Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Jucilene.Xavier 07/01/2024

Uma leitura cheia de impactos e símbolos.
Para aqueles que vivem o viveram no campo nordestino é uma leitura que permite muitos reencontros.
Itamar mais uma vez produz uma obra maravilhosa

Rafael.Gomes 05/01/2024

Seu nome é coragem, e já não teme a morte
(?) o tempo foi me contando, o tempo fala, sim, se pronuncia através dos dias e das noites, das paredes descascadas, do cabelo crescido, dos dentes que deixam nossa boca, o tempo fala de muitas maneiras, pela saudade e pelo abandono, o tempo me disse estar errada. (?)

A vida na Tapera é a vida de fraqueza e de necessidade sem fim (?)

Ariane.Goncalves 04/01/2024

Ótimo!
Sequência de Torto Arado, tem alguma relação entre personagens e da região em que se passa a história. A narrativa é incrível, porém achei a cronologia um pouco mais difícil de acompanhar. No aguardo do último da trilogia a ser lançado!

Caetano.Bezerra 04/01/2024

Salvar o torto
Achei que o autor usou a fórmula de Torto Arado, mas pra mim não funcionou muito.

A crítica a questão agrária não se aprofunda, os elementos mágicos são muito espaçados, e os personagens são muito bons, porém parece que estão isolados.

São elementos que isolados estão bons, mas que não funcionou tanto pra mim num todo.

Lusia.Nicolino 03/01/2024

Um lugar no tempo e no espaço que precisa ser contado sem relógio.
Você conhece uma personagem de nome Luzia, em novelas, livros, músicas ou poemas que não tenha tido uma vida difícil, uma história muito pesada para carregar? Eu não, e Itamar nos apresenta mais uma. A Luzia de Itamar, ao perder a mãe, precisa cuidar do pai e do irmão Moisés em Tapera do Paraguaçu. Entre a crença e a descrença, os mandos e desmandos do lugar, vê todos os irmãos partirem com a ilusão de uma vida melhor e ela fica. Perseguida por um povo crédulo em uns aspectos e incrédulo em outros, ela segue a vida ignorando tudo, menos a dor de sua história quase mal contada. Você precisa ler para entender de onde vem tudo isso e para onde vai. O que a liga a Moisés que torna tudo mais complexo? Um lugar no tempo e no espaço que precisa ser contado sem relógio.

Quote: "Naquele instante, por trás do véu do quarto, sob o telhado da casa, meu corpo se enrijeceu e a ponta de alguma coisa se revelou por baixo de minha mão repousada sobre a barriga. Era como se tudo aquilo fosse uma grande mentira e eu estivesse morando num sonho ruim, tamanho o incômodo que sentia."

Vanessa Dias 03/01/2024

Salvar o Fogo
Mais uma vez, o autor nos apresenta a ancestralidade do Brasil, desta vez na história dos povos originários. A história reflete todo o poder e força da relação homem e Natureza, na terra, nos animais, mas plantas, nos rituais e nos elementos.

A história também nos faz refletir sobre o direito à propriedade, sobre o problema da má distribuição, ocupação e posse ilegal das terras. Bem como a violência contra o pequeno proprietário e trabalhador rural, muitas vezes, abandonado pelo poder público.

Mais uma vez, uma belíssima história!

Izaura Delfino 03/01/2024

Maravilhoso!
Li Torto Arado e me apaixonei pela escrita do Itamar, praticamente engoli Salvar o Fogo pq de fato de envolvi e muito com a história.

O misticismo que envolve as narrativas do autor dão um toque muito especial nas narrativas. Capítulos curtos, corridos, que se encaixam entre si de maneira perfeita, mesmo quando narrados por pessoas diferentes.

Achei perfeito o avanço da Luzia, como ela se agigante e se abraça ao longo da história. A história dela passa a fazer sentido com quem ela é, com todo o contexto. O final do livro mostra ela no auge dessa metamorfose, desse se aceitar, e para mim isso foi perfeito. O arco do menino também se completa com a Luzia de uma forma coerente, não tinha como ser diferente, não faria sentido com os dois.

No mais, um ponto alto é como os personagens de torto arado se embrenham em salvar o fogo, esse traçado de um mundo compartilhado fica muito legal e bem feito!

Mari 31/12/2023

Sensível como poucos sabem ser
?Na teia do esquecimento, a memória se faz de doses iguais de verdade e de imaginação.?

Há tempos um livro não me prendia tanto, mas é impossível esperar menos de Itamar Vieira Junior.

Ale 30/12/2023

Raízes
Mais uma vez Itamar Vieira Júnior retrata o Brasil das nossas raízes, o povo sofrido e dominado pela cultura "branca", que oprime.
Luzia é o fogo e por mais que fosse rejeitada, excluída e incompreendida, tem dentro de si a força da ancestralidade que não permite o domínio completo e vive, ainda que tardiamente, toda força que tem sua história.

Amanda 30/12/2023

É incrível a capacidade do Itamar de criar personagens fortes e muito reais. Depois de Bibiana e Belonísia, temos agora Luzia, que traz consigo a marca da dor e da rejeição, que é luta diária e de uma força sem igual. Absurdamente encantada com esse livro. Tudo que este autor lançar, irei ler.

Michelle.Sabrina 29/12/2023

Belíssimo
Itamar Vieira não decepciona nem um pouco, um livro muito real, que faz a gente sentir a dor e angústia dos personagens.

Wiliany 28/12/2023

Assimilando todo aos poucos...
A similaridade e eu diria até que a comparação com Torto Arado é inevitável. Assim como é inevitável imaginar que a história de Luzia poderia ser a história de alguma mulher da minha família no passado não tão distante.
Ainda não compreendi 100% a última parte do livro, precisei retornar em alguns pontos algumas vezes e ainda estou refletindo buscando entender.
Uma das melhores leituras de 2023, sem dúvidas.

Antonio.Almeida 28/12/2023

Salvar o Fogo? é um livro de corpo épico e coração lírico, que nos torna íntimos de seus personagens e nos comove com suas trajetórias tão particulares .

Isabela.L 27/12/2023minha estante
Eu amei esse livro!

Marcelo1119 27/12/2023minha estante
Amei tbm esse livro, que história fantástica de Luzia e sua família.