Pandora

Pandora Susan Stokes-Chapman

Resenhas - Pandora

edisik 29/01/2024

Me surpreendi com uma leitura muito fluida e bem escrita. Não tem nada de surpreendente, mas consegue misturar o mito de Pandora com a era georgiana de uma forma bem bacana.

Nathy @peculiareslivros 28/05/2023

Excelente leitura
Como uma boa amante da mitologia grega, claro que conheço o mito de Pandora (lembram da Caixa de Pandora?), mas nunca havia efetivamente me perguntado sobre a história por trás do mito, e posso dizer que esse livro é mais do que apenas um romance histórico, ele realmente traz figuras e situações que fizeram parte da História com algumas liberdades em certos fatos que a autora fala melhor em sua nota ao final do livro!

Em relação ao enredo, desde o início fiquei muito intrigada com o desenrolar e o clímax foi surpreendente, recheado de ação!

Dora, a protagonista, é uma moça muito forte e que, após tornar-se órfã, teve muitas poucas oportunidades de crescer intelectualmente, mas tendo herdado o talento de sua mãe para desenhos e convivido com um joalheiro grande parte de sua infância, sonha em ser design de joias, algo que acaba por fazer com que se depare com situações que colocam toda sua coragem à prova.

Eu sinceramente amei a trajetória dela ao longo do livro, mas admito que gostaria que o desfecho romântico tivesse sido diferente (pois é, shippei o casal errado 🥲). Ainda assim, um dos pontos mais positivos que posso falar do livro também foi a autora incluir personagens de diversas raças e sexualidades, colocando pequenas reflexões sociais dos seus papéis e mostrando como sempre foi do cotidiano.

Senti falta de alguns elementos no desfecho, mas como um todo foi realmente uma leitura incrível!

Recomendo a leitura a quem goste de romances históricos com mistério, mitos gregos, romance, personagens cativantes, trama instigante, conspirações, representatividades e muito mais!

site: https://www.instagram.com/p/CrgO09OrEV3/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

cathcostani 18/04/2023

Eu recebi esse grande livro de surpresa da Grupo Editorial Record, nunca iria imaginar que eu ia ganhar essa obra, eu estava prestes a comprar o livro nos EUA e resolvi esperar a pré-venda dele, mas depois recebi.
A Pandora é o nome da protagonista da história mas ela quer ser chamada de Dora, uma órfã com um tio com um caráter muito duvidos0, e ela sonhar em ser uma ourives, mas ela precisa sair das garras desse tio que ninguém merece, o caminho dela se cruza com o Edward um personagem que quer ser aceito na sociedade de Antiquidades e ele precisa da ajuda da protagonista.
Um romance histórico com um pano de fundo a mitologia grega de Pandora recheado de mistério e suspense na narrativa, onde os personagens temem mais o Napoleão do que a crise.
O romance fica em segundo plano da história da obra, e veremos que a mocinha dela tem uma grande determinação e força, e também ela amadurece durante a narrativa.
A escrita da autora é envolvente, instigante e faz o leitor querer saber como vai acontecer as reviravoltas.
A editora Verus escolheu muito bem esse livro para publicar em português, e os fãs de antiquidades e antiquários vão adora o enredo dele, ele me lembrou um pouco o Código da Vinci.
O final do romance histórico foi muito satisfatório para mim, e durante as cenas finais teremos respostas
A minha nota final para ele é dez.
LuaTeresa 14/09/2023minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Fernando Lafaiete 26/07/2023

Pandora | Susan Stokes-Chapman
******************************NAÕ contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Autora: Susan Stokes-Chapman

Editora: Verus / Gênero: Realismo mágico & Romance histórico / 406 páginas

"Londres, 1799. Um ano de incertezas, de guerras, de buscas pelo conhecimento e onde o surgimento de um antigo artefato desencadeará em uma trama obscura de ambições e de verdades não ditas. Onde Pandora, uma "garota" solitária, se verá em meio a algo inimaginável em que a colocará em face de uma estranha verdade: Conceitos fantasiosos nascem de realidades concretas. E tais realidades podem ser mais assustadoras do que imaginamos."

*****************************************

Tedioso, arrastado e instigante. Adjetivos não tão chamativos, porém, muito mais do que assertivos quando se trata de Pandora, o romance histórico de realismo mágico de Susan Stokes-Chapman. Portanto, se espera uma leitura rápida, com desdobramentos que aconteçam na velocidade da luz e que te façam devorar as páginas, sinto em te dizer que este livro certamente não é pra você. Não tenho a pretenção de florear os defeitos da obra, mergulhando minhas percepções em eufemismos, pra te iludir sobre a mesma. Ela é arrastada e por diversos momentos senti que as páginas viravam e a história não saía do lugar.

