Deixe de ser pobre

Deixe de ser pobre Eduardo Feldberg

Resenhas - Deixe de ser pobre

1 | 2 | 3 | 4

Tarciane.Farias 04/02/2024

O livro tem uma linguagem simples e clara. A leitura me ajudou a refletir sobre a importância da educação financeira no dia a dia e com certeza ajudará muito que quer melhorar em suas finanças.

Nanda Picchi 06/02/2024

É um livro bem didático para quem quer entender sobre como economizar e guardar dinheiro aplicando em algumas rendas.

Bea 07/02/2024

É uma introdução para o controle de sua vida financeira, básico e direto. Com boas dicas para sair das dívidas e começar a investir.

Leonardo1436 13/02/2024

Tentemos sempre uma vez mais!
Não se assuste, o titulo não busca julgar seu patrimônio, muito menos de chamar de pobre rsrs. O conceito de pobreza por vezes pode se dar apenas pelo modo (ou pela falta) de enfrentar os problemas financeiros e enxergar possíveis e singelos investimentos. Deixe de Ser Pobre!, escrito por Eduardo Feldberg é um livro que vai te ajudar a entender de forma simples o universo financeiro, as boas oportunidades de se ter uma vida mais tranquila e como fugir de problemas relacionados a dinheiro.

Eduardo Feldberg é criador de um dos canais financeiros mais interessantes do Youtube. Parodiando o famoso canal Primo Rico, Eduardo criou o canal Primo Pobre, que tem o propósito (assim como este livro) de ensinar pessoas de rendas mais baixas a lidar melhor com o dinheiro. Apesar dessa missão, o livro traz informações extremamente relevantes a outras classes, pois nos ajuda a entender melhor que por vezes o problema não é a quantia ou a falta dela, e sim nossas estratégias e a forma como enxergamos o dinheiro.

De inicio o autor nos convida a refletir uma das principais questões: Para que ser rico? Geralmente quem é mais pobre, acaba tendo certa aversão aos mais ricos, pois pela falta de dinheiro acredita-se que o dinheiro transforma as pessoas para pior (pois os que vivem pelo dinheiro e para o dinheiro, não faz muita questão de ser cordial). Então essa relação conturbada com o dinheiro é desde muito cedo. Mas para contrabalancear isso, o autor nos convida a ver todos os benefícios possíveis em se ter mais dinheiro e ser rico (que é basicamente o sonho de 99% das pessoas que dependem de sua força de trabalho. O quanto conseguiríamos ter de qualidade de vida, de liberdade financeira, de poder ajudar mais e melhor os que precisam, entre outros tantos benefícios que vão além da percepção de que ter/ser rico é algo maléfico.

Um dos pontos a se considerar, que Eduardo faz questão de frisar, é que a grande maioria das pessoas não tem a mínima noção de educação financeira. Ao longo da vida somos condicionados a aprender uma série de coisas (principalmente nas escolas) e finanças não é uma delas. Essa falta de noção, cobra um preço muito alto, pois acabamos por consumir pelo lado emocional e não pelo racional. Fazendo isso, não conseguimos investir, refletir os gastos ou poupar para um futuro realmente necessário.

Infelizmente a percepção sobre nossas limitações ainda é baixa. Essa busca por conhecimento financeiro ainda é muito pequena. Muitos não se incomodam o suficiente para buscar aprender sobre finanças, muitas vezes até possuem tempo para assistir séries, filmes, ler livros, mas pouco escolhem conteúdos que os ajudarão a mudar a realidade financeira. Um dos pontos que o autor destaca é: NÃO SEJA BURRO DE PROPÓSITO! (sim, ele esculacha mesmo rsrs)

“SIMPLICIDADE: A MAIORIA DOS POBRES NUNCA REALIZA GRANDES SONHOS, PORQUE ESTÁ SEMPRE GASTANDO DINHEIRO COM PEQUENOS DESEJOS”.

Eduardo carrega falas simples e diretas, não rodeia para falar algumas verdades, e isso ajuda muito a se comunicar com todas as classes sociais. Ele direciona seu discurso para um público que até então não enxergava o valor de se pensar seus próprios ganhos e gastos. Por isso faz e fez tanto sucesso nas redes sociais com seus vídeos engraçados e informativos. Dicas como: Não tenha vícios, odeie fazer dividas longas (sem necessidade), organize suas contas para ter um panorama geral, não gaste mais do que ganha, não compre caso não tenha condições, se organize para sair das dividas e siga a risca, faça uma renda extra caso preciso e possível, entre outras tantas.

– Pô Léo, falando assim parece fácil, mas pra quem não tem dinheiro, é impossível juntar ou se organizar para investir… Então respondo a você: Por isso é tão importante ler o livro, para entender possíveis caminhos.

Uma das dicas que Feldberg nos deixa (que pratico há uns anos e isso tem me salvado de muitas dores de cabeça), é fazer uma reserva de emergência. As emergências não avisam quando irão aparecer, é importante e fundamental estar minimamente preparado para dificuldades ou parte delas. E não se engane, a reserva de emergência não se trata de ter dinheiro sobrando para gastar, é considerar guardar uma pequena parcela para hipotéticas urgências.

