A bibliotecária dos livros queimados

A bibliotecária dos livros queimados Brianna Labuskes
Brianna Labuskes

Resenhas - A biblioteca dos livros queimados

Tatiana 13/07/2023

Início meio lento, mas do meio para o final a história ganha ritmo e facilita a leitura. O fundo histórico é muito interessante e deixa o leitor reflexivo sobre muitos aspectos abordados.

Day 27/06/2024

Demorei um pouco para me entender com o vai e vem das datas, mas do meio para o fim tudo fluiu muito melhor.

percyjgf 12/07/2023

?Onde queimam livros também acabarão queimando pessoas.?
Eu sou obcecada por ficção histórica e livros que falam sobre livros e com esse aqui não foi diferente.
A história tem como foco a queima de livros e a censura do conhecimento que ocorreu antes, durante e após a 2° Guerra Mundial (tema que me interessa demais!!) e a autora relata isso com 3 personagens incríveis em 3 décadas e cidades diferentes. Minha única crítica negativa é a leveza da narrativa levando em consideração o contexto, mas talvez essa tenha sido a intenção da autora.

Foi difícil avaliar esse livro porque por mais que a leitura tenha sido arrastada muitas vezes e bem confusa no começo eu gostei bastante e pretendo reler futuramente.

Ana Lívia Mourão 12/07/2023

Que ficção histórica maravilhosa!Uma história contada pela voz de três mulheres: Althea James (1933-Berlim), Hannah Brecht (1936-Paris) e Vívian Childs (1944-Nova York). Uma verdadeira carta de amor aos livros durante o período mais obscuro da 2ª GM, o início da queima aos livros e as diversas formas de sobreviver e lutar do lado certo da história. Livros que falam sobre os livros serão sempre os meus preferidos. Além de uma história de arrancar o ar dos seus pulmões, a autora, ao final da edição vem uma nota da autora sobre livros que ela se baseou para escrever a história, além de artigos e toda a pesquisa que ela fez para dar voz às mulheres quando a censura e o fascismo ressurge (se é que ele adormeceu em alguma época) com tanto descontrole no mundo. O conhecimento liberta!

Kaue Garcia 11/07/2023

Adorei
Demorei mais do que previa para terminar a leitura mas confesso que a pausa foi necessária! Ter parado para refletir sobre tudo o que Althea e a Hannah estavam passando fez até com que o final viesse com um peso diferente e por sinal que final incrível! O livro é muito bom, perfeito em citações e construção de personagens ? confesso que o ritmo cai em alguns momentos mas após terminar a leitura posso dizer que estás mudanças no ritmo de leitura fazem toda a diferença

Luiza.Borsato 11/07/2023

A leitura é fluída, fácil e os personagens são interessantes e complexos, onde o leitor acompanha suas histórias, e como elas se entrelaçam entre si no decorrer do livro! Adoro livros com a temática da Segunda Guerra Mundial, portanto esse livro conseguiu me cativar por inteiro!

Marcelo1415 11/07/2023

Instigante
Confesso que sempre gostei de ler sobre a 1ª e 2ª Guerra Mundial, foi muito interessado ao tema. foi uma leitura leve, no tanto que pode se dizer de um livro que trata deste tema. ao mesmo que tempo que faz um paralelo entre as vidas de três mulheres completamente diferentes e com vivências opostas, também nos mostra a importância da literatura.

nifontana13 11/07/2023

Muito lindo, histórias relacionadas aos períodos de guerra e repressão sempre são muito fortes pra mim, mas senti uma leveza ao ler este, não ficou tão pesado quanto poderia.

@eleeoslivros 10/07/2023

Pra quem curte segunda guerra mundial é um prato cheio.
história linda, inspiradora, triste e ao mesmo tempo feliz.

Milene56 09/07/2023

NÃO TEM UM LIVRO QUE A TAG ME DECEPCIONA! (Até o momento)
Eu amei esse livro em uma escala que não tem como explicar de tão bom e de tantos sentimentos que me deparei ao decorrer dele! Althea, Hanna e Viv me deixaram em prantos e com vontade de saber mais sobre tudo e o que levou a autora a escrever um romance tão intrigante, saber que um dia os livros se tornaram proibidos, que pensar ou ler coisas diferentes de suas crenças ou opniões fosse um crime????

Erica.Barone 09/07/2023

Uma triangulação perfeita entre tempo, fatos e personagens. Um livro adorável, potente e inspirador. Embora tenha com pano de fundo o nazismo, os fatos históricos são coadjuvantes a magnitude das protagonistas, cujos caminhos se cruzam de forma brilhante. A história também representa um tributo aos livros.

Siveris 09/07/2023

"Está obra é uma ficção"
"Onde queimam livros também acabarão queimando pessoas."

O livro entrega exatamente o que ele promete!
Achei uma leitura difícil no início pra assimilar os personagens e as épocas (história nunca foi meu forte) mas depois que você passa a entender quem são os personagens TUDO FLUI!
Me apaixonei pelos personagens e pelo enredo completo, passou a ser um dos meus favoritos com 100% de certeza.
Me fez me interessar mais pela história da segunda guerra (inclusive ouvi alguns podcasts pra entender melhor o que efetivamente aconteceu na Alemanha e em Paris), não tenho palavras pra descrever o quanto gostei, sinceramente acho que todos deveriam ler!

KelenDZ 04/07/2023

Confesso que o início da leitura é um pouco arrastado, mas entendo ser necessário. Da metade para o final já comecei a suspeitar como tudo se encaixaria e não me enganei, e foi onde comecei a devorar o livro.
O final é perfeito.
Gostei também de agregar mais conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial.