A República do Dragão

A República do Dragão R.F. Kuang

Resenhas - República do Dragão

whoisreavy 02/05/2023

Fogo e água. Fênix e Dragão.
Ler "A República do Dragão" foi uma das experiências mais incríveis e malucas que eu já tive. Foi a maior montanha-russa de emoções que eu já enfrentei. A cada página, este livro me assustou mais que qualquer filme de terror. Mas o que é realmente assustador é a qualidade absurda e inegável dessa fantasia. R.F. Kuang é uma das melhores escritoras do nosso século e ponto final.

Não vou me alongar na resenha porque eu defendo fielmente que é preciso ler esta trilogia com a menor quantidade de spoilers possível. Se puder, nem sequer leia a sinopse. Foi assim que eu segui minhas leituras e não me arrependo.

Que R.F. Kuang tem o dom para a escrita não é novidade, mas sempre me maravilho com a sua habilidade de pesquisa. Não só ela entrega a construção de um universo completo com personagens complexos, como também mostra o resultado de uma boa pesquisa histórica. Em tempos de fantasias vazias de frases genéricas, Kuang traz de volta uma fantasia histórica promissora, com todos os pontos necessários para a entrega de um livro excelente. Toda vez, eu me impressiono com a sua habilidade de misturar ficção a pontos históricos e acontecimentos fatídicos. Se eu pudesse escolher, teria uma aula ou duas com ela.

Ter um conhecimento prévio da história chinesa pelo século XX faz a leitura ter um peso infinitamente maior. Claro, não é algo obrigatório, mas acredito ser impossível mergulhar nessa aventura e não sentir vontade de entender melhor os pontos-chaves que servem de inspiração para a história da Rin. Então, se este for o seu caso, por favor: pesquise, se informe, procure. Eu prometo que vai valer a pena.

Aqui eu realço e aplaudo o trabalho magistral de Kuang com os hesperianos e a descrição das invenções tecnológicas. Escrita GENIAL sobre o colonialismo, influência ocidental, máquinas de guerra, o avanço maquinário e tecnológico, diferenças econômicas, democracia como guarda-chuva para a guerra, intolerância religiosa e xenofobia. É uma mistura de raiva, nojo, desgosto e admiração pela abordagem esplêndida. Pois é, quando eu mencionei a montanha-russa de emoções, não era brincadeira.

Por fim, mas não menos importante, Rin. Minha protegida e amada Rin. Sem me aprofundar demais nos detalhes, tudo que posso dizer é que meu coração sangrou mais do que nunca pela nossa protagonista. Em uma posição extremamente complicada, sem o menor preparo físico ou emocional, Rin se vê em completo desespero por algum tipo de guia ou direção. Ser deixado a sua própria sorte é um fardo pesado demais para carregar quando liderança nunca foi sequer sonhada antes. Sua trajetória neste segundo livro nos preparada a cada segundo para um fim inevitável, que dói da mesma maneira, com preparo ou não. Algo que deveríamos ver chegando, e não vimos. Ou não queríamos ver. Rin, essa principal tão crua e real, tem seu destino selado nos últimos capítulos. É emocional de maneira visceral.

Neste livro, Nehza é tão protagonista quanto Rin. É uma loucura analisar o quão longe o desenvolvimento desses dois chegou. É de um partir e de um remandar viciante. Ambos não são mais crianças. Na verdade, a cada dia, são postos em cargos que exigem mais e mais deles. Traçando trilhas parecidas em caminhos distintos, os que o difere são que partes de si mesmos estão abrindo mão. E isso faz toda a diferença do mundo.

Kitay. Meu amado e inteligente Kitay. Talvez o melhor personagem desta história. Com certeza o mais bem guiado e intencionado. Infelizmente, isso não significa tanto quanto deveria. Ele aprende a dura lição que ser fiel aos seus princípios é um privilégio que pouquíssimos podem ter. O mais estratégico, mais inteligente e o mais leal. Kitay, que faz uma escolha crucial. A amizade entre ele e Rin é uma das coisas mais bonitas que eu já li. Eles serão para sempre as minhas crianças.

A verdade é que esse livro quebrou meu coração, e tenho certeza que o terceiro vai quebrá-lo ainda mais. Mal posso esperar.

5/5 estrelas + favoritado.

mirtôzinha 02/05/2023

Tiro, porrada e bomba
Ainda tô sem conseguir raciocinar direito sobre esse final?foi eletrizante, o livro inteiro por sinal, o começo do livro foi incrível o único motivo de não ter dado 5 estrelas foi pq eu especificamente não curto histórias que se passam muito dentro de barcos e navegações mas tirando isso o livro foi maravilhoso, as últimas 100 páginas foram de tirar o fôlego. mal posso esperar pelo terceiro e último ???

