As pequenas chances

As pequenas chances Natalia Timerman

Resenhas - As pequenas chances

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2024

“As Pequenas Chances”, escrito por Natalia Timerman, é um romance de extraordinária beleza que nos conduz por uma jornada sensível e profunda. A história gira em torno da perda do pai da autora, Artur, e da experiência multifacetada do luto.

O livro começa com o reencontro casual no aeroporto entre Natalia e o médico de cuidados paliativos que acompanhou seu pai até a morte. A conversa desperta memórias e emoções ligadas aos meses finais de Artur, um médico que enfrentou o câncer com coragem e dignidade. A narradora compartilha momentos preciosos: o caviar trazido para agradar o pai, lembranças de pacientes, a chance de ver uma montagem de Roda Viva no Teatro Oficina. São pequenas chances de vida que surgem mesmo nos momentos de morte.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556925059

isabellebessaa 04/06/2024

O livro retrata o percurso da autora quanto a elaboração do luto de seu pai, enquanto descobre nesse caminho aspectos da cultura e religiosidade judaica.

Foi interessante descobrir as aproximações judaicas da religião católica. Alguns dos rituais vivenciados me lembraram bastante os que a minha família seguiu na morte da minha avó paterna e do meu avô materno.

Uma das coisas que não gostei do livro foi de saber que todo a viagem que é narrada não aconteceu de fato. Pra mim foi um pouco decepcionante pq havia entendido que se tratava de relatos "verídicos".

Mesmo se tratando do luto, foi uma leitura agradável.

Kaique.Lima 28/05/2024

Fim da vida e começo
O livro é divido em três partes ? as duas primeiras são em torno, principalmente, dos últimos dias da Natália e de seus familiares ao lado do pai, Artur, que pesquisei rapidamente depois, foi um médico infectologista muito importante, que lutou na linha de frente contra a aids, lá no começo. Foi também um dos fundadores da gaviões da fiel. O cara foi O cara.

É também nesse começo que ela descreve as sensações que experimentou assim que soube da morte do pai. É tudo triste e ao mesmo tempo encantador. Passei por um luto recente e esse foi inclusive um dos motivos p q cheguei ao texto. A identificação vem me ajudando a aceitar que a morte é um processo natural, que faz parte do curso da vida ? ou melhor, do fim desse curso.

A segunda parte é voltada para um resgate às origens da escritora, que viaja para a Ucrânia a fim de entender melhor a vinda dos seus antepassados para o Brasil. É também a parte na qual ela fala sobre algo lindo, que é o nascimento do filho. O meu luto também despertou grande interesse em saber mais sobre meu passado, sobre poder ter tido chances de conseguir conversar com meu avô.

O livro mistura memórias com ficção e só vai entender que ler. O prólogo não pode passar batido.

Obrigado, Natália!

iammoremylrds 20/05/2024

Uma obra bastante intimista dividida em 3 partes, com tudo estando ligado a morte do pai da personagem principal, trazendo reflexões a respeito disso, uma obra bem sensível, trabalhada com todo o cuidado necessário, bem certeiro

Itaron 05/05/2024

Luto, vida e legado
O livro é dividido em três partes. Ao mesmo tempo que a maneira que a história é contada de diferentes formas ao longo dessas partes, tudo está ligado ao plot principal, a morte do pai da autora. A primeira parte se passa momentos após a morte do Arthur. A escrita me deixou um pouco pensativo se, por acaso, houve exagero na forma poética e "enfeitada" que o texto foi escrito. A descrição dos costumes judeus foi uma das minhas partes favoritas. A segunda parte narra os últimos dias do Arthur. Confesso que foi minha parte favorita. É impossível não se colocar no lugar e se emocionar. Acredito que minha avaliação seria maior se o livro contivesse apenas essa parte, bem fechada. A última parte achei difícil de ler no início, mas assim como a primeira senti que o legado da história do povo judeu me deixou bastante interessado e preso na história. Enfim, é um ótimo livro para quem tem interesse em luto e cuidados paliativos.

Yara 19/04/2024

Gostei bastante, achei bem pessoal, intimista, mas em alguns momentos, senti que as coisas correram pra ser amarradas. Só impressão, talvez.

Caroline.Jacoud 15/03/2024

Explorando o território do luto com maestria
A gente tende a enxergar beleza e significado em uma história quando, de alguma maneira, ela nos conecta às nossas próprias vivências, sejam elas boas ou ruins. É o que a Natália faz nesse livro: une dores singulares ao traduzir o intraduzível.
Além de coragem, é preciso muita habilidade e sensibilidade para explorar o território do luto e fazer essa jornada ser mais do que apenas sobre o sofrimento.

