A Guardiã de Pedras

A Guardiã de Pedras Cristina Bomfim

Resenhas - A Guardiã de Pedras

Bella 18/05/2024

A guardiã de pedra
Eu amei esse livro! Esse é um livro nacional MARAVILHOSO, eu super recomendo ele. Tem uma escrita muito boa, um construção de universo e personagens excelentes, a única coisa que eu não gostei é que não tem a continuação ainda, mas tirando isso super recomendo!

Nini 07/03/2024

Definitivamente , eu amo TUDO que a Cristina escreve
Que livro foi esse????? É NOTÁVEL a inspiração bíblica, os valores e princípios bíblicos aplicados? É tudo MUITO BEM construído e entrelaçado!!!! Eu fico em choque com a forma que o Espírito Santo usa a Cris pra nos tocar através de suas histórias! O único problema é que agora estou ansiosíssima pela continuação ?

Vicky 04/02/2024

? No princípio, criou a Chama Eterna os céus e os dragões. ?
Como já havia lido um livro escrito pela Cristina e amado, não me surpreendi nem um pouco por ter me apaixonado em A Guardiã de Pedras.

Com uma história muito mais complexa, reinos próprios, cidades incríveis, poderes únicos, cores distintas, relacionamentos lindos e recheado com MUITOS dragões, esse livro me trouxe uma sensação incrível de estar imersa na história tanto pelas ilustrações lindíssimas quanto pela experiência de efeito de realidade aumentada, o autógrafo da autora e os brindes. Em algum momento da página vai haver uma ilustração ou uma simples silhueta de dragão.

Uma coisa que eu amo nos livros da Cristina é como ela trás a fé e espiritualidade cristã para os livros dela de uma forma que você pega as referências sem tirar de fato a identidade visual da história. Nesse livro temos a Chama Eterna como Deus e os 9 dragões tendo seus domínios e nascimentos nos primeiros 7 dias de criação da Bíblia. Eu não sou religiosa e tenho muitos problemas para lidar com pessoas que são tão fervorosamente religiosas, mas em nenhum momento me senti incomodada com esse livro. Na verdade me senti até acolhida, já que é algo que eu já conheço reformulado para uma magnífica história de fantasia.

Poucos são os livros com temática de dragão, muito poucos, e em Guardiã de Pedras o que com certeza não falta são dragões, as relações dos dragões com seus mestres, suas cores, suas personalidades, todo ritual de um dragão se ligando a um humano e como acontece quando um dragão perde seu montador, tudo é perfeitamente trabalhado e mostrado o tempo todo. Você nunca sentirá falta dos dragões quando eles são uma parte tão ativa da história e isso para mim é muito importante, me faz ter vontade de também ter um.

Todos os personagens desse livro (especialmente os protagonistas) são muito cativantes e carismáticos, todos eles tem em algum momento sua história contada e todos ele tem um motivo para estar onde estão, você não sente falta de nada vindo deles. Isso sem falar da representatividade incrível vindo não só dos secundários como também da própria protagonista. E por falar em protagonista, Maila é uma personagem incrível e tem uma típica jornada de herói que a faz se destacar, ela é uma bela guerreira, inteligente, amorosa, mal humorada, tagarela e completamente leal ao seu povo até o último minuto, é muito satisfatório acompanhar a trajetória dela como alguém que foi isolada do mundo além de seu próprio clã e como ela vai aprendendo mais a medida em que conhece novas regiões.

Ardan, o segundo protagonista, é igualmente incrível e único. Ele que desde o começo foi destinado para algo muito maior e foi o responsável por criar um lar para aqueles que não o tinham, ele que já perdeu tanto e lutou para que ninguém mais perdesse também. Eu amei acompanhar o Ardan e ver como as coisas funcionavam no seu ponto de vista, ele é um personagem que marca presença e tem uma lábia muito boa e importante para a história.

A história desse livro, contando com friends to rivals to lovers, dragões, seres místicos, clãs diferentes, personagens carismáticos e enigmas com mistérios sobre o que vem a seguir foi o que me manteve presa por 1 dia inteiro sem desviar o olhar das páginas, me recusando a sair dali até terminar de ler o livro inteiro. Em nenhum momento você se sente confuso com a criação desse mundo fantasioso e seus elementos que compõem a história, tudo é perfeitamente explicado e perfeitamente colocado em seu lugar, isso é muito importante quando se trata de um livro de fantasia que cria o seu mundo do zero.

Cada minuto que passei lendo esse livro valeu a pena e cada minuto de espera de quando eu o comprei e levou meses para chegar na minha casa também valeu a pena, é um livro que pretendo reler muitas vezes e se pudesse sonhar ainda mais alto iria desejar que se tornasse um filme, pois muitas daquelas cenas que eram só letras num papel se transformaram em cenas incríveis na minha imaginação que dariam num ótimo filme.

Estou ansiosa pra ler o próximo, espero que não demore muito.

Taliny0 31/01/2024

Ardan e Maila?
Acabei de finalizar esse livro maravilhoso da Cris e já queria começar elogiando o talento dela, tanto como escritora quanto artista. A história é envolvente e complexa e as artes são lindas, como sempre. Comprei a versão física e até os brindes são adoráveis. A Kemelly também fez um trabalho incrível na realidade aumentada, deixou o livro com uma experiência ainda melhor para quem comprou físico, nunca tinha lido um assim e foi muitoooo legal. Agora sobre a história, muitas vezes tive teorias, depois desmanchava e fazia novas, mas quando o arco final foi chegando fiquei chocada com tudo. Algumas coisas acertei, outras não.
A Maila foi uma protagonista complicada, ao mesmo tempo que me apeguei a ela, o orgulho e até arrogância que ela exalava incomodava, ela era exatamente tão cega quanto os cidadãos de Ekratéia eram forçados ou gostavem de ser, pois havia aqueles que como a Maila, eram instruídos desde criança e não sabiam de nada, e outros como Therkov e até os pais de Maila, que sabiam, mas deixavam o orgulho na frente. Mas é como é dito na história: Amor sem domínio vira obsessão, e domínio sem amor vira orgulho. Ela é uma guardiã forte, talentosa. Mas foi muito machucada e reprimida, queria tanto agradar e ser amada que aceitava tudo. Seus pais nunca foram amorosos, Therkov não é uma boa pessoa e só a manipulava, e Nemac mesmo se importando, tinha seus próprios segredos. Ela só tinha Ardan e o perdeu por vários anos. Quando ela foi para o clã rebelde, foi se desconstruindo e abrindo os olhos aos poucos. Ela fez uma amizade linda e leal com Oscar, Usara e Elliot, além de retornar a com Ardan. Todos eles se tornaram sua família. Ardan foi meu personagem favorito. Complexo, meio anti-herói, com um coração bondoso mas que sofreu muito. Ele foi tão maltratado por ser mestiço, perdeu a mãe, o lar e a melhor amiga. Ficou sozinho no mundo e não tinha seu tão sonhado dragão. Ele sempre foi apaixonado por Maila, a escrevia cartas e até a convidava para visita-lo, infelizmente os pais de Maila nunca lhe mostraram as cartas. Ele a amava tanto, tinha até mesmo um anel de noivado pronto para ela. Mal vejo a hora de Maila se sentir livre e pronta para viver esse amor tão lindo. Ardan é um homem bom e justo, corajoso. É perfeito que ele seja o profeta. Como fiquei feliz quando ele conseguiu seu tão amado dragão, sua Gênesis. Ela é linda e estava tão solitária...esperando seu mestre. Mestiço e mestiço se encontraram para nunca mais se separarem. O amor nos olhos um do outro na arte final...sem palavras. Falando sobre o Oscar, ele carrega Hamare no coração. Um homem cheio de amor, gentileza, lealdade e coragem, o melhor amigo que alguém poderia ter. Lamento tanto a perda dele. Meu menino é fantástico. Ele e Isan são o puro amor. Usara e Elliot são tão fofos juntos, encontraram com a ajuda de Ardan uma nova forma de se comunicarem. Ainda fico surpresa e impressionada com a força da dragão de Usara, Ranay. E da lealdade de sua dona em ter ido com ela. Amo essa relação entre dragões e seus mestres. É tão verdadeira e intensa que sempre me emociono com Lipath ter deixado Ardan a montar, tudo para salvar sua mestra. Maila compreendeu que não seria uma guardiã de pedras, mas de pessoas. Templos serão erguidos em todos os clãs, pois todos são dignos da bênção da Chama. Além da distribuição do Livro da Eternidade no idioma de cada clã, como eles tanto desejavam. Ardan também irá dissolver os rebeldes, eles devem voltar para casa e finalmente todos os clãs tem que aceitar suas diferenças, tanto internas quanto externas. Os Orginais vão participar das decisões de seus clãs também. Esse é o caminho para que se tornem um único dragão. E Ardan e Maila, o profeta e a guardiã, estarão lá, juntos, com sua família. ?
Ardan, Maila, Oscar, Gênesis, Lipath, Usara, Elliot, Isan, Ranay, Yana, Muri, Nebit, Rieda? Hamare, Chariã, Piston?
Quero muito o próximo livro e reencontrá-los.???

