O pensamento do extremo oriente: Uma introdução filosófica

O pensamento do extremo oriente: Uma introdução filosófica Gustavo Fontes

Resenhas - O pensamento do extremo oriente: Uma introdução filosófica

Leonardo.S 30/07/2023

Fundamental para começar a entender
Livro interessantíssimo, levando ainda em consideração nossa ignorância em relação aos detalhes sobre as filosofias e religiões do oriente. Aqui de forma reduzida, mas suficiente a instigar nossa curiosidade, o autor nos apresenta ótimos resumos (não daria para ser mais completo) partindo da explicação do nascimento dessa cisão do mundo que separou o que era ocidente e oriente e como isso impactou diretamente as relações.

Conhecemos um pouco sobre as origens iranianas... Zaratustra, o profeta.

Os primórdios da civilização harappiana, a civilização do vale do Indo (origem relacionado hoje ao nome Índia). O nascimento hinduísmo e suas principais escolas, o movimento Hare Krishna.

O que é o Budismo e Jainismo?

Raízes históricas, culturais e filosóficas da transmutação entre os países e como o budismo partiu da Índia e se instaurou na China.

Quais as filosofias chinesas, o que é o I-Ching (livro das mutações)… o que é o Taoísmo.

Quem foi Lao-Tsé e sua influência... Quem foi Confúcio os pensamentos que mudaram a China para sempre?

Um ótimo livro, ainda conta com um ótimo apêndice outras filosofias não citadas no livro (escrito por outros especialistas)

Se possível, leia!