Ao rememorar o processo de adoecimento e perda do seu pai, Natália também revisita os preciosos momentos que o tempo lhe proporcionou ao lado dele, fazendo dessa história

um convite
uma luz
uma oportunidade

de enxergar As Pequenas Chances que a via nos dá a todo o instante, aquelas que nós comumente só percebemos quando já passaram.

Com trechos paralisantes, de tão belos e certeiros, acerca do tempo, da morte, do luto, do amor e da saudade, a autora escreveu com sinceridade um livro aberto, proporcionando ao leitor momentos de conexão com a própria intimidade e percepções mais gentis para lidar com as perdas.

?a dor que que eu comunicava não era a mesma que eu sentia, há um abismo entre ambas, mas as cerimônias são um teatro necessário, pois por trás delas não há nada, é isto a morte, nada, é isso não é possível suportar?

Fernanda.Martins 06/03/2024

Luto e ancestralidade
Nesse texto de autoficção, Natália Timerman escreve sobre o luto de uma forma que aproxima o leitor.
Com um começo triste porém cheio de afeto, ela discorre a experiência de uma personagem com morte do seu pai, mostrando como nesse momento o viver em uma comunidade/ família e alguns rituais são de certa forma importantes para a aceitar uma perda. Explicando vários aspectos interessantes da cultura judaica.
Toca também em assuntos importantes como os cuidados paliativos .
E faz um reflexão final sobre a importância da ancestralidade para entender o presente.
Livro muito bonito, bem escrito e com leitura fluida.
Recomendo a leitura

Kasimoes 27/02/2024

Luto
As experiências de luto podem ser muito semelhantes entre as pessoas, porque a dor da despedida é difícil pra todos, é muito necessária compartilhar essas experiências.

Wadlia 12/02/2024

Escrever é a viagem. Terminar de ler este livro me deu o clique necessário para algo que era um sonho mas foi esquecido: Escrever, escrever sobre minhas vivências profissionais, escrever sobre a história de meus ancestrais... #vemaí

Andreia410 09/02/2024

Relações e tradições familiares
A narrativa inicia com a personagem, Nathalia, falando sobre a relação e vida com seu pai recém falecido, depois de ter um câncer gravissimo. Assim como a personagem, seu pai também era um importante e conceituado médico.

Eles tinham uma relação muito próxima e essa perda foi muito dolorida. Eles são uma família judia. Então o livro traz muito sobre os dogmas da religião, tradições . Da metade do livro em diante ela começa a contar sua viagem para a Hungria, onde mergulha em busca de suas raízes e tradições.

O que gostei no livro foi aprender/conhecer um pouco mais sobre a cultura judia, mas achei a narrativa entendiante. A forma como ela descreve todos os momentos antes do falecimento do pai, transparece uma relação que beira a dependência. Depois, quando viaja, parece que estamos lendo outro livro. Nada relembra a primeira parte.

Taina 06/02/2024

Não me agradou
O livro é dividido em 3 partes onde as 2 primeiras contam a morte do pai e a falta dele. A terceira parte é sobre a busca da árvore genealógica. É um sofrimento de classe média: cenários, questionamentos e passagens típicos.

Um tanto vaidoso em vários momentos e egocentrado em outros, principalmente no que afeta a construção do ?personagem? pai, quem supostamente deveria ser o centro do livro. Em contrapartida, é possível conhecer exaustivamente detalhes pessoais que pouco acrescentam.

A escrita é fluida e bem composta, mas sinceramente esperava uma leitura mais profunda.

NatAlia.Estela 30/01/2024

A beleza da escrita de Natalia
Iniciei esta leitura na ansiedade pela escrita de Natalia, há tempos queria lê-lo. Iniciei, parei, reiniciei e pensei em parar novamente, mas não o fiz (ainda bem).
Um livro triste e belo. Me fez revisitar o passado. Conversou comigo e a relação que havia entre meu pai e eu. Em muitos momentos minha dor com a perda dele foi revisitada, como se conversasse com alguém que entendia minha dor e saudade.
A segunda parte me pegou profundamente. A terceira me ensinou e mostrou a força da ancestralidade.
Um livro que te leva a altos e baixos, que talvez não prenda do início ao fim, mas tem um ritmo e escrita impecáveis. Sem rodeios, certeira e direta.