Upgrade

Upgrade Blake Crouch

Resenhas - Upgrade

Paulo.Ratz 26/09/2023

Não é o melhor do Blake, mas eu sou MUITO fã.
Eu AMOOOO a escrita do Blake, não adianta. Upgrade me fez refletir sobre muitos assuntos extremamente pertinentes para o momento que estamos passando de aquecimento global e o comportamento egoísta do ser humano. Não amei 100% uma ou outra coisa e gostaria que o final fosse um pouquinho melhor, mas o prazer que senti lendo foi muito real. Livro gostoso de ler, fiquei super preso o tempo todo, e mesmo não entendendo nada de genética, sempre fico admirado em como o Blake traz informação e conhecimento nos seus livros. Vou ler tudo desse querido para sempre!
Evelyn 18/10/2023minha estante
tava ansiosa pela sua resenha até descobrir que você já tinha feito

também não achei o melhor dele!!! recursão e matéria escura souberam lidar infinitamente melhor com a parte emocional, e o excesso da parte técnica de upgrade fez com que essa relação do protagonista com a família, pela primeira vez, não me emocionasse tanto quanto aconteceu com os outros. ainda assim, um BAITA livro. tem muito a marca do blake crouch

Mel 26/11/2023minha estante
Quero ler Matéria Escura, você já leu??

Brujo 27/11/2023minha estante
Já sim, Mel. É fantástico!!

Mel 27/11/2023minha estante
Obrigada pela dica, Bru!! ?

AndrAa58 27/11/2023minha estante
??? adorei sua resenha

Obrigado, Andréa!! ?

Regis 27/11/2023minha estante
Adorei ler sua resenha, Sidney! Apesar de termos gostado do livro com intensidades diferentes, vejo que nossos pontos não divergem tanto assim. Parabéns pela ótima resenha! ?

Brujo 27/11/2023minha estante
Verdade, Regis ... No geral, a nossas visões sobre o livro foram bem similares!

Brujo 27/11/2023minha estante
E obrigado pelo elogio!! ??

Thi 27/11/2023minha estante
Perfeito Perfeito! Amei esse livro dele, assim como matéria escura. Estou devorando Recursão .

Brujo 27/11/2023minha estante
Thiane, disparado Recursão é o meu prefirido do Crouch, me impactou demais !!!

Boa leitura pra você !

Paulo Henrique 28/11/2023minha estante
Blake Crouch, para mim, foi uma decepção. Li só "Matéria Escura" e fiquei com a impressão de que o cara é só um Dan Brown da ficção científica. Mas como você, meu caro Brujo, é uma das minhas referências para ficção científica, vou dar uma segunda chance para o coitado. Me diz aí, é "Recursão" ou "Upgrade" que vai redimir o cara?

Brujo 28/11/2023minha estante
Fico lisonjeado, Paulo ! Haha
Vai de Recursão, pra mim é o melhor dele !! Porém, o mesmo estilo de escrita de Matéria Escura está em Recursão também, então há uma grande de você não gostar... ?

Brujo 28/11/2023minha estante
Mas agora eu fiquei curioso, Paulo: eu só li um do Dan Brown, há muitos anos atrás (acho que foi o fortaleza digital). O que viu de semelhante com o Crouch?

Paulo Henrique 29/11/2023minha estante
Se você leu um do Dan Brown, leu todos. São livros que são escritos seguindo uma fórmula para vender, já com a intenção de se tornarem filmes. Achei "Matéria Escura" roteiro de mini série de Netflix. A gente lê e esquece, diferente, por exemplo, do Cixin Liu, que a gente fica pensando por dias.

Thi 29/11/2023minha estante
E eu apaixonei no Blake, Recursao virou livro conforto ?

Paulo Henrique 29/11/2023minha estante
Vou de "Recursão", então. Segunda chance para o Blake. E agora fiquei curioso. ?

Brujo 29/11/2023minha estante
Entendi, Paulo... Isso que você falou até tem sentido, porque o Crouch é roteirista, então o estilo da escrita dele é bem impregnado desse estilo mais dinâmico. Eu gosto... Você faz bem de dar uma chance pra Recursão, mas tenha em mente que esse estilo de escrita vai estar lá ainda.

Brujo 29/11/2023minha estante
Assino embaixo, Thiane !

Thi 29/11/2023minha estante
Ebaaaaa ??