O que de forma alguma tranformou minha jornada literária em algo enfadonho que me fizesse sentir desagrado pela leitura ou que me fizesse enxergá-la como uma experiência ruim, muito pelo contrário. Pandora - que recicla o mito grego de mesmo nome - trata-se de uma narrativa imersiva, muito bem escrita, muito bem estrutura, com personagens tridimensionais e uma composição literária equilibrada. Não temos diálogos desconexos e situações sem sentido. A personagem principal é forte, decidida e delineada pela autora de forma a se tornar algo palpável, assim como os demais personagens que orbitam ao seu redor.

A trama se desenrola através de circuntâncias fantasiosas, mais do que sutís, como algo quase nulo, consagrando tal romance de fato em um realismo mágico, em que os elementos fantásticos não tomam grandes proporções. O equilíbrio - citado no parágrafo anterior - está em todos os meandros da escrita e do desenvolvimento criativo de Chapman. Nada é demais e nada é de menos... tudo é orquestrado com virtuosidade. O tédio da obra - dependendo de como você o enxergá-lo - se consagra como um importante pilar, que colabora e corrobora para que conheçamos mais o ambiente, os personagens e suas relações interpessoais; sendo desta maneira, a jornada com tal romance uma exeperiência de leitura panorânica e sensorial em todos os sentidos.

Não consigo não me sentir grato por ter me deparado por acaso com esta história. Susan Stokes-Chapman não nos induz a burrice, não apresenta mais uma narrativa em que o romance se torna o protagonista, não nos entrega diálogos rasos e explicações mesquinhas. E repito, se não gosta de tramas entruncadas, então passe pra próxima e não perca tempo com essa. A autora nos agracia com uma narrativa que muito mais do que ser lida, deve ser apreciada. Pra mim, Pandora foi um acontecimento. Se decidir lê-la, espero que se torne pra você também.

AmadoThriller 25/06/2023

Uma ótima surpresa!
Esse livro foi uma grata surpresa, não é o tipo de livro que costumo ler e não me interesso muito por mitologia, porém ele era o livro que leríamos em uma leitura conjunta e eu comecei a lê-lo de peito aberto, sem nenhuma expectativa nem nenhuma objeção, e fui me envolvendo cada vez mais pela história. Apesar de ter um ritmo mais lento e não ter grandes acontecimentos até mais da metade do livro, isso não impediu que eu o achasse uma leitura leve e agradável. O final foi me surpreendendo bastante, gostei muito da mudança de atitude do Cornelio com a Dora e terminou de um jeito previsível, porém fofo e satisfatório. Tive medo de não gostar mas acabei gostando muito!

Ket 17/11/2023

Leitura agradável
Apesar de o nome nos remeter a uma possível releitura do mito, o que temos aqui é uma trama ambientada em 1799, que gira em torno de Dora, a filha órfã de um casal que trabalhava com antiquário e arqueologia e que agora vive a mercê de um tio ganancioso e vil. A jovem sonha em se tornar uma designer de joias, mas não possui os meios (nem os contatos) pra fazer isso acontecer. No meio disso tudo ela vai se deparar com um objeto antigo (um pito grego) que o tio planeja vender, mas que possui origem duvidosa e a vida dela toma outro rumo quando decide investigar a questão.

É uma leitura bem agradável, ainda mais pra quem, como eu, curte ler sobre o período georgiano inglês, dá pra notar que a autora se esforçou bastante em tentar inserir os costumes e algumas questões políticas da época na trama de Dora. Maaaas, acho que o livro tem um excesso de assuntos que não são lá muito bem abordados. Ela cita as invasões napoleônicas, mas não se aprofunda, ela fala sobre a Grécia, mas também não vai muito longe. Ela entra no assunto delicado dos roubos de arte, mas não desenvolve tanto. O mito de Pandora é citado mais pro final. Também achei que a Dora meio apática em boa parte de narrativa.

Gostei, mas não amei!

Nota: 3.5

Ana 25/06/2023

Pandora
Os pais ( e quase ) Dora, Pandora Blake, morreram durante um desabamento de uma escavação na Grécia.
Órfã, ela vai morar com o tio que ela odeia, na loja que era dos pais.

Quando cresce, ela descobre que o tio esconde segredos dela, como por exemplo, um vaso.
Depois que o tio trouxe esse vaso para o porão da loja, muitas coisas ruins começaram a acontecer.

