O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende




Resenhas - O vento sabe meu nome


134 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Alana - @cantinho_.literario 18/01/2024

Sabe aquele livro que a gente não dá nada, mas acana entregando tudo?
Pois é, "O vento sabe meu nome" me conquistou pela capa, mas as histórias (que se entrecruzam) me cativaram mais ainda.
Um livro para torcer, chorar e se emocionar. Incrível!
comentários(0)comente



Ãrtemis 21/01/2024

Durante a leitura me interessei tanto pela história individual de cada personagem quanto pelo contexto social e real que é descrito.
Um dos aspectos que mais me prendeu foi a curiosidade de saber como a vida deles iria se entrelaçar, e a resolução não decepciona.
Histórias tristes, emocionantes e encantadoras.
comentários(0)comente



Aninha 24/01/2024

Escrita impecável! Será minha nova escritora favorita?
Eu tinha grandes expectativas com esse livro e com essa leitura, mas nem de longe imaginei que impactaria a minha vida de maneira tão sublime como foi. Emocionante, real, atroz, inspirador e tocante?esse livro é muitas coisas. Nada melhor para falar sobre a imigração do que uma própria imigrante que tanto enfrentou desafios, traumas e reconstruções em sua trajetória de vida. Eu já me sentia bastante comovida pelas histórias de pessoas refugiadas e imigrantes, depois dessa leitura e de mergulhar de cabeça na imensidão de caos, temor e sacrifícios não tem como não se simpatizar com essa causa, saber estender a mão e ser um afago em meio ao caos tem um valor imensurável, levarei essa narrativa comigo para sempre, estou extremamente sensibilizada e grata a Isabel Allende por escrever e retratar esse livro com tanto afinco e sensibilidade, nos mostrando uma realidade nua e crua que precisa ser debatida todos os dias para que a justiça e a humanidade cheguem a todas as pessoas. Fascinada e impactada!
comentários(0)comente



Rafaela.FP 28/01/2024

Uma realidade não tão distante
Comecei o livro com sentimentos mais distantes, pois a história se passa em uma época distante, Noite dos Cristais. Com o passar da leitura confesso que me perdi em situações e momentos, mas do emionpara fim o entrelaçar das relações me pagaram em um lugar familiar de compartilhar e se ajudar o outro. Todo mundo carrega suas cicatrizes.

Ver com coração (e coragem).
comentários(0)comente



Carol Wilt 29/01/2024

Um livro emocionante demais. A autora nos faz acompanhar histórias de personagens que foram arrancados de suas famílias por situações extremas e que precisam, de algum jeito, aprender a viver com seus traumas. Uma escrita primorosa.
comentários(0)comente



day 30/01/2024

Emocionante
O vento sabe o meu nome e o teu também
Que livro maravilhoso, como sempre isabel allende trazendo o melhor de si em páginas que emocionam .
O livro é muito tocante, crianças, perdas ,traumas ,guerras e recomeços.
Um livro que mostra que as dores estarão sempre conosco, mas aprendemos a viver com elas .
Trauma não se supera ,a gente simplesmente aprende a viver com ele .
comentários(0)comente



Marcella.Rabello 01/02/2024

Dos 5 livros que li da Isabel, esse foi o que mais me emocionou! De leitura fácil e envolvente, me conquistou do início ao fim! Perfeito!
comentários(0)comente



Barbara 04/02/2024

Ler Isabel Allende é sempre um prazer e sem dúvidas esse é o livro mais diferente que já li da autora, talvez isso tenha feito com que a leitura demorasse a "engatar".
Um livro que trata de questões históricas como holocausto, pandemia, imigração e tudo que essas situações trazem consigo na vida das pessoas é dilacerante. Cada um dos personagens com sua característica advindas de suas vivências, e como todos se conectaram no final foi especial.

Por se tratar de um livro mais curto, e de estar acostumada a ler as obras da autora, confesso que senti falta da profundidade que sei que ela é capaz de dar para os personagens e o enredo da história. Mas, isso de forma alguma fez com que a experiência tenha sido menos fantástica.
comentários(0)comente



Fofinho 05/02/2024

Sobre Dor, Compaixão e Pertencimento
Cerca de um ano atrás, tive meu primeiro contato com a escritora através de sua obra "A Casa dos Espíritos", livro que me encantou por seu realismo mágico e retrato de uma América Latina multifacetada.

Sem saber nada sobre "O Vento Sabe Meu Nome", decidi confiar na escrita da autora e me joguei de cabeça na leitura. O primeiro capítulo é de partir o coração: humano, bruto, injusto e triste.

A história se entrelaça de forma orgânica e misteriosa, sendo, por grande parte, indecifrável o desfecho. Como pessoas tão distintas em tempo e espaço podem se encontrar? Talvez fosse esperança minha esse encontro físico, já que a autora mostra a semelhança de suas histórias, seu encontro com um mundo cruel.

