Como eu era antes

Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

Maiara.Targino 05/06/2024

Esse livro vai te deixar eufórico do começo ao fim, isso acaba agilizando a leitura pois, queremos saber o que vai acontecer em seguida, e depois e depois?
A Edy, sofre um trauma muito grande e acaba descontando sua raiva e frustração em basicamente todo mundo que ela gosta ao invés de tratar mal quem merecia de verdade, isso me irritou e me fez não gostar muito da protagonista. Fora isso, gostei bastante da história num geral. Inclusive, é bem pesada e tem vários gatilhos.

Lorraine.Pagliuca 01/06/2024

Booom
Gostei bastante do livro, aborda um tema difícil e pela sinopse me interessei demais.
Porém, achei a protagonista irritante, tentei entender que ela passou por um trauma e por isso agia de tal forma, mas a menina só toma decisão errada. Eu sou o tipo de pessoa que preciso ter apego com os personagens, dessa forma minha leitura flui melhor, mas o tempo todo eu só queria dar um sacode na Eden.

Renata 01/06/2024

Apesar de ser um tema muito pesado e conter gatilhos, a autora soube descrever todos os sentimentos e acontecimentos de forma muito forte, mas delicada e ponderada. Tem alguns momentos q a leitura se arrasta e senti falta de aprofundamento maior nas relações pessoais da Éden com outros personagens. Não dei 5 estrelas pq achei o final corrido, zero profundidade p um tema tão sério. Ficou devendo demais e nem digo em relação pós denúncia, pq tem segundo livro q provavelmente vai abordar isso. Mas achei raso a forma q foi conduzida toda a verdade p a família. Isso sem contar q os amigos sumiram do livro...
Não consigo ver necessidade de um segundo, pq acho q a construção dos personagens não deu vontade de acompanhá-los. Mesmo a Éden vc sente empatia por ela ser uma vítima, mas longe de querer saber sobre a vida dela e dos outros, com exceção do Josh, único personagem q dá vontade de saber sobre tudo.

Nina_Morgado 31/05/2024

Que montanha russa de emoção
O livro trás a história da Eden, que passou por um trauma e nos mostra como ela lida com isso. Primeiramente eu estava meio em dúvida sobre o que achar do livro, eu estava lendo e estava meio insegura, porém no final simplesmente achei genial! A autora foi muito perspicaz na forma como trabalhou o trauma da Eden, eu já vi esse trauma em específico ser retratada de várias formas e jeitos, e adorei o jeito como a autora resolver trabalhar nesse livro. A dissociação da Eden com a situação, buscando maneiras não saudáveis de se afastar daquilo e como no fim ela transbordou, foi uau. Outra coisa, simplesmente fiquei completamente indignada na família de bosta que ela tem, NINGUÉM teve a capacidade de observar os sinais, as mudanças drásticas da menina, ninguém teve capacidade de perguntar o que tava rolando, entendo de verdade que é uma coisa que ninguém espera que aconteça e afins e de maneira alguma estou trazendo responsabilidade pros pais delas sobre isso, mas sim pela completa negligência que essa menina sofreu dos pais, que não prestavam nem pra conversar com ela uma coisa básica do dia a dia, que não tinham capacidade de perguntar se ela estava bem, entendo que a Eden tenha se tornado difícil, mas eles são os pais delas cara, e podem até ama-la, mas não gostavam dela e deviam ter aprendido ser pais melhores a garota dormiu 4 ANOS EM UM COLCHÃO INFLÁVEL, INCAPAZ DE DEITAR NA PRÓPRIA CAMA E ELES NUNCA NOTARAM, eles simplesmente não percebiam a garota, me indigna completamente. Gosto da amizade dela com a Mara, e completamente entendo os momentos e motivos de brigas das duas, dito isso espero que todos que leiam tenha a noção de não colocar culpa nenhuma em outra adolescente. Achei um livro excelente, com uma escrita muito linda e responsável sobre o assunto trazido, mal posso esperar pra ler a continuação, espero que a minha criança finalmente consiga ser feliz

Larissa Carvalho 30/05/2024

Impactante
Um tema importante e difícil de desenvolver, antes de começar o livro achei que poderia ser uma trama de vingança, mas na verdade o livro retrata toda a trajetória do pós abuso, de como a Edy lidou com todo o ocorrido. Confesso que não me encantei por ela, mas eu sempre tentava lembrar que ela tinha apenas 13 anos quando tudo aconteceu e que ela ainda não tinha toda a maturidade pra lidar com o ocorrido. A família dela pecou muito em não perceber toda a mudança da personalidade da Edy depois do ocorrido, o que fez tudo ficar ainda pior pra ela.
Em relação a autora não conhecia a escrita, é muito boa e te prende, mas teve alguns momentos que a história ficou um pouco sem sentido. Mas ainda sim quero ler o segundo pra ver o que vai acontecer!!

