Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong

Hwang Bo-Reum

Resenhas - BEM-VINDOS À LIVRARIA HYUNAM-DONG

Ju 28/05/2024

Vale a leitura
A leitura me pegou bastante, foi o primeiro do gênero que li e até que me agradou, a leitura flui e vale alguns dos questionamentos, mas senti que alguns pontos que abordam são bem superficiais, no quesito cura, as coisas acabam se derenrolam como se fosse fácil. Mas quando foca no processo de construir a livraria, na busca dos sonhos, nesses momentos acho que o livro mais cresce. Recomendo!

elieltoncastr_ 28/05/2024

Talvez não seja o tipo de leitura para mim. Mas consigo entender o porquê do livro ter a reputação que tem: ele é cômodo. As personagens são assombradas por fantasmas de algo (pessoa, sociedade, nomeie-os como quiser) e criam suas justificativas de existir como existem a partir disso, sem procurar se haver consigo e seus conflitos de fato. Há algo mais cômodo que isso?
A narrativa também não é das mais cativantes, é um mar de reflexões boiando por todos os lados sem rumo, sem ritmo, sem ânimo. É até irônico, considerando que o livro busca mostrar uma visão mais íntima do pensamento das pessoas, que ele passe tão pouca emoção humana além da confusão, ansiedade de querer saber quem se é. Há picos, é verdade, quando se explora aspectos muito pontuais do passado de alguns, mas só. Fica fácil de entender o porquê disso quando nos deparamos com a nota da autora que diz que foi escrevendo sem planejar muito a história, e que a finalidade da história é essa mesma, de ser "acolhedora". Ao menos algumas reflexões são interessantes, como a relação entre o leitor e a leitura.

Maju 28/05/2024

Grata surpresa
Esse livro trouxe para mim a exata sensação de encontrar uma livraria independente enquanto ando por um lugar qualquer. o peguei para ler após um período conturbado em que tive que ficar longe dos livros. esperava apenas um romance rápido e leve, mas me surpreendi com este livro. primeiro, a sua estrutura e sua maneira de contar a história foge ao padrão de romances ao qual estamos acostumados. além disso, não esperava um livro tão profundo, que tratasse de forma eficaz sobre temas complexos como trabalho, síndrome de burnout, exaustão mental, busca pela simplicidade na vida (cosmopolitismo? estoicismo?), capitalismo, maternidade e claro, literatura. esse livro foi uma ótima surpresa, exatamente o que eu precisava neste momento.

pietradoagreste 28/05/2024

Um abraço aconchegante no coração
Esse livro se tornou um dos meus favoritos.
O aconchego que eu senti nessa leitura é indescritível, eu me sentia num lugar confortável, ouvindo uma música calma e processando os detalhes que esse livro me fazia pensar. Eu me senti abraçada por ele.
Me apeguei muito aos personagens e estou impressionada na forma leve em que a Hwang Bo-Reum abordava assuntos profundos e intensos.
Realmente é um livro fantástico, acolhedor, aconchegante, reconfortante e todos os sinônimos possíveis; ao mesmo tempo é um livro cheio de reflexões, diversidade e intensidade.
Perfeito.

Dalvanir 27/05/2024

"Vivem sem esperança parece triste demais."
Absolutamente tudo é perfeito nesse livro. A leitura fluiu, tem personagens cativantes, a história de todos é explorada deixando o leitor por dentro de tudo, sem falar nas reflexões sobre amizade, trabalho e amor. Tenho muitas frases favoritas desse livro e uma delas é: "Todos nós somos inadequados, fracos e comuns. Mas se somos capazes de ser gentis ? mesmo que por um brevíssimo momento ?, podemos ser extraordinários."

@mari.mdeiros 27/05/2024

??
É uma escrita bem linear, acredito que por isso o tempo de leitura acabe sendo um pouco maior, mesmo o livro sendo curto. Eu gostei bastante e achei que na parte da nota da autora, o que ela fala sobre o livro ser um lugar que nos sentimos bem, acolhidos e ele me passou essa sensação. Veio a calhar com o momento

Isa 27/05/2024

Não sei bem o que acho desse, foi gostosinho de ler mas não sinto que tenha agregado em algo na minha vida haha

Samuel.Bitu 27/05/2024

Era só uma livraria, mas era meu tudo
Esse foi o segundo livro que tive contato com a escrita coreana, eu ainda não sei explicar como é diferente de como escrevemos, mas aos poucos fui me acostumando.
Os personagens são totalmentes palpáveis, as vezes eu fechava os olhos e conseguia imaginar eles pertencendo a aquela livraria. Me indentifiquei muito com as discussões sobre trabalho e estilo de vida, pude fazer um paralelo a uma certa crítica com o capitalismo, até na forma como Youngju escolhe que os livros sejam selecionados, e não, best sellers nem sempre são melhores escolhas.
A dona da livraria queria que o livro tivesse significado, mudasse alguma coisa pra aquelas pessoas que frequentavam a livraria, não tão longe de uma metalinguagem, a autora conseguiu fazer isso comigo.

Kay.kyz 27/05/2024

LITERATURA DA CURA!
Estou em um projeto de ler livros asiáticos, principalmente coreanos e japoneses, nesse novo fenômeno chamado "Literatura/Ficção da Cura".

