Pandora

Pandora Susan Stokes-Chapman

Resenhas - Pandora

ana 23/04/2024

Legal
A história em si é legal, um pouco entediante no começo. Por se tratar de um romance deveria espalmar mais a relação de Dora e Edward.

Misstarry 09/04/2024

Era místico mesmo ou não?
Bem, eu gostei muito da Dora até certo ponto. Acho que da metade para o final, a personagem perde sua personalidade e tem atitudes que não condizem com a garota de até então. Tirando isso, o final, em minha opinião, é o que faz a história valer a pena porque deixa aquela dúvida no ar: o mito é verdadeiro ou não? Tem algo de místico ou não?
Acho que é uma leitura fácil, os capítulos são curtos (ótimo para pausar) e a capa é linda, claro. Eu recomendo, mas para uma leitura sem muitas expectativas. Não recomendo para quem está tentando vencer a ressaca literária.

.fe. 13/03/2024

Nunca demorei tanto pra terminar um livro MDS!!
encheção de linguiça, muito arrastado. No final que me deu um pique pra ler tudo de uma vez, mas só no finalzinho mesmoo

edisik 29/01/2024

Me surpreendi com uma leitura muito fluida e bem escrita. Não tem nada de surpreendente, mas consegue misturar o mito de Pandora com a era georgiana de uma forma bem bacana.

Andressa S. 27/01/2024

Muito potencial mas execução ruim!
Quando falamos de Pandora automaticamente associamos ao mito grego. Nesse Livro a autora traz uma atmosfera da Era Vitoriana com nuances de arte e história! No entanto, apesar da roupagem de mito grego a essência da história se afasta muito da temática. Com uma narrativa engessada e densa a história pouco prende o leitor. Somente na metade do Livro que o interesse pela narrativa de fato me chamou atenção.
Apesar do potencial para uma história cheia de nuances e possibilidades achei a escrita da autora fraca e desestimulante, foi difícil passar da metade. A narrativa tem muitos furos e em vários momentos o percurso corrido tornou o livro muito mal explicado.
Não é uma leitura ruim, mas também não é um livro fluído. Bom mas longe do excelente.

Larissa2526 15/01/2024

Pandora.
Eu não considero a minha escrita interessante ou mesmo bem elaborada, e também não considero que a minha linha de raciocínio seja precisa ou mesmo que faça sentido e eu me faça entendível - acho a totalmente desgovernada. Porém, contudo, todavia, eu teria feito um livro bem melhor.

Cada capítulo termina com uma frase de suspense, quem aguenta? Ah, mas é para cativar e entreter o leitor. Não. Definitivamente não deu certo com esse livro. Eu levei quase um mês para lê-lo inteiro, isso que eu quase desisti no meio do caminho. Apenas não o fiz por teimosia.

E, sinceramente, tudo foi clichê e previsível. O amor do Cornelius pelo Edward? O Cornelius é "visivelmente" gay. O mito de Pandora e toda a misticidade envolvida foram mal desenvolvidos. O desenvolvimento da Lottie também foi algo bem mal pensado e pouco demonstrado. Ninguém muda de personalidade do dia para a noite.

Eu sei que não falamos da capa no booktok, porém, meus queridos, que capa nada haver com a história. O pássaro, Hermes, uma pega rabuda, que está na capa, eu mal considerei importante para a história, quem dirá para estar na capa do livro. E a Pandora leva o animal em tanta consideração que eu me senti mal por não lhe dar tanta importância. Confesso que eu achei que esse era um livro de fantasia e o Hermes ia se transformar em um humano e resolver todos os problemas dela. Entretanto, como eu comprei o livro pela capa e não prestei tanta atenção à sinopse, me choquei bastante com o rumo da trama. Não foi um choque bom, para falar bem a verdade.

A escrita não é maravilhosa. Mas, também, eu terminei de ler um livro cheio de monólogos intermináveis, inconstantes e profundos. É como depois de conversar com uma pessoa que fala, se expressa bem e sabe o que quer dizer para ir conversar com alguém que gagueja e não forma pensamentos concretos. É uma diferença enorme.

Mas vale a pena lembrar que eu sou bem crítica com a minha leitura e automaticamente, com qualquer livro, eu elevo as minhas expectativas com base em outros. Porque, como assim não são todos os livros bons tais como aquele outro que é ótimo? Não. Se um teve a capacidade de me devastar, todos tem, sem discussão (de certa forma há várias discussões sobre isso mas eu não quero saber).

