Ghostwriter

Ghostwriter Alessandra Torre

Resenhas - The Ghostwriter

fernandaugusta 09/06/2024

Ghost Writer - @sabe.aquele.livro
Se você, como eu, esperava que esta leitura fosse um thriller, redirecione suas expectativas para um suspense dramático.

Helena Ross é uma escritora muito bem-sucedida, autora de romances que lhe garantem primeiro lugar nas listas de best sellers. Mas sua vida é bem diferente das histórias que escreve. Helena vive reclusa e solitária em uma casa afastada do burburinho das cidades grandes. Conversa com sua agente, Kate, apenas por telefone e emails, sempre estabelecendo regras e beirando a grosseria.

Até que em uma destas conversas, Helena simplesmente diz que não vai entregar seu próximo manuscrito, e que vai trabalhar em um livro novo, que não tem nada a ver com o que já escreveu. Logo descobrimos que Helena está com câncer e que tem três meses de vida. Em seu desespero para contar esta última história - sua própria história, na qual revelará um grande segredo - ela percebe que precisará de ajuda, e resolve contratar um ghostwriter. Mas não qualquer um: Helena decide que sua ghostwriter será sua maior rival, Marka Vantly, uma escritora de romances eróticos.

O porquê de todas estas estranhas escolhas, o que move Helena em seus últimos objetivos e qual é seu grande segredo? Tudo isso compõe o enredo desta história. E é por isso que ela pende para o drama, afinal temos uma doente terminal, uma mulher perturbada pela culpa, que resolve fazer de seu último livro uma confissão.

Logo no início, através das lembranças de Helena, sabemos que ela foi casada e teve uma filha, mas o destino desta família e o paradeiro de seu marido e filha vai sendo revelado à medida que ela escreve. A identidade do ghostwriter escolhido também dá plot twist bem interessante.

Gosto muito de histórias que pegam a gente de surpresa e que nada é o que parece. É fácil odiar Helena e seu temperamento difícil, mas acredito que você vá terminar esta leitura com pena dela, assim como eu. Apesar de um início pouco movimentado, a dinâmica entre Helena e os demais personagens vai se aprofundando e suas revelações finais são realmente bombásticas.

Leitura recomendada a todos que gostam de suspense, mas que também vai agradar aos que apreciam um drama familiar (por incrível que pareça!).

Karla Borba 08/06/2024

Um livro que furou fila e não me decepcionou
Sabe aquele livro que você não espera nada e te conquista? É esse. Uma história que inicia morna, parece que vai ser mais um enredo sobre pessoas ranzinzas que precisam olhar para o céu e sorrirem para o amo que tudo se resolve e, de repente... NÃO!! Não vai ser sobre nada que você imagine.
É uma história densa, pesada, inclusive com algumas cenas que podem ser gatilhos, e que nos coloca em cheque sobre a vida, escolhas e certezas. E eu acho que a autora faz isso de forma muito habilidosa, pois constrói cenas reais, nem fantasiosas demais e nem simplistas demais, que nos provocam sentimentos com o livro ainda que não haja identificação com nenhum dos personagens, meu caso por exemplo.
Mas eu precisava saber o que seria daquelas pessoas, o que esse passado tão guardado escondia. E isso tudo se dá no contexto da escrita de um livro o que, para mim, torna a história ainda mais interessante.

ka 03/06/2024

Carpe Diem, Helena
P Q P

Avassalador. Brutal. Foda. Cru. Irônico. Sentimental.

A escrita é perfeita, bem como os personagens, o enredo? TUDO.
Simplesmente, leiam! Esse livro não tem um único defeito. É apenas maravilhoso. Daria tudo para ler novamente.

Nada é o que parece.

?Ela não entende que eu estava fazendo um favor a Bethany ao deixá-la na cozinha enquanto eu subia, mantinha a porta do escritório fechada e a música soando para abafar seus gritos. Eu a deixei para não ter que pegá-la. Para não ter que quebrá-la como fiz com o celular e a tigela. Eu a deixei para protegê-la.?

Fabiana180 29/05/2024

Cansativo
A leitura fluiu no começo, com o passar das páginas, tornou-se uma leitura cansativa e chata, personagem central chata, pode ser o que não me agradou, não me simpatizei, mas achei muito enrolado só pra chegar no final e contar tudo de vez só.
Enfim pra quem é fã de histórias como esta, pode ser que se agrade, mas para mim foi cansativa.

CInt_lo 18/05/2024

Um bom thriller ! Não sei muito mais o que dizer desse livro, acho que alguns pontos poderiam ter sido expostos muito antes no enredo, para não deixar tão parado (minha opinião) mas a ideia do livro foi boa

Giovana456 11/05/2024

Gostei dele. Demorei um pouquinho para começar a engatar na leitura, mas quando aconteceu só fluiu. Bem emocionante e dramático.