Sem mais, fica aqui minha recomendação mais que verdadeira para um dos livros que merecem ser lidos e relidos, deixe-o na cabeceira, é de uma narrativa tão gostosa de ler, com vários quotes e exemplos, parece realmente feito para ajudar e ajudar de verdade aquelas pessoas que muitas vezes se veem perdidas, sem saber por onde começar. De fato esse livro te ajudará a pensar nas hipóteses de se tornar rico, mas sinto que o propósito é bem o que apresenta o titulo… deixar de ser pobre!

O que mais encanta são os valores e estratégias que somos capazes de absorver de forma divertida. Questões que abordam investimentos, estudos, viagens, economia doméstica, ideias para renda extra, a importância de se manter uma vida simples quando simples for, não ostentar se não for afortunado, ótimas estratégias de divisão de salário, o que são dividas, o que são contas, contas, lazer e diversão mais em conta, mas não menos divertidas.

A diferença entre ser muquirana, econômico e jumento (sim, não é burro não, é jumento), os males e os benefícios do cartão de crédito e questões relacionadas a aluguel de imóvel ou casa própria (quando escolher um ou outro?).

Muitas dicas que mudará sua vida para melhor, leia, estude, aplique e veja os pequenos passos trilhar grandes transformações.

Caso queira, Clique aqui e assista alguns vídeos direto no canal do Eduardo!

site: https://espacols.com.br/livro/deixe-de-ser-pobre/

Erica 30/01/2024

Adorei
Gostei muito desse livro, traz muitas dicas valiosas. O humor e a forma de explicar deixou tudo muito mais leve. Recomendo muito.

Gilvania4 29/01/2024

Divertido
Eu já sabia que seria um livro para iniciantes, mas como gosto muito do autor tive a curiosidade de ler seu livro e a impressão que tive é que ele estava falando igual fala em seus vídeos.
Para quem está tentando achar um norte, este livro é bem interessante, principalmente porque o autor não passa a mão na cabeça e dá várias puxadas de orelha, para a pessoa acordar pra vida mesmo.
A base deste livro é: trabalhe, gaste menos do que ganha e invista, só assim você sairá da pobreza!
O que é legal é que ele fala a real, nada de mentiras mirabolantes que só faz as pessoas se iludirem, não tem receita mágica e muito menos almoço grátis.
Bom livro, recomendo!

FkSiqueira 20/03/2024

Excelente
Que livro foda, parece que foi escrito diretamente para mim, pois me identifiquei muito com a linguagem e exemplos de vida que ele relata no livro. Recomendo fortemente essa leitura.

Dan Carvalho 15/01/2024

Introdução à educação financeira que não tivemos na escola
Um livro com leitura rápida e de fácil entendimento. Quebra aquelas falácias de coachs e besteiras que ouvimos por aí sobre investimentos, riqueza, escassez etc.

Mostra que é possível guardar dinheiro, mas para o pobre pode ser mais difícil, porém não é impossível.
Depende das metas que deseja atingir.

Reduzir o consumo é urgente para cuidarmos do meio ambiente, então essa prática é aliada a economia de dinheiro.
Muitas vezes compramos coisas que não precisamos e deixamos sentimentos como a ansiedade controlar nossas compras.

Vale muito a leitura! :)

Victor2802 08/12/2023

Aprender sobre dinheiro rindo
Com certeza essa livro é muito importante para analisarmos nossa vida financeira. Sem ?fru-fru?, palavras difíceis, complexidade este livro nos ensina como organizar nossa vida financeira.
Super recomendo, prático, com muitas dicas e ideias sobre finança de uma maneira que não encontramos em qualquer lugar.

FellipedCastro 26/04/2024

Bom livro sobre educação financeira
O livro do Duda é uma leitura simples e de fácil assimilação. Possui dicas valiosas para pessoas que querem aprender sobre educação financeira. O livro é voltado para um público mais iniciante, tanto em leitura como em educação financeira.

Aysllan.Gabriel 22/08/2023

Leitura rápida, agradável e popular
Se procura verdades sobre educação, financeira leia este livro. Agora se você não procura verdades, nem abra ele.
Eu recomendo a todos que acham que educação financeira é apenas para ricos.

Tami 30/01/2024

Deixa de ser pobre.
Gostei do livro, dicas super fácil de se colocar em prática. Já vejo os vídeos dele no canal primo pobre. Recomendo a leitura.

Felipe 14/01/2024

Não se resume a ganhar mais dinheiro
As vezes estar em uma condição financeira ruim não é somente o quanto você ganha.

Existem pessoas que ganham pouco e estão endividadas, mas também existem pessoas que ganham muito e também estão endividadas.

A diferença maior é a mentalidade que você tem sobre fianças e o tratamento que você da ao dinheiro que recebe e isso o Duda explica de uma forma bem simples e descontraída no livro.

Paula Braz 29/12/2023

Livro para auxiliar a girar a chave da mudança de hábitos
É um bom livro, especialmente indicado para quem está iniciando ou querendo iniciar os estudos sobre educação financeira e finanças pessoais. Linguagem leve e objetiva, característica do seu autor. Pode ser repetitivo para quem já tem algum conhecimento da temática, mas até para esses pode ser útil, pois muitos tem apenas o conhecimento, mas ainda não conseguiu girar a chavinha da mudança de hábito. E para quem está iniciando, o livro pode ser ótimo para ajudar a girar essa chavinha e iniciar as mudanças necessárias na própria vida.

1 | 2 | 3 | 4