Também ficou aberto o final. Porque, o que aconteceu com a Lottie? E o Cornelius e seu amor não correspondido? E a polícia não estava na casa dela, como não acharam as falsificações e a enforcaram, porque, sinceramente, vocês acham que a polícia não iria investigar o lugar para provar que a morte do tio foi um acidente? Enfim, eu faria melhor. Bem melhor.

Na humildade, claro.

Erika 07/01/2024

Comprei esse livro pela capa kkk mas me surpreendeu, leitura super fluída, legal pra quem gosta de mitologia, introduz a caixa de pandora de uma forma super leve, bem bacana, recomendo!

Maíra Marques | @literamai 25/12/2023

? ?? Como é mais fácil para quem tem dinheiro conseguir o que quem não tem dinheiro não consegue.?
?? "Pandora" é uma fantasia histórica de Susan Stokes-Chapman. Nesta leitura, vocês encontrarão um misto de mitologia grega com fatos da época de 1798, provando que a autora realmente se dedicou na construção de seu universo.
Dora Blake é filha de um falecido casal que possuía uma venda de objetos antigos. Com a morte dos pais, o tio- irmão de seu pai- passou a cuidar dos negócios da família e possuiu a guarda de Pandora. Isso poderia ser um fato tranquilo, se não fosse a questão de parecer que ele a odeia.
Fica muito claro desde o início que o tio era apaixonado pela cunhada e, por causa do amor não correspondido, maltrata a sobrinha. No entanto, este não é o único motivo, o que nos leva a um mistério: O que o tio de Dora tanto esconde?
As dúvidas começam a surgir quando Dora finalmente consegue acesso ao porão do antiquário e encontra um pito grande e misterioso. Curiosa com o artefato que com toda certeza parece ser verdadeiramente dos séculos passados, Pandora busca ajuda de um rapaz, Edward Lawrence, sem imaginar que ele usará de sua confiança e amizade para conseguir uma vaga definitiva na Sociedade.
O único problema dessa narrativa é que ela é lenta DEMAIS! O clímax demora a se desenrolar e isso acaba tornando a trama cansativa. Apesar disso, é uma leitura muito boa e uma história que vale a pena investir o seu tempo. No entanto, não vá com pressa.

Suka 20/12/2023

Um bom suspense mas só lá pro final do livro.
Não q a leitura seja rápida mas é mtoo parada e chegar a se pouco chato apesar da história seja interessante. Só no final em q se descobre tudo q o tio da Pandora fez, sua ambição cega e todo resto q a história ficar melhor.
Talvez se esse plot da ambição do tio em busca da fortuna da sobrinha fosse apresentada desde do início talvez o ritmo inicial seria melhor.
É um livro ok, bom pra passar o tempo e conhecer a história do mito de Pandora.

Guil 08/12/2023

Uma boa história
O livro é agradável de ler e conta com uma história envolvente que prende o leitor, mas é daqueles livros que se lê despretenciosamente e acredito ser uma boa leitura para quem está com aquela ressaca literária.

Paula 26/11/2023

Ótimo romance histórico...
Gostei demais deta história. Toda a atmosfera da era Georgiana, da cidade de Londres, me transportaram para lá. A protagonista é maravilhosa, forte, sabe o que quer e super talentosa, me cativou. Os demais personagens também tiveram seus momentos que me deixaram curiosa, apaixonada, com raiva e nojo. A trama é fechada, então amei as explicações e também gostei muito da escrita da autora, leve e fácil de entender, além do romance delicioso que vai surgindo aos poucos. Vale a pena conhecer este romance histórico, envolto em segredos e antiguidades.

Ket 17/11/2023

Leitura agradável
Apesar de o nome nos remeter a uma possível releitura do mito, o que temos aqui é uma trama ambientada em 1799, que gira em torno de Dora, a filha órfã de um casal que trabalhava com antiquário e arqueologia e que agora vive a mercê de um tio ganancioso e vil. A jovem sonha em se tornar uma designer de joias, mas não possui os meios (nem os contatos) pra fazer isso acontecer. No meio disso tudo ela vai se deparar com um objeto antigo (um pito grego) que o tio planeja vender, mas que possui origem duvidosa e a vida dela toma outro rumo quando decide investigar a questão.

É uma leitura bem agradável, ainda mais pra quem, como eu, curte ler sobre o período georgiano inglês, dá pra notar que a autora se esforçou bastante em tentar inserir os costumes e algumas questões políticas da época na trama de Dora. Maaaas, acho que o livro tem um excesso de assuntos que não são lá muito bem abordados. Ela cita as invasões napoleônicas, mas não se aprofunda, ela fala sobre a Grécia, mas também não vai muito longe. Ela entra no assunto delicado dos roubos de arte, mas não desenvolve tanto. O mito de Pandora é citado mais pro final. Também achei que a Dora meio apática em boa parte de narrativa.