CamilaI 04/12/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!!! E honestamente, depois de acabar o livro eu entendi o que você quis dizer com "achei curto demais"... Eu também amaria ter visto mais da Miriam, seria incrível, acredito que os irmãos lutando contra a mãe seria bem mais interessante, foi uma jornada tão árdua, apenas para encontrar ela morta. E a mudança gritante da Kara que não ligava para a mãe muda totalmente a ponto dela tentar matar o irmão. Sei lá, merecia mais.

Brujo 04/12/2023minha estante
Concordo, Camila ! Daria pro Crouch acrescentar mais umas 100 páginas se trabalhasse mais a Dra Miriam!

Mike27 08/09/2023

Blake Crouch não decepciona!
O enredo é ricamente construído, com uma mistura de elementos de suspense, ficção científica e ação. Crouch é mestre em criar reviravoltas surpreendentes, dando ao leitor a sensação de estar constantemente no limite, sem saber o que vai acontecer em seguida. A trama é bem amarrada e mantém um ritmo acelerado, tornando difícil largar o livro.

Porém, algumas partes da trama podem parecer um pouco confusas ou difíceis de acompanhar, especialmente quando a narrativa mergulha na discussão de conceitos mais técnicos. Isso pode tornar a leitura um pouco mais cansativa em alguns momentos.

No geral, "Upgrade" é um livro eletrizante que combina ação, suspense e ficção científica de forma habilidosa. Crouch cria um universo fascinante e repleto de reviravoltas, prendendo a atenção do leitor do início ao fim. É uma obra recomendada para os fãs do gênero, que irá deixá-los questionando sobre os limites do aprimoramento humano e os desafios éticos e morais que podem surgir nessa busca.
Brujo 08/09/2023minha estante
Excelente analise, Jean!!

Mike27 08/09/2023minha estante
Vi que você leu Matéria Escura e Recursão, pode pegar esse que você não vai se arrepender!

Brujo 08/09/2023minha estante
Vou sim, estou maluco pra ler esse!

Pedro 08/09/2023minha estante
Nunca li esse autor. Acho que irei começar por esse livro.

AnoukBu 08/09/2023minha estante
Fiquei até com vontade de ler

Mike27 08/09/2023minha estante
Pra quem nunca leu Blake Crouch, por favor leiam Recursão e Matéria Escura! São obras-primas da ficção científica!

Maria15267 09/09/2023minha estante
Como vc consegue ler tão rápido? Kk

Mike27 09/09/2023minha estante
Maria, eu procuro ler o tempo todo sempre que posso, pra isso eu sempre tenho a versão e-book do livro no celular e no Kindle, não uso redes sociais e procuro manter focado nas minhas leituras! Em média eu leio 80 a 90% do livro no celular, mesmo tendo o livro físico, isso ajuda muito a manter o ritmo.

Fabio 09/08/2023

Homo sapiens ou Homo deus?
Livro viciante do início ao fim, com um final emocionante, porém deixou a desejar quando comparado aos dois “super” bestsellers, “Recursão” e “Matéria Escura”.

Em “Upgrade” Blake Crouch, nos faz viajar há um futuro não tão distante, onde as mudanças no DNA são uma realidade rotineira, e que tais mudanças extremas na genética, quase custaram a existência da humanidade, que ainda corre risco, e está por um fio.
A maior geneticista do mundo, num ato arrogante, assolou o mundo com a fome e a miséria, porém, depois de sumir por anos, enviou a salvação. Será?

Em uma narrativa rápida, recheada de ação e enigmas, “Upgrade”, nos traz à tona, assuntos polêmicos, que há décadas são motivos de debates no mundo, e lança a ao leitor a seguinte questão: O Homo sapiens, quer ser Homo deus?

Blake Crouch, mescla drama e ficção cientifica, ação e profunda analise interior do indivíduo, e nos entrega um thriller Sci-fi, quase irretocável, se não fossem as inconstâncias no ritmo em certas passagens, a evidente prolixidade do texto em alguns pontos (encheção de linguiça mesmo) e o excesso de descrições desnecessárias, que atrapalharam e deixaram leitura um pouco arrastada em certos momentos do livro

Do mais, aquele estilo viciante e empolgante que somente Blake Crouch consegue imprimir nas páginas que voam na maior parte do tempo

Recomendo aos amantes de thrillers e ficção científica!
italomalveira 09/08/2023minha estante
Matéria Escura está na minha lista.

Carolina165 09/08/2023minha estante
Mais uma resenha excelente Fábio!! Suas resenhas são TOP demais!!! ????????

