Adeus, Aurora

Amie Kaufman

Resenhas - Adeus, Aurora

Luiza Helena (@balaiodebabados) 13/02/2023

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Quem já me acompanha aqui, já sabe o quanto eu adoro essa trilogia. O Squad 312 chegou num momento que eu estava necessitando de um grupo de renegados excluídos para chamar de meu. Finalizei Aurora's End não querendo me despedir, ao mesmo tempo bastante orgulhosa dos meus filhos.

Depois do final de Aurora Burning eu não sabia nem mais o que pensar no que poderia acontecer aqui. Algumas teorias acertei, outras eu fui pegando no ar, mas o importante é que esse final foi bastante surpreendente e me deixou com os nervos à flor da pele pelo squad.

Assim como nos outros livros, a história aqui é bastante dinâmica e cheia de ação. A alternância dos pontos de vista sempre foi um acerto dos autores e aqui esse artifício só fez intensificar os sentimentos.

Sobre o squad, eu não canso de dizer que eles são perfeitos, sejam juntos ou separados. A evolução deles, tanto como grupo como individuais, é perfeita. Amo Scar, com toda sua confiança e seu coração grande. Fin, que encontrou no squad seu clã e baixou a guarda, recebendo troca muito carinho e apoio. Auri que nunca pestanejou desde que lhe foi dada essa missão que ela não pediu. Kal, que sempre esteve apoiando não somente Auri, mas seu squad, e lutando para ser uma pessoa melhor do que lhe era esperado.

Mas pra mim os que brilham mesmo no livro são Tyler e Zila. O alfa sempre foi um personagem surpreendente por ser um líder de verdade, que ouve e se preocupa com seu grupo; alguém que realmente acredita. Já nossa pequena Cérebro, que sempre manteve a calma durante as piores situações, está disposta a fazer todos os sacrifícios possíveis para salvar seus amigos.

Aurora's End é um final bem fechado. Os autores fecharam todas as pontas e todas as explicações foram dadas de forma bem condizente com o que foi apresentado. Mas os 10 últimos capítulos são pura angústia e apreensão! Chegou um momento que eu achei que ninguém ia se salvar, mas no fim das contas o bem venceu e nosso Squad de azarados teve seu final feliz (na medida do possível).

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/11/resenha-734-auroras-end.html
Mallu19 12/01/2024minha estante
Finalmente alguém que amou tanto essa trilogia quanto eu ????

Luiza Helena (@balaiodebabados) 13/01/2024minha estante
Ela é meu xodó demais!

Bruno 23/09/2023

Legião Aurora para sempre!.
Mais uma leitura concluída e essa me deixou com uma dorzinha no peito, mas aquela dorzinha de querer mais desse universo, Jay e amie fizeram uma trilogia Sensacional. Gostei dos 3 livros, são muito bons, todos os personagens são magníficos, faz com que a gente torça para cada um deles, a Estória é muito incrível e da vontade de ir desbravar a galáxia com eles... Nós somos a legião, nós somos luz. Iluminando o que escuridão conduz!.

books.and.books 07/03/2023

"Eu vou te ver nas estrelas"
Classificação Indicativa: +15

O que dizer sobre uma das melhores trilogias que já li?
Confesso que estava com muito medo do final, e até o penúltimo capítulo pensei que tudo fosse dar errado, mas eu estava muito enganada.
Como os autores deixaram bem claro nos agradecimentos, eles deixaram o melhor para o último livro e eu senti isso em cada página.
Todos os livros desta série foram perfeitos, mas esse livro superou a próprio perfeição, mal consigo explicar o que estou sentindo sobre esse livro.
Eu me senti parte dessa família, de uma maneira que poucas vezes senti antes ao ler um livro. Esse esquadrão me abrigou e por isso eu vou abriga-los para sempre em meu coração.
Eu me apaguei a esse esquadrão desajustado, eles me fizeram sentir uma sensação de pertencimento e pelo tempo que passei lendo cada livro, eu realmente pertenci a essa família e eu agradeço imensamente por isso.
Senti muitas emoções lendo esse livro, quase morri diversas vezes e os plots firezam um "BOOM" enorme na minha cabeça.
O final é bem completo e com muito amor e abraços.
Chorei tanto nesse livro mas valeu cada lágrima.