Duda.Aluques 03/05/2023

Que livro incrível!! Mas que protagonista chata!!!
Eu simplesmente amo essa fantasia, a autora consegue escrever uma história extremamente complexa, com personagens complexos, dolorosamente realista e absurdamente humana. Esse definitivamente não é o tipo de livro que se lê para ter esperança e se sentir melhor sobre a vida. Esse é o tipo de livro que joga na cara o quanto o mundo é um lugar cruel e o quanto não existe ninguém 100% do bem, que se pode confiar cegamente. Mas ao mesmo tempo em que se presencia o pior do ser humano, também se presencia as relações de amizade, a existência de amor em um mundo tão errático e adoecido.
A Rin é uma personagem terrivelmente humana, e isso faz dela insuportável. Ela é tão perdida quanto qualquer um tentando viver a própria vida, com o pequeno e importante detalhe de estar em um universo fantástico, ser uma xamã e ter de liderar uma equipe de xamãs. Demorei muito até terminar de ler, justamente porque eu já sabia o que ia acontecer com esse novo mentor dela no final, e por mais que entendesse as questões dela, ela me deixava possessa, dito isso, também houveram coisas que eu nunca imaginaria, é como eu disse, o mundo é o mais realista possível nessa história. Ninguém é 100% bom ou mau. Todos são seres complexos e isso faz dessa história incrível. Esperando ansiosamente sair a tradução do terceiro livro.

zlldamon 05/05/2023

Daora
Achei daora mesmo n sendo um gênero q eu leia muito. Não curti a protagonista por vários motivos, entretanto gostei da construção dos outros personagens

mila ð 07/05/2023

MEU DEUS EU TÔ-- não sei o que falar e só sentir....... meu deus, eu tô simplesmente embasbacada, como ele pôde fazer isso com a Rin??? como eles puderam fazer isso com todos?????? eu agora só quero a vê a Rin queimar todos e tudo, que ela reencarne a própria Fênix e semeie o Caos

Taís!! 07/05/2023

POR QUÊ.
TUDO nessa história é tão complexo, toda a narrativa, os personagens, TUDO.

Eu tinha alguns pontos pra levar em consideração como coisas ruins, como a mudança rápida da rin, q tava sempre mudando de ideia, mas eu acabei por desistir desse ponto pq eu acho q esse é realmente o q tava tentando ser passado para nós (leitores) sobre ela. Ela confia muito fácil e é muito volátil, também pra acrescentar no crescimento da personagem, que nesse livro, evoluiu DEMAIS.

Foi dada uma atenção especial ao nezha nesse livro q fez tudo fazer sentido, tanto na relação q ele mantinha com a rin desde sinegard quanto ao PERSONAGEM nezha.

Foi muito interessante e, pessoalmente melancólico, o jeito q tudo nesse livro foi colocado, de um jeito q chegou no final e eu só tava chorando, não em um sentido de q foi TRISTE, mas em um sentido de q o q eu sabia da história tinha mudado completamente e eu n conseguia decidir se aquilo me fazia feliz ou não (spoiler não me fez feliz).

Até o arco final desse livro eu não acreditava que tinha me apegado aos personagens de poppy war, mas esse fim mostrou que eu tinha sim, até o ponto q as mudanças de personalidade q eles estavam sofrendo me fazia emotiva. Agora é me preparar para o fechamento de tudo no último livro e esperar pelo melhor.

@bookss505 07/05/2023

Leitura #18 | Republica do Dragao
Editora: intrin
Nota: ???????????/5

Após o fim da terceira gu3rra da papoula o Império Nikara ainda está se recuperando de todos os danos causados e o mesmo pode se dizer de Rin e os membros do Cike.

Sem rumo e meio abalados, uma oportunidade aparece para que eles obtenham sua vingança, de um jeito ou de outro.

? ATENÇÃO: Esse é um livro +18. Há uma lista infinita de gatilhos e temas super pesados, então se atentem nisso antes de ler.

?Nesse segundo volume a qualidade não diminuiu em nada, e acredito que essa trilogia tem tudo para ser uma das melhores que ja li. Temos muita ação, táticas de b4talha e uma trama super envolvente.

?Foi muito difícil ler o quanto a Rin estava abalada depois de tudo o que aconteceu. Ela se afundou muito em um luto interminavel e o Cike ficou um tempo quase sem liderança. Consegui ver que foi muito difícil pra ela tomar o lugar de Lider do Cike sem pensar em como chegou até ali

?"Se acha que não da conta então é melhor m0rr3r. Porque isso vai corroer você. [..] E depois que transformar todo mundo em cinzas, você vai desejar poder m0rr3r"

?Em muitos momentos vemos o quanto ela ainda tem a aprender. Cometendo sempre os mesmos erros e esperando um resultado diferente. Chega a irritar em um certo momento, mas eu consegui ver que ela ainda estava muito quebrada.

?"Você passa a vida inteira correndo atrás de una ilusão que parece real, mas uma hora percebe que esta sendo idi0ta e vai acabar se afogando se continuar"

?Amei muito o desenvolvimento da amizade de Rin e Kitay. Sempre gostei muito dele mas nesse livro ele tem um protagonismo especial em tudo o que acontece. Vemos um lado bem vulnerável dele quando tudo desaba e ele não pode fazer nada além de assistir.

?"Ele via partes dela que a própria Rin não entendia. A parte que m0rria de m3do de ficar sozinha e m0rria de m3do de ser a última"

Essa leitura foi incrível, mais uma vez a autora consegue fisgar completamente o leitor. Eu ri, chorei, me descabelei e estou muito ansiosa pro desfecho dessa história sensacional.

