Princesas Dark

Princesas Dark Charles Perrault...

Resenhas - Princesas Dark

Joao366 02/06/2024

Princesas Dark
Esse livro aqui é uma coletânea de história dos famosos contos de fadas, na suas versões originais, não é aquela versão bonitinha da Disney kk
São 8 contos nesse livro e vou resumir minha opinião rápida sobre cada um:
Branca de Neve, não gostei muito, muito burra e ingênua. A Gata Borralheira, achei interessante. A Bela Adormecida no Bosque eu também achei interessante. A Pequena Sereia foi bem ruim, odiei a suposta "Ariel", a trama é até que interessante, mas a protagonista, misericórdia, muito egoísta e p4u mandada. A Bela e A Fera foi o melhor conto, a Bela foi a melhor de longe a melhor princesa daqui, uma querida mesmo. A Balada de Mulan foi tipo um poema, foi mais ou menos. Rapunzel foi um conto legalzinho. E A Rainha da Neve foi péssimo, o pior, conseguiu ser pior que A Pequena Sereia.
Sinceramente? Eu esperava mais, achei que fosse ser mais dark, mas não tem nada demais, é basicamente o que a Disney já mostrou contada de outra forma, menos infantil... Porém, foi uma leitura interessante, não conhecia os contos originais.

Ps. A maioria das princesas dos clássicos me irrita, e aqui nesses contos mais ainda, aparentemente são as mais lindas, gentis, simpáticas e tudo mais, mas não se valorizam, são burras, ingênuas e interesseiras pelo visto kkkkkk enfim...

Andressa1296 29/09/2023

Contos Draks
Acho que esperava que esse livro fosse mais dark mais macabro... mais não foi tanto... foi os contos que já li, os originais, são diferentes dos da Disney...

Bizzy 27/01/2023

Contos de Fadas
8 contos que conhecemos mas contadas de uma maneira mais trágica, muito parecidas com as versões dos irmãos grimm, acredito que sejam as originais, eu amei as 7 primeiras histórias, são gostosas de ler, um ritmo bom, a última eu não aguentava mais de chata e longa desnecessariamente, mas consegui terminar por fazer ligação com histórias que eu amo.
Frank.Gonzalez 24/06/2023minha estante
Mas , são as originais rsrs

Deza 27/01/2023

Contos originais das Princesas
Esse livro reúne alguns contos em suas versões originais, bem diferentes do que nos foi apresentado pela Disney. Nada encantados, trágicos, em sua maioria, tinha tudo para ser uma excelente leitura, não fosse a narrativa maçante, em grande parte.
O único conto que li de forma fluída e nem vi as páginas passarem foi o da Pequena Sereia. O último conto, A Rainha da Neve foi um porre e não tinha fim nunca, extremamente cansativo, não via a hora de terminar pra finalizar o livro logo.
O livro em si é perfeito: capa dura, as artes são lindas, diagramação ok, mas o conteúdo deixa muito a desejar... Infelizmente!

Ley 10/07/2023

MOTIVOS para ler essa história
Princesas Dark foi uma leitura que excedeu minhas expectativas. O cuidado com a edição a torna-se mais interessante, é como viajar por páginas abandonadas, entrelaçando beleza, sentimentalismo, e uma profunda garra sorrateira deixarão a surpresa. São contos já mencionados em outras histórias, mas essas fábulas são especiais porque são originais. Sabendo disso, quero recher esse post com motivos para dar uma chance a essa leitura:

CONTOS DE FADAS ORIGINAIS
É muito provável que você, leitor, já leu ou assistu algum conto de fadas com princesas, com um belíssimo feliz para sempre. Bem, como sabemos, várias dessas histórias possuem versões originais que vão surpreender. As fábulas contadas são:

Branca de Neve, dos irmãos Grimm
A Balada de Mulan, anônimo
Rapunzel, dos irmãos Grimm
A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen

LEITURA RÁPIDA
De forma surpreendente, as histórias citadas são excelentes e um dos motivos é a fluidez. Por variarem de dados, pode gerar certa dúvida se tiver dificuldade de compreensão, mas não notei nada disso. Especialmente pela maioria contém poucas páginas, podem ser lidas em apenas um dia. Ainda recomendo se preparar para a possibilidade de não desgrudar da história.

REPRESENTAÇÕES
As artes são fascinantes. Cada história tem sua própria representação, que condiz com os personagens principais. O melhor é se envolver com a história e visitar sempre que possível a ilustração referente. Os detalhes estão lá, os traços são fortes, ao todo formam uma linda galeria transportando o leitor para a atmosfera mágica do livro.

BELEZA SOMBRIA
Não é surpresa nenhuma das histórias finais, mas para quem não conhece os originais, pode surpreender com o quão cruéis podem ser. Formam um tipo de beleza macabra que assusta, mas combinam perfeitamente em como os detalhes da edição foram representados. Também há surpresa no rumor de alguns tramas, por não conter os acontecimentos familiares que estamos acostumados.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/4-motivos-para-ler-princesas-dark.html

@aiinulindale 24/11/2022

A melhor coletânea de contos de fada originais!
E se as histórias de ninar para crianças na verdade fossem pesadelos?

