A bibliotecária dos livros queimados

A bibliotecária dos livros queimados Brianna Labuskes
Brianna Labuskes

Resenhas - A biblioteca dos livros queimados

percyjgf 12/07/2023

?Onde queimam livros também acabarão queimando pessoas.?
Eu sou obcecada por ficção histórica e livros que falam sobre livros e com esse aqui não foi diferente.
A história tem como foco a queima de livros e a censura do conhecimento que ocorreu antes, durante e após a 2° Guerra Mundial (tema que me interessa demais!!) e a autora relata isso com 3 personagens incríveis em 3 décadas e cidades diferentes. Minha única crítica negativa é a leveza da narrativa levando em consideração o contexto, mas talvez essa tenha sido a intenção da autora.

Foi difícil avaliar esse livro porque por mais que a leitura tenha sido arrastada muitas vezes e bem confusa no começo eu gostei bastante e pretendo reler futuramente.

@ruthlunang 13/07/2023

Esse livro não é perfeito (inclusive esse edição está cheia de erros de revisão), mas só de ter me dado vontade de chorar inúmeras vezes, pra mim já vale as 5 estrelas. É tão bom pegar uma história que faz a gente sentir as coisas!

Eu adorei as três personagens principais, o ponto de vista de cada uma só ia melhorando com o passar da história (a minha preferida foi Viv) e o final foi tão acalentador que eu me derreti toda.

Nunca é fácil ler sobre as atrocidades da segunda guerra, mas gostei muito do que a autora quis retratar com uma perspectiva literária. Enfim, amei demais!

Jessica 20/07/2023

Envolvente
A história das três protagonistas te envolvem do início ao fim, mesmo que ao terminar um capítulo você queira saber o que acontece com aquela protagonista, ao início de outro você já lembra onde estava a outra personagem que deixou para trás em outro capítulo, fazendo você se prender novamente e não querer largar o livro.

Tatiana 13/07/2023

Início meio lento, mas do meio para o final a história ganha ritmo e facilita a leitura. O fundo histórico é muito interessante e deixa o leitor reflexivo sobre muitos aspectos abordados.

Juliana 13/07/2023

Relembrar para que não se repita!
A ascensão nazista, o fim da liberdade, a criação de um inimigo comum, a queima aos livros, as prisões e mortes em Campos de concentração, a segunda guerra mundial, são narrados nesta obra a partir da importância dos livros! Por que são tão temidos por alguns?

A Bibliotecária dos livros queimado nos faz refletir como as histórias podem se repetir, e o perigo que isso causa. Como coisas tidas como simples, podem ter grandes significados. Como alguém tido como ?bobalhão? ou ?canastrão? pode ter por trás todo um plano de poder, destruição e submissão daqueles tidos como ?inferior?.

O fascismo está à espreita, e precisamos estar atentos a qualquer alerta. Um vitória nunca é o fim da história. Não podemos nos acomodar!

Recomendo esse livro incrível a todos que acreditam que a humanidade pode, deve e consegue melhorar!

Michelle 14/07/2023

A bibliotecária dos livros queimados
Este livro conta como a história de três mulheres se entrelaçam, entre passado e presente, na luta contra a repressão e proibição de certos temas, no sentido de alienar, delimitar e persuadir o pensamento da população. Conta também em algumas passagens como foi a ascensão do nazismo.
Vale muito a pena a leitura!

Lucas990 15/07/2023

Gostei, mas podia ser melhor
Eu adoro romances históricos e achei a temática do livro bem interessante, mas embora eu tenha iniciado a leitura bem empolgado, eu a terminei com a sensação de que a história tinha um potencial maior que não foi tão aproveitado. Talvez eu que tenha criado muitas expectativas, não sei.
No mais, é um bom livro. Gostei.

Keila 16/07/2023

O Nazismo como ainda não havia visto! Livro sobre livros
A autora nos apresenta a personagens já conhecidos, como Hitler e Goebbles, e a forma como influenciou milhares de pessoas a aderirem ao seu plano imundo de dizimar judeus e aqueles que não simpatizam com sua filosofia. Por sorte, nem todos foram influenciados e tinham olhos abertos e coragem para irem contra ao fascismo, mesmo que isso valesse suas vidas.
E então nos encontramos com as protagonistas que preenchem o livro com pensamentos valiosos, amor, coragem, inteligência e perseverança, em diferentes épocas da guerra e diferentes países.
Como Berlim, nos primeiros anos de 1930, quando Althea, escritora renomada do Maine é convidada por Goebbles a participar de um projeto do governo com artistas e autores de outros países, ela começa a abrir os olhos às atrocidades do Chanceler quando vivencia a queima dos livros e cenas de violência contra aqueles que se opõem às ideias dos fascistas.
Em Paris acompanhamos Hanna, que fugiu de Berlim após seu irmão ser capturado e levado ao Campo de Concentração, vivendo sob grande ansiedade a cada carta que chega dando notícias de Adam, seu irmão que tanto lutou contra as ideias do Chanceler.
Por último, acompanhamos Viv em Nova York, que acabou de perder seu marido lutando pelo seu país, e vivencia o início da Segunda Guerra Mundial e trabalha como publicitária na EFA, Edições das Forças Armadas, que selecionava e mandava livros para os soldados e que mudavam as vidas deles enquanto lutavam, todavia o programa é ameaçado quando um senador propõe uma lei que visa censurar diversos títulos. Viv decide lutar contra isso e de forma surpreendente, as vidas delas tendem a se cruzar e trazer mudança para tantas pessoas e para uma nação.