?"Eles não sao a força militar mais forte do mundo. Eu sou"

liaentrelivros 07/05/2023

Pelas tetas da tigresa!
Eu chorei em speerliês durante 640 páginas! É incrível como essa história é rica em detalhes, você lê se imaginando em cada cena, vai se envolvendo e quando vê tá sofrendo com cada decepção, cada decisão mal tomada, cada traição contra a Rin. A bichinha só se lasca! As faces de uma guerra são sempre cruéis: a violência, a fome, os interesses dos poderosos acima dos civis... eu tava igual John Travolta tentando entender o que tava acontecendo, quem tava falando a verdade, qual guerra ela deveria lutar, em quem confiar. Pqp! E Kitay salvou a pele dos homens nesse livro, porque o resto, hein? Prometeram tudo e entregaram nada. Enfim, finalmente Rin acordou e a vingança da Fênix vem! Bora ali fumar um ópio enquanto a tradução do livro 3 não sai.

Vitoria 08/05/2023

U gotta conquer the monster in your head. fly, phoenix, fly.
Fire and water looked so lovely together.it was a pity they destroyed each other by nature.

mantendo a extremamente qualidade do primeiro livro da trilogia, the dragon republic foi arrebatador, e com esse desfecho final... ainda estou me recuperando.

rin, kitay, venka e cike vocês moram em meus corações.

you gotta conquer the monster in your head and then you'll fly

playlist: https://open.spotify.com/playlist/7hoLqAnlUnnSKsgjL18uTJ?si=5wiTN90fRgWythpYRpapZg

Pjmluvx 10/05/2023

Tá no inferno? Queima o capeta!
O primeiro tópico da lista de coisas a se resolver sobre esse livro é como avaliar ele.
As pessoas que resistiram à parte 1 e n deram DNF talvez concordem que a Parte 1 é INSUPORTÁVEL, um sofrimento sem fim, a parte 2 é muito boa, e a parte 3 é muito muito boa. Oq fazer com isso?

Pra botar os pingo nos is, a parte 1 n é ruim por ser chata, por ter uma escrita ruim ou um pacing lento - é pq a rin ta MISERÁVEL. Ela ta cagada até as costas. Pra resumir: a parte 1 é basicamente a rin dominada pela fenix, chapada de ópio, sofrendo pela morte do Altan, sofrendo pelas mortes q ela causou, sofrendo pela abstinência. Já mencionei o sofrimento?

Depois disso, a trama começa a desenrolar. Já aviso, esse livro tem toda aquela presença forte focada em trama política, guerra, conflitos e cenas de ação. Não tem romancinho, não tem nenhum ?alívio?, por assim dizer.

É um livro que foca muito no desenvolvimento dos personagens e NOSSA que delícia que é. A rin fortalece sua posição no meu ranking de protagonistas favoritas, e esse livro me fez entender muitas mais coisas, inclusive sobre toda aquela pira que ela tinha com o Altan (sim faz sentido no td eh explicado juro p vcs), pq acaba q esse arrombadinho cumpre um papel mt maior do q ser apenas o interesse romântico bad boy.

Fora a volta da Venka, Kitay, Nezha e o Cike q traz todo um desenvolvimento pra esses personagens q já são bem complexo e nossa foi mt top ver as relações deles.

A alegria dura pouco e vira caos rapidamente? Sim, mas eh p isso q tamo lendo esse livro e não Orgulho e Preconceito ne, paciência ???

Obs: recomendo fortemente ler o resumo dos personagens no final do livro antes de começar a ler, principalmente se ja faz uns meses desde q tu leu o primeiro livro. Eh mt nome de cidade, comandante, imperador etc etc n lembrava de metade rs

Zeno.Carneiro 11/05/2023

Impressionante como os daddy issues da rin foram longe demais nesse segundo livro. mulher, supera!!!

Di 14/05/2023

Rin poderia muito bem ter sido um Tributo do Distrito 12
Eu, como fã incondicional de Jogos Vorazes, não poderia ficar mais satisfeito e empolgado com o segundo livro sobre a Guerra da Papoula.

Em cada atitude, em cada resposta, em cada desobediência, eu vejo muito da Katniss na Rin! Igualmente destemida, de gênio forte e opinião formada, Rin segue sendo soldada e agora, comandante do Cike.

Os desafios só começam a partir daí. Ela ainda se vê apegada emocionalmente às memórias e feitos de seu muso inspirador. É comparada (mediocremente) a ele em toda decisão que toma, o que a deixa bastante insegura.

Em meio a uma guerra entre o Império e a República, Rin tem que lutar contra seus próprios medos e inseguranças, enquanto tenta sobreviver em meio ao Caos. Ela se alia ao Líder do Dragão, Vaisra, na luta contra a Imperatriz, Su Daji.

Muito emocionante, empolgante e tocante, o segundo volume só me deixou mais carente e ansioso pelo desfecho dessa história que se tornou uma das melhores que li nos últimos tempos.