Doce é o primeiro romance de Luciany Aparecida. Lançada em 2023, pela editora Alfaguara, a obra percorre a trajetória de Maria Teresa, ou Filinha Mata-Boi, com suas mães adotivas, a professora Mariinha e a travesti Tuninha, em um casarão no vilarejo de Mata Doce, no sertão baiano. A narrativa, perpassada por conflitos de terra, mortes e tragédias, faz prevalecer a resistência das mulheres negras como via de ?enfrentamento e valentia".
Localiza-se no interior baiano o casarão habitado pela preta Maria Teresa da Vazante e de tantas outras parentas e antepassadas que se confundem com ela. Mapa nenhum, contudo, dá conta de fixar o que nesse endereço rodeado de rosas brancas foi alicerçado nas emboscadas de um calendário não linear, onde mais uma vez é maio, sempre domingo, dia de vestir-se de noiva para casar-se com Zezito. Espaço-tempo fundem-se, pois a festa de casamento é assaltada por uma tragédia que marca a vida da protagonista de Mata Doce.
Uma história fortemente construída pela autora, permeada de passagens delicadas e muitas vezes poéticas. Recomendadíssimo para quem procura boas histórias... #leituras2024 #55/2024 ??

barretogi 02/07/2024

De força e fé
Um livro sobre pertencimento, sobre a força feminina de persistir e resistir.

uma história sobre mulheres fortes, negras, sobre travestis, abusos sexuais, abusos de poder, assassinato, culpa e arrependimento. sobre o impacto e o peso de viver submetido cada um a sua própria dor cotidiana. mas, também, sobre amor e fé.

senti que a história quis trazer algo semelhante a torto arado, com uma ambientação parecida. sobre o pertencimento e o direito sobre a própria terra. porém, apesar de uma trama bonita, senti que não consegui me conectar de forma plena com os personagens (como foi com a escrita de itamar vieira, de forma tão natural, inclusive). entendi e entendo as motivações de Maria Teresa, mas achei que em alguns momentos a abordagem de alguns personagens, inclusive da principal, foram superficiais (nada que comprometa a beleza do livro).

day 24/06/2024

Saudades de mata doce
Que leitura cativante .
Me vi inserida naquela vivência , naquele lajedo ,naquele pedaço de chão .
Personagens marcantes ,histórias de vidas impactantes.
Uma das melhores leituras desse ano .

1 | 2 | 3 | 4 | 5