Fabio 09/08/2023minha estante
Italo, leia sim... é um sci-fi dos bons!!!

Fabio 09/08/2023minha estante
Ahhh, obrigado, Rogéria, querida!
Fico feliz que tenha gostado!?

Fabio 09/08/2023minha estante
Obrigado pelo carinho de sempre Carolzinha!??
Lisonjeado com as suas palavras!!!?

Mary Baratela 09/08/2023minha estante
Excelente resenha, adorei ??????

Mary Baratela 09/08/2023minha estante
Fabio, vc me despertou a vontade de ler esse livro ?

Fabio 09/08/2023minha estante
Obrigado Mary, pelo carinho e presença de sempre!
Fico imensamente feliz que tenha gostado!
Mary, por favor... LEIA.... livraço!

Fabio 09/08/2023minha estante
Obrigado Mary, pelo carinho e presença de sempre!?
Fico imensamente feliz que tenha gostado!?
Mary, por favor... LEIA.... livraço!
Mas, antes, recomendo que leia "Matéria Escura" e "Recursão", que são incríveis, e já apresentam o estilo do Blake?

Pedro 09/08/2023minha estante
Mais uma excelente resenha!

Obrigado, Pedrão!!!?
tmj

Obrigado Pedrão! Tmj

Aline MSS 09/08/2023minha estante
Nossa! Q complexo! Parabéns pela resenha. ?

Fabio 09/08/2023minha estante
Complexo na medida certa, Aline ?
Obrigado!!!?

Mary Baratela 09/08/2023minha estante
Recomendação anotada Fabio! ?

Flávia Menezes 09/08/2023minha estante
Acho que viciantes, são mesmo as suas resenhas, Fábio. E a cada dia, elas ficam ainda mais incríveis. ? Mesmo quem não é fã de sci-fi e thrillers vai ter vontade de ler depois dessa resenha. ?

Fabio 09/08/2023minha estante
Exatamente lisonjeado com suas palavras, Flávia, querida. Incrível, mesmo, é receber elogio de uma resenhista como você!
Muito obrigado! ?

Flávia Menezes 09/08/2023minha estante
Que gostoso ler isso. Lisonjeada fiquei eu agora. ??Você tem o dom das palavras (e muitos outros também!?). ?

Obrigado querida!??

Brujo 09/08/2023minha estante
Blake Crouch novo ????? ????

Fabio 09/08/2023minha estante
Sidney, acabou de sair do forno!
Como sempre , livraço do Crouch!
Realmente, de explodir cabeças! Kkk

Brujo 09/08/2023minha estante
Agora vc me obrigou a comprar o meu !!!

RayLima 09/08/2023minha estante
Adoro suas resenhas!

Fabio 09/08/2023minha estante
Ahhh, muito obrigado, Ray!??

Edson 10/08/2023minha estante
Excelente resenha meu amigo, fiquei até tentado em lê-lo ??

Brujo 25/10/2023minha estante
Adorei a resenha !! Não concordei com muitas coisas, mas entendo perfeitamente os pontos que te desagradaram, além da análise ser muito bem escrita e vice ter sido bem clara sobre esses pontos negativos!

Fabio 26/10/2023minha estante
Adorei, sua resenha, Regis e concordo contigo em quse tudo, e minha nota foi maior, porque eu me diverti, porque dava para sentir o autor quebrando a cabeça, de como desenvolver a trama, e dar um desfecho satisfatório

Regis 26/10/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Infelizmente não consegui me divertir. Queria muito ter gostado, mas não foi dessa vez.

Regis 26/10/2023minha estante
Vi pelo seu comentário ao final da leitura que gostou bastante do livro, Sidney. Adoraria ter gostado mais dos personagens e da história, mas infelizmente não consegui.

HenryClerval 31/10/2023minha estante
Vi muitas resenhas tratando o livro como a oitava maravilha... gostei de sua coragem em dizer que não é tudo isso e apontar os defeitos. Ótima resenha, Régis.

Regis 31/10/2023minha estante
Obrigada, Leandro. Eu realmente queria muito ter gostado, você sabe. ?

Michela Wakami 12/04/2024

Ruim
Infelizmente, o autor tomou outro rumo e se perdeu. Diferente dos outros dois livros que li do autor e amei, esse aqui me levou ao tédio.
Nada aqui me prendeu.
Regis 12/04/2024minha estante
Infelizmente, Michela, esse livro não chegou nem perto dos outros do autor. ?