Karol Cardozo 22/11/2023

Que tipo de guardiã você vai ser?
Uma das coisas mais legais desse livro e o que primeiro chamou a minha atenção para ele é o detalhe da realidade aumentada para capa e o mapa. Achei incrível. Já quero em todos os livros !

As artes dentro do livro de algumas cenas também são lindíssimas e são feitas pela autora! Seria bem legal se elas também tivessem o efeito em realidade aumentada. (Ou tem e eu perdi esse detalhe?? ?)

É um livro tão inclusivo como Deus quer, me senti tão impactada com as histórias de vida de cada personagem! Chorei, sorri, fiquei com raiva. E apesar de o plot ser previsível eu senti de certa forma bem confortável.

Caroline.Moreira 20/11/2023

Nem tudo é o que parece...
Que história incrível, por também ter elementos cristãos me trouxe o mesmo sentimento e emoção de Nárnia, além de ter aquela vibe de mundo fantástico da Disney.

O desenvolvimento dos personagens, dando profundidade não só para os principais, mas os secundários também e sem deixar a história cansativa me agradou muito.

A trama, os personagens, a realidade virtual colocada no livro, o romance, todo o universo criado para essa história são incríveis e tornam a experiência ainda mais cativante.

No aguardo de uma continuação com mais aventuras ??

Jujuba 01/11/2023

Fantasia nacional no topo
Esse livro é PERFEITO
Não existe outra palavra pra descrever ele.

Primeiro que ele é lindo, e tem realidade aumentada, as ilustrações são perfeitas e ele tem um mapa.

Segundo, a história é incrível.
Pelo romance, pela política, pelas críticas, pelos personagens, pelo que ela representa.
Como tudo conversa muito bem, sobre como o livro é delicado e profundo ao mesmo tempo, fantasioso mas com críticas reais.
Me proporcionou uma ressaca literária das boas.

Angélica 20/09/2023

?Aventura, mistério e Dragões ?
? Sabe aquele livro que te prende do início ao fim?! Esse livro é assim!
?Com ilustrações incríveis, um enredo muito bem escrito e uma história viciante e envolvente, a autora nos transporta numa aventura ao conhecimento dos clãs, com dragões, magia, mistérios e ação o livro me deixou encantada.
?Uma fantasia, que além de trazer muitos ensinamentos, mostra um universo surpreendente, durante a leitura me vi fascinada ao descobrir mais sobre cada clã, suas particularidades, seus dragões e seu povo. Tem migalhas de romance (emoji) e um romance muito fofo entre amigos que o destino uniu depois de um tempo separados. Os personagens são muito cativantes e amadurecem muito durante o desenvolvimento da trama. E tem mais, tem representatividade, aborda assuntos importantes e é cheia de reflexões.
?Toda a história é muito bem construída e amei ir vendo tudo se encaixando perfeitamente no final. E claro, já quero um segundo livro, porque amei tanto os personagens e o universo criado que já preciso de mais história e mais do casal também.
?A Maila eu confesso que me irritou em algumas atitudes, principalmente em relação a um certo ?noivo? dela. Mas tirando isso, achei ela sensacional, com uma personalidade única, ela é determinada e amei acompanhar a sua trajetória, pois ela cresceu muito durante a história.
?Ardan é aquele personagem que você ama logo de cara, ele não é mocinho, mas também não é vilão. É fofíssimo e perfeito! Fortíssimo e determinado, ele luta pelo que acredita e o leitor luta ao lado dele haha, sempre torcendo pela sua felicidade.
?É possível utilizar um filtro e ver as ilustrações com realidade aumentada, é sério isso deixa a experiência ainda melhor. A Cris desenha maravilhosamente e as ilustrações são encantadoras.
?Eu amei cada pedacinho dessa história e já quero ler todos os livros da autora e também. Se você ama uma boa fantasia, de leitura rápida e com personagens e uma trama incrível, com certeza vai se encantar com esse livro!

Flávia_SDutra 19/09/2023

Fantástico
No início é um pouco confuso como todos os livros de fantasia, não saber o nome dos clãs e como funciona a dinâmica, o plot no final e
é +- esperado, mas mesmo assim vale muito a leitura, é agradável e se você só sair apaixonado pelo Ardan você leu errado. Depois de ler 2/3 do livro, eu comecei a marcar muitas partes, havia página que eu marcava a metade dela com marca texto, muito lindo e não chorei em nenhum momento.

Ray Ribeiro 05/09/2023

Lindo demais
Simplesmente sensacional. Ganhei de presente, então tinha 0 expectativas, mas só de saber das imagens interativas, eu já fiquei encantada. Toda a história é incrível, a forma como a autora trabalha o evangelho, com uma leveza e simplicidade, mas ao mesmo tempo tão certeira e intencional é impressionante.