Amanda 06/05/2023

Pandora é um romance histórico com mistério que passa em 1799 na Inglaterra.

Dora é uma órfã criada pelo tio que sempre a negligenciou, a relação deles é conturbada e a vida da Dora não é fácil. Mas um acontecimento importante traz uma reviravolta na história, um pito ( um jarro de barro muito grande utilizado pra carregar grãos) foi "recuperado" e junto com ele vem uma superstição muito grande e vários acontecimentos estranhos. Doenças horríveis, acidentes e caos.

A proposta desse livro acredito eu, seja focada no mistério do pito (supostamente a caixa de pandora) e posteriormente a morte precoce dos pais de Dora, só que desde o início já dá pra descobrir o culpado de tudo, não sobra espaço para outras suspeitas de possíveis vilões. O tio é o típico vilão ganancioso.

E então vamos acompanhar o desenvolvimento da personagem principal que por ter sido criada isolada e sem conhecimento ou estudo acaba sendo uma pessoa ingênua e manipulável e que vai descobrindo as coisas muito lentamente.

E essa parte lenta da história me pegou e me fez desanimar com a leitura. Porque o desenvolvimento todo, da história toda e dos personagens é extremamente lento.

Uma coisa que me incomodou na escrita da autora é que em alguns momentos quando ela muda de um cenário e de uma passagem de tempo pra outra, ela faz de forma abrupta, torna a leitura confusa e por ser narrado em 3 pessoa fica mais confuso ainda.

O romance é de conta gotas, não espere nada muito significativo do casal.

Os personagens secundários são bons, menos o melhor amigo do protagonista Acredito que ele deveria ter uma personalidade cínica e com um humor negro. Mas no final ele se tornou insuportavelmente chato mesmo que as atitudes dele sejam justificadas pelo ciúme ele acabou trazendo um ponto negativo.

O final foi clichê e não tem problema nenhum nisso, gosto de finais felizes.
Mas a sensação é que você já assistiu algum filme na sessão da tarde com essa mesma premissa.

E um livro razoável pra mim. Talvez pra outra pessoa seja uma leitura incrível. Então se você tem curiosidade vai fundo. Minha opinião não tem que influenciar a sua escolha de leitura.

biaxrocha 06/04/2023

Vale a Pena Ler?
Bom, eu acabei de ler, e se você, assim como eu, gosta de mistérios e intrigas com uma pitada de mitologia, sim, vale.

A história se passa em 1799, quando a protagonista Dora decide que quer ser uma joalheira, mas para isso precisa de uma inspiração para seus desenhos serem aceitos. Ela encontra inspiração em um vaso misterioso que seu tio trouxe, mas tudo o que diz respeito a esse artefato parece obscuro e perigoso. Com a ajuda de um entusiasta de antiguidades, Edward, eles buscam entender a origem desse pito, mas a trama vai se desenrolando de uma forma tensa e complexa, o que vira um grande desafio para os protagonistas.

Bom, tem uma gotinha de romance, além de uma exposição da podridão da sociedade da época. No começo é um pouquinho cansativo, mas uma vez que nos é introduzido adequadamente o conflito, o livro se torna bem dinâmico e um tanto perturbador. Tomando como inspiração o mito da Caixa de Pandora, essa história é bastante intrigante e possui personagens difíceis de decifrar.
Eu recomendo para qualquer um que esteja procurando um livro rápido, porém denso, e de uma história onde as cenas são dinâmicas porém envolventes.

Eu gostei bastante, e espero que muito em breve ouça mais sobre esse livro nas redes! ;)

umavidabookstan 18/10/2023

História promissora, mas não tão bem desenvolvida
"Pandora" traz a história de Dora Blake e sua família, proprietários do Empório de Antiguidades Exóticas, localizado na Londres de 1799. Após o trágico falecimento dos pais, seu tio assume o Empório e sua guarda, mas a mantém longe de todos os negócios de seus pais, degradando a imagem e reconhecimento da loja. Após intrigas, Dora decide dar um jeito de entrar no antigo escritório dos pais, trancado e usado apenas pelo tio. O que ela encontra lá é desconsertante, e a envolve em um mistério que revela segredos de seu tio dos quais nunca suspeitou. Nessa investigação, Dora precisa da colaboração de Edward, aspirante à Antiquários, que a conheceu após o conselho de um estranho extremamente misterioso.
Acho que esse foi um dos livros que mais demorei para ler nos últimos tempos. O desenvolvimento da história é extremamente lento, com a maior parte acontecendo depois da metade do livro e, depois disso, sinto que tudo passou a se desencadear com um fato por cima do outro, sem aprofundamento. Apesar da proposta da história ser interessante, não entrega tanto, na minha opinião, com alguns pontos sendo muito mal desenvolvidos, como a história de Edward. Entretanto, pude notar algumas falhas de tradução, o que pode ter causado esse efeito caso tenha sido traduzido errado. Um ponto de destaque foi que, ao final, em Nota da Autora, Susan explica todo seu processo criativo e referências para a criação da história, algo que achei muito legal. Como a leitura não se enquadrou entre meus favoritos, provavelmente irei deixar em alguma estação de trem em breve, para quem quiser pegar para ler (:

Erika 07/01/2024

Comprei esse livro pela capa kkk mas me surpreendeu, leitura super fluída, legal pra quem gosta de mitologia, introduz a caixa de pandora de uma forma super leve, bem bacana, recomendo!

@universoinfinitodoslivros 30/04/2023

Uma grande surpresa literária
Preciso dizer que essa história me conquistou desde as primeiras páginas e que mesmo antes de terminar a leitura eu já tinha decidido que esse livro iria para minha lista pessoal dos melhores do ano.

Em Pandora somos apresentados a uma trama intrigante, envolvente, recheada de mistérios e com uma pegada de mitologia grega que se encaixou perfeitamente na história, tais fatores mitológicos que me fizeram ler o livro com mais ferocidade ainda, pois amo quando a mitologia grega é retratada e incluída em obras atuais.

Apesar de Pandora ser um romance histórico, o que menos encontramos na narrativa é foco no romance em si, algo que pra mim funcionou muito bem pois particularmente foi maravilhosamente bom ter notado que a autora preferiu dar um foco maior não só nos mistérios envolvendo o mito da Caixa de Pandora como também preferiu focar no passado de cada protagonista e seu amadurecimento.

Como todo bom livro que se preze, em Pandora somos apresentados a diversas reviravoltas no decorrer da trama que deixam o leitor ainda mais envolvido e com aquela ansia por terminar a história e resolver cada detalhes dos mistérios.

Lançamento recente da Verus, tenho certeza que Pandora, primeira obra da autora Susan Stokes-Chapman, vai envolver vocês de uma forma surpreende.

Luana Freiire 11/05/2023

RESENHA - PANDORA
RESENHA - PANDORA
NOTA: 4.5/5 ?
PAGINAS: 406

?Romance histórico

Sobre o livro
Dora Blake perdeu os pais em uma escavação e ficou aos cuidados de seu tio. Dora tem o sonho de se tornar uma joalheira e se livrar do tio que é um homem de caráter duvidos0, porém é difícil para ela sair de casa pois aquele local e a loja de antiguidades pertenciam aos seus pais e seu tio herdou tudo
É então que seu tio apareceu com um vaso grego misterioso e decide mantê-lo trancado no porão, Dora sempre desconfiou do tio e decide investigar do que se trata o objeto... Dora não tem tanto conhecimento como seus pais e precisa de ajuda para desvendar o vaso, é então que ela consegue ajuda de Edward Lawrence.
Edward é um estudioso que deseja saber mais e mais sobre antiguidades e com esse vaso e a história da família Blake é possível que ele consiga mostrar a importância de seus estudos.
Edward e Dora estão embarcando em um mistério que não envolve apenas seu tio... envolve seus pais e o passado...
Um vaso misterioso que está mexendo com todos.
Dora e Edward não imaginam que tudo pode piorar pois seu tio tem mais segredos do ela pode imaginar...

O que eu achei
Que grata surpresa foi embarcar nessa historia.
A sinopse tinha me cativado mas ao começar a leitura pensei em abandonar o livro e ainda bem que não fiz já que se tornou uma aventura incrível acompanhar a jornada de Dora.
Dora é uma jovem mulher que sonha e que foi deixada de lado pelo tio pois o interesse que ele tinha em sua criação não era verdadeiro, a única ambição dela é conseguir viver de sua arte e poder ser livre do tio então perceber que sua "única família" é um trapaceiro ainda maior do que imaginava faz com que ela também se sinta ameaçada já que a culpa poderia cair nela também...
Edward foi um amigo no momento certo e por mais que tivesse uma segunda intenção, sempre deixou claro o que queria e nunca a enganou... esses dois formaram uma dupla perfeita.
O livro não tem foco no romance e sim no mistério que a vida de Dora se tornou.
Enfim, uma obra que faz o leitor levar sua imaginação em outro patamar.
Recomendo.