Sempre gostei de livros asiáticos pela facilidade de leitura e interpretação das obras e não foi diferente com "Bem-Vindos à Livraria Hyunam-Dong".

Bom, é uma obra cativante, você fica preso nessa leitura, na minha visão o livro se assemelha à diversos contos que se interligam, temos um vasto leque de personagens no decorrer da história, esses que possuem diversos conflitos que são fortemente enfrentados pela sociedade coreana, porém esse livro só me decepcionou em um momento.

Gostaria que tivesse tido um desfecho entre a relação da Yeongju com a sua mãe, mas esse foi o único ponto que me incomodou, seguirei nesse meu projeto por ter encontrado leituras dinâmicas e cativantes e recomendo esse livro para todos.

Jurbz 26/05/2024

"um dia bem aproveitado é uma vida bem vivida"
É incrível como eu me identifiquei com todos os personagens, parece que essa história apareceu em um momento perfeito, em que eu estava com vários questionamentos e preocupações na minha cabecinha que estavam me deixando ansiosa e depois de ler e ver as mensagens, a evolução dos personagens eu me senti mais motivada e com o coração quentinho. Eu amei e sem dúvidas foi a melhor leitura que eu fiz nesse mês
pietradoagreste 28/05/2024minha estante
exatamente! ele deixa a gente com o coração quentinho

mar 26/05/2024

Me surpreendi do quanto eu gostei desse livro. é aquele tipo de livro que acalma o coração nao sei se da pra entender. mas ele tras muitas discussões importantes que eu não tava esperando e eu gostei muito da mensagem que a autora quis passar. gostei muito da ambientação da historia pq eu realmente me sentia na livraria

fairchildfireheart 26/05/2024

Os livros são, definitivamente, o ar que eu respiro.
Não vou me estender na resenha, pois acho que a experiência é muito mais proveitosa quando você mergulha nas palavras sem muita direção.

Esse livro é metalinguistico, e essa foi a característica que me chamou a atenção em primeiro lugar. Livros que falam sobre livros?não é maravilhoso?
Para os amantes dos livros essa obra é um prato cheio. No entanto, ela não se limita somente aos livros em si, mas sobre os desafios pessoais dos persongens e como a vida nos surpreende com problemas independentemente da faixa etária em que estamos. Mas, é importante dizer aqui que ele não aborda os problemas de forma bruta e intensa, como se fosse o fim do mundo; pelo contrário, ele aborda o processo de recuperação e absorção do entrave, como se fosse um remédio bem lento para curar as feridas?elas ainda estão lá, não se engane! Porém, estão cicatrizadas, o que aconteceu não desaparece, mas passa a não ser o fator definitivo de uma vida inteira.
O que mais me chamou a atenção foi a leveza com que a autora escreve, é absolutamente diferente de tudo o que eu já li antes!
A profundidade sem ser maçante é um fator que torna a leitura bem fluida, assim como os capítulos curtinhos. Livros, negócios, amizades, café (ela se estende bastante no processo dessa matéria), amores?leiam!!!
dearreaderjanuary 26/05/2024minha estante
esse livro é perfeito dms! um dos favoritos da minha vida!

GiuRusso28 26/05/2024

Um Refúgio Literário e Cafeinado
Meu tempo de leitura: 8 dias

A Biblioteca de Hyunam-dong é um livro leve e de leitura fluida. A história se desenrola em torno da vida cotidiana de uma livraria independente, onde personagens comuns se relacionam e enfrentam os desafios do dia a dia. Yeongju, a protagonista, decide abrir a livraria para escapar de uma vida que estava ?sugando sua alma?.

Os personagens são cativantes e queridos. Minjun, o barista da livraria, é um espelho improvável de Yeongju e que se destaca pela sua trajetória e pelo surgimento da sua paixão em café.

A ausência de grandes reviravoltas na trama torna o livro um convite para vivenciar o ordinário de uma livraria, onde cada detalhe e interação importam.

A prosa é leve e otimista, combinando perfeitamente com o cenário da livraria. O livro aborda questões de saúde mental, esgotamento e sobrecarga de trabalho. As citações refletem a experiência humana e nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas. Mas o que me incomodou um pouco é o ar de livro de auto ajuda que às vezes o livro traz.

Em resumo, ?A Biblioteca de Hyunam-dong? é um companheiro agradável, fofo e meigo. É um livro que nos envolve na atmosfera acolhedora da livraria e nos faz apreciar os momentos simples da vida

Fiquei com vontade de visitar a livraria enquanto lia ?A Biblioteca de Hyunam-dong?. A capa do livro, que retrata a própria livraria, me cativou. Imaginei-me lá, observando os detalhes das prateleiras, sentindo o aroma dos livros e vivenciando o dia a dia com os personagens. A atmosfera acolhedora e os momentos simples descritos na história tornaram a experiência ainda mais real para mim.

Para os adoradores de livros e cafés, essa leitura é imperdível! ???

Aduana 25/05/2024

Uma bebida quente e um livro
Em uma palavra: aconchego! Uma leitura agradável e reconfortante como ler um livro em um ambiente calmo e confortável.