Katy 11/05/2024

Bom até
Eu tirei algumas estrelas desse livro porque a história tem 280 páginas, mas parece ter 1500. Cheguei em 80% do livro e até esse momento, tudo que aconteceu foi o que estava na sinopse: uma autora que está morrendo teve um trauma muito doloroso onde perdeu seu marido e filha, e então contrata um Ghost Writer para contar sobre esse dia e se libertar de sua dor e culpa pra poder morrer em paz. Isso é tudo que temos até 80% do livro. A Helena é uma personagem extremamente difícil. Entendemos que ela está traumatizada, ok. Mas ela é grossa com todos que tentam se aproximar, mesmo com aqueles que se dispõe a cuida-la e ajudá-la nesse momento de doença e morte iminente. E mesmo que tenha partido dela contratar o tal Ghost Writer, a mulher passa 80% do livro enrolando e não querendo responder NENHUMA pergunta dele sobre a história, porque tudo tem que ser do jeito e da velocidade dela. A criatura é tão chata e mandona, que tem regra até pra ligarem para ela ou pra baterem na porta. Um porre.

Enfim, acabou que quando deu a revelação final, eu já tinha perdido a paciência com tanta enrolação e não consegui me sensibilizar tanto quanto a história propõe.

MAAAAS, vale salientar que eu ADOREI o personagem Mark, ele fez a história valer a pena, especialmente na parte da Mater.

hlechar 11/05/2024

Palavras Difíceis
Bem escrito e com um riqueza de detalhes que pode tornar a leitura um pouco mais lenta, talvez até enfadonha para alguns. A protagonista é uma personagem difícil, não tem aquele carisma e em muitos momentos pode te irritar. Os personagens secundários também demoram a cativar nosso coração, exceto o Mark.
Eu achei que leria um suspense, meu nicho, minha zona de conforto. E se você já começou a ler ou está interessado, vou avisar que nesse livro a pergunta não é "Quem?", essa questão você responderá rapidamente.
Achei que a construção dos personagens foi muito boa e o desenvolvimento das relações foi muito coerente, por mais que tenha sido um movimento lento, exigindo paciência dos personagens e dos leitores.
E bem, quando você chega ao final, tem a visão completa de todos os acontecimentos você entende o tamanho da complexidade do livro, dos assuntos, das camadas de cada personagem.
Eu me surpreendi com a quantidade de temas importantes inseridos na narrativa principalmente o luto e o sentimento de culpa. E as reflexões são inevitáveis.
O que você faria?

"(...) Era, ao mesmo tempo, seu castigo e sua absolvição (...)"

Boa leitura

LiteraBruna 09/05/2024

Me surpreendeu
Thriller/suspense não é um gênero q eu costumo ler, então meio q tenho o senso crítico de uma porta para esse tipo de livro, mas bora kkk Esse livro me surpreendeu bastante, apesar de não ser exatamente um thriller, eu diria q ele ta mais para um drama (daqueles estilo Colleen Hoover) do q qualquer outra coisa.

Aqui nós acompanhamos a Helena, uma autora bem sucedida mas q por algum motivo não tem nada além de dinheiro na vida. A autora descreve tão bem os sentimentos dos personagens q parece q eles são reais e eu to lendo uma biografia, sério no final do livro até me perguntei se por um acaso a autora não narrou a própria história sob o pretexto de uma ficção kkkk Enfim, não espere grandes plot twists, na vdd eu meio q já tinha uma leve suspeita do plot já logo na metade da leitura pq a própria personagem vai dando pistas, mas pra mim valeu só pela forma tensa e imersiva da autora narrar.

Enfim, só não dei 5 estrelas porque ali pro meio do livro a leitura deu uma arrastada, a vibe mudou um pouco do nada e eu fiquei meio?? Mas valeu super a leitura

Larissa Carvalho 04/05/2024

Envolvente!!
Uma leitura intrigante, rico de detalhes (teve um momento que começou a ficar um pouco cansativo e arrastada a história ) mas a escrita da Alessandra é tão envolvente que me vi não parando mais de ler pra ver o que ia acontecer e valeu muito a pena. Me segurei pra não chorar no final. Leiam

Carolina 04/05/2024

Que livro arrastado, li na força do ódio, só nos últimos 20% do livro que prende a leitura.

Fora que a personagem é difícil de se conectar.

Cris Fontes 28/04/2024

Muito bom!
Iniciei esse livro pensando que seria um thriller, mas é bem mais que isso... é um thriler com um super drama e um final incrível.
Só não dei 5 estrelas pq algumas partes sal bem enroladas, como o parto da vaca. Entendo a necessidade de descrever os sentimentos de Helena, mas poxa... enrolou demais, entre outras partes como a área de serviço, enfim... o livro é sensacional alguns plots inesperados e um final q eu quase chorei, só as enrolações que me fizeram tirar um.pouco da nota.