Livro do mês da Tag cheio de conhecimento e reflexões para a vida.
O nazismo de uma forma que ainda não havia sido apresentada. Aqui temos um livro que fala de livros e o seu poder, tanto quanto achamos que as guerras e armas possuem.
Vale informar que é uma romance histórico, tendo como pano de fundo personagens e locais reais, mas muitas partes ficcionais, mas que se entrelaçam a realidade de forma impecável.

Guilherme 17/07/2023

Um Livro Incrível
Gostei muito do estilo de escrita, da troca de personagens e da escala temporal que foi utilizada. Achei tudo muito inovador e dinâmico. As personagens, apesar de estarem sempre descritas em capítulos curtinhos, são complexas e de personalidades bem definidas. Um livro que traz muita reflexão e aprendizado histórico, onde não é difícil também fazer um paralelo com nossa realidade atual!

Lizandra24 18/07/2023

??????
Esse é um romance que levei um pouquinho mais de tempo para ler, ele é denso e forte em algumas partes. Mas um livro maravilhoso repleto de citações de obras e pessoas apaixonadas por livros.
Ele trata de um período muito delicado da história, ele faz você refletir sobre muitas coisas e além disso tem um casalzão na história que você torce o tempo todo para darem certo.
Bom, enchi minha edição de marcações.

esther.crisrocha 19/07/2023

Maravilhoso
Mais um livro incrível da Tag traz para gente, foi um dos melhores livros que eu já li esse ano. A bibliotecária dos livros queimados traz a histórias de três mulheres incríveis e fortes que viveram durante a época da Segunda Guerra Mundial.
Primeiro temos contado com Vivian, uma mulher que perdeu seu marido durante a guerra e agora trabalha em uma instituição que manda livros para o soldados que estão na guerra, mas o projeto está com problemas e ela lutará com unhas e dentes para manter o projeto. A segunda personagem é Althea James, uma autora iniciante convidada pelo governo alemão para visitar o país e observar seu funcionamento, nisso eles vão tentar mostra como aquilo que eles estão fazendo é “bom”, tentando usar ela para fazer propaganda positiva para o governo. E a última é Hannah, que teve que fugir da Alemanha para Paris devido à perseguição dos Nazista aos judeus, mesmo longe do seu país de origem ela continua lutando contra o regime que se instaurou na Alemanha.
Esse livro nos mostra muito dos acontecimentos da época, mostrando como começou o Nazismo, a subida de Hitler ao poder, de como o regime utilizava a propaganda para se manter. Foi um livro que me surpreendeu bastante e me fez ter várias reflexões sobre o passado e o presente, é um livro que recomendo muito para quem quer aprender sobre a Segunda Guerra Mundial.
A parte que me deixou mais chocada é como as pessoas daquela época deixaram tudo aquilo acontecer, achando que era certo. E como as pessoas auxiliaram o regime nazista a se manter no poder.

Ana Carolina C. Crescencio 19/07/2023

Um livro sobre livros <3
Eu amo romances históricos e gostei muito da forma como a autora trabalhou um tema tão pesado como nazismo. Com uma escrita fluida, ela conseguiu trabalhar de forma muito dinâmica a troca de personagens e os saltos temporais. Esse detalhe fez muita diferença na construção da narrativa e me manteve envolvida do início ao fim.

A obra aflora muitos sentimentos no leitor; achei quase impossível não traçar um paralelo com a atualidade, o que torna o livro um grande convite à reflexão.

Sil 19/07/2023

Romance histórico que fala sobre livros, censuras e o momemnto político envolvendo a II Guerra Mundial.

Hannah é uma jovem judia que foge da Alemanha.
Althea é uma jovem escritora que recebe um intercâmbio subsidiado pelos nazistas.
Viv é uma viúva da guerra e luta para que os soldados continuem recebendo seus livros.
Três mulheres distintas, com suas lutas pessoais e ideológicas, que batalham por seus objetivos.
Um excelente livro com refexões sobre a vida... e sobre livros!