Michela Wakami 12/04/2024minha estante
Que tristeza, Regis!?

priscyla.bellini2023 12/04/2024minha estante
Já tinha ouvido falar mal desse mesmo, nem quem gosta dele, gostou.

Michela Wakami 12/04/2024minha estante

aline 12/04/2024minha estante
Ele está na minha lista, mas acho que vou tirar rsrs me recomendaram "Pines". Você já leu?

Michela Wakami 13/04/2024minha estante
Oi, Aline, não li. Dele eu só li Matéria escura e recursão, além desse.
Depois te falo um pouquinho mais desse no privado.

edisik 12/11/2023

Dos livros do autor esse foi o que achei mais fraco. É legal, mais se torna chato em muitas partes. Faltou desenvolvimento e agilidade nas ações que tinha nos outros livros.

Joyce544 25/09/2023

Esperança no Horizonte
O novo livro do Blake Crouch, aguardado com grande expectativa, não decepciona. Upgrade é uma obra literária que mescla habilmente ficção científica, suspense e elementos filosóficos. Um livro sobre empatia, responsabilidade e o futuro da humanidade.
Regis 25/09/2023minha estante
Gostei do que disse e fiquei curiosa. ??

Josy 18/11/2023

Viver é a coisa mais coletiva que existe
Depois de ler os absolutamente maravilhosos livros do Blake Crouch: Matéria Escura e Recursão, não achei que o autor conseguiria superar o que esses dois livros foram pra minha vida de leitora, mas Upgrade veio em um momento muito específico e falo com tranquilidade que terminei o livro emocionada como há muito não ficava com leitura nenhuma.

Em Upgrade acompanhamos uma história familiar, onde Logan e Kara são os únicos membros restantes do que outrora foi uma família feliz a seu próprio modo, enquanto são filhos da pesquisadora genial e catastrófica, Miriam Ramsay, responsável por incríveis avanços na biotecnologia e genética e por um dos maiores desastres por intervenção humana, que levou milhares de pessoas à fome e à morte. Miriam queria que a humanidade evoluísse e avançasse. Independente do preço disso.

Temos então uma narrativa extremamente sci-fi com aprimoramento genético (cerne do livro), modificações estéticas, criação de novas espécies, bio-terrorismo, questões filosóficas e éticas com um protagonista humano, demasiado humano. Biologia era minha matéria preferida na escola, e Genética, uma das matérias preferidas na faculdade, esse assunto sempre me encantou e hipnotizou, e um livro com essas possibilidades foi realmente um deleite.

Há uma quantidade moderada de ação e eventos empolgantes ao longo da história, e o clímax é bem construído, com ares de filme, já consigo visualizar que seria uma ótima adaptação. O único ponto que eu gostei menos, foi a quantidade de descrições e termos técnicos que mexeram um pouco na suspensão da crença (e olha que eu sou da área da saúde!), havia parágrafos inteiros que relacionavam genes ou procedimentos laboratoriais que, embora eu entenda a importância narrativa, poderiam ser abreviados ou explicados em uma linguagem mais acessível.

No mais, Logan é um dos personagens mais cativantes e agradáveis que li por esse ano, impossível não sentir empatia pela sua situação e fazer boas reflexões junto com ele sobre o que realmente nos torna humanos. É um livro filosófico e belo, e recomendo para todos que são entusiastas de ficção científica.
Brujo 18/11/2023minha estante
Que resenha legal, adorei !!! O que me faz lembrar que eu não fiz a minha ainda.
Assim como você, eu gostei bastante de Upgrade, mas achei aquém dos outros dois, achei ele mais curto e menos impactante. Tem um momento ali pela metade da história (a hora que ele está fugindo depois do confronto com a irmã) que senti a narrativa meio perdida, sem saber pra onde ir.
De qualquer forma, adorei a experiência, eu devorei o livro, já que a narrativa cinematográfica do autor está ali presente como sempre, só fiquei com aquele gosto de quero mais, sabe ?

Josy 19/11/2023minha estante
Ansiosa pela sua resenha então, Danillo! Concordo muito com você sobre o "gosto de quero mais" também fiquei! ?

Brujo 19/11/2023minha estante

Bart 24/11/2023minha estante
Eu adorei o livro! Só soube dele por vc! Kkkkkkkkkk
Mt obg!!
Livrão!!

Thayná Krueger 10/08/2023

Para mim, melhor livro do autor (mesmo que eu tenha dado a nota maior para Matéria Escura, pois foi a nota que eu achei que valia na época da leitua).