É esse o clima de Princesas Dark, uma coletânea de contos que explora as versões originais de aclamados contos de fada como A Branca de Neve, A pequena sereia, Cinderela, e muitos outros!

Os contos de fadas têm origem na cultura céltico-bretã, onde seres mágicos sempre foram uma parte importante do imaginário popular.

A primeira coletânea de contos foi feita por um poeta chamado Perrault, que apenas escreveu as histórias da forma como eram contadas oralmente, sem se preocupar em adaptar, e dentre as histórias estava a da Cinderela, original que vemos em Princesas Dark!

Outras duas figuras muito importantes para a disseminação dos contos de fada foram os Irmãos Grimm que, ao contrário de Perrault, quando traduziram os contos para o idioma alemão adaptaram alguns detalhes para "suavizar" a violência. E mesmo assim, as versões dos irmãos Grimm continuaram extremamente sombrias. Dentre elas estão Rapunzel, A gata borralheira e A Branca de neve, que também podem ser encontrados nessa coletânea da Caveira.

Uma das coisas mais interessantes em ler as versões originais das histórias, que hoje conhecemos tão bem por causa da Disney, é saber o quanto a forma de falar diretamente com as crianças mudou com o passar do tempo.
No início, crianças eram vistas apenas como "pequenos adultos", e a linguagem era quase a mesma para ensinar as coisas, por isso a maior parte dos contos de fada originais carregam lições de moral "8 ou 80" do tipo: ou você se comporta ou morre.

Personagens perdem partes do corpo, ficam cegos, são envenenados, não há paz! Tudo isso para ensinar as crianças que deveriam se comportar, obedecer os pais, não aceitar comida e estranhos, não andar sozinhos na floresta.

Ler Princesas Dark foi uma experiência ao mesmo tempo nostálgica (quem assistiu o filme "Os irmãos Grimm" vai lembrar!) e nova. Definitivamente recomendo, além de uma leitura rápida e interessante, ainda te ensina muito sobre as culturas antigas.

Aila - @livrosue 09/05/2024

O livro reúne alguns contos de fadas em suas versões originais.
Algumas achei beeeem fraquinhas, acho que esperei demais pelas ilustrações do livro, mas no geral foi uma leitura bem despretensiosa.
Gostei da leitura.

Caroline.Serretiello 09/07/2023

Livro impecável
Livro com estética impecável, reúne os contos originais antigos que deram origem aos filmes de princesas da Disney.
Eu amei.

lare 28/03/2024

Achei o livro interessante, ele conta as versões das histórias clássicas de uma forma diferente das que conhecemos da Disney. Tem algumas bem chatas, a que menos gostei foi da Pequena Sereia e, como já era de se esperar, a da Bela e a Fera foi minha favorita, apesar de não se diferenciar taaanto do clássico da Disney.

Mila 29/03/2023

Dei 5 estrelas pq o livro em si está impecável, a Darkside fez um trabalho maravilhoso como sempre.

porém no que se diz respeito aos contos, são extremamente chatos, esperava uma pegada muito mais obscura.
o da branca de neve e da rainha da neve são INSUPORTAVELMENTE irritantes, e o único que foi realmente MUITO diferente do que era conhecido foi o da pequena sereia, justamente por isso foi o que eu mais gostei.

não daria 5 estrelas pelas histórias, mas não é culpa do livro em si.

Lucas1429 29/01/2024

É uma ótima coletânea
Aqui você vai encontrar contos originais das princesas mais famosas da literatura infantil, porém não se trata exatamente do que de viu nas telonas, o que deixa esse livro mais interessante para aqueles que já conhecem ou não as histórias delas! ?

Lu Salles 04/11/2022

Simplesmente encantadora essa edição da Darksidebooks com a temática Rainhas Darks.
Um livro repleto de contos de fadas que fizeram e fazem parte da infância de muitos de nós.
Contos como Branca de Neve , Rapunzel , Bela e a Fera , entre outros.
Uma leitura imperdível!!!

Ana Pettres 04/11/2022

Um novo olhar para os contos de fadas
A edição da DarkSide é maravilhosa, com páginas ilustradas, impressão em vermelho nas laterais das páginas, que deixa o livro incrível quando fechado. Capa dura, fitinha vermelha como marcador, simplesmente perfeita!
Pude reviver os contos de fadas da minha infância! Apenas a última estória é que não conhecia!
Sinto que a pequena sereia não me conquista mesmo!! Já tentei ler a estória dela em outros momentos e exemplares e sempre acho a narrativa cansativa e enrolada? deve ser meu gosto que é peculiar.
Minha versão preferida foi da ?Bela e a Fera?! Amei como foi descrita nesse livro.
Recomendo a leitura e o retorno a infância. Os finais são bem diferentes dos contos da Disney, mas é exatamente aí que está a vantagem!
Espero que gostem como gostei. Esse exemplar guardarei com carinho para reler daqui um tempo!!