O Sol e a Estrela

O Sol e a Estrela Rick Riordan
Mark Oshiro

Resenhas - O Sol e a Estrela

05/06/2024

?O Sol e A Estrela?, coautoria de Rick Riordan e Mark Oshiro, apresenta a aventura dos semideuses Nico di Angelo, filho de Hades, e seu namorado, Will Solace, filho de Apolo, no Mundo Inferior. A história se passa após a saga ?As Provações de Apolo?, quando Nico começa a ser atormentado em pesadelos por uma voz pedindo sua ajuda. Em seguida, uma nova profecia confirma suas suspeitas: o ex-titã Bob necessita do semideus para fugir do Tártaro. Sendo assim, Nico e Will se lançaram em uma missão arriscada para salvar o amigo, que Percy Jackson e Annabeth Chase precisaram deixar para trás na aventura anterior.

Com 384 páginas, a obra é dividida em 51 capítulos que se alternam, inclusive graficamente, entre as perspectivas dos protagonistas. Um fato curioso é que o símbolo que indica o número de cada capítulo muda de frequência conforme o personagem que se refere. Quando o símbolo está escuro, acompanhamos a visão de Nico, o que representa suas trevas e traumas. Já quando está claro, seguimos os pensamentos de Will, marcando sua luz interior e exterior. Apesar dessa organização bem estabelecida, em alguns momentos os pontos de vista dos personagens se revelam dentro de um mesmo capí
?O Sol e A Estrela?, como o próprio título indica, carrega ares de oposição. De um lado, Will, o sol, curandeiro que encontra seu poder na luz e nas músicas que canta. Do outro lado, Nico, a estrela, nascida e criada na escuridão, rei dos fantasmas, que encontra no Mundo Inferior seu segundo lar. Apesar dos opostos de fato se atraírem nesse relacionamento, uma aventura sombria coloca à prova os sentimentos e desafia a confiança do casal.

Assim, o livro é conduzido a partir de uma atmosfera de intriga constante, que em certo grau até me incomoda pelo exagero, sobretudo no início da narrativa, onde Nico se mostra pouco disposto a compreender os medos ? muito bem justificados ? do namorado. Esse clima vai se amenizar à medida em que os próprios protagonistas percebem essa incompreensão mútua e buscam se ajustar e entender o lado do parceiro. Afinal, a vida e o amor sempre encontram um modo de sobreviver nas trevas.

Além dessa compreensão emergente que vai sendo gradualmente estabelecida, outro ponto que me cativa na obra é a inversão de papéis. Will nasceu para ajudar e curar os outros; no Acampamento Meio-Sangue, é ele quem trabalha na enfermaria. Entretanto, na hostilidade do Mundo Inferior e do Tártaro, é ele quem precisa de cuidado, e Nico rapidamente assume esse papel de proteção para com o namorado, o que acaba de consolidar uma parceria muito bonita entre os dois.

Essa parceria, inclusive, é essencial para a aventura, segundo Percy Jackson e Annabeth Chase, que são consultados por Nico e Will antes da empreitada deles ao Mundo Inferior começar. O casal busca dicas de Percy e Annabeth, já que, assim como Nico, eles sobreviveram ao Tártaro, especialmente pelo fato de estarem juntos. Nesse momento, há uma ligação entre as obras de Rick Riordan, o que me agrada particularmente enquanto fã do universo literário. Aliás, é verdade que essa interação teria sido muito bem-vinda em outras partes do livro. De qualquer forma, o relato de Percy e Annabeth foi essencial: Nico e Will tiveram que lembrar frequentemente um ao outro da vida que levavam fora do Mundo Inferior se quisessem ter a oportunidade de sobreviver e salvar Bob da força inimiga.