Frase Favorita:

"O amor é mais poderoso que a raiva ou o ódio.
E isso sempre será.
O amor pode mudar tudo. "

haru. 02/07/2023

Não sei mas o papo da zila me pareceu previsível apesar de ser sim um plot bom mas o final não me apateceu
R F 02/07/2023minha estante
Só li o primeiro, mas quero em algum momento continuar essa série. Vale a pena?

haru. 03/07/2023minha estante
vale sim. aurora arde é bem bom e só não fui com a cara mesmo do final, maaas tirando isso recomendo já que de toda forma é uma leitura divertida

YisraelC 06/05/2023

Adorei conhecer os membros do esquadrão 312. Gostei de como as coisas caminharam para esse desfecho. Porém algumas coisas no final achei um pouco confusas mas gostei muito. Os personagens são cativantes, engraçados, marcantes.

Vale a pena a leitura ??

Kiaz 05/11/2023

Que livro incrível
Essa trilogia é perfeita
Eles pensaram em tudo de maneira tão incrível, nada fora de lugar.
O primeiro, segundo e terceiro livros são perfeitos.
Parece um quebra cabeça.
Só tô sem palavras.
Que livro bom.
N tem pontas soltas. Os personagens tem personalidades próprias que não se mesclam. Cada um é único do seu próprio modo. Não tem nada forçado. Que livro bom

Deici 14/04/2023

O fim não é o fim. E a morte não é derrota.
Vejo você nas estrelas.

Foi emocionante acompanhar a história do esquadrão 312. Vcs foram engenhosos, corajosos, amigos, divertidos e maravilhosos. ??

Maisa @porqueleio 12/06/2023

Resenha / Adeus, Aurora /@porqueleio
A trilogia do Ciclo Aurora se passa num futuro distante, quando os seres humanos expandiram para o espaço. A paz entre as espécies ficou a cargo da Legião Aurora, um agrupamento militar/diplomático, formados pela Academia de mesmo nome. A trilogia acompanha o Esquadrão 312, um grupo formado após a chegada da misteriosa Aurora O'Malley, uma garota perdida no tempo.

No primeiro livro, conhecemos os integrantes do Esquadrão, que acabou sendo envolvido em uma guerra milenar, uma conspiração galáctica com uma raça alienígena que planeja assimilar toda a vida senciente. No segundo livro, temos a expansão das ameaças e conspirações, terminando com uma grande guerra às ‘portas’ da Terra, com o destino do universo à beira do fim.

O terceiro livro é uma sequência imediata após a batalha da Terra, entre as frotas humanas e Syldrathi, quando o Destruidor de Estrelas disparou a arma dos Eshvaren. Graças a Auri, a Terra não foi destruída, mas o uso do seu poder causou uma distorção no espaço/tempo, e a equipe se espalhou – passado, presente e futuro. Primeiro, cada grupo deverá entender onde está e porque está, para depois voltarem à preocupação inicial: salvar o universo da dominação dos Ra'haam.

Os dois volumes anteriores da trilogia são repletos de ação, mas esse é ainda mais frenético. São muitas reviravoltas, batalhas, e muitas revelações. Os fios soltos são amarrados com maestria, e aqui não é só Ra'haam que floresce: os romances ganham espaço. Tudo entremeado com o humor característico da dupla de escritores.