A dor é cíclica, mas compaixão, carinho e amor também.
comentários(0)comente



Nicole Pazzini 05/02/2024

Livro com tema relevante - imigração
Primeiro livro que li da autora, gostei muito da leitura, flui bem, embora no início eu tenha ficado um pouco perdida, mas ao fim, todos os personagens e histórias se encaixam.
O livro começa com a história de Samuel que mora em Viena e vê sua vida virar de cabeça para baixo com a eclosão do nazismo. Sua mãe o envia para a Inglaterra com a intenção de o proteger. Samuel vai apenas com seu violino.
Em outro passo, temos Anita, uma criança de El Salvador que pega um trem junto de sua mãe na tentativa de chegar até o Estados Unidos, mas ao chegar, mãe e filha são separadas diante da nova política de imigração.
Já Letícia que após ter que ir para o hospital (com o pai), afastado da sua aldeia e ficar internada por um tempo, ao receber alta, é informada sobre o pior, por seu pai.
Por fim, Selena Durán é uma assistente social que trabalha com imigrantes, na busca constante pela garantia de direitos mínimos. Selene conquista a ajuda de Frank Angileri, advogado renomado, para que a auxilie a unir Anita e sua mãe novamente.

É um livro muito reflexivo que abarca diversos temas relevantes.

Indico a leitura.
comentários(0)comente



Caroline1321 06/02/2024

Diferente de tudo que já li!
Comecei esse livro sem saber o tema principal, pois ainda não tinha lido/ouvido nenhuma resenha e não li a sinopse dele. E que bela surpresa! Um assunto que infelizmente segue sendo real na nossa sociedade, descrito tão bem pela Isabel. Eu não esperava ler essas histórias tão lindas e tão tristes!

Incrível como a Isabel conseguiu entrelaçar as histórias e as linhas do tempo tão perfeitamente. No início/meio da leitura me senti um pouco perdida, pq tentei relacionar nomes e datas; mas depois deixei a leitura fluir, pq sabia que podia confiar na narrativa da autora.

As páginas finais são extremamente sensíveis e lindas! Terminei a leitura com o coração quentinho e chorando de emoção ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mariwho1661 15/02/2024

Allende, como sempre, necessária!
Já sei que Isabel Allende é uma das minhas autoras preferidas. Acho que talvez por isso eu comecei essa leitura com mais expectativa do que deveria. A história é muito boa, mas penso que Allende tem outras ainda melhores.

Ainda assim, "O vento sabe meu nome" aborda um tema contemporâneo e necessário: a crise humanitária decorrente das imigrações e da falta de humanização dos países (principalmente dos EUA). Para falar do século XXI, a autora começa com um personagem que era criança na 2ª Guerra Mundial, e por isso precisou imigrar para longe de seus pais e de seu país. Mais para frente, vemos outras personagens porto-riquenhas, savadorenhas e mexicanas que vivem o mesmo dilema (com as especificidades do contexto atual latino-americano).

O livro é de uma leitura fluida e traz como personagens mulheres fortes e resilientes, que precisaram abandonar suas famílias e tomar decisões difíceis em busca de uma vida um pouco melhor para seus filhos. Em algum momento, os capítulos - que se passam em anos e localidades diferentes, com pontos de vistas diferentes - se cruzam e a teia de histórias passa a fazer ainda mais sentido.

Apesar de não ter entrado para o meu hall de favoritos, ainda assim é um livor muito bom, com um tema mais que necessário e personagens cativantes, fortes e com histórias de vida mais que emocionantes.

A realidade é dura e cruel, e Isabel Allende, com todo o seu talento, faz questão de nos mostrar isso.
comentários(0)comente



Fabricio.Macedo 17/02/2024

Primeira vez que leio Isabel Allende e iniciando logo por um de seus últimos lançamentos no Brasil. E olha que ouço sobre Allende desde "A casa dos Espíritos". Isso já há mais de 10 anos. Texto fluido, rico em detalhes e que nos mantém presos do início ao fim. Seguimos em conhecer mais dessa grande escritora, Isabel Allende!
comentários(0)comente



Carolina.Silva 19/02/2024

Sinopse
Uma história de violência, amor, desenraizamento e esperança. Em O vento sabe meu nome, a autora best-seller do New York Times Isabel Allende entrelaça passado e presente, traçando os efeitos em cascata da guerra e da migração na vida de duas crianças.



Viena, 1938. Samuel Adler tem cinco anos quando seu pai desaparece durante a Noite dos Cristais - a noite em que sua família perde tudo. À medida que a segurança de seu filho se torna cada vez mais difícil de garantir, a mãe de Samuel consegue uma vaga para ele no trem Kindertransport, da Áustria nazista para a Inglaterra. Sozinho, o menino embarca levando apenas seu violino e o peso da solidão e da incerteza, que o acompanharão ao longo de sua vida.

Arizona, 2019. Oito décadas depois, Anita Díaz e sua mãe embarcam em um trem, fugindo dos perigos iminentes em El Salvador e em busca de refúgio nos Estados Unidos. Mas a chegada delas coincide com a nova política de separação familiar, e Anita, de sete anos, se vê sozinha em um acampamento para criancas refugiadas. Assustada, ela se refugia da realidade em um lugar que só ela conhece: Azabahar. Um mundo mágico. Enquanto isso, Selena Durán, uma jovem assistente social, e Frank Angileri, um advogado de sucesso, lutam para reunir a menina e sua mãe, e porporcionar um futuro melhor para ela.


Em O vento sabe meu nome, passado e presente se entrelaçam para contar o drama do desenraizamento, da compaixão e do amor. Um romance atual sobre os sacrifícios que os pais fazem pelos filhos, sobre a surpreendente capacidade de algumas crianças de sobreviver à violência sem parar de sonhar e sobre a tenacidade da esperança, que pode brilhar mesmo nos momentos mais sombrios. Uma história sobre as feridas profundas que a migração forçada produz e as pessoas que lutam para curá-las.
comentários(0)comente



134 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR