Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Blue 22/11/2022

SURTO
Não dá pra colocar em palavras o que esse livro foi.
é como mergulhar em uma piscina de água gelada ou correr pela areia quente. É tudo intenso demais,vivo demais.
Não cheguei nem perto de desvendar o mistério, mas quando descobri foi tipo "MAS ERA TÃO ÓBVIO"
E esse epílogo? Me deixou com o coração quente e depois o quebrou em mil estilhaços só pra me encher de esperanças no final.
Preciso de um segundo livro.

Bruna 23/11/2022

Não entendo o que tanto gostam...
Esse livro realmente não foi tudo isso que prometeram. Eu realmente achei que a autora faria algo diferente quanto ao plot do crime mas foi super básico e genérico. Dei até o benefício da dúvida para a autora mas entregou exatamente o que imaginei desde o início. E a parte em que a história deveria "brilhar", pois o foco era a relação entre eos personagens, achei bem fraco. Os personagens são em sua maioria muito simplórios, não realistas e o desfecho foi bem forçado e ruim. O Ato I é extremamente arrastado. As coisas mudam um pouco no Ato II e III porém fixa enfadonho por conta do excesso de citações a Shakespeare, os personagens usam citações ao invés das próprias palavras para conversar e isso acontece diversas vezes. As cenas em que estão encenando também são chatas de acompanhar, a maioria nem precisaria estar no livro. Só as que realmente levam a história para algum lugar. Também não gostei de como os personagens são confusos e tomam decisões estúpidas como se tivessem 16 anos e não já adultos. Fora o quanto é romantizado ser ator e atuar. Esperava um livro diferente mas recebi algo genérico.
Mosquin 24/11/2022minha estante
Romantizar ser ator e atuar é literalmente a premissa do livro, hahaha você que veio com a expectativa errada

Bruna 24/11/2022minha estante
Minha expectativa era um livro bom, interessante, com personagens I teressantes mas encontrei o oposto

Bruna 30/12/2022

"? Quando foi que viramos pessoas tão horríveis? ? perguntei.
? Talvez nós sempre tenhamos sido horríveis."

Quando eu peguei esse livro, não fazia ideia do que esperar dele, então acabou sendo 100% uma surpresa. Uma surpresa boa! Achei os personagens muito bem construídos, eles te intrigam e te fazem acabar se apegando a eles, querendo saber seu passado e o que espera por eles no futuro. A história em si e o mistério em que o livro roda em volta também são muito bons e bem contados. Para mim, o único ponto fraco é que as vezes me pareceu muito parado, como se nada acontecesse. Apesar disso, a leitura foi muito boa pra encerrar meu 2022 e eu gostei muito, totalmente recomendo!

"Eis a grande tolice do mundo: quando doentes em fortuna (muitas vezes dívidas de nossas próprias ações), entregamos a culpa de nossos desastres ao sol, à lua, às estrelas... como se fôssemos vilões pelo acaso."

Elise 02/01/2023

?É possível justificar qualquer coisa se fizer isso de forma poética o suficiente?

?Como Se Fôssemos Vilões? foi a minha última leitura de 2022 e se tornou um dos meus favoritos do ano.

Um livro dark academia que ronda um mistério envolvendo sete amigos e um assassinato.

Temos início com o nosso protagonista, Oliver, saindo da cadeia depois de 10 anos estando preso, e o detetive responsável pela captura vai ao seu encontro com somente um questionamento: o que realmente aconteceu naquela noite? Seria o nosso protagonista realmente o culpado pelo crime ou há alguma história que não foi contada?

Esse é um livro cheio de camadas. Quanto mais penso, mais encontro mensagens e simbolismos.

qudakness 24/04/2023

Culpo shakespeare.
Eu não consigo pôr em palavras a experiência que foi ler esse livro. Me senti próxima de todos, como um fantasma vagando entre amigos tentando achar um pequeno lugar para se escorar.

Que livro maravilhoso! Todas as cenas ricas em detalhes, cada sentimento não dito borbulhando pelas palavras. Realmente, uma sensação única!

Anartx 02/03/2023

Como se fôssemos vilões
" Quarto ano. O ano da tragédia" E realmente foi.
Esse livro me trouxe uma noção muito diferente sobre teatro, de um jeito incrível. Tem mistério, teatro, jovens idiotas(fazendo idiotices), enfim, perfeito, amei muito esse livro.

KauaraSantiago 05/07/2023

Para iniciantes, ok...
Confesso que tive que ler as resenhas para criar uma opinião que deva ser compartilhada.

O livro é bom para quem nunca teve contando com o gênero de suspense, mas para quem já leu, pelo menos uma, obra do Stephen King, é um livro muito cansativo.

Não irei negar que o início (até o fim do segundo ato) é bom, mas depois disso... meu deus! É extremamente cansativo, se tornou uma leitura arrastada e chata.

O final foi bem tosco, não teve nem um plot digno para salvar todo o resto.

Em resumo: foi chato.

Erlen 25/07/2023

É melhor falar ou morrer?
If we were villains é um livro que conta a história de sete jovens atores e amigos que estudam as obras de William Shakespeare em uma renomada faculdade de elite e que em meio a arte de dar vida à personagens fantasios de mundos abundantes em guerras, feitiços e maldições se viram incorporados em sua própria tragédia, quando um dos sete é encontrado sem vida. O mistério e tudo envolvendo esta morte, torna-se um fardo na vida dos que restaram.

-A escrita da M.L.Rio me agradou bastante e o desenvolvimento dos acontecimentos ocorridos no livro me prendeu nesta narrativa do início ao fim.

-A construção dos capítulos, aqui sendo denominados por atos e cenas, além de todos os personagens terem sido baseados nas obras de Shakespeare foi uma sacada genial da autora.

-Muito do que aconteceu teria sido evitado se houvesse uma melhor comunicação entre os personagens. Mas como o próprio Oliver chega citar durante o livro, nem eles mesmos sabiam quando a amizade que havia entre eles começou a colapsar. O suspense é muito bom, porque qualquer um ali era suspeito e poderia facilmente ter cometido o assassinato, visto que todos que estavam presente concordaram e assistiram a morte do Richard sem fazer nada.

-Shippei Oliver e James desde o início, mas boa parte disso aconteceu porque os dois não admitiam para si mesmos o que sentiam um pelo outro. homo(cide) ??homo(sexual).

-LEIAM!!! Apenas. Vale muito muito a pena. Tive vários surtos e diversas emoções enquanto lia e é um livro que nos faz refletir sobre o medo e as escolhas que fazemos (ou deixamos de fazer), que acabam no fim virando essa pilha de dominós sendo derrubados um após o outro, resultando apenas no caos. Além de termos história de gay trambiqueira, dando tiro etc mass infelizmente como nem tudo são flores também temos gay sofrendo. Dito isso, o final é um tanto surpreendente e fica em aberto pra imaginação do leitor.

"? Você culpa Shakespeare por algumas das coisas que aconteceram?
? Eu o culpo por tudo."

"Qual de nós poderia dizer que sofremos mais pecados do que os cometemos? Éramos manipulados com tanta facilidade ? a desconexão nos fez de obra-prima."

"É possível justificar qualquer coisa se fizer isso de forma poética o suficiente."

N A T 26/01/2023

De tirar o fôlego
Eu estou simplesmente muito impactada com esse livro. Sensacional, incrível, angustiante, 5 estrelas e favoritado.
Baseando-se na minha experiência, eu não acho que esse é um livro pra alguém que não tem o costume de ler, nem que seja um livro pra se amar já na primeira vez, precisa de uma, duas, até mais releituras, acredito eu, pra poder entender todas as camadas que ele traz.
Eu amo a forma como a autora mescla os personagens com os personagens de Shakespeare que eles próprios interpretam, e como essa mistura vai aumentando aos poucos ao passar das páginas, a ponto de no final a gente não saber quem é quem, se é que é possível diferenciar o teatro da realidade. Os discursos de Shakespeare em meio às falas normais, o clima tenso de dark academia, o fato de que todos os personagens são desequilibrados colaboram muito pra que os leitores fiquem tensos e angustiados com o desenrolar dos fatos.
Enfim, maravilhoso. Recomendo totalmente pra qualquer um, e também recomendo releituras pra quem já leu.

Ps.: tenho uma teoria sobre o final (***** *** ******), e não aceito quem me diga o contrário!

Maria Eduarda Martins 01/08/2023

Como se fôssemos vilões
Conheci "Como se fôssemos vilões" ainda na versão em inglês, durante uma pesquisa super aleatória na Amazon. Decidi esperar que a tradução chegasse no Brasil e, agora, finalmente, pude ler esse suspense.

Demorei umas vinte/trinta páginas para pegar o ritmo da história, penso que seja porque, no início, somos bombardeados de muitos nomes, bem como um modo de falar específico do grupo de amigos de Oliver - eles citam muitos textos de Shakespeare.

Contudo, não há do que reclamar. Uma vez que fui conquistada pela trama, não consegui parar de ler.

O que mais me surpreendeu nesse livro não foi o assassinato, a vítima ou o "assassino", mas o próprio desenrolar da história, como cada personagem foi enlouquecendo aos poucos e lidando com a culpa. Fora isso, o desenvolvimento do Oliver é muito bacana, e seus pensamentos são extremamente imersivos.

Se não bastasse, ao final, o livro conta com uma nota da tradução espetacular, que demonstra o esforço do tradutor em adaptar os trechos de Shakespeare citados por cada personagem de acordo com a personalidade de cada um, bem como ao sentido que pretendia-se transmitir. Gostei muito mesmo!

Vivi 30/04/2023

É bom, mas...
Acabei de terminar a leitura e não sei se sou capaz de opinar seguramente.

O livro é realmente focado nos personagens, em todas as suas nuances, e concordo em ser isso um grande ponto positivo, mas na reta final senti que alguns foram se "apagando" na história. A ambientação em uma escola de artes tbm foi bastante interessante, mas confesso que as constantes citações das peças nos diálogos me irritavam diversas vezes.

Oq me pegou foi o final, não sei se curti realmente pq senti falta de saber, de uma maneira um pouco mais aprofundada, sobre o desfecho de alguns personagens, já que a história toda era focada neles, e tbm não me senti convencida pela conclusão em si, apesar de não considerar o final ruim.

No mais, é uma história bem construída e que me manteve bastante entretida. Por isso dei 4 estrelas.

A vibe do livro me lembrou um pouco a do filme A Sociedade Dos Poetas Mortos.

Library Mcgrath 29/01/2023

Não entendo o hyper
Honestamente? Esperava muito mais. O plot tinha muito potencial, mas não foi tão bem aproveitado.

Se você gosta de teatro, ler monólogos e peças é incrível ver tudo que esta nas entrelinhas e a forma que as peças que eles interpretam são um espelho do que eles vivenciam fora dos palcos. Caso não goste, a leitura pode se tornar cansativa.

A primeira coisa realmente interessante aconteceu só nos 40% do livro e muitos dos capítulos são, ao meu ver, desnecessários. Se fossem retirados, não afetariam a historia. É um livro que enrola e vários capítulos vão passar até que algo realmente interessante volte a acontecer.

O final, ao menos pra mim, foi muito previsível e a razão do Oliver pouquíssimo interessante ao mesmo tempo que lógica, já que toda a história gira em torno do teatro Shakespeariano.

João 03/05/2023

TOP 1
Não sei como começar a falar sobre esse livro, pois terminei ontem e só hoje tô conseguindo processar a leitura que foi.

De longe esse foi o Livro mais diferente que já li, tanto pela história, quando na escritura. Já falando da história eu amei o fato de serem 7 jovens estudante teatro, o que foi fundamental para a escrita desse livro ser magnífica.

Os personagens são maravilhosos e a relação que eles tem entre si foi bem apresentável, tenho meus preferidos e o protagonista é maravilhoso.

Eu amei o fato de eles estudarem Shakspeare e refazer vários teatro sobre o tema. Ainda mais quando é mostrado que os personagens o amam. É como se Shakspeare fosse um 8º integrante do grupo.

O cenário do livro é maravilhoso, tem seus momentos e cada detalhe que te deixa maravilhado enquanto você imagina ao ler cada palavra o descrevendo.

O final.. o que dizer desse final, antes mesmo de faltar algumas páginas para acabar, eu já estava chorando( e como amo livros que me deixam assim). O final em si foi deixado em aberto o que super gostei e que talvez possa vim um segundo livro, mas caso não tiver,continua um belo de um final.

No geral o livro é perfeito( lógico que vai de cada um), tive várias emoções lendo, amei muito o cenário, os personagens, algumas relações e interseções entre certos personagens, a escrita gostei também até porque foi diferente do que já estava acostumado e tudo isso, mais coisas que estou deixando de lado, me fizeram ter esse livro como o meu favorito ou um dos.

Ps: Tem muita coisa ainda que não to conseguindo escrever sobre esse livro.. to em êxtase e processando essa leitura ainda :)