Para quem já era fã do autor, tem grande chances de favoritar esse livro, pois ele segue a mesma fórmula dos livros anteriores, porém o enredo desse é focado em um Upgrade genético, que foi o que mais me chamou a atenção para fazer a leitura.

Acho que poderia ter bem menos descrições de cenas e sentimentos/sensações do personagem principal e mais descrições sobre esse mundo catastrófico do futuro.

Por fim, acho que ele apresenta diversas reflexões muito legais durante a leitura. Recomendo muito para quem é fã de Sci-Fi
MissMel 10/08/2023minha estante
Recomenda para quem é novo no mundo da leitura de ficção cientifica?

Leticia Dourado 02/09/2023

Blake nunca decepciona! Acho que o final poderia ter algumas páginas a mais, porém nada que tenha prejudicado minha experiência com a leitura, recomendadíssimo

gfb_04 12/03/2024

A vida nunca segue o caminho que queremos ou esperamos. Até quando conseguimos exatamente o que queríamos, depois vemos que não queríamos aquilo de verdade.
Éramos primatas que se reuniram e que, contra todas as chances, construíram uma civilização formidável. mas, de forma paradoxal e trágica, a complexidade da nossa criação havia ido muito além da habilidade do nosso cérebro de gerenciá-la

Amanda 30/09/2023

Blake = pai
Não é o melhor do Blake Crouch, mas sempre vou ler tudo que esse querido escreve. A escrita dele é muito boa e os livros são diferentes, únicos, inteligentes. Além disso, acho muito admirável o quanto de conhecimento ele trás em suas histórias, principalmente nesse que acredito ser até então o mais complexo e técnico entre eles. É perceptível que ele estudou a fundo conceitos de genética e virologia para Upgrade, e, apesar de por vezes ter achado massante as partes mais teóricas e não entender nada, também achei muito importante e atual ele tocar em temas como aquecimento global e o fim da espécie humana.

"Suspeito que, se todos tivéssemos uma memória perfeita, nos entristeceríamos por todas as nossas antigas versões da mesma forma que nos entristecemos por amigos que se foram."

(A referência à "Recursão" ?)
RobertaToussaint 30/09/2023minha estante
Ja vou por na lista, Recursão é um favorito.

Amanda 30/09/2023minha estante
Recursão é o melhor dele

Ley 25/10/2023

Talvez eu tenha colocado expectativas demais
Classificação indicativa: +14

Blake Crouch é autor de Matéria Escura e Recursão, que são livros de ficção científica. O foco principal do primeiro é em física e o segundo em neurociência. Em Upgrade, o livro apresenta um futuro próximo, algumas catástrofes já aconteceram, os humanos tiveram que se adaptar, e o que levou a isso, foram os avanços na área da genética. Mas apesar de ser um progresso, causou consequências na humanidade.

Logan, o protagonista, trabalha na APG, Agência de Proteção Genética, que fiscaliza ações envolvendo essas alterações, que é terminantemente proibida. Apesar do protagonista trabalhar a favor do sistema, ele parece já ter se envolvido em algo consideravelmente maior, que vamos descobrir ao longo da narrativa, e que interfere diretamente no problema principal.

Em uma abordagem envolvendo algo perigoso no trabalho, ele acaba sendo alvo de um acidente, e recebe um vírus que pode mudá-lo permanentemente. Apesar de ficar de observação e sofrer alguns ferimentos, nada é apresentado nos exames frequentes que faz, e assim é liberado. Mas com o passar das semanas, algo estranho começa acontecer com seu corpo, e ele nota algumas alterações em si mesmo.

O mistério é saber porque ele foi atingido pela ameaça, e o pior de tudo é que não parece ter sido acidental. Mas com esse "presente" inesperado, ele vai descobrir mais sobre a tal alteração, e junto disso, Logan vai tentar parar uma ameaça iminente, que poderá atingir toda a humanidade, podendo ser tanto uma catástrofe, quanto uma evolução não solicitada.

Dessa vez, o foco do autor foi principalmente em alteração genética, portanto o livro é repleto de termos, envolvendo a biologia, como conceitos, conjecturas, e uma infinidade de outros assuntos. O cenário também é um pouco diferente, apresentando o mundo um pouco à frente do nosso, sendo um tanto distópico, mostrando falhas humanas e as consequências da mesma.