Gostei, mas não amei!

Nota: 3.5

umavidabookstan 18/10/2023

História promissora, mas não tão bem desenvolvida
"Pandora" traz a história de Dora Blake e sua família, proprietários do Empório de Antiguidades Exóticas, localizado na Londres de 1799. Após o trágico falecimento dos pais, seu tio assume o Empório e sua guarda, mas a mantém longe de todos os negócios de seus pais, degradando a imagem e reconhecimento da loja. Após intrigas, Dora decide dar um jeito de entrar no antigo escritório dos pais, trancado e usado apenas pelo tio. O que ela encontra lá é desconsertante, e a envolve em um mistério que revela segredos de seu tio dos quais nunca suspeitou. Nessa investigação, Dora precisa da colaboração de Edward, aspirante à Antiquários, que a conheceu após o conselho de um estranho extremamente misterioso.
Acho que esse foi um dos livros que mais demorei para ler nos últimos tempos. O desenvolvimento da história é extremamente lento, com a maior parte acontecendo depois da metade do livro e, depois disso, sinto que tudo passou a se desencadear com um fato por cima do outro, sem aprofundamento. Apesar da proposta da história ser interessante, não entrega tanto, na minha opinião, com alguns pontos sendo muito mal desenvolvidos, como a história de Edward. Entretanto, pude notar algumas falhas de tradução, o que pode ter causado esse efeito caso tenha sido traduzido errado. Um ponto de destaque foi que, ao final, em Nota da Autora, Susan explica todo seu processo criativo e referências para a criação da história, algo que achei muito legal. Como a leitura não se enquadrou entre meus favoritos, provavelmente irei deixar em alguma estação de trem em breve, para quem quiser pegar para ler (:

Fernanda Augusta 16/10/2023

Gostei
Achei muito bem estruturada e bem escrita esse história, os personagens ganharam totalmente meu coração, apesar de não terem sido TÃO profundamente desenvolvidos como alguns pediam, mas acho que foram bem desenvolvidos na medida que a autora gostaria.

Gostei bastante do mistério em torno do pito e da mistura de lendas gregas com o universo inglês do final do século XVIII e com todas as mudanças que estavam ocorrendo. Foi bem interessante ver o crescimento da Pandora e como ela estava lutando para se sustentar sozinha. Fiquei muito triste pelo Hermes, o pobrezinho do pássaro não merecia aquilo... E eu odiei demais o tio da Pandora, pelo que ele fez com o Hermes e com as outras pessoas, mas, principalmente, pelo que ele fez com a Dora e o que pretendia fazer também (querer colocar a própria sobrinha em um bordel!!).

Mas meu coração ficou quentinho com a Pandora encontrando o amor e a governanta reconhecendo que fez tudo só para sair daquele bordel, ela também merecia uma vida diferente, sem dúvidas. Só fiquei com pena do amigo do Edward (eu esqueci o nome dos dois, o livro não está aqui comigo agora para conferir, perdão), porque ele o amava... E por isso achei muito generoso da parte dele abrigar e cuidar da Pandora quando ela precisou, mesmo sabendo que ela era o grande amor da vida do Edward e não ele.

Demorei uma semana a mais para ler esse livro pq fui para BH e acabei ajudando em algumas coisas no colégio em que estava, porém eu leria facilmente em três dias essa obra ??

Dora 02/10/2023

A caixa (ou pito) de Pandora
Em 1799, Pandora, ou Dora como prefere, é uma jovem órfã que perdeu seus pais numa escavação de relíquias na Grécia. Ela foi criada por seu odioso tio Hezekiah que a trata com pouco caso e que destruiu a reputação da loja de antiguidades dos pais de Dora, vendendo falsificações.
Quando ele recebe uma grande caixa misteriosa, Dora decide invadir o porão da loja e investigar o conteúdo, descobrindo uma grande urna (ou pito) com desenhos dos mitos de Prometeus e Pandora. Para ajudá-la, Dora entra em contato com Edward, um rapaz pobre que trabalha com decoração de livros e que sonha se tornar antiquário. Aos poucos, eles vão desvendando uma trama de conspiração, ganância e inveja enquanto vão se apaixonando.
Uma história fora do convencional mas sem fantasias mirabolantes que deixa um toque de mistério.
Só faz falta um epílogo mais substancioso para nos dar um gostinho de alegria no final. Mas isso é o meu romantismo querendo sempre mais.