Por fim, vale destacar que ?O Sol e A Estrela? é uma obra muito representativa, bem como os demais best-sellers de Rick Riordan, sobremaneira por abordar questões importantes na sociedade, como a homossexualidade e a identidade de gênero. Nessa obra, o leitor é apresentado a personagens que não se enquadram nem no gênero feminino, nem no masculino e, por conseguinte, optam por serem tratados pelo pronome neutro. Essa questão levantada é significativa para que todos os leitores possam ter a chance de se identificar, apesar de suas próprias trevas, com algum personagem do universo de Percy Jackson. Portanto, fica a seguinte lição: todos temos luz dentro de nós e todos somos dignos de sermos salvos!

Maria17799 05/06/2024

Simplesmente amei
Demorei pra pensar no que escrever nessa resenha. Mas vou apenas falar que eu amei e quero outro livro de aventuras do meu novo casal favorito do riordanverso??

Apenas leiam essa maravilha ??

Emanuellylaiss 02/06/2024

O sol e a estrela
Simplesmente amo esse universo inteiro! sou muito suspeita p falar, masss que livro incrível e que mensagem incrível que ele passa, já quero outros livrosssss s2

Nik-ki 01/06/2024

Gato preto e Golden Retriever
A história em si é muito boa, muito completa e coesiva com a da saga de Percy Jackson.
O acréscimo de dificuldades no relacionamento de Nico e Solace trazem a emoção para a história, as brigas que eles tiveram e o jeito que as resolveram foi simplesmente perfeito.
O livro deixa bem claro que os dois realmente se amam sem cada um perder sua essência natural, que sempre tentam deixar claro que se importam um com o outro, já que eles são dois opostos.
O livro também tem um ótimo equilíbrio entre romance e ação, uma ótima opção para quem, assim como eu, quer ler um livro de ação e de quebra sair com o coração quentinho.
Com certeza é o meu livro favorito do universo de Percy Jackson.

Rebeca1431 01/06/2024

Mds que coisa linda, de longe virou um dos meu favoritos do Rick, que perfeição, da pra senti o amor e o carinho que os autores tiveram na escrita, e o melhor enceramento que o Nico podia ter, ele merecia tadinho.

Laura 01/06/2024

Escrevendo pro desafio anual, recomendo a leitura Haiajahajahsjshaaaaaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Brenno 29/05/2024

Não é o melhor livro do Tio Rick, trás toda a nostalgia para os fãs de Percy e acho que isso que prende a gente na maior parte do livro

Lua 28/05/2024

Lindo lindo lindo lindo lindo lindo muito lindo imensamente lindo lindo lindo lindo, não queria ter acabado

Fairbrooks 26/05/2024

Livro bem interessante, porém não se passa tanto tempo no tártaro como indica a ser, o que causa uma certa decepção, mas tirando isso, muito bom verdadeiramente

Nina 25/05/2024

Perfeito
Nico sempre foi um dos meus personagens favoritos e ler um livro inteirinho só pra ele foi ótimo ! Eu ri, chorei e amei cresceu e aprender com ele ao longo do livro.

Goiabinha_ 23/05/2024

O sol e a estrela
TIO RICK SEMPRE AMASSANDO!!?????

Livro muito envolvente, com uma reviravolta impressionante. Fiquei chocada com o final, e principalmente da interação do Nico com Dionísio (fiquei shik shak shok).
5 estrelas super, tio Rick supremacy!!?

Samylle3 20/05/2024

Fan Service
O livro é bem fofinho, equilibra 50/50 a aventura e o relacionamento deles, o que é bem diferente dos outros livros do universo de PJO. Foi, acima de tudo, um fan service pra sanar algumas duvidas que ficaram no pós-historia e mostrar o (muito merecido) ?final? feliz do Nico.

dayxzz 19/05/2024

Cara, o desenvolvimento do nico lidando com o passado foi tão lindo de ver, eu amei o diálogo do will com a Perséfone, ela foi grandona e amei muito a diva.

não curti muito toda aquela demonstração de carinho em forma de apelidos. isso gritou muito alguma fanfic qualquer e deixou nítido que humor bobo não combina muito com o nico.