Minhas expectativas sobre o livro estavam bem altas, porque adorei as outras leituras que fiz do autor, tanto nos seus dois livros publicados aqui no Brasil, quanto em seu trabalho na antologia Forward, também publicado pela Intrínseca. Conhecendo bem sua escrita, eu esperava uma obra que me fizesse refletir e torcer para resolução final do problema apresentado no livro. O autor soube conduzir bem a narrativa envolvendo alterações genéticas, mas nem tudo ficou tão transparente, e muito dos termos ficaram além do que é de fácil entendimento.

Pode ser que as mudanças do protagonista seja um dos motivos para que a narrativa tenha sido mais complexa, apresentando um personagem que vai se distanciando cada vez mais de quem era quando começou a história, e assim trazendo mais termos científicos para o livro do que um tipo de experiência mais próxima de se identificar. O livro consegue nos fazer refletir sobre as atitudes do ser humano, especialmente nas alterações genéticas. Lutar pelo progresso é importante, mas há meios errados de se fazer, e esses caminhos podem ser desastrosos. Se vangloriar por um intelecto que se diz superior, não é a melhor resposta para os problemas da humanidade.

Em contrapartida, apesar de ter momentos que não gostei da história, por ter me sentido cada vez mais distante do protagonista, a mensagem final foi algo que gostei bastante. É uma luta já mencionada nos dias de hoje, e bastante pautada nas entrelinhas da história. O livro adquire um tipo de narrativa que envolve mais uma perseguição. Momentos revoltantes também se fazem presentes. O final, apesar de ter me agradado quanto à mensagem, não foi o que eu esperava, mesmo que tenha sido esperado pelo rumo que as coisas estavam tomando.

Continuo admirando o autor, por empregar ficção científica e questões humanitárias lado a lado. Esse livro não foi como eu esperava, mas tenho certeza ter sido pela minha enorme expectativa depositada. A leitura é super rápida, e os momentos de tensão fazem com que a narrativa passe ainda mais veloz. Ansiosa para conferir qual assunto será a próxima pauta do autor.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/10/resenha-upgrade.html

Jenni 08/11/2023

"O futuro chegara, e era um desastre."
Com toda certeza eu não posso expressar a grandeza desse livro. Entre os dois que eu já li do autor, "Matéria Escura" e "Recursão", esse foi o melhor e isso não é pouca coisa. Sinto que a escrita evoluiu muito, o autor trabalha temas difíceis como se estivesse citando o alfabeto, não é confuso em momento algum, pelo contrário, é de uma magnificência, de uma intelectualidade imensa.
O que me pegou mais foram os temas extremamente atuais, que coincidiram com alguns trabalhos recentes que eu fiz sobre ciência × ética. O foco para mim, é a IA (nessa distopia ela já está mais avançada, inclusive para controle governamental) . A manipulação da genética (quase o tema central, é através dela que temos a visão de um novo mundo) . Desastres ambientais e a provável extinção do Homo Sapiens nos séculos futuros, que é o tema central. O autor apresenta na trama possíveis mudanças que são feitas para retardar esses acontecimentos e traz uma reflexão de até onde podemos evoluir, onde o nosso senso de humanidade chega, que em retrospectiva são bem óbvios, mas é exatamente isso que chega a ser assustador, estamos escolhendo ignorar enquanto não nos afeta diretamente, mesmo sendo afetados Diretamente.
Na obra acompanhamos Logan, um agente da nova polícia de genética, que controla os experimentos depois de um fracasso genético que levou o mundo a uma fome extrema. Durante uma operação, Logan sofre um ataque, que na verdade é um Upgrade no seu sistema, tanto nas questões físicas, quanto nas psicológicas. Que o elevam a uma nova espécie e que vai colocar nas mãos dele, o destino da humanidade.
Com uma escrita maravilhosa, o autor vai desenvolver durante a história questionamentos éticos e sociais das novas tecnologias , explorar o potencial humano e os limites da humanidade. Tudo isso no mundo pós-guerra que já sofre com os extremos dos desastres ambientais, trazendo uma reflexão ainda maior sobre esse tema tão importante.
Sem dúvida alguma, esse é um dos melhores livros que eu já li. Tão elaborado cientificamente, quanto assustadoramente realista.
?"Se nada mudar, morreremos pela razão mais estúpida possível: porque nos recusamos, por diversos motivos infantis, a fazer as coisas óbvias que nos salvariam."
?"Não temos um problema de inteligência. Temos um problema de compaixão. Isso, mais do que qualquer outra coisa, está nos levando à extinção."