Adeus, Aurora é uma ficção científica jovem adulto, e pode ser uma ótima porta de entrada para esse gênero literário. São personagens com as complexidades da adolescência, mas ao mesmo tempo foi uma leitura madura, com relacionamentos românticos bem construídos, relacionamentos LGBTQIAP+, tramas políticas e batalhas espaciais, com um humor que facilmente agradará leitores não tão jovens. Adeus, Aurora foi um livro arrebatador, que encerrou perfeitamente a trilogia com muita diversão e ação.

Biah Oliveira 13/12/2023

Adeus, Aurora - Amie e Jay
“– Morrer no fogo da guerra é fácil – comenta ele em voz baixa. – Viver na luz da paz é bem mais difícil.”

A trilogia do Ciclo Aurora se passa num futuro distante, quando os seres humanos expandiram para o espaço, e encontraram espécies alienígenas. A paz entre as espécies ficou a cargo da Legião Aurora, um agrupamento militar/diplomático, formado pela Academia de mesmo nome. A trilogia acompanha o Esquadrão 312, um grupo de jovens formado após a chegada da misteriosa Aurora O’Malley, uma garota perdida no tempo. O esquadrão inicialmente é formado por Tyler, Scarlett, Zila, Finian, Kal, Aurora e Cat. Mas após vários acontecimentos o esquadrão vai se modificando.

Foi super difícil terminar esse livro. Eu sempre peno para dar fim em histórias, é m parto toda vez que tenho que terminar uma série e bate aquela vontade de poder dar um reset no cérebro só pra ler tudo de novo.
A trilogia Ciclo Aurora me prendeu desde o primeiro livro. Uma ficção científica fantástica, com direito a tudo que você imaginar.
Os personagens são tão bem trabalhados quanto o mundo criado. Foi muito legal acompanhar o amadurecimento do meu eterno esquadrão 312 e ver a importância de cada um, no final eles percebem que são mais que amigos, são família.
Nesse terceiro livro as coisas ficam mais frenéticas ainda que no segundo, teve um momento de tédio, que eu entendo ser importante para a série, mas é bem cansativo. E aí as coisas começam a se encaixar, nossos personagens têm várias decisões importantes para tomar, pontas soltas são amarradas e finalmente vão conseguir vencer a batalha iniciada em Aurora Ascende.
Adeus, Aurora foi um final magnífico e com certeza vai me deixar eternamente com saudades.

Sara 17/03/2023

Que sabor meus amigos
Confesso que no começo eu achei que não ia gostar desse terceiro livro por alguns motivos "meus", mas quando eu cheguei na metade do livro eu já estava completamente encantada, o esquadrão 312 me conquistou.

Maria6440 17/05/2023

Emocionante, Divertido e Grandioso!
Finalmente terminei essa trilogia. Pra ser sincera eu não sei nem o que falar, apenas sentir; esse livro junto com os outros despertou algo dentro de mim que não consigo expressar. Eu amei muito muito muito, os personagens são muito bem construídos e trabalhados; e o final me emocionou muito (chorei feito um bebê). Sentirei saudades de vocês Esquadrão 312.

Paty.Moreira 10/04/2023

Olha foi Dificiol viu
No início é confuso, pra mim foi. Mas se vc ama e entende de buraco negro,dobra, passado, presente e futuro se misturando, vai tirar de letra.
Esse livro mexeu comigo fui de euforia,a raiva,a dor,a prantos. E o final que final. Eu me apeguei a cada personagem, e torci por eles. Até o vilão vc aprende a amar e torce por redenção. Esse livro me surpreendeu. Estou apaixonada.
Esquadrão 312 eternamente.

Ley 15/10/2023

Eles são meus protegidos
É difícil se despedir de algumas séries, mas essa aqui me fez ficar desesperada entre o término do segundo volume e o início do terceiro. O motivo é o puro caos que a história se transforma, então as opções são: ignorar a curiosidade em saber o que acontece, ou enfrentar o sentimento de despedida e ler o último livro.