Raquel Paixão 30/05/2024

Uma história triste, mas que pecou no desenvolvimento
Só agora percebi que faltou resenha desse livro aqui?
Já faz umas semanas que finalizei a leitura, mas precisei digerir a história.
Eu senti muita pena da Edy, foi revoltante e muito triste ler tudo o que aconteceu com ela.
Mas, de maneira geral, achei que a história se perdeu um pouco. Eram muitos personagens e quase nenhum tinha relevância. O que mais tinha ficou praticamente o livro todo apagado pra ressurgir no fim.
Enfim, uma história com potencial, mas pecou no desenvolvimento.

amandakeli 28/05/2024

Impactada com esse livro!

Como algo horrível pode mudar e moldar uma pessoa.
Josh incrível! Eddy escrota várias vezes, mas merecia uma amiga melhor.
Senti falta de saber o que aconteceu com os pais e com a amiga após saberem do ocorrido.

Francieli 28/05/2024

Leitura difícil
Uma leitura nada fácil de ler, dolorosa e cruel.
Edy é vítima de um estupro, e como ela busca se curar, e como os gatilhos surgem do cotidiano é doloroso, porém relatado de uma forma tão real, a autora conseguiu prender a atenção, mesmo sendo tão difícil querer continuar a leitura.

Indico com ressalvas, há muito gatilho.
Mas é um tema que precisamos falar, e a autora usou seu recurso para tirar debaixo do tapete tudo que pode ser escondido, negligenciado.

Greicy 25/05/2024

Importante
Leitura diferente de tudo que li, imaginei que iria para um rumo e foi pra outro. Achei que Edy seria uma vítima chata, chorona e que seria um drama de sobrevivente. Mas ela foi sim uma vítima, porém tentou dar a volta por cima do seu jeito, como uma bomba destrutiva (em muitos momentos insuportavelmente, inclusive, quis soca-la diversas vezes e depois pensei: quem sou eu?) e o livro tomou outro rumo, o que me surpreendeu, não vou entrar muito pra não dar spoiler. Mas essa leitura me desmontou de várias formas, eu amei a escrita da autora, crua, tocante e direta. E da metade pra lá eu tomei mais gosto por ela e pelo desenrolar. E....... Eu chorei, entao ganhou uma estrela a mais por isso kkkk enfim, achei um ótimo livro. Não indico pra ninguém!

Bruna 24/05/2024

Cruel.

Doloroso.

Como um abuso pode mudar tudo, inclusive a personalidade da vítima.

De início não achei que fosse uma boa ideia ler esse livro nessa fase da minha vida. Mas foi fácil me identificar com os sentimentos da personagem, familiar. O ódio, a raiva.

A escrita é ótima, em primeira pessoa, e bem descritiva.

Ana Velis 23/05/2024

Você não está sozinha - Denuncie
Esse livro tem tantas camadas, que não vou avaliar a história ou a escrita. Quero apenas dizer que sinto muito pela Eden, por todas as pessoas que passaram e ainda, infelizmente, irão passar por isso. Vocês não estão sozinhas! Denunciem ?

Malu 22/05/2024

5/5
Faz mais ou menos um mês que eu li e sigo impactada. Achei uma história triste que me prendeu muito ao livro. Em alguns momentos não compreendia a personagem e tinha vontade de entrar no livro e concertar as coisas, mas aí me lembrava que ela é só uma adolescente!!

Thaís @thanoslivros 21/05/2024

Poderia ser bem melhor
Acho que não curti a narrativa. Em vários momentos achei imatura e inconstante.
O assunto é super válido, mas o desenvolvimento não foi dos melhores.