Adeus, Aurora tem um início conturbado sim, e piora pelos personagens estarem separados da pior forma que se pode imaginar. Escrever isso me dá vontade de soltar uma gargalhada quando lembro de como foi minha reação lendo a situação. Mas embora isso persista por várias páginas, a história cai numa repetição logo depois de vermos o panorama geral de todos.

Por um lado, estão Zila, Finn e Scarlett tentando voltar para o lugar da batalha. Do outro lado estão Tyler e Saedii tentando se soltar de uma prisão em uma nave humana. E por último, estão Aurora e Kal, presos com o destruidor de estrelas, em uma batalha para por fim em Ra'haam. É uma perspectiva bem diferente daquele esquadrão formado no primeiro livro. Os personagens aqui estão mais maduros, enfrentando um oponente sabendo de sua magnitude, e o peso da responsabilidade pode ser fatal.

Meu maior problema foi passar pelo problema inicial dos personagens. Por estarem separados, eles precisam enfrentar primeiro essa barreira para conduzir a situação principal. Nesse meio tempo, eles ficam em um loop eterno que se torna cansativo. A sensação que tive, é que embora estivessem lutando por algo, continuassem no mesmo lugar, e isso acontece por várias páginas.

Passando por isso, finalmente recebemos a cereja do bolo. As respostas que esse livro oferece são sensacionais. O conjunto de tudo isso, me fez pensar como minha opinião mudou drasticamente sobre alguns personagens, enquanto para outros, continuou a mesma. Zila foi a mais surpreendente. Em Aurora Ascende, a personagem mal tinha duas falas, e seus pontos de vista eram os mais escassos. Isso muda em Aurora Arde, quando ela ganha mais narrações, e conhecemos um pouco sobre seu passado. Já neste livro, Zila tem uma importância primordial. Suas deduções são certeiras, e gosto do modo como sua mente funciona. Ela é lógica, e apesar de ter a mesma faixa etária dos demais, ela sempre é a mais sensata.

Tyler também me surpreendeu bastante durante os livros, ele é um personagem centrado, e conduz seu esquadrão da melhor forma. Mesmo no meio dos problemas, usa tudo a seu favor para conseguir a melhor solução. Outra questão sobre ele que gostei, foi o romance. A série não tem um foco no romance, mas separa alguns momentos para tal. Gostei de praticamente todos, embora meu shipp favorito foi de Tyler e seu par romântico.

E ainda falando de personagens marcantes, não poderia faltar o Finnian, o melhor personagem da série em termos de personalidade. Ele quebra o gelo em qualquer situação, e não perde a oportunidade de usar o sarcasmo como resposta pronta.

O livro, para mim, fica bem melhor depois das cenas repetitivas passarem. Sinceramente, experimentei isso no segundo livro, e não contava que teria algo parecido nesse. É um pedaço importante da história, mas fica tão constante que soa cansativo. As resoluções finais para os problemas que os personagens enfrentam são convincentes, mas na parte específica da Aurora, não consegui compreender de todo. Algumas partes ainda ficaram confusas, e espero voltar a entender em algum momento.

A história tem pontos bem amarrados, que conecta até mesmo situações vistas no primeiro livro, como planos bem mirabolantes. Um pouco disso me lembrou a série Dark, mas vou comentar apenas isso para não soltar spoilers. Se quiser saber mais, precisará ler.

A trilogia Ciclo Aurora teve um início excelente, caiu um pouco no segundo livro para mim, teve mais um caimento no terceiro, mas não é nada ruim. É uma série boa, com personagens excelentes que transformam a história em um lugar para querer (re)visitar e conhecê-los. Depois de se deparar com eles, me senti como parte do esquadrão. O final me emocionou sim, especialmente por conectar partes do passado importante dos personagens. E como comentei, li de forma desesperada por minha conta e risco, já sabendo que iria me emocionar e sentir saudades no final.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/06/resenha-ciclo-aurora